Perspectiva de Tombini sobre o crescimento brasileiro

Do Estadão

Brasil pode ter crescimento ‘ainda mais robusto’, diz Tombini 

REUTERS

SÃO PAULO – O Brasil tem apresentado crescimento econômico sustentável e as perspectivas para o país são muito boas, disse na quarta-feira o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Participando de evento em São Paulo, Tombini afirmou que o país reúne atualmente condições favoráveis, inclusive quando comparadas a outras economias importantes.

“Além de inúmeras oportunidades de investimento, principalmente na área de infraestrutura, ainda temos o potencial de ampliar nossa produção de commodities agrícolas, minerais e energéticas”.

“Enfim … é possível obtermos um crescimento econômico ainda mais robusto do que o observado nos últimos anos”, acrescentou ele.

Tombini classificou o atual cenário econômico mundial como “complexo”, citando fraqueza de indicadores nos Estados Unidos, crise de dívida na Europa e tensões geopolíticas na África e Oriente Médio.

“Por isso é preciso avaliar os próximos indicadores, as próximas ações no âmbito de sua política econômica para melhor prognosticar as variáveis do nosso país”, disse.

Ele ressaltou que o BC continuará tomando todas as medidas para manter a inflação baixa, e que isso é algo demandado pela população.

“A nossa sociedade demanda inflação baixa e o Banco Central tem o compromisso de manter a inflação em patamar baixo”, afirmou. “Essa combinação, sem dúvida, representa um dos principais pilares do sucesso da economia brasileira nos últimos anos.”

Para Tombini, o crescimento econômico sustentável do Brasil associado à geração de emprego e ao aumento da renda do trabalhador colocaram o país no “mais elevado nível de bem-estar das últimas décadas”.

“E o que é mais importante, as perspectivas para o nosso país são muito boas à frente”, disse.

(Reportagem de José de Castro) 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador