As ações do Fed para a economia americana

Do OJE

Fed pondera novas ações de apoio à economia

A Reserva Federal (Fed) norte-americana disse ontem estar preparada para tomar “novas ações” para apoiar a economia dos EUA, ameaçada pela subida do desemprego e pela crise de dívida na Europa.
 
A informação consta das minutas da última reunião da comissão de política monetária da Fed (FOMC, na sigla em inglês), a 19 e 20 de junho, que foram ontem divulgadas.“O Comité concorda em afirmar que está preparado para novas medidas, se necessário, para apoiar a recuperação económica e melhorar, de forma duradoura, a situação sobre o mercado de trabalho”, lê-se nas atas do encontro.
 
Na reunião de junho, a Fed prolongou as suas operações de troca de ações, a chamada operação Twist, cujo objetivo é fazer baixar as taxas de longo prazo. No entanto, rejeitou uma terceira fase de reforço monetário para reanimar a atividade económica, injetando liquidez no mercado.
 
“Alguns participantes [na reunião] exprimiram a sua opinião, segundo a qual uma nova política de relançamento será necessária para promover um crescimento satisfatório”, referem os documentos hoje publicados, deixando transparecer algumas preocupações quanto às perspetivas económicas.
 
“A maioria [dos participantes] espera que no próximo ano o crescimento seja mais fraco do que o previsto” em abril, acrescenta o documento.
 
No comunicado publicado à margem da reunião de junho, a Fed anunciou a revisão em queda as suas previsões para o crescimento da economia dos EUA este ano, estimando que este se fixe entre os 1,9% e os 2,4%.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador