A inflação dos alimentos corroendo a renda dos pobres, por Luis Nassif

Mesmo depois da alta anterior, no curto prazo (3 meses) houve alta de 105 produtos e queda em 69.

Foto Portal Educação

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) mede teoricamente a variação do custo de vida para famílias de várias faixas de renda. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) centrava mais em faixas de menor renda.

Há uma diferença fundamental. Classes de menor poder aquisitivo gastam a maior parte do seu orçamento em bens especiais, especialmente alimentação. A tal deflação registrada artificialmente no IPCA – porque baseada em redução temporária de tributação – não atingiu os mais pobres, devido à pressão dos alimentos.

Confira os dados de setembro de 2022, no acumulado de 12 meses. O Índice Geral foi de 7,17%. Mas o índice geral de Alimentos e Bebidas foi de 11,71%. E o índice de alimentação no domicílio foi de 13,28%.

E não se trata apenas dos últimos 12 meses. Em 18 meses, por exemplo, o índice geral foi de 12,3% contra 16,6% de Alimentação e Bebidas e 18,6% de Alimentação no Domicílio.

Em setembro de 2022 houve alta em 101 produtos e queda em 74.

Em 12 meses, houve alta em 147 produtos e 27 em queda. 

Mesmo depois da alta anterior, no curto prazo (3 meses) houve alta de 105 produtos e queda em 69.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A inflação atual é criminosamente intencional.
    CRIMINOSAMENTE INTENCIONAL.
    Além de animar eleitoralmente o empresariado com os lucros imediatos, deprime, avilta o valor dos salários para causar menor choque na hora em que Guedes/Bolsonaro finalmente chilenizarem a economia nacional. Como no Chile, se tornando uma economia de teto de crescimento limitado pra sempre.
    É um projeto Chicago-boy ultrapassado, mas que não sai do catecismo macabro dessa turma.

  2. Inflação e carestia são dois mrios pelos quais Bozo e Guedes confiscam poder aquisitivo, poupança e salários, sem que ninguem perceba que é um confisco pior do que aquele praticado por Collor que, pelo menos veio a publico anunciar o confisco…..o confisco do Bozo, como tudo o que vem dele, é confisco que não parece ser, pq denominado de politica economica: economia fake, ne

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador