Bolsonaro diz que pode abrir um escritório de negócios em Jerusalém

Presidente viaja para Israel neste final de semana para estreitar relações e, quanto a mudança da embaixada, disse à imprensa que processo de decisão pode demorar.

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (28) que pode anunciar a abertura de um escritório de negócios em Jerusalém. “O Trump levou nove meses para decidir, para dar a palavra final para que a embaixada fosse [de Tel Aviv para Jerusalém]. Nós talvez abramos um escritório de negócios em Jerusalém”, disse para jornalistas quando questionado sobre a mudança da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

Bolsonaro embarca para Israel no sábado (30) e fez as declarações durante a cerimônia em que recebeu a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar, hoje em Brasília.

A mudança do local da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém é uma proposta polêmica. A cidade, considerada sagrada tanto para judeus quanto para árabes, é palco de disputas históricas e hoje é compartilhada entre as duas nacionalidades. Israel atua na Organização das Nações Unidas (ONU) tentando o reconhecimento total de Jerusalém como sua capital, e a mudança da embaixada brasileira de cidade nada mais seria do que o aderir a essa reivindicação.

Entretanto, abrindo esse problema diplomático com os árabes, o Brasil se coloca sob o risco de prejudicar sua comercialização de carnes. O bloco de 22 países árabes é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe-Brasil, e respondeu por 10% do superávit comercial brasileiro em 2017.

A importância comercial com os países árabes, e o risco de por essa relação a perder, levou o vice-presidente Hamilton Mourão a declarar, no final de janeiro, que “por enquanto”, o Brasil não pensava em alterar a localização da embaixada.

*Com informações do G1 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em mais uma atitude tresloucada (já se tornou rotina), o governo demitiu o funcionário do Ibama que multou o Bozo, por causa de pesca ilegal.
    Este ato arbitrário precisa ser melhor explorado pela oposição, que me parece acomodada.
    É viável prestar homenagens ao trabalhador demitido e protestar, devido à sua demissão.
    Há amplo espaço para solidarizar com o trabalhador demitido e também para obter ganhos políticos com tamanha barbaridade cometida pelo governo.

  2. Desprezando-se que a distância entre Tel Aviv e Jerusalém seja aproximadamente a mesma entre a Barra/Recreio e Niterói ou entre Itapecerica e Cumbica, será que Bozo já ouviu falar da palavra “Consulado”?
    Meooo Deooos!
    Estamos mergulhados em um poço sem fundo de irrelevâncias!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador