Abin e PF não encontram provas contra professor da UFRJ

Jornal GGN – A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal não encontraram evidências contra Adlène Hicheur, professor franco-argelino que trabalha no Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador foi condenado, na França, a cinco anos de prisão por ligações com terrorismo.

As investigações sobre Hicheur já duram um ano e ainda estão em curso e sob sigilo. Segundo o jornal O Globo, a perícia realizada no material recolhido na casa do professor não apontou nenhum tipo de atividade suspeita. Nas buscas em seu apartamento, foram recolhidos agendas, computadores e material de trabalho.

Saiba mais sobre o caso: Adlène Hicheur: Eu estou sendo caçado pela mídia por um crime que não cometi

Do O Globo

PF e Abin não encontram evidências contra professor investigado
 
Foco agora é em homem filmado dando apoio ao Estado Islâmico

RIO – Depois de um ano de investigações, que ainda estão em curso e sob sigilo, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não encontraram até o momento nada contra o professor franco-argelino Adlène Hicheur, pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hicheur foi condenado em Paris a cinco anos de prisão, em 2009, por ligações com terroristas. As investigações foram reveladas pela revista “Época”.

Hicheur tem vínculo com a UFRJ até julho, mas informou aos colegas, após o caso vir a público, que pretendia deixar o país. Oficialmente, entretanto, não comunicou esta decisão à reitoria da universidade. O caso também é analisado pelos ministérios da Justiça e da Educação, e pelo Itamaraty. O governo brasileiro espera o fim das investigações para decidir se o professor permanecerá no país.

Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o resultado da perícia realizada no material recolhido na casa do professor não apontou qualquer atividade suspeita de Hicheur no país. As buscas foram realizadas no apartamento dele, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Foram recolhidos material de trabalho, agendas e computadores. Todos os documentos foram traduzidos e não foi encontrado nada ligando o professor a atividades ilegais.

Depressão após mulher abandoná-lo

Segundo os policiais, o professor vivia deprimido no apartamento depois de ser abandonado pela mulher, com quem vivia no endereço.

— Não encontramos, pelo menos até agora, nada que possa a ligá-lo a grupos terroristas — afirmou um policial.

As investigações da PF, com instauração de inquérito, começaram depois de uma reportagem da CNN em espanhol. Os repórteres entrevistavam frequentadores de uma mesquita na Tijuca. Buscavam depoimentos de muçulmanos sobre o atentado ao semanário “Charlie Hebdo”, em Paris, em janeiro de 2015, que deixou 12 mortos. Foi durante a reportagem que um dos entrevistados defendeu o ataque e tirou a camisa, mostrando o símbolo do Estado Islâmico (EI) estampado. Na tentativa de identificar o autor da mensagem pró-terrorismo, a PF descobriu que Hicheur frequentava a mesquita. O cientista passou então a ser um alvo dos policiais.

O trabalho da PF e da Abin prossegue. O foco agora é identificar o homem que manifestou apoio ao EI e do qual há poucas informações. Segundo as mesmas fontes, ele teria deixado o país no dia seguinte à reportagem da CNN com destino à Europa. Os agentes brasileiros trabalham em conjunto com outros países na cooperação internacional que o Brasil mantém com 80 países.

— É um ponto de interrogação. Sabemos quem é, que deixou o país e seguiu para a Europa. Sobre isso não posso revelar mais nada — disse um agente envolvido nas investigações.

A reportagem tentou falar com o professor, mas não obteve retorno. A UFRJ informou que ele continua exercendo suas atividades de pesquisa e que apenas deixou, em comum acordo com a universidade, de dar aulas no Instituto de Física.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. depois de pratiamente

    depois de pratiamente destruirem a vida do rapaz, ainda se perguntam

    porque ele não quer dar entrevista a esses pulhas golpístas da grande mídia….

  2. Palhaçada

      A ABIN e DPF, quando somadas a midia,  a nacional ( Globo ) atuando em reboque da midia estrangeira, prodigalizam a cagada em homéricas doses, e ainda são auxiliadas por declarações estapafurdias e covardes, vindas do Sr. Ministro da Educação, o “merdandante”.

       Caso o Prof.Dr. Hicheur, fosse mais esperto, não teria vindo para o Brasil, conseguiria facilmente,  seria melhor pago, em “assessorias nucleares ” ( é elas existem ) no Golfo, ou teria ido para a industria de pesquisas nucleares paquistanesas, mas veio para cá ( UFRJ ) onde conseguiu melhorar nossos contatos academicos com o pessoal do CERN, os quais – nenhum deles é “terrorista” – unanimemente o defenderam perante o simulacro de processo levado a efeito na França/Suiça, não acharia estranho, aliás nem um pouco, que ele saindo do Brasil, seja “pescado” por uma universidade canadense ou até americana ( seria vigiado, grampeado, mas trabalharia sem encheção direta de saco ).

         Me lembrou alguns “causos” do principio dos anos ’90, quando da queda da URSS, e vairos experientes cientistas, até aeroespaciais, russos, ficaram disponiveis no mercado internacional, alguns até poderiam ter vindo para o Brasil, até quiseram, foram feitas gestões para isto, mas alguns idiotas, tanto do MinEducação, como de Universidades ( academicos ultrapassados ), apoiados por uma gerontocracia ainda presente, a época, nas FFAA, impediram a contratação destes “comunistas soviéticos”, que claro, conseguiram empregos em paises “socialistas”, como : Estados Unidos, França, Alemanha, India, Coréia do Sul, Paquistão etc……

          P.S.: Se o FBI fosse atrás de todo muçulmano americano, que nas varias mesquitas lá existentes, declara-se apoio ou compreensão ao ISIS, inclusive em entrevistas – até Imãs fizeram isto – não faria outra atividade

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador