A flexibilidade do Iuan chinês

Flexibilidade da taxa de câmbio do iuan vai ser reforçada, diz Pequim

China reafirma compromisso de reformar sistema cambial

06.01.2011 – 14:33 Por PÚBLICO, Agências

O Banco central da China comprometeu-se esta quinta-feira a reforçar a flexibilidade da taxa de câmbio do iuan. A dias de Hu Jintao ser recebido por Barack Obama, Pequim lembrou, no entanto, que a moeda chinesa não é a principal causa do desequilíbrio comercial com os Estados Unidos.

Desde Junho, o iuan valorizou cerca de três por cento face ao dólar e Pequim quer “reforçar” a flexibilidade da taxa de câmbio da sua moeda, mantendo-a a um “nível razoável e equilibrado”, lê-se num comunicado do banco central citado pela AFP.

O compromisso foi entretanto assumido pelo Governo, que confirmou, através do porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Hong Lei, que a reforma dos mecanismos de formação da cotação da sua moeda vai ser feita com base “nos princípios de manutenção da progressão gradual”. Isto depois de ontem a Casa Branca deixado um recado a Pequim, ao dizer que a China “tem de tomar medidas para reequilibrar a sua divisa”.

Washington insiste em pressionar a China para acelerar a apreciação da moeda – compromisso assumido em Junho –, ao mesmo tempo que acusa Pequim de manter a divisa chinesa em valores artificialmente baixos.

Mas Pequim voltou hoje a repetir que a causa principal do défice comercial dos Estados Unidos com a China não é a sua taxa cambial, e lembrou ter medidas para aumentar as importações dos Estados Unidos e reequilibrar a relação comercial entre os dois países.

São precisamente os “desequilíbrios económicos globais” que vão estar em cima da mesa quando o Presidente chinês, Hu Jintao, se encontrar com Barack Obama na Casa Branca a 19 de Janeiro. Do lado norte-americano, o Presidente “vai continuar a insistir nesse ponto, quando o Presidente Hu aqui estiver”, lembrou ontem o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

http://economia.publico.pt/Noticia/china-reafirma-compromisso-de-reforma…

China lança uma mensagem de confiança no futuro da economia espanhola

China está disposta a comprar seis mil milhões de euros de dívida espanhola

06.01.2011 – 14:28 Por Marline Almeida Pereira

Segundo o jornal espanhol El País , o vice primeiro-ministro chinês Li Keqiang disse que a China está disposta a comprar um montante de dívida espanhola equivalente à soma do que vai comprar à grécia e a Portugal. Tal corresponde a aproximadamente seis mil milhões de euros, segundo fontes governamentais espanholas, sendo que o valor exacto ainda não foi definido pelas autoridades chinesas

“Vim dar uma mensagem de confiança. China confia que o povo espanhol vai superar a crise com êxito”, disse o vice-primeiro-ministro chinês, num pequeno-almoço com o rei Juan Carlos, com o primeiro-ministro Rodrigues Zapatero e mais de uma centena de empresários, como refere o diário espanhol.

<p>O iuan valorizou cerca de três por cento face ao dólar desde Junho</p>

Estima-se que o Banco Central da China tenha já adquirido 20 por cento da dívida espanhola que está em mãos estrangeiras, mas o bolso chinês parece estar longe de fechar. Quem o diz é Li Keqiang, afirmando para o mesmo jornal que a China vai continuar a investir nos país europeus, “a curto, médio e longo prazo”.

“Espanha é o melhor amigo da China na União Europeia”, tinha dito ontem Li Keqiang. Esta amizade parece risonha para os espanhóis, uma vez que, para além da dívida, foram firmados 16 acordos comerciais e pretende-se também incrementar o turismo entre estes dois países.

Espanha não se livra no entanto das críticas por parte da União Europeia, por fechar os olhos às contrapartidas normalmente exigidas em termos de direitos humanos. Como salienta o El País , “Espanha foi dos últimos países a pedir a libertação do dissidente Li Xiaobo”, Nobel da Paz e “defendeu-se com a UE para enviar o seu embaixador à cerimónia da concessão do prémio, sem incomodar Pequim”.

http://economia.publico.pt/Noticia/china-esta-disposta-a-comprar-seis-mi…

BC chinês diz que inflação é prioridade em 2011

PEQUIM (Reuters) – O banco central da China manterá a tarefa de conter as pressões inflacionárias como prioridade em 2011, retirando o excesso de liquidez do sistema.

Em comunicado publicado em seu site nesta quinta-feira, o BC disse que também pretende tornar o iuan mais “flexível”. O valor do iuan é controlado pela autoridade monetária.

(Reportagem de Langi Chiang)

© Thomson Reuters 2011 All rights reserved.

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE70504V20110106

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador