O risco de crise no Brasil, segundo o FT

Do Estadão.com.br

‘Financial Times’ aponta risco de Brasil ir ‘do boom à crise’

4 de julho de 2011 | 17h01

Sílvio Guedes Crespo

Atualizado às 18h09

financial_times_04072011.jpg
Reprodução de parte da página inicial do site do ‘FT’ às 17h (de Brasília)

“Tudo boom?”, pergunta o “Financial Times”, no alto da página inicial de seu site nesta segunda-feira, 4. O trocadilho abre uma análise intitulada “Os riscos de Brasil cair do ‘boom’ para a crise” (em tradução livre), assinada por Paul Marshall, diretor de investimentos da Marshall Wace, e Amit Rajpal, gerente da MW Global Financials Funds.

O texto diz que o endividamento dos brasileiros está em um nível “astronômico e em alta”. Nessa situação, o aumento das taxas de juros pode levar os devedores a não conseguirem honrar seus compromissos. Curiosamente, no mesmo dia o Ministério da Fazenda do Brasil anunciou que o endividamento geral caiu, mas as famílias estão usando uma parte maior do seu orçamento para pagar dívidas (saiba mais).

O artigo cita alguns indicadores que mostram a questão do endividamento no País:

– A taxa de juros paga pelos consumidores subiu de 41% ao ano em 2010 para 47% ao ano em maio de 2011;

– 50% da renda da classe média é usada para pagar dívidas;

– a inadimplência (atraso de mais de 15 dias no pagamento) subiu de 7,8% em dezembro do ano passado para 9,1% em maio último;

– a poupança do País, soma de recursos que consumidores, empresas e governo poupam, estava em 17% em 2010; a média dos mercados emergentes é de 32%.

Para crescer em todo o seu potencial, diz o “FT”, o Brasil precisaria ter uma taxa de poupança que lhe permitisse investir de modo a evitar os gargalos da produção. Do contrário, o crescimento econômico tende a gerar gargalos e, consequentemente, inflação. No combate ao aumento de preços, a elevação das taxas de juros é um dos instrumentos, mas essa ação seria um problema para os endividados.

Para os autores do artigo, até o final deste ano a economia vai dizer se quem está certo são os mais otimistas ou os mais cautelosos.

Os autores da análise já haviam publicado um artigo em fevereiro, alertando para a combinação entre taxas de juros e endividamento. Agora, eles acreditam que a situação se deteriorou mais.

Outro autor, o venezuelano Moisés Naim, escrevera no mesmo “Financial Times” que havia um “risco de bolha” no Brasil.

http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/07/04/%E2%80%98financial-times%E2%80%99-aponta-risco-de-brasil-ir-do-boom-a-falencia/

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador