Rover “Curiosity” já percorreu mais de seis quilômetros na superfície de Marte

Jornal GGN – Esta semana, o rover “Curiosity”, da Agência Espacial Norte-americana (NASA), chegou ao ponto planejado desde o início deste ano para dar continuidade ao trabalho de investigação em rochas para encontrar indícios de condições favoráveis à vida no passado de Marte. Na última quarta-feira (2), o rover percorreu 30 metros até chegar em uma área conhecida pelos pesquisadores como “Kimberley”, totalizando mais de seis quilômetros de área estudada desde que chegou ao solo marciano, em agosto de 2012.

O rover está, no momento, em uma área que representa um ponto de vantagem para suas câmeras, de modo que vai facilitar a investigação de quatro tipos diferentes de rocha que se encontram na região marciana. “Este é o ponto no mapa em que estivemos indo e que dá uma pequena elevação, que por sua vez nos dá uma excelente vista para a imagem latente do contexto dos afloramentos de Kimberley”, afirmou Melissa Rice, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Rice afirma que este momento representa a etapa principal do planejamento científico do que se espera que sejam várias semanas de observações, perfuração do solo e recolha de amostras para análise laboratorial de rochas pelo próprio rover. A missão à região de Kimberley estão sendo planejadas desde o primeiro semestre do ano passado, quando o Curiosity ainda estava em uma área chamada Yellowknife Bay.

Ainda naquela área, o rover de uma tonelada examinou as primeiras amostras já perfuradas a partir de rochas de Marte e encontrou a assinatura de um ambiente antigo que forneceu ingredientes químicos e energia necessária para a vida. Agora em Kimberley e, posteriormente, em afloramentos de encostas do Monte da Sharp, na cratera Gale, pesquisadores planejam usar instrumentos científicos do rover para saber mais sobre as condições habitáveis do passado habitáveis e possíveis elementos que indicam as mudanças ambientais do planeta.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador