Comércio apresenta melhor resultado do ano

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – O movimento dos consumidores no varejo brasileiro encerrou o mês de outubro em alta de 1,7% ante o período imediatamente anterior, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian, já efetuados os ajustes sazonais. Foi o melhor resultado do ano da atividade varejista, semelhante ao avanço de 1,7% visto em janeiro. Na comparação com outubro de 2012, houve expansão de 2,8% da atividade varejista. 

O avanço foi impulsionado pelo aumento de 8% no movimento dos consumidores nas lojas especializadas de veículos, motos e peças, como também pelo avanço de 2,9% no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. O segmento de material de construção aumentou sua movimentação em 2,7% durante o mês de outubro e o de móveis, eletroeletrônicos e informática acusou alta de 1,4% no fluxo de consumidores. Por fim, o mês registrou altas de 0,7% no movimento do segmento de combustíveis e lubrificantes e de 0,2% no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. 

No ano, a atividade do comércio fechou com alta de 5,1%, alavancada pelos segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,1%) e de combustíveis e lubrificantes (5,8%). O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática acumulou alta de 3,2% neste mesmo período, variação idêntica à registrada pelo segmento de veículos, motos e peças. Já o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios vem logo atrás com alta de 3,1% no acumulado do ano, mesmo desempenho registrado pelo setor de material de construção.

Segundo os economistas da consultoria, “a retomada da trajetória de expansão da massa real de rendimentos, a estabilização da cotação do dólar e as promoções realizadas pelas concessionárias de veículos impulsionaram o movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de outubro”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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