Nasa investe em impressora 3D que faz pizza

Jornal GGN – A agência espacial norte-americana (Nasa) investiu US$ 125 mil para financiar um desenvolvedor que deverá criar pizza para os astronautas. Anjan Contractor, um engenheiro mecânico sênior da Systems and Materials Research Corporation (SMRC) em Austin, nos Estados Unidos, é o responsável pelo desenvolvimento da impressora 3D de comida. Se for bem sucedido, o invento irá beneficiar astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional (ISS) e aqueles que deverão ir para Marte.

A Nasa resolveu financiar a máquina de pizza por causa das reclamações dos astronautas ao fato de sempre comerem os mesmos alimentos. Essa é uma das primeiras tentativas de resolver o problema, já que nem todos os alimentos da Terra podem durar anos no espaço. Por isso, o abastecimento no espaço é feito a cada um ou dois anos. Segundo a agência, os alimentos são geralmente refrigerados, congelados ou na temperatura ambiente.

A verba oferecida faz parte do programa de pesquisa Small Business Innovation da agência. O valor cobre apenas a primeira fase do produto. Contractor conseguiu convencer a Nasa a financiar suas pesquisas depois de uma demonstração da impressora, que produziu raspas de chocolate.

A demonstração revelou estágios do processo de preparo da pizza. Primeiro, imprime a massa, cozinhando-a enquanto prepara as coberturas e o molho. Em seguida, começa outra etapa de impressão. A impressora analisa os componentes da pizza e produz as coberturas usando pós e óleos que resultam em uma comida com gosto, cheiro e que se parece com uma pizza de verdade – só que capaz de durar 30 anos.

A impressora 3D que faz pizza deve estar pronta até o final deste ano. Se der certo, a tecnologia pode mudar a maneira como a humanidade deverá preparar alimentos no futuro. Também será a principal fonte de alimento quando começar a missão a Marte por volta de 2030 e será mais uma fonte de opções de alimentos para os astronautas, além dos 200 itens existentes no menu diário criado pela Nasa.
 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador