Mantega diz que inflação tende a sair de pauta

Do G1

Inflação vai ‘sair de pauta’ porque vai para patamar menor, diz Mantega

Segundo ministro, os preços dos ‘alimentos todos estão caindo’. Em doze meses até abril, IPCA teve alta de 6,49%, segundo IBGE.

Alexandro Martello

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (5) que a inflação é um assunto que tende a “sair de pauta”, em uma referência ao noticiário econômico dominado por esta questão nas últimas semanas, uma vez que ela “caminha para patamares cada vez menores”.

“A alta dos juros é para o combate à inflação e sobretudo, para as expectativas [dos formadores de preços]. Para não incentivar aumentos indevidos de preços”, declarou ele, sobre a elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica da economia brasileira, para 8% ao ano, realizada na semana passada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Ele declarou ainda que, com o início da safra deste ano, os preços dos alimentos já começaram a recuar. “Os preços dos alimentos todos estão caindo. A safra começou. Então, daqui para frente a inflação será cada vez menor”, afirmou o ministro.

Comportamento da inflação
Em abril, o IPCA somou 0,55% e, no acumulado do ano, ficou em 2,50%, acima dos 1,87% relativos a igual período de 2012. No acumulado em 12 meses até abril deste ano, o IPCA teve alta de 6,49% e, assim, ficou no limite do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 6,5%.

Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, a meta central de inflação, medida pelo IPCA, é de 4,5% para 2013 e 2014, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, a inflação pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

O atingimento da meta é buscado pelo BC, por meio da fixação dos juros básicos da economia brasileira. Ao subir os juros, o BC atua para controlar a inflação e, ao baixá-los, julga, teoricamente, que a inflação está compatível com a meta.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador