Empresários ambicionam meta de aumento do PIB para 5,3% até 2029

Jornal GGN – Um levantamento feito pela Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e que serviu de base para um debate entre economistas, empresários e autoridades do governo esta semana propôs ao menos duas metas estratégicas para o país até o ano de 2029. Uma delas é o crescimento do PIB para 5,3%, enquanto a segunda é a duplicação do atual valor da renda per capita no país, que está em US$ 11 mil. As metas foram apresentadas no 10º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, o país ainda não possui um plano estratégico para estimular o crescimento econômico e social e dobrar a renda per capita. “O trabalho da Fiesp não tem a pretensão de dar um plano acabado de estratégia, mas isso é o grito de alerta quanto a necessidade de um plano e acredito que foi bem captado”, afirmou.

Sobre as metas, o assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcelo Miterhof, afirmou que “a indústria de transformação é onde há geração do progresso técnico, onde estão os melhores empregos e encadeamentos produtivos para a economia como um todo”.

‘Ambicioso’

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou das discussões que resultaram no levantamento, afirmou que a meta de dobrar a renda per capita em 15 anos é “ambiciosa”. Sobre o PIB, o ministro calculou, para os próximos anos, uma taxa anual de crescimento médio em 4% – um número mais comedido em relação à proposta dos empresários, que chega aos 5,3%.

Em artigo publicado a respeito do evento, o ex-ministro e atual presidente do Conselho Superior de Economia da Fiesp (Cosec), Antônio Delfim Neto, sugeriu a criação de instituições e agentes que atuem “livremente” no setor. “A resposta correta é criar as instituições adequadas e os incentivos corretos para que o poder incumbente e os agentes econômicos coordenem livremente suas atividades para obtê-la, o que exige, como preliminar, a construção de uma sólida relação de confiança dos agentes entre si e deles com o poder incumbente”, avaliou.

Com informações da Fiesp e Valor Econômico.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Já o ministro da Fazenda,

    “Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que participou das discussões que resultaram no levantamento, afirmou que a meta de dobrar a renda per capita em 15 anos é “ambiciosa””:

    Salario minimo brasileiro nao eh 150 dolares por mes????

    Essa ambicao ele e eles podem enfiar onde bem entenderem.

    (A maior parte do blog desapareceu pra mim, alguem sabe o que ta acontecendo?)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador