Vendas no varejo brasileiro sobem 0,4% em janeiro

Jornal GGN – As vendas no varejo avançaram 6,2% no mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2013, o que significou uma alta de 0,4% sobre dezembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a expectativa era de avanço de 4,60% na mediana de 27 projeções, que foram de 1,80 a 7,20 por cento.
 
Seis das oito atividades pesquisadas no varejo restrito subiram na comparação mensal. Os destaques ficaram para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,2%).
 
A receita nominal do varejo, por sua vez, registrou alta de 0,90% em janeiro sobre dezembro e avanço de 12,5% sobre um ano antes. E o volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou alta de 2,1% na comparação mensal – veículos, motos, partes e peças com avanço de 1,9%. 
 
Apesar da aparente recuperação do início do ano, o comércio brasileiro tem sofrido em meio à inflação, juros elevados e, naturalmente, a confiança dos consumidores. Em janeiro e em fevereiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança recuou, fechando o mês passado no menor nível desde 2009.
 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador