Apagão geral deixa pelo menos 26 estados sem energia

De acordo com empresa responsável pela distribuição, a razão do apagão geral foi um desligamento na transmissão

Cidade no escuro sem energia
Foto: Wikipédia

Vários estados brasileiros, incluindo Distrito Federal, ficaram sem energia na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), o responsável pelo apagão foi um bloqueio na rede Norte e Nordeste do país.

Inúmeras cidades foram afetadas com o apagão e ficaram sem internet e com pessoas presas dentro dos elevadores. O transporte público também sofreu. Em São Paulo, diversas linhas ficaram congestionadas e o trânsito ficou conturbado, já que vários semáforos pararam de funcionar.

Em nota, o ONS disse que o problema é nacional, que as causas do apagão estão sendo apuradas e que vários estados já tiveram a energia reestabelecida.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o desligamento de 16 mil mw na rede nacional de transmissão, e disse que isso “provocou a falta de energia elétrica em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Também faltou luz em estados do Sudeste.”

No Distrito Federal a energia retornou integralmente.

Neoenergia informou que “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”. No entanto, às 9h01, o problema já havia sido superado.

Isadora Costa

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A míRdia defende todas as privatizações. No setor elétrico já temos, dentre outras, a Equatorial, a Neoenergia (Espanha) e a própria Eletrobrás. Mas esta mesma míRdia, como que para compensar o histórico fiasco e racionamento de FHC, sempre escandaliza qualquer apagão (quem lembra do Amapá muitos dias sem energia), mas cobrando explicações, responsabilidades e que tais do “governo”, como neste de hoje.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador