Previsão de congelamento dos preços do petróleo

Do OJE

Agência de Energia acredita num congelamento dos preços do petróleo

A Agência Internacional de Energia (AIE) manteve hoje quase inalterada a previsão de procura de petróleo para 2012, acreditando que haverá um congelamento dos preços e excluindo o cenário de um novo aumento que atinja o pico de março.

Apesar da crise económica, a Agência de Energia prevê uma aceleração do crescimento da procura em 2013, com aumento de um milhão de barris por dia, mesmo que a recuperação económica “moderada” deva ser menor do que o esperado no próximo ano.

No seu relatório mensal, a AIE espera que a procura em 2012 atinja os 89.900 milhões de barris diários, um pouco abaixo dos 15.000 barris por dia em relação à sua última estimativa, sendo que, para 2013, a previsão é de 90.900 milhões de barris por dia.

Embora reconhecendo que “os fundamentais dos mercados estão claramente distendidos desde o início do ano”, a agência acredita que “os riscos de oferta são suscetíveis de provocar, pelo menos, uma estabilidade dos preços em 2012”, apesar do acentuado declínio da cotação do petróleo observado nos últimos três meses.

A agência não identifica riscos específicos para os próximos meses, mas diz que as tensões em torno do Irão contribuíram no passado para manter os preços altos.

A revisão em baixa das previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial (3,3% este ano e 3,8% em 2013 contra 3,5% e 4,1% anteriormente) resultou numa menor previsão global da procura de petróleo.

Apesar destas perspetivas económicas degradadas, “o potencial latente dos mercados emergentes e os riscos de surpresas desagradáveis, mantidos do lado da oferta, pode manter os preços persistentemente elevados em termos absolutos”, diz a AIE.

Para 2013, A AIE sublinha um aumento previsto de um milhão de barris diários em 2013, “é certamente maior do que a de 2011 e 2012”, mas continua a ser “bem abaixo a tendência pré-crise”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador