Empresas reduzem demanda por crédito em 4,2%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – Após dois meses consecutivos de alta, a procura das empresas por crédito foi reduzida em 4,2% durante o mês de maio, segundo levantamento divulgado pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com maio de 2012, a demanda das empresas por crédito foi reduzida em 9% e, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2013, a procura das empresas por crédito caiu 5,8% frente ao mesmo período do ano passado.

O recuo apurado em maio ficou concentrado nas micro e pequenas empresas, que já apresentaram uma redução de 4,4% sobre o resultado de abril. A queda vista entre as médias empresas foi de 2,6%, ampliando a retração de 0,3% apurada em abril. Por outro lado, as grandes empresas expandiram sua demanda em 1,4% durante o período de pesquisa.

No ano, as micro e pequenas empresas seguiram liderando a queda na procura por crédito, com uma variação de -6,8% frente ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, apesar de ter registrado duas quedas mensais consecutivas, a demanda por crédito das médias empresas avança 7,9% no acumulado de janeiro a maio de 2013. Já nas grandes empresas, a expansão até maio deste ano totalizou 18,9% frente ao mesmo período de 2012.

A avaliação setorial mostra que todas as empresas reduziram sua demanda no mês, em especial o setor do comércio (-4,9%), seguido pela variação de -4,5% nas empresas industriais. No setor de serviços, a redução da busca das empresas por crédito foi de 3,5%.

No período de janeiro a maio de 2013, todos os setores registram quedas em termos de demanda das empresas por crédito. A menor delas (-2,2%) se verifica nas empresas de serviços. Já nas empresas comerciais e industriais, os recuos são bem mais expressivos: variações de -8,2% e de -7,6%, respectivamente, frente aos cinco primeiros meses de 2012.

As empresas da região Sudeste exibiram a maior queda da procura por crédito no mês: -4,9% frente a abril. Nas empresas das regiões Norte e Nordeste, os recuos observados foram da ordem de 4% (variação de -4% no Norte e de -4,1% no Nordeste). A queda no Centro-Oeste foi de 3,4% na comparação com abril e no Sul o recuo foi de -3% frente ao mês de abril.

No ano, o maior recuo na procura das empresas por crédito foi verificado na região Sul, com uma contração de -8,2% frente ao mesmo período do ano passado. Nas demais regiões as quedas estão muito semelhantes, indo de -4,9% no Centro-Oeste até -5,3% no Nordeste.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o feriado prolongado de Corpus Christi (caindo neste ano de 2013 no mês de maio) e as incertezas quanto à recuperação da atividade econômica doméstica afetaram negativamente a demanda das empresas por crédito no mês passado.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador