Painel internacional

Produção industrial da eurozona recua

The Wall Street Journal

Em junho, a produção industrial nos 16 países que usam o euro inverteu o ganho obtido no mês anterior, sublinhando os receios de que a recuperação da recessão será um processo lento e doloroso. De acordo com números divulgados na quarta-feira pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a produção industrial diminuiu 0,6% entre maio e junho, e caiu de 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Essa foi a menor queda na comparação anual desde fevereiro. Os economistas dizem que mais declínios mensais podem acontecer, com algumas empresas provavelmente continuando o movimento de desestocagem.

Clique aqui


Lucro semestral da Nestlé cai 3%

A Nestlé, maior fabricante mundial de alimentos, informou nesta quarta-feira uma queda de 3% no lucro líquido do primeiro semestre, não superou as estimativas de vendas e freou suas projeções de vendas para o ano. O lucro líquido do fabricante das barras de chocolate KitKat e do café solúvel Nescafé caiu para 5,07 bilhões de francos (US$ 4,68 bilhões) nos primeiros seis meses até 30 de junho, ante 5,21 bilhões de francos no mesmo período do ano anterior. Os resultados do trimestre foram afetados pelo desempenho da fabricante de artigos óticos Alcon, em que a Nestlé detém 52% de participação, tendo uma maior fatia do lucro.

Clique aqui


Recuperação do Reino Unido ainda é incerta

The Wall Street Journal

O ritmo e intensidade de recuperação do Reino Unido permanecem altamente incertos, afirmou o Banco da Inglaterra nesta quarta-feira, enquanto não exclui a possibilidade de novas políticas de estímulo. No relatório trimestral de inflação, os formuladores de políticas disseram que, se as expectativas do mercado de aumento gradual das taxas de juro a partir de 2010 forem preenchidas, “a inflação terá, mais do que antes, grande probabilidade de ficar abaixo da meta em médio prazo”. No entanto, os decisores afirmaram que há “riscos significativos” para a inflação nos dois sentidos (alta ou baixa). O mercado espera que as taxas de juros comecem a aumentar a partir do primeiro trimestre de 2010, atingindo cerca de 3,25% até meados de 2011.

Clique aqui


Preços têm queda recorde no Japão

BBC NEWS

Os preços no atacado japonês tiveram queda recorde de 8,5% em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, destacando a crescente pressão deflacionista na economia. A fraca demanda durante a desaceleração e a queda do preço do petróleo exerceram pressão de baixa sobre os preços. Na terça-feira, o Banco do Japão manteve as taxas de juro em 0,1%, para tentar aumentar a procura dos consumidores. Os números revisados também mostraram que a produção industrial subiu 2,3% em junho, face aos 2,4% da estimativa inicial.

Clique aqui


China abranda acusações de espionagem

New York Times

A China deteve formalmente um cidadão australiano e três outros funcionários da gigante mineradora anglo-australiana Rio Tinto na tarde de terça-feira, por suspeita de corrupção e violação de segredos comerciais em um caso que balançou a siderurgia mundial e causou um incidente diplomático. No inquérito governamental, noticiado pela agência oficial de notícias Xinhua, a China aparentemente retirou as acusações mais graves de espionagem ou violação das leis do país para segredos de Estado que Pequim havia alegado anteriormente, e que tinham recentemente desgastado as relações entre China e Austrália.

Clique aqui


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador