Em embate com Mantega, Fraga nega crise após 2009 e critica bancos públicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fraga X Mantega. Com mediação de Miriam Leitão

Da CartaCapital

Tucano afirma que a crise econômica mundial acabou em 2009. Atual ministro mostra com números que a crise está viva e o Brasil a enfrenta sem comprometer o emprego

Em debate no programa da jornalista Miriam Leitão na GloboNews com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga desconsiderou que estamos em meio a um ano de crescimento mundial decepcionante e afirmou que a crise financeira internacional acabou em 2009. Para o coordenador do projeto econômico do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), o Brasil está isolado na dificuldade de recuperação, com crescimento baixo e inflação descontrolada. “A crise aconteceu em 2009, de lá para cá o mundo vem se recuperando, em um ritmo menos exuberante, mas está.”

Mantega rebateu relembrando que 95% da economia do mundo está em desaceleração, e que a avaliação publicada recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) considera a recuperação da economia mundial fraca. “Nós ainda vivemos uma crise muito forte, que afetou menos o Brasil que outros países, mas claro que ela fez com que crescêssemos menos”, disse o ministro. O FMI reduziu na terça-feira 7 a expectativa de crescimento do PIB global de 3,4% para 3,3%. Apenas Estados Unidos e Reino Unido apresentam alguma aceleração.

A mediação do embate foi de Miriam Leitão. Em uma pergunta, a jornalista cometeu um ato falho, ao dizer que o emprego estava baixo. Foi corrigida por Mantega: “é o desemprego que está baixo”.

Fraga evitou responder se a sua política de combate à inflação será baseada em arrocho econômico, mas disse que o problema requer “esforço permanente”. Mantega, por sua vez, defendeu que o ano terminará com a inflação abaixo do teto da meta, de 6,5%. “Se olharmos para o passado, quando Armínio Fraga era presidente do Banco Central, ele pegou a inflação em 7% e entregou em 2002 em 12%”, criticou. Para Fraga, foi a crise política gerada pelo receio do mercado em relação à eleição de Luís Inácio Lula da Silva que prejudicou a política de combate à inflação em 2002. Mantega rebateu que o efeito ocorreu porque a economia brasileira estava fragilizada no final do governo FHC. “O Brasil tinha poucas reservas cambiais, não tinha como pagar seus compromissos.”

Sobre as políticas sociais, Fraga elogiou o Bolsa-Família, e atribuiu a criação do programa ao governo do PSDB. O ex-presidente do Banco Central disse ter “muito gosto de ver o Brasil com desemprego baixo”, mas que isso era apenas “uma obrigação do governo”.

Questionado sobre qual era a diferença entre a sua proposta e da campanha da presidenta Dilma Rousseff, o economista afirmou que é preciso investir em infraestrutura, aumentar a transparência dos gastos públicos e realizar uma reforma tributária. E foi enfático ao dizer que as empresas não devem contar com subsídios de bancos públicos. “Existe uma ilusão de que banco tem dinheiro, mas tudo tem um custo. Está errado dar subsídios às empresas”, disse ao criticar  os critérios do BNDES para conceder empréstimos a grandes empresas.

Mantega defendeu que a política de crédito subsidiado dos bancos públicos foi essencial para ajudar a enfrentar a crise, quando os bancos privados se encolheram. “Se não tivessem os programas de investimento do BNDES, não haveria crescimento na crise. Nós precisamos fazer políticas anticíclicas, talvez ele [Fraga] não as fizesse.”

Mantega criticou a defesa do tripé econômico (meta de inflação, câmbio flutuante e banco central independente com juros flutuante e superávit fiscal) e afirmou que a diferença entre as duas propostas que concorrem ao segundo turno da eleição presidencial está no papel atribuído ao Estado. “Nós achamos que é preciso incentivar os investimentos com subsídios.” Segundo Mantega, os investimentos em infraestrutura estão em andamento e a prioridade deve ser aumentar o emprego. “A renda per capita cresceu no Brasil 3% entre 1995 e 2003, e 30% de 2003 a 2013”, afirmou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O futuro que Armínio, Aécio e

    O futuro que Armínio, Aécio e sua equipe econômica tem para os ricos do Brasil eh a liberdade total de movimentação de capital, redução de impostos e vista grossa por parte da receita federal. Sera o paraíso para aqueles que já tem muito.

    Para o povão no enanto, o futuro nas mãos dessa turma sera semelhante a o do filme Mad Max Além da Cúpula do Trovão. Cada um por si, deus contra todos. Sobreviera apenas os mais violentos, inescrupulosos e puxa-sacos das elites. Crianças e mulheres sem condição financeira serão exploradas de todas as formas. A lei só funcionara para punir quem se atrever a levantar a voz  e a nos homens restarão apenas os serviços de Garçom, ou carregador de alguma coisa. Na rua sera Mad Max puro, com direito ate a tomada de bairros e pequenas cidades por gangues fora de controle.

    Sei que parece exagero, mas eh assim que vejo o Brasil no futuro se essa turma retornar ao poder. FHC chegou perto, mas Aécio, deve ter aprendido com seu mestre e não perdera essa oportunidade de estragar de vez com esse pais.

  2. É. Mais coragem que a filha

    É. Mais coragem que a filha que ousou fazer crítica à Globo na própria emissora, coisa que a sua candidata, se vencer a eleição provavelmente correrá a dar entrevista à rede dos Marinho. 

    Além de tudo, vocês, que se mantiveram no PT, são muito incompetentes. É mais fácil criticar a Luciana que seus aliados de direita que vão acabar por enterrar o PT. Todas as bombas contra vocês tem partido de seus caríssimos aliados a começar por Jefferson. Agora este Paulo. Quando vocês aprenderão quem são seus inimigos?

     

  3. É. Mais coragem que a filha

    É. Mais coragem que a filha que ousou fazer crítica à Globo na própria emissora, coisa que a sua candidata, se vencer a eleição provavelmente correrá a dar entrevista à rede dos Marinho. 

    Além de tudo, vocês, que se mantiveram no PT, são muito incompetentes. É mais fácil criticar a Luciana que seus aliados de direita que vão acabar por enterrar o PT. Todas as bombas contra vocês tem partido de seus caríssimos aliados a começar por Jefferson. Agora este Paulo. Quando vocês aprenderão quem são seus inimigos?

     

  4. É quase inacreditável,

    É quase inacreditável, surreal, que um sujeito que participou de um governo que entregou o patrimônio publico brasileiro a especuladores, quase quebrou a Petrobrás para vendê-la na bacia das almas, fez o apagão elétrico em 2001, baixaram o conceito internacional do país, que está se reerguendo e, com tantas outras estórias que o desabonam, tenha a cara de pau de defender o modelo neo-liberal que quebrou o mundo em 2008 e 2010, é uma boa escolha para o povo brasileiro. É o mesmo que tentar convencer o peru de que o Natal será bom para ele.

  5. Quando via a Dilma ou o Lula

    Quando via a Dilma ou o Lula indo na bancada do jn, ou dando exclusivas para globo. Ou ainda indo em festa de aniversário da folha, pensava comigo: “…santa ingenuidade!!! ou fraqueza…! de bater de frente . Mostrar para o povo que Lula?Dilma/PT são INIMIGOS da globo/folha/veja/estado sp,, etc.
    Essa linha divisória tinha que TODO SANTO DIA dos últimos 12 anos, ser demarcada:
    Pra cá PT x pra Lá = Mídia, judiciário, tucanos.
    Nada de dar entrevistas para eles, gente.
    Ou de colocar anúncio da Petrobras, Caixa, Correios, Banco do Brasil neles.
    Quando muito na Record, e só.

    E deixa eles baterem mas pelo menos o povo sabe que são inimigos. Que o bombardeio é parcial, tem lado, é do inimigo, sem isenção ou legitimidade.
    Caramba é tão difícil. essa de nomear para os órgãos superiores da justiça gente adversária, inimigos, não dá.
    tem que escolher a dedo. No mínimo que não tenha ligação com eles.
    Quando a gente vota no PT, vota contra a mídia, contra esses tJs, vota contra a mídia.
    E aí no dia seguinte, o pessoal do PT, pondo dinheiro, dando entrevista para eles. Pô a gente tbm não é bobo. Assim não dá.
    Se a gente quisesse que a mídia continuasse recebendo dinheiro do governo, votava no psdb, poxa!!!
    Ou que o presidente, deputado, senador, desse entrevista exclusiva para globo, veja, folha, votava no psdb.
    A gente não quer ministro (Mercadante) defendendo a folha (caso ditadura). Quer ministro criticando a folha, globo, TODO DIA, TODO DIA.
    Parando a entrevista quando tem repórter da globo, de preferência. E deixando claro. Vopcês não são bem vindos. Não concordamos com o modo que vocês informam(???) a sociedade.
    Pronto, é isso….

  6. Traduzindo em bom protuguês o

    Traduzindo em bom protuguês o que o Fraga disse: “minha função é gerar desemprego”. Que Deus tenha piedade de nós se essa gente ganhar. Nem a URSS da Segunda Guerra  sofreu tamanha devastação que esses caras estão prometendo fazer no Brasil.

    1. Este assunto passou desapercebido!

      Este assunto passou despercebido!

      Há dois dias postei uma pequena observação sobre a Economia Alemã, que passou despercebido por todos.

      https://jornalggn.com.br/fora-pauta/a-angela-merkel-vai-solicitar-que-miriam-leitao-nao-elogie-m

      Nesta pequena nota mostra a quão profunda é a crise alemã, e os europeus estão tremendamente preocupados. Outro exemplo é a falência do já maior banco de Portugal o Banco Espirito Santo. Para quem não sabe o sistema bancário já foi durante as décadas de 50 e 60 um dos mais fortes de toda a Europa e o Escudo, moeda portuguesa na época era uma das mais procuradas.

      Ou seja a crise europeia está longe de ser resolvida e se Armínio Fraga disse isto não foi por ignorância, mas sim por má fé.

  7. Depois dessa declaração,

    “Tucano afirma que a crise econômica mundial acabou em 2009.”

    penso que o infeliz autor da mesma andou frequentando umas aulas onde tinha como colega de sala um cidadão careca ex-esquerdista, que foi num CTI após ter sido atingido por uma desumana bola de papel. 

    A prova disto é que este careca declarou de alto e bom som o nome do nosso país: “Estados Unidos do Brasil”. 

    Só pode ser isso: visões velhas, ultrapassadas. 

     

  8. Nassif, a chamada eh muito,

    Nassif, a chamada eh muito, muito descuidada.  Fraga nao “negou” nada.  Ele mentiu.  Eh beeeeemmmm diferente.

  9. Esta política neoliberal se

    Esta política neoliberal se curva ao rentismo na manipulação das economias mundiais em detrimento do setor produtivo, principalmente micro e pequenas empresas. O valor que o BNDS desempenha para as micro e pequenas empresas explica o baixo desemprego no Brasil.

  10. Não é torcida

    No Brasil hoje não é torcida de futebol, onde o resulta passa no proximo jogo, o que esta em jogo é a vida e empregos de 202 milhões de Brasileiros.

    Dilma tem que denunciar exatamente o que está acontecendo – bombardeio midiático contra si e blindagem midiática de Aécio. Nem mais, nem menos. Afinal, graças às mentiras da mídia e a uma miríade de fatores laterais, o país vive uma situação-limite.

    O risco de entregar o país aos banqueiros, à mídia e aos seus despachantes tucanos, em 2014 é o mais alto desde que o PT chegou ao poder. Se Aécio vencer, terá início uma era de perseguições políticas, saque ao patrimônio público, fim das investigações de corrupção contra o governo, entrega da soberania brasileira aos países ricos, sobretudo aos EUA.

    Dilma, Lula e o PT não têm que reagir à mídia em defesa de seus interesses eleitorais. Eles têm obrigação de reagir em defesa do povo brasileiro, ora ameaçado por uma coalizão infame do capital financeiro que planeja sugar o sangue deste país até a última gota.

  11.  
     
    Em Janeiro de 2011

     

     

    Em Janeiro de 2011 Mantega e a equipe economica previram que a economia brasileira cresciria na média de 6% ao ano.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/01/mantega-preve-crescimento-medio-de-59-entre-2011-e-2014.html

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-deve-crescer-acima-de-5-5-em-2011-diz-mantega,33548e

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/3328/Mantega-admite-Brasil-vai-crescer-menos-Guido-Mantega-crescimento-da-economia-PIB-ICMS.htm

    Quem acha então que a crise acabou ou não?

    Mantega achava que tudo estaria as mil maravilhas a partir de 2010. O que houve de errado?

     

     

    1. Claudio Augusto, você que

      Claudio Augusto, você que confia tanto nos governos do PSDB, aqui vai um conselho, que serve também para o Armínio: venda todas as ações que vocês tem em carteira e comprem tudo o que puder de SABESP. Afinal de contas as ações da SABESP renderam gordos dividendos no passado e o faturamento dela deve crescer brutalmente em 2015, pois, segundo o Gov. Alkmim, vai jorrar água aos borbotões nas torneiras de São Paulo. Esta é uma oportunidade imperdível!

      1. Essa é boa:

        “segundo o Gov. Alkmim, vai jorrar água aos borbotões nas torneiras de São Paulo. “

         

        Já combinaram com os russos, quer dizer, com São Pedro? Ou será que no celular do aquimim tem o telefone de São Pedro?

  12.  
    Alguém avise o Arminio

     

    Alguém avise o Arminio Fraga que nem o querido dele FMI concorda com sua absurda e falsa afirmação que a séria crise internacional teria acabado anos atrás: 

     

    ‘FMI se reúne, a partir de hoje, para discutir baixo crescimento mundial’

     

    http://m.jb.com.br/economia/noticias/2014/10/10/fmi-se-reune-a-partir-de-hoje-para-discutir-baixo-crescimento-mundial/

     

    Foi uma tremenda pedalada do ex presidente do BC no debate em que Mantega destroçou seus argumentos, até  o insuspeitissimo pró mercado financeiro Financial Times apontou:

    “Em artigo publicado no Financial Times nesta sexta-feira (10), a jornalista Samantha Pearson destaca que, no confronto entre o economista Armínio Fraga, apontado pelo tucano Aécio Neves como seu futuro ministro da Fazenda, caso seja eleito, e o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, Fraga decepcionou.”

    Em minha avaliação Fraga se limitou a repetir o mesmo mantra vazio, o nhe nhe nhem de Aécio, demonstrando fraqueza,  gaguejando seguidamente, escondendo reais intenções já anteriormente manifestas de promover um forte ajuste com elevação de juros, certo desemprego, acabar com a expansão do salário mínimo, e possivelmente revisão ( flexibilização, entende…) da CLT, ou seja tudo que rentistas e especuladores do mercado financeiro pediram a Deus.

    Espero que o Brasil nunca mais caia nesse conto, nem que a vaca tussa!

     

     

  13. o mantega venceu o duelo com

    o mantega venceu o duelo com o nauFraga.

    mas a qeustão que importa para a maioria

    dos brasileiros é mesmo o pleno emprego e

    os aumentos consequentes dos saláriso como ocorre nos último s doze anos.

  14. A crise acabou em 2009 para

    A crise acabou em 2009 para ele que faz parte dos 1% – ou da faixa superior dos mais ricos. PAra esses, nunca houve crise; ultraliberais de primeira hora contaram com a grana dos contribuintes no mundo todo para manterem suas regalias. Crise é para o trabalhador que tem que ralar para os ricos ficarem cada vez mais ricos. Arminio falou explicitamente do ponto de vista da classe dele e não como um ‘especialista’.

  15. Como?

    A crise acabou em 2009?

    Como é?

    A  Srª Lagarde vai à público pedir que os países centaris gastem mais peloamordedeus para evitar um futuro sombrio!

    De quebra duas declarações sobre globalização e “a mão invisivel l(inexistente) do mercado”  do Stglitz (Premio Nobel de Economia).

    P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western { }A:link { }

    ” O conjunto de ideias que eu vou apresentar aqui solapou as teorias de Smith e a visão de governo que nela se apoiava. Elas sugeriram que a razão pela qual a mão invisível é invisível é por que ela não existe ou, quando existe, está paralítica” 5 Joseph E. Stglits, introdução à sua Aula Magna, por ocasião do recebimento do Prêmio Nobel (Estocolmo, 8/12/2001).

    DD.western { }P { margin-bottom: 0.21cm; }P.western { }A:link { }
    “Para a maior parte do Mundo a globalização, como tem sido conduzida, assemelha-se a um pacto com o demônio. Algumas pessoas nos países ficam mais ricas, as estatísticas do PIB – pelo valor que possam ter – aparentam melhoras, mas o modo de vida e os valores básicos da sociedade ficam ameaçados. Isto não é como deveria ser.” Joseph E. Stiglitz

     

     

     

  16. Se a racinonal imperar os “exclarecidos tá com Dilma”
    Só os rentistas estariam com a Oposição.
    Mas, temos os aduladores da elite
    dentre os ditos classe média exclarecida.
    Guido Mantega dez.
    Arminio zeéééroooí
    Um programa com regras é outra coisa.
    Um programa sem cortes aí são outros quinhentos.

  17. Vão colocar os lobos para

    Vão colocar os lobos para tomar conta do galinheiro, o que importa é que o butim dos lobos esteja garantido, o resto que se exploda, ,quando deixaram o governo tinha quanto lá guardado quanto? os 40 bi que deviamos ao fmi? E agora a burra ta cheinha, mais de 300 bi para fazer a festa e garantit o champanhe e o caviar .

  18. Crescimento econômico com distribuição de renda

    O PIB no Brasil cresceu de R$ 1,5 trilhões em 2002(FHC) para mais de R$ 5 trilhões em 2014(Lula/Dilma)

    A massa salarial aumentou de R$ 635,7 bilhões 2002(FHC) para R$ 1,44 trilhões em 2013(Lula/Dilma), e deve ficar acima dos R$ R$ 1,6 trilhões em 2014, em função dos aumentos reais do salário e do aumento do emprego formal.

    Desde de 2003 ocorre um aumento espetacular do aumento do consumo da famílias, principalmente em função da redução do desemprego, e consequente aumento das pessoas com emprego com carteira assinada(férias remuneradas, FGTS, licença médica remunerada, licença maternidade remunerada, aposentadoria, 13o. salário, PIS e acesso ao crédito).

    Além da redução do desemprego, o aumento real dos salários, o aumento real do salário mínimo e a ampliação do crédito,  também contribuíram para o aumento consumo da famílias no Brasil, mas sem dúvida o principal responsável é o aumento do emprego com carteira assinada, pois além de aumentar a renda das famílias, passaram  a ter acesso acesso a linhas de crédito mais barato o que ampliou exponencialmente o consumo das famílias.

    Basta visitar os aeroportos, tanto na ala de voos nacionais como de voos internacionais, andar pela principais avenidas, ou pelo principais centros comerciais, é nítido o aumento do consumo em relação aos tempos dos governos de FHC.

    Em função da queda do dólar no Brasil, parte significativa do aumento do consumo das famílias foi atendida por produtos importados, o que limitou o crescimento do PIB.

    Com uma correção gradual da taxa de câmbio, a substituição de parte das importações vai possibilitar um  aumento no ritmo de crescimento do PIB, das horas trabalhadas, do emprego com carteira assinada e da renda das famílias.

    Empréstimos do BNDES geram emprego e renda, temos a Friboi e BRF que são os maiores produtores mundiais de carne bovina e de frango do mundo, a Embraer uma empresá de renome internacional.

    Além disso, cerca de 30%,mais de R$ 60 bilhões anuais dos empréstimos do BNDES se destinam a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

    O BNDES é o principal financiador dos projetos de biocombustíveis, inclusive o etanol de segunda geração que já está  em fase implantação de plantas piloto, e todos contam com o apoio do BNDES.

    O Brasil é líder mundial na produção de biocombustíveis, o governo de Presidente Lula  implantou o Biodiesel no Brasil em 2004,com a adição de 2% Biodiesel ao diesel de petróleo, hoje a adição de biodiesel está em 6% e passará para 7% em novembro.
    Os biocombustíveis são fundamentais para o que seja possível gerar um excedente de petróleo e derivados e equilibrar as contas externas, onde o aumento da produção nos campos localizados na camada do pré-sal e a conclusão das novas refinarias que estão em construção desempenham também um papel fundamental.

    A indústria de equipamentos para a geração de energia eólica esta sendo implantada no Brasil, que está se tornando um dos maiores mercados de equipamentos para geração de energia eólica,  com apoio do BNDES gerando impostos, emprego, renda e é claro, energia elétrica..

    Também com apoio do BNDES, a indústria naval para atender as demandas do pré-sal já esta instalada no Brasil e em fase ampliação, gerando imposto, emprego e renda.

    Várias  novas fábricas de automóveis estão se instalando no Brasil, inclusive no nordeste, quase todas com apoio do BNDES.

    O Governo da Presidenta Dilma Rousseff, já realizou importantes desonerações fiscais, como na folha de pagamento, na redução da cide(diesel e gasolina), e na redução dos tributos federais sobre a energia elétrica, o que vai melhorar significativamente a capacidade de competição das empresas instaladas no Brasil.

    Falta apenas a redução dos juros da selic para a média dos juros internacionais e uma correção 20% na taxa de câmbio, o que deve ser conseguido no segundo mandato da Presidenta Dilma.

    No mais,  o Brasil tem excelência na produção de bioenergia, com o etanol combustível e o biodiesel, tem a mais avançada tecnologia para produção de petróleo em áreas marítimas, uma avançada indústria de automóveis e aviões, petroquímica, e vai melhorar a capacidade tecnológica, com o Pró-uni, o Pronatec, Programa Ciência sem Fronteiras

    O Brasil ainda tem muito a percorrer no campo tecnológico, mas para isso precisa completar o processo de distribuição de renda, quando isso ocorrer, não haverá mais necessidade das politicas sociais, todos poderão pagar mais impostos, e o estado poderá investir mais em tecnologia e em modernos processos produção de bens serviços.

    No momento o Brasil ainda precisa de programas sociais como o Bolsa Família, Pronaf, Pró-Uni, Pronatec e Minha Casa Minha Vida, mas com o aumento real e gradual do Salário Mínimo, em uma década ou duas a maioria destes programas sociais não serão mais necessários, e talvez ai poderemos flertar com o neoliberalismo econômico.

  19. 5,6 milhões empregos formais desde janeiro de 2011
    03/10/2014 – 23:35

     

    Dados apontam para a abertura de 101.425 novas vagas em agosto. No ano já são 751.456 novos postos de trabalho com carteira assinada
    Ministério do Trabalho e Emprego—-Brasília, 11/09/2014 -Assessoria de Imprensa/MTE

    A geração de empregos no Brasil teve em agosto o melhor desempenho dos últimos três meses. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o nível do emprego formal celetista a partir dos desligamentos e admissões nas empresas, foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e apontam para a abertura de 101.425 novas vagas.  Foram 1.748.818 admissões contra 1.647.393 demissões. No ano o País soma 751.456 novos empregos e se firma como um dos poucos países do mundo a continuar ofertando trabalho, mesmo em meio a uma das piores crises internacionais da história.

    “O desempenho foi positivo em muitos setores, com destaque para indústria de alimentos, onde foram agregadas 13 mil novas vagas. A indústria química e a indústria da madeira também cresceram, junto com a de papelão e celulose, o que é considerada pelos analistas um indicativo de melhoria na economia, pela produção de embalagens. Como havíamos previsto, o ritmo das demissões na indústria de transformação continua caindo. O saldo deste mês foi de apenas um terço do saldo do mês anterior, pois houve alta na atividade industrial em muitos setores, contrariando muitas previsões que têm sido feitas por ai”, comentou o ministro. Segundo o cadastro, no mês,  a indústria perdeu 4 mil vagas. O setor que mais gerou empregos foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia-a-dia dos brasileiros.

    O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas. Esse desempenho está associado ao nível de consumo e a preparação do setor para as vendas de final de ano. “Devemos ter também a contratação de temporários nos próximos meses, o que deve manter a geração de postos aquecida”, citou Manoel Dias, lembrando que a Confederação Nacional do Comércio estimou, esta semana, a contratação de mais de 137 mil temporários para o final de ano.

    Mercado aquecido – A retomada dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, segundo o ministro, também está aquecendo o emprego na construção civil. Esse mês o aumento nas vagas foi de 2,39 mil, com destaque para as áreas de preparação dos empreendimentos, o que indica que o setor deve continuar demandando mão de obra nos próximos meses, para o início das construções. O setor também está reagindo às medidas de estímulo ao crédito, que visam manter esse mercado aquecido.

    Sazonalidade – O final do ciclo do café, em Minas Gerais e no interior de São Paulo, deixou o saldo de empregos na agricultura negativo em 9 mil postos, mas com tendência de recuperação para os próximos meses. O setor começa a se preparar para as safras de verão, como as de soja e milho e sente os reflexos da procura internacional pela carne brasileira, que vai demandar mais insumos para a alimentação das criações. “A indústria de alimentos foi a que mais contratou este mês”, lembrou o ministro.

    Norte e Nordeste – O Caged de agosto também confirma a melhoria no nível de emprego nas regiões mais carentes do País. Em relação ao estoque de empregos, as regiões Norte e Nordeste foram as que mais abriram novas vagas no mês. Entre os destaques está o Ceará, com 9,5 mil novas vagas, Pernambuco com 8,5 mil novas vagas e Alagoas com 4,2 mil novas vagas. No Pará, o mês registrou 5 mil novas vagas.

    CAGED – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O Cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
    Assessoria de Imprensa

    url:

    http://portal.mte.gov.br/data/files/FF808081475961470148652D54413460/CAG

     

     

  20. COMPARAÇÕES BASTANTE ELUCIDATIVAS

    As informações destacadas no artigo em tela mostram que foi muito bom o desempenho do ministro Mantega no debate com o especialista em especulação financeira.

    Alguns dos principais aspectos capazes de demonstrar a inadequação das políticas neoliberais preconizadas pelo guru da área econômica do PSDB foram muito bem destacados pelo ministro, especialmente na referência ao crescimento descontrolado da inflação ao final do segundo mandato de FHCC, e à relação de tal descontrole com a situação extremamente crítica do Balanço de Pagamentos à época, decorrente da exigüidade das reservas cambiais, situação esta cujo saneamento constitui dos grandes feitos do PT à frente da Presidência da República.

    Outro destaque foi a clara demonstração de que a diferença essencial entre a política econômica desenvolvida pelos governos petistas e aquela esposada pelo neoliberalismo do PSDB é a concepção do papel do estado como promotor do desenvolvimento. E tal diferença está diretamente relacionada com a prioridade conferida pelo PT à políticas econômicas anti cíclicas, cuja implementação permitiu que o Brasil sofresse menos com a crise internacional iniciada em 2008, conforme resta evidenciado.

    Um recente artigo de um economista alemão destaca uma série de motivos para os brasileiros preferirem a continuidade do governo petista na Presidência da República, dentre os quais destacou a comparação entre a evolução do desemprego, que dobrou na Alemanha desde 2008 enquanto diminui em nosso país. E foi destacada também a diferença entre os índices de crescimento do PIB neste ano de 2014, no Brasil, estimado para 0,9%, mas que é bem menor na Alemanha, previsto para 0,3%, em grande parte em razão da linha neoliberal da política econômica adotada pela Alemanha.

    E vale destacar também a brilhante comparação feita por Mantega relativa ao contraste gritante entre o crescimento da renda per capita no Brasil, que foi de 3% no período 1995-2003, e de 30% no interregno 2003-2013. Faltou talvez apenas lembrar que tal crescimento é incompatível com a visão elitista e neoliberal de Armínio Fraga, que recentemente tem afirmado considerar o salário mínimo muito alto…

    É com um debate deste nível que deverá ser garantido o sucesso da reeleição.

  21. fraga já bobão da corte

    A crise acabou em 2009 para dar passagem ao desastre. Estados da Europa conseguem ter quase 50% (poderia ser 45) da sua juventude sem empregos. Entre os adultos a mesma situação com valores menores mas muito preocupantes. As medidas de austeridade impostas pela Alemanha aos restante dos paises estão piorando o quadro de desemprego. Os bancos, esta deve ser a crise que nunca existiu prá eles, estão nadando de braçadas, afinal os merdas que fizeram estão sendo pagas pelos contribuintes. Fraga você do mundo real conhece apenas os ecritorios das bancos, não venha pontificar asneiras.

    Armínio você é mentiroso, apenas isto.

  22. Dois tostões

    Não assisti a entrevista, trabalho e tenho mais o que fazer.

    Li alguns comentários, o primeiro no blog do Mansueto, justificando a performance pífia do Armínio, caro Mansueto, para falar isto não era preciso assistir ao programa. 

    O Guido é um craque, o Armínio é pinto querendo virar frango.

    Você já trabalhou no governo e sabe o que acontece quando um leigo de fora questiona alguem lá de dentro, é covardia. Não sendo imodesto, lhe digo que mesmo eu, para apertar este povo suo a camisa.

    Por outro lado, o Armínio luta por uma causa inglória, em cima de uma percepção equivocada e mentirosa, assim, por mais talentos que tivesse e não tem, ia no máximo empatar o score.

    Já o Brasil está com a faca e o queijo na mão, o pré-sal (Deus é brasileiro) jorra barato como nunca! O povo está indo na escola e apreendendo, as casas que dão dignidade às famílias estão sendo entregues aos milhões e por mais que a banca e os abutres praguejem e manipulem, a blindagem do Brasil não trisca.

    Sem a sangria desatada do que levam na mão grande do país não durarão 2 meses antes de terem de lançar uma nova crise nos seus mercados.

    Todos os sinais estão ai, a Rússia, A China, A Índia, Israel e todos os países do Oriente Médio tem comprado ouro e prata como se não houvesse amanhã. A Alemanha e a França pediram a devolução dos seus depósitos que estão nos USA e Inglaterra em ouro e lhes foram negados. 

    Sem a mamata brasileira, que a Dilma vai acabar no dia seguinte pós eleição, eles estão fritos.

  23. O Japão está em frangalhos, a Bolívia tá com um Pibão !
    Poxa, porque não se fala do desastre econômico Japones?
    Poxa, Nassif, fale do pibão Boliviano Evo morales tá ganhando as eleiçoes deixando os adversários comerem poeira!
    A Bolivia sá sai na nossa Porca-mídia quando a notícia é triste!

  24. Gênios do mal

    O grande segredo dos tucanos para estarem bem nas pesquisas foi terem convidados “famosos” para seus ministérios.

    Acima de tudo, a direita esta embevecida por Joaquim Barbosa ter sido convidado para Ministro da Justiça de Aécio.  Acreditam que o genio irracivel dele se voltará apenas contra os petistas.

    Armínio Fraga é um perito tão grande em especulação de bolsa de valores que  chegou a ser preguntado a ele em uma entrevista se ele era um “Gênio do mal”.

    Tudo isto apenas encobre o principal, que á a volta do neoliberalismo, dos juros estratosféricos, da queda do PIB, do desemprego galopante. Sem falar que vai privatizar tudo o que puder, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Petrobrás, que se tornarão danos irreversíveis. Como na época do “Caçador de Marajás”, o povo foi embalado por um engodo, até perceber o prejuizo econômico da miséria do país, quando já era tarde.

    Nas semelhanças entre Jânio Quadros, Collor e Aécio Neves podemos destacar que os três tinham como bandeira o combate à inflação, e à corrupção. E os três tinham o apoio da midia direitista, que depois dos danos ao país no caso dos dois primeiros nem sequer um pedido de desculpas deu ao povo. 

    Se um voto errado for dado, e você eleitor tiver um prejuízo, perder seu emprego, ou sua empresa, tenha consciência de que estará completamente sozinho, e ninguém virá lhe restituir o prejuízo ou ajudá-lo em hipótese alguma.

     

     

     

  25. As informações sobre o estado

    As informações sobre o estado econômico do mundo desenvolvido têm duas faces: uma voltada para o povo e outra voltada para economistas graduados e chefes de estado. Seus governantes e seus meios conservadores de informação consideram que a face voltada para o povo tem o dever de ser obrigatoriamente otimista, porque senão as tentativas de sairem da crise poderiam ser outras que não aquelas que eles julgam civilizadas. Nas tentativas civilizadas, criaram para o povo um economês que admite malabarismos incríveis para dar algum alento ao otimismo obrigatório e cada vez mais surreal. Já a face voltada para as cúpulas, é sempre no mínimo muito inquietante e muitas vezes catastrófica. Crescimento baixíssimo puxado por esforços gigantescos de baixas taxas de juros e estímulos fiscais tão sensíveis que tendem a restar inúteis ou nocivos quando os investidores se metem a jogar de modo mais egoista e arriscado buscando preservar suas posições, e um novo aumento arrepiante do endividamento das famílias.

    O Fraga o que fez foi tentar fazer um debate televisivo jogando para cima do Mantega aquele economês da face voltada para o povaréu, este mesmo que a Míriam utiliza todo santo dia para tentar infundir aqui não o otimismo, mas o pessisimismo geral. E o Mantega por sua vez entende que o debate no Brasil não precisa de que o povo engula este tipo de falsidade. Aqui o otimismo obrigatório na Europa adquire sinal trocado, e o que interessa é que se entenda a verdade sobre a economia européia e dos EUA, para efeito correto de comparação. O governo não quer e não precisa esconder a verdade dos números para infundir otimismo no povo. Mas precisaria, se tivessemos a infelicidade de ter um governo neoliberal. Aí, a Míriam na mesma hora trocaria o sinal do seu economês.

    1. Embate: Armindo x Mantega

      Os Petistas estão ficando sem rumo com a possibilidade de perder a vaca leiteira, o Brasil encontra-se sem rumo e sem condições moral de ser conduzido por esse pessoal precisa urgentemente de uma renovação a crise só tem a piorar.

      Sds.

  26. Cadê o vídeo do embate?

     

    Em um post do Assis que acabei de ler há pouco fui instigado a voltar a este para acessar o vídeo mas não o encontrei. Alguém poderia postá-lo? Obg

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador