Dólar chega a R$ 5,28 após anúncio de nova meta fiscal

Mercado financeiro não recebeu bem o déficit zero proposto pelo Planalto; tensão no Oriente Médio também influencia cotação

Crédito: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O dólar opera em alta nesta terça-feira (16) como resposta do mercado à mudança da meta fiscal brasileira, anunciada ontem pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. 

Para o próximo ano, o governo propôs a meta de déficit zero nas contas públicas, ao contrário da estimativa anterior, em que o país teria 0,5% de superávit em 2025. 

O mercado financeiro, no entanto, não gostou da projeção, uma vez que a mudança na meta representa mais gastos do governo. 

Para o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a mudança na meta fiscal não é o ideal, uma vez que a política monetária precisa andar junto à política fiscal, o que a grande mídia interpretou como uma indicação de que os repetidos cortes na Taxa Selic podem ter chegado ao fim. 

Oriente Médio

A cotação do dólar está sob influência ainda da tensão no Oriente Médio, após o ataque do Irã a Israel no último sábado. 

Enquanto a comunidade internacional pede moderação e tenta evitar a escalada do conflito, o Irã anunciou que caso Israel responda à ofensiva, os próximos contra-ataques serão mais violentos. 

Um possível conflito no Oriente Médio pode impactar o preço do petróleo, tanto que o Ministério de Minas e Energia vai criar um grupo de trabalho para monitorar preços. 

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador