Aumenta a violência contra menores, alerta UNICEF

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Fundo das Nações Unidas para a Infânca (UNICEF) alertou hoje sobre a prevalência de violência contra crianças e pediu medidas concretas para enfrentar esta realidade profundamente enraizada e aceita nas sociedades.

“Não há país imune a esta violência que é perpetrada à vista de todos, principalmente por pais, familiares, professores, vizinhos e os próprios menores”, disse a Diretora Adjunta da UNICEF, Geeta Rao Gupta, ao apresentar o estudo na sede da ONU em Nova York.

O documento detalha que esta violência se manifesta de maneira física, sexual ou emocional e oferece novos elementos sobre a imposição de disciplina por meios violentos, a violência contra as meninas, as taxas de homicídios entre os adolescentes, a hostilidade na escola e na Internet e a percepção que têm os menores sobre esses abusos.

“Testemunhar esta violência, sem pará-la ou condená-la, nos torna a todos cúmplices”, alertou Rao Gupta.

O estudo da UNICEF mostra que cerca de 120 milhões de meninas foram vítimas de abusos sexuais e que 95 mil meninos e adolescentes morreram em 2012 por homicídios, sendo 25 mil na América Latina e Caribe.

Por outro lado, indica que a exposição à violência na primeira infância pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro da criança.

A mensagem da UNICEF é clara: a violência contra as crianças pode ser evitada e existem recursos para reduzi-la.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pais, professores, etc, e até

    Pais, professores, etc, e até a Justiça, que lavou as mãos no caso Bernardo. O menino, por sua decião própria, denunciou pai e madrasta dos abusos sofridos, sem que nada fosse feito. Voltou pra mesma casa, e de lá saiu para um buraco fétido, cheio de insetos. Contra provas não há argumentos, segundo se fala, e as provas maiores estão sendo mostradas nas televisões, por meio de um vídeo gravado pelo próprio pai do garoto, em que se vê claramente como ele era mal-tratado e infeliz. No vídeo, o pobrezinho diz que sabe que els – pai e madrasta – vão matá-lo. Noutro momento, diz que ele vai se matar. É muito chocante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador