Crescimento da economia norte-americana desacelera

Da Folha

Fed aponta ‘desaceleração’ da economia dos EUA

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) deu uma perspectiva pouco animadora sobre a economia norte-americana nesta quarta-feira, dizendo que o crescimento do país desacelerou. O banco central decidiu manter as taxas de juros baixas, mas não anunciou novas medidas de estímulo.

“A atividade econômica desacelerou um pouco durante a primeira metade do ano”, disse o Fed ao término de uma reunião de política monetária de dois dias. As taxas de referência se manterão entre 0 e 0,25% até o final de 2014 e o programa de recompra de bônus continuará.

Após os anúncios da reunião, Wall Street, que já vinha antecipando a falta de medidas do Fed, passou a recuar ligeiramente e fechou o dia com leves quedas, com o Dow Jones perdendo 0,25% e o Nasdaq recuando 0,66%.

O euro também apresentou recuo na sessão, operando a 1,2235 dólares às 18H45 GMT (15H45 de Brasília), contra 1,2272 antes dos comentários do Fed.

O Comitê de Política Monetária do Fed disse que espera que “o crescimento econômico permaneça moderado durante os próximos trimestres para depois avançar gradativamente”.

“A taxa de desemprego (de 8,2% atualmente) baixará lentamente”, disse.

DECEPÇÃO

O banco central norte-americano “decepcionou ao não anunciar nenhuma nova medida para estimular a economia”, afirmou Chris Low, economista da FTN Financial.

O organismo não anunciou novas ações para estimular a economia, mas manteve as taxas de juros próximas de zero até o final de 2014 e se manifestou disposto a atuar.

Os níveis atuais das taxas de juros têm sido mantidos desde dezembro de 2008, como forma de estimular a recuperação através do estímulo ao investimento e ao consumo.

O comitê se mostrou também disposto a adotar novas medidas “caso seja preciso, para promover uma recuperação mais vigorosa e uma melhoria sustentada nas condições do mercado de trabalho em um contexto de estabilidade de preços”.

O presidente do Fed, Ben Bernanke, e seus colegas, preferiram esperar e ver se a recente queda do ritmo da recuperação foi um tropeço ou pelo contrário, marca uma tendência, antes de adotar novas decisões.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador