Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A turma lá de casa quer ouvir Canuto

Deocleciano da Silva Paranhos(CANUTO) – Compositor. Cantor. Instrumentista. Morou no morro do Salgueiro e foi lutador de boxe. Trabalhou como lustrador de móveis.Frequentou importantes meios musicais como o Ponto Cém Réis em Vila Isabel onde conviveu com Noel Rosa. Braguinha e outros. Com data de nascimento desconhecida, morreu no Rio de Janeiro em 1932.

Embora de discreta popularidade, atuou ativamente nos anos 1910 e 1920. Um de seus maiores sucessos foi o samba “Vou à Penha rasgado”, interpretado na Festa da Penha na década de 1920. Em 1927, teve a canção “Canção antiga” gravada por Francisco Alves na Odeon. Em 1929, tocou tamborim na gravação do samba “Na pavuna”, de Almirante e Homero Dornelas feita por Almirante e o Bando de Tangarás, a primeira em que se utilizou instrumentos de percussão em gravações.

Em 1930, seu samba “Não quero amor nem carinho” foi gravado na Parlophon por João Gabriel de Faria. Em 1931, os sambas “Tu juraste…eu jurei” e “Vou à Penha rasgado”, parcerias com Braguinha foram gravados na Parlophon pelo Bando de Tangarás com vocais de João de Barro, o Braguinha. Nesse ano, gravou os sambas “Não quero” e “O amor é um buraco”, de sua autoria. No mesmo ano, gravou os sambas “Eu agora fiquei mal”, de Noel Rosa e Antenor Gargalhada e “Esquecer e perdoar”, de sua autoria e Noel Rosa. Teve ainda o samba “Já não posso mais”, com Almirante, Puruca e Noel Rosa gravado pelo Bando de Tangarás com vocal de Almirante. Em 1932, gravou na Columbia o samba “Não julgues que é dor”, de sua autoria e Elói do Amparo.

http://www.dicionariompb.com.br/canuto/biografia

 

Como se vê, poucas informações temos de Canuto, não se sabendo sequer local e data de seu nascimento. Também não encontrei sua foto, por mais que procurasse. O Barão do Pandeiro afirmou-me não existir.

Apesar dessas dificuldades, trago aqui vários importantes intérpretes da época cantando suas composições. Trago ainda, em primeiro lugar, o próprio CANUTO interpretando EU AGORA FIQUEI MAL, do lendário Antenor Gargalhada e Noel Rosa. Trago-o, ainda, interpretando dele mesmo e Noel Rosa, ESQUECER E PERDOAR.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu agora fiquei bem

    Boa tarde, Luciano!

    Mais que beleza de musica você nos traz hoje! Eu não conhecia Canuto, mas ja gostei dos sambas e da descrição do moço. Pena mesmo não ter mais registro sobre ele, fotos…. Gostei de tudo, a do Assobio achei bem bacana, afinadinho. Outra época sim. Deu vontade de ir arrastar o pé num daqueles antigos e bons bailes de salão!

    Eita, e o carnaval ai em su casa, é festado como ?

    1. Amiga Maria Luisa!

      Fortaleza é excelente no período que antecede o carnaval. Blocos, batucadas, charangas e otras cositas más em todos os bairros de Fortaleza, aos sábados. Carnaval mesmo é muito calmo. Bom para praia e descanso. O pessoal daqui vai passar o carnaval nas praias e cidades do interior. Eu, que não sou besta nem nada, vou pra Recife… Adoro frevo!

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=7y5MTHL98HI%5D

  2. Prazer em conhecê-lo!

    Amigo Luciano,

    Sua postagem motivou-me a procurar saber mais sobre o Canuto. Confesso que não conhecia. Existe realmente uma escassez de informações sobre o artista. Mas ele é citado em algumas páginas do livro “Noel Rosa – Uma Biografia”, de João Máximo e Carlos Didier.

    “Canuto não vai viver muito. Morrerá a 27 de novembro de 1932, antes de chegar aos trinta e com um punhado de sambas por fazer.

    – Se tivesse durado um pouco mais – admitiria Noel Rosa aos amigos no Ponto de 100 Réis – ia ser o melhor de todos nós”. (página 197).

    Abraços.

    “Já não posso mais” (Noel Rosa / Canuto / Puruca  / Almirante) # Almirante e Bando de Tangarás. Disco Parlophon (13.363A), 1931.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=ijMb0yf8_1g%5D

     

     

    1. Amiga Laura!

      Canuto, nascido Deocleciano da Silva Paranhos, merece ser relembrado e revigorado, por seus grandes méritos.

      Você, como sempre, dando força. Eu tinha esse arquivo, porém, como estava deslocado no NOEL PELA PRIMEIRA VEZ, não o havia notado. Como a descrição do vídeo deixa muito a desejar, uma vez que não cita o Almirante como o solista nem os outros compositores, resolvi editá-lo.

      Abraço fraterno do luciano

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=KdJRE7MFL5c%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador