Plano tributário modesto de Biden

Quer você goste ou não do plano de Biden, ele não é radical. Por essa razão, é altamente improvável que tenha os efeitos prejudiciais sobre o crescimento econômico que seus críticos afirmam.

O plano de impostos do presidente Biden deixaria as taxas sobre os ricos mais baixas do que eram na década de 1990.

De David Leonhardt

4 de maio de 2021, 6h20 ET

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Lobistas empresariais e grupos de reflexão conservadores não são grandes fãs da proposta de aumento de impostos do presidente Biden sobre os ricos.

A Tax Foundation disse que Biden quer aumentar o imposto sobre ganhos de capital para “níveis nunca vistos desde os anos 1920”. Suzanne Clark, da Câmara de Comércio dos EUA, classificou o mesmo plano de “ultrajante”. Jay Timmons, da National Association of Manufacturers, classificou o aumento proposto na alíquota do imposto sobre as empresas como “arcaico”. E Brendan Bechtel, o presidente-executivo da construtora que leva seu sobrenome, disse que “não parece justo”.

Toda essa retórica obscureceu um fato básico sobre o plano tributário de Biden: ele não aumentaria realmente as taxas de impostos sobre os ricos para níveis elevados, historicamente falando.

Se todos os aumentos de impostos propostos por Biden fossem repassados – no imposto corporativo, bem como nos impostos sobre investimentos e impostos de renda para os maiores ganhadores – a alíquota tributária federal total sobre os ricos permaneceria significativamente mais baixa do que era nos anos 1940, 1950 e anos 60. Também permaneceria um pouco mais baixo do que em meados da década de 1990, com base em uma análise que Gabriel Zucman, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, fez para o The Morning.

Este gráfico mostra a taxa federal total para os 0,01 por cento dos maiores ganhadores (que atualmente ganham cerca de $ 28 milhões por ano em média) e o 1 por cento dos maiores ganhadores (que ganham $ 1,4 milhão em média):

Aumento de impostos e expansão econômica

Os dados são um lembrete de quão longe os impostos sobre os ricos caíram nos últimos 70 anos. Nas décadas logo após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas pagaram cerca de metade de seus lucros em impostos federais. (Os acionistas, que são desproporcionalmente ricos, efetivamente pagam esses impostos). Hoje, os impostos corporativos são apenas cerca de um quarto do valor , como proporção do PIB, do que eram nas décadas de 1950 e 1960.

Os declínios não são todos história antiga, também. Durante a maior parte do último quarto de século, os impostos sobre os ricos continuaram caindo, incluindo as taxas sobre lucros corporativos, renda pessoal, dividendos de ações, participações de ações e heranças. Barack Obama reverteu algumas das quedas, mas apenas algumas. “O efeito líquido nos últimos 25 anos da política de imposto de renda federal foi reduzir a receita geral arrecadada dos maiores ganhadores” , disse-me Owen Zidar , economista da Universidade de Princeton.

Quer você goste ou não do plano de Biden, ele não é radical. Por essa razão, é altamente improvável que tenha os efeitos prejudiciais sobre o crescimento econômico que seus críticos afirmam. Lembre-se: nos anos 1990, a última vez que as taxas de impostos foram tão altas quanto as propostas por Biden, a economia prosperou . Também cresceu rapidamente após a Segunda Guerra Mundial, quando as taxas de impostos eram ainda mais altas.

A história sugere que as taxas de impostos sobre os ricos não são o principal determinante do crescimento econômico (e, se alguma coisa, impostos mais altos sobre os ricos às vezes podem elevar o crescimento). O principal efeito do plano tributário de Biden provavelmente não será no nível do PIB, mas na carga tributária relativa que as pessoas ricas pagam. Quando eles criticam o plano como injusto, arcaico e ultrajante, eles estão realmente dizendo que gostam de pagar taxas baixas de impostos.

Luis Nassif

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