Gabriel Galípolo e Ailton Santos são aprovados pelo CAE para assumir diretorias no Banco Central

Indicados do governo ao BC precisam do aval da maioria dos senadores, que devem avaliar as candidaturas nesta terça-feira (4).

Sabatina dos economistas Gabriel Muricca Galípolo e Ailton de Aquino Santos, na comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Crédito: Lula Marques/ Agência Brasil.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, a indicação dos nomes de Gabriel Galípolo e Ailton Santos para diretorias do Banco Central (BC).

Galípolo, indicado pelo governo ao cargo de diretor de Política Monetária, teve 23 votos favoráveis e duas rejeições. Já Santos, que deve assumir a Diretoria da Fiscalização do BC, teve apenas um voto contra a sua indicação.

Aprovados pela CAE, as indicações agora seguem para o Congresso e precisam do aval dos 81 senadores.

Selic

Ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Galípolo foi indicado por Fernando Haddad em maio ao BC com a missão de integrar governo e o Banco Central.

“Nós estamos nos reunindo permanentemente com as equipes do Banco Central. E eu entendo que esse movimento vai fortalecer ainda mais a aproximação nessa direção, de buscar a convergência da política econômica, para oferecer ao país as condições de crescer com inflação baixa”, afirmou Haddad, na época.

Uma das principais frustrações do governo em relação à gestão de Roberto Campos Neto no BC é a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% desde o ano passado.

Perfis

Ex-presidente do Banco Fator, consultor financeiro e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Galípolo participou como comentarista de Economia para a TV GGN, com Luis Nassif, no Youtube.

Com Galípolo na Diretoria de Política Monetária, a expectativa do jornalista Luís Nassif é aceleração do processo de conquista da maioria do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela definição da Selic.

O economista também o amplo conhecimento do mercado de PPPs (Parcerias Público Privadas) e de parcerias entre crédito público e fundos de investimento.

Ailton Santos será o primeiro negro a oocupar uma diretoria do Banco Central desde 1964. Atua como audditor chefe na instituição há 25 anos, é formado em Ciências Contábeis e Direito e tem especializações em direito público, engenharia econômica de negócios e contabilidade internacional.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador