Indonésia não será abalada por inconformismo brasileiro

Ex-Embaixador diz que Brasil fez o possível por Archer, mas chamar o embaixador para consulta é atitude dura
 
 
Jornal GGN – Que posição a Indonésia ocupa no continente asiático? Qual é a relação comercial entre Brasil e aquele país? E de que forma a execução do brasileiro Marco Archer poderá afetar acordos entre os dois países? Para responder essas questões, o Jornal GGN conversou com o com o Ex-Embaixador do Brasil no Mercosul, que também atuou como Diplomata nas Embaixadas do Brasil em Washington DC, Missão ante a ONU em Nova Iorque, Venezuela e Alemanha, Regis Arslanian.
 
A Indonésia é considerada hoje a segunda nação mais importante da Ásia, atrás apenas da China. A taxa de crescimento do país no último ano foi de 5,16% e sua população é maior do que a do Brasil, com cerca de 248 milhões de habitantes. Ela também é um dos 53 países que hoje estabelecem pena de morte para alguns dos crimes cometidos em seus territórios. 
 
Arslanian explica que é obrigação de qualquer nação zelar por seus cidadãos no exterior, por isso pondera que todas as tentativas do governo brasileiro de reverter a sentença de execução de Marcos Archer foram acertadas. Entretanto, apontou como “forte demais” o ato de chamar o embaixador do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia.  
 
“Quando se chama o seu embaixador para consulta é quase como um rompimento de relações diplomáticas. É um gesto muito forte, duro, para adotar contra um país que afinal de contas é importante na Ásia. De todo o modo, o Brasil mostrou com isso seu inconformismo”, diz. 
 
Em termos econômicos o impacto das rusgas diplomáticas entre os países têm pouca importância já que o comércio em si não alcança 600 milhões de dólares, somando importações e exportações. Mas Arslanian ressalta que essa página no histórico de relações entre Brasil e Indonésia poderá trazer mais prejuízos econômicos ao Brasil, lembrando da discussão aberta em dezembro passado na Organização Mundial do Comércio contra as barreiras impostas pelo país asiático à entrada do frango brasileiro. 
 
“Acho difícil que o Brasil consiga com outros países apoio multilateral, algo mais concreto contra a Indonésia. O que pode haver são declarações condenando e repudiando aquele país porque, para nós, a pena de morte é um ato violento, um estado de barbárie”, acrescentou. 
 
Soberania
 
Arslanian destaca que um dos pontos mais sagrados da ONU é a não intervenção nos assuntos internos dos outros países. Este não é o caso de execução por um grupo terrorista. A Indonésia é um estado soberano. Segundo o ex Embaixador, o pais ofendido pode solicitar reunião para discutir seu descontentamento na ONU, mas “dificilmente haverá alguma sanção legal contra as leis da Indonésia”. Por outro lado, ele considera positivo o movimento de reforço das relações entre Brasil, Holanda e Austrália contra a execução de seus respectivos cidadãos na Indonésia.
 
Assim como o Brasil, a Holanda chamou de volta seu embaixador para consulta, pela execução do holandês Ang Kiem Soe, também por tráfico de drogas. Nesta semana a chanceler australiana, Julie Bishop, chamou de aberração a prática de pena de morte. O país tem dois cidadãos no corredor da morte na Indonésia.  
 
Arslanian se preocupa agora com os próximos passos que a diplomacia brasileira poderá tomar para reverter a sentença de morte de outro brasileiro, o paranaense Rodrigo Muxfeld Gularte, também acusado de tráfico de cocaína. Para ele, o embaixador brasileiro na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, deverá voltar somente após o desfecho desse outro capítulo. 
Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1.       André,
      Esperava de vc

            André,

      Esperava de vc uma analise do episodio e a relação dos outros paises do ponto de vista da diplomacia.

      Mas o velho discurso…

    2. André,
      Verdade, o Brasil não

      André,

      Verdade, o Brasil não tem peso político na Indonésia e quem tem? Holanda? Executaram um holandez também! A Austrália? Tem dois no corredor da morte e a Indonésia já deixou o governo da Austrália falando sozinho! A União Européia? O governo da indonésia mandou a UE plantar batatas.

      Quando se trata de país mulçumano ninguém tem peso político. Esqueça o poder de diplomacia e barganha quando as decisões são tomadas com base religiosa. O EUA seria solenemente ignorado por eles.

       

      1. Não é por ser muçulmano!

        Não é por ser muçulmano é por ser um governo corrupto mesmo que quer aplacar a ira do povo dizendo que estamos executando infiéis.

        O lider espiritual dos terroristas do país que mataram mais de 180 estrangeiros pegou dois anos e meio de cadeia, agora os mulas estrangeiros que levam muamba para os traficantes indonesianos vão ser fuzilados.

        Conforme no relato obtido por um jornal gaúcho há poucos anos atrás, comprar drogas no presídio é a maior facilidade, logo estão é fazendo média com o povo.

  1. Nunca acerta…

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come… é isso aí.

    Já imaginou os títulos nos jornalões se o governo brasileiro não tivesse feito o que fez? Infelizmente…

    1. É isso.
      Essa oposição já

      É isso.

      Essa oposição já passou do limite da irresponsabilidade, da incompetência… e do ridículo. Não têm nada a oferecer, somente raivinha do pt, pt, pt.

      Passado o episódio o embaixador volta e a vida, sem trocadilho, continua.

      O Brasil não tem inimigos. O Brasil tem relações diplomáticas com todos os países, por mais que uns malucos insistam que se corte relações com aqueles que eles não gostam.

  2. comentaário

    É lamentável que o ex-embaixador critique a Presidenta afirmando que houve excesso. Tanto não houve que o Brasil não foi o único a chamar o embaixador para consulta. A pena de morte é uma punição brutal, irracional, que feriu os brasileiros impondo-lhes a aceitação de uma atitude desumana para com os prisioneiros.

    Pelas argumentações do ex-embaixador se a Indonésia fosse um país de menor importância no continente asiático e no mundo, então o Brasil poderia ter adotado a atitude que adotou. Ora, seguindo esta linha de raciocínio o Brasil e outras nações devem ser brandos e moderados em suas relações diplomáticas numa postura de conciliação ou de resignação com a barbárie da pena de morte. 

    Os cidadãos brasileiros condenados não personalidades de esfera alguma de nossa sociedade, mas é da vida que estamos falando, senhor ex embaixador!

  3. Papel da Presidenta Dilma no caso indonésio.

    Certo a presidenta Dilma interceder pela vida do bandido traficante. O que não é certo é a insistência em interferir nos assuntos internos de um país soberano, o que contradiz toda a tradição de política externa brasileira. A partir do momento que seu pedido foi rejeitado, ela deveria deixar o caso prosseguir em seu desdobramento normal.

    1. PIG

      O problema caro Roberval, é que a gloryosa imprensa brasileira fez um cavalo de batalha do infeliz acontecimento.

      Especialistas mil como é costume. O pig tem faro para sangue e faz tudo pela audiência

      E a Presidenta assiste novelas e se informa através do PIG. 

      Entrou na onda…….plimplim

    2. Sim, mas não

      Em respeito aos princípios da PExterior, sim, Simbolicamente, a Dilma foi correta. Lutou até o fim e naquilo que pôde para salvar o cidadão brasileiro.

  4. O que esse ex – embaixador

    O que esse ex – embaixador queria?

    Que mais uma vez teríamos que ser submissos em nome do comércio?

    É isso?

    Frango vale mais que uma vida humana?

      1. O Embaixador se refere a

        O Embaixador se refere a Holanda no texto. Segue trecho “Segundo o ex Embaixador, o pais ofendido pode solicitar reunião para discutir seu descontentamento na ONU, mas “dificilmente haverá alguma sanção legal contra as leis da Indonésia”. Por outro lado, ele considera positivo o movimento de reforço das relações entre Brasil, Holanda e Austrália contra a execução de seus respectivos cidadãos na Indonésia.

         Assim como o Brasil, a Holanda chamou de volta seu embaixador para consulta, pela execução do holandês Ang Kiem Soe, também por tráfico de drogas. ” Att, Equipe

  5. Segunda nação mais importante da Ásia?

    Caros…. mudou alguma coisa na geografia? Como se pode afirmar que este país é a segunda mais importante nação da Ásia? Está à frente do Japão? Da Rússia? Da Índia? Só por aí já parei de dar credibilidade ao post. Com relação ao tema em si, o Brasil é soberano assim como a Indonésia: esta mata o brasileiro e o Brasil demonstra seu descontentamento chamando o embaixador. Como já disseram aqui: o impacto será pequeno… mas para os dois lados.

  6. Diplomacia Executivo Federal contrária da opinião popular

    A maior parte da população está favorável à aplicação de leis mais duras no Brasil, em esperança de ver a violência e “cracolândias” diminuírem. Nesse episódio, a Diplomacia do Executivo Federal vai contra a opinião popular. Lá o tráfico de drogas é punido com pena de morte; aqui a população gostaria de punição igual para crimes bárbaros. Matéria de qualidade, parabéns! Aproveito para divulgar o Blog do Ebook, veja: http://blogdoebook.blogspot.com.br/

  7. Estado terrorista, depende da

    Estado terrorista, depende da classificação que os  EUA dão. Cuba,Irã,Coréia do Norte e o flexível eixo -do-mal,são  hors concurs ,já Israel ,anfant gaté  do Pentágono,tem licença  “00”   permanente  .

  8. O governo Indonésio está jogando para torcida!

    O que o governo Indonésio está fazendo é jogando para a torcida local, é um país que em termos de corrupção está bem acima do Brasil, em termos de direitos humanos e massacres recentes nem se fala. Lembro que na deposição de Sukarno em 1967 foram mortos mais de UM MILHÃO de opositores, e mais recentemente na Invasão do Timor Leste, ex-colônia portuguesa, eles mataram mais de 10% da população além de realizarem esterilizações forçadas em um grande número de mulheres. Ou seja, é um país de m…. 

    O problema é que o país tem que se manter aberto para o ocidente e ao mesmo tempo dar satisfações a grupos radicais extremistas muçulmanos. Em 2002 uma série de atentados terroristas visaram a Ilha de Bali que pertence a Indonésia, mas é de maioria indu. Para ver que mimosa que é a justiça da Indonésia, o líder espiritual do grupo Jemaah Islamiya, que assumiu a morte de mais de 180 turistas,  Abu Bakar Bashir, foi considerado culpado e pegou dois anos e meio de prisão!

    1. Perfeito!

      O problema da Indonésia com o tráfico de drogas é que o Governo de lá não aceita concorrência. Quem morou lá ou conhece um pouco mais do funcionamento daquele “grande país” sabe que para comprar qualquer droga, em qualquer quantidade, basta procurar o policial certo, com a quantia certa!

      1. Me pergunto como devo reagir

        Me pergunto como devo reagir se um estrangeiro qualquer falar algo como “lá no Brasil eu roubo mesmo, eles são extremamente corruptos, não faz a menor diferença”.

    2. Indonésia

      rdmaestri,

      É verdade, o governo indonésio jogou prá sua torcida, não é sempre que ele tem esta chance.

      Também é verdade que aquele governo dá de 10 no patropi em termos de corrupção, e no Timor Leste, por causa do petróleo mataam não 10, mas 25% dos timorenses, um massacre que ficou camuflado pela midiona internacional.

      Mas aquele país tem as suas leis, e quem vai lá tem obrigação de conhecê-las. Quando a ONU acusa o brasilsil de falhas nos Direitos Humanos, na questão da manutenção de uma anistia tão legítma quanto à chilena, o governo federal sempre pula, reclama (equivocadamente, nas duas situações) de invasão em país soberano, etc…., e agora quis interferir em ação que está estabelecida em lei de outro país, a famigerada pena de morte. Assim não dá.

      Concordo com o ponto de vista do embaixador, a Indonésia é um país soberano e não fez nada que tivesse afrontado a lei.  

      Quem vai à Arábia Saudita, além de ter que deixar o passaporte com o governo local, precisa saber que decapitação é algo natural por lá, logo, que procure saber o que pode provocar o rolar de cabeças ou as centenas de chibatadas.

      1. Humor negro

        Em tempo,

        O humor negro do Facebook :

        Um dia o sujeito tá levando pó pra Indonésia. No outro, tá voltando pó para o Brasil. Eita mundo esquisito….

  9. Reoito meu comentário no post anterior sobre o mesmo assunto
    Pois é! Mundo cão!

    É triste ter sido inocente para acreditar que os países do mundo fossem todos seguros o suficiente para qualquer loucura da juventude!

    É triste ter ficado 10 anos preso nas masmorras de um país de trogloditas!

    É triste ter sido condenado por juizes togados mais cagados que os nossos!

    É triste ter sido executado num paredão perfurado dolorosamente por balas de fuzis!

    É triste entrar para história como o primeiro brasileiro executado no exterior!

    Melhor seria estar nas estastísticas brasileiras, como o surfista do Embaú, do que ter esta morte inglória em selvagens terras estrangeiras, sem nenhuma clemência possivel, sem ninguém para chorar seu destino…

    PS: Muito mais triste é um “embaixador” brasileiro falar abobrinhas como se não conhecesse a mixórdia que é o sistema político da Indonésia.

    A única forma de livrar o segundo brasileiro é comprando os juízes locais! Quem chamou estes aventureiros classe média brasileira de “bandidos traficantes” nunca teve adolescência, nem juventude…

    1.   Colega, o Archer não

        Colega, o Archer não portava umas 13 gramas, mas uns 13kg. ISSO não é “loucura de juventude”, é TRÁFICO. Se não justifica uma pena draconiana, também não é caso de mera brincadeira do “garoto”.

        Que mania que muito brasileiro tem de passar a mão na cabeça dos outros… incrível. 

      1. O que são 13 Kg …

        O que são 13 Kg para quem precisava de dinheiro para  as estadias e viagens nos badalados lugares de Bali e adjacências?

        O que são 13 Kg para quem certamente andava em grupos de jovens “descolados” e ávidos por qualquer prazer e felicidade efêmeras?

        O que são 13 kg para quem certamente não iria comprar fuzis russos e invadir comunidades carentes para desalojar outros comerciantes fora da lei, tão carentes quanto os invasores?

        O que são 13 kg numa localidade onde a polícia, mais corrupta que a nossa, comercializa drogas em quantidades muito maiores do que supões nossa vã filosofia?

        O que são 13 kg para ser condenado à pena de morte por um sistema judiciário de juizes togados, mais hipócritas que os nossos, mais corruptos que os nossos, mais autoritários que o nossos?

        O que são 13 kg para morrer como um “criminoso” da pior espécie, nas mãos de “criminosos” muito mais violentos e desumanos do que um simples adolescente sem noção?

        “Mania que muito brasileiro tem de achar os seus não são merecedores de respeito e justiça digna… Incrível”

  10. Complexo de vira-latas não respeito nível cultural

    Coitadinho do Brasil, está sempre fraquinho, sempre perdendo. A ´poderosíssima´ Indonésia não se abalará com o inconformismo do Brasil ? Dane-se a Indonésia. Esta não é uma opinião  ´acadêmica´, nem ´diplomática´, nem técnica, nem coisa nenhuma, é apenas um protesto diante de um certo complexo de vira-latas, para o qual o Brasil está quase sempre errado quando se coloca de forma mais forte. Ostenta-se o crescimento da Indonésia como se fosse algo para nos maravilhar. Ora tenha a santa paciência. 

  11. ridiculo

    Por mais que seja trafico de drogas, acho que nenhum pais tem o direito de matar outra pessoa que não fora sua população, quando aquele pais pobre e miseravel sofrer outro tsunami, não peça ajuda pra nos brasileiros, eles dizem que são soberanos então resolva seus proprios problemas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador