Macartismo à brasileira, caça ao Lula e consórcio Imprensa-PF-MP

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Por Davis Sena Filho
 
Do blog Palavra Livre
 
Considero muito interessante e irremediavelmente hipócrita e seletiva a atuação da Polícia Federal, no caso do Lulinha — o filho do Lula. Também fico a me perguntar, quase que circunspecto, porém, nada surpreso, sobre o porquê de o filho do Lula virar alvo de uma PF que se recusa a ser republicana, faz política porque se partidarizou, e, consequentemente, vaza documentos sigilosos à imprensa dos coronéis midiáticos, antes mesmo de os advogados dos acusados serem informados do que se trata, porque não tem em mãos as informações que a imprensa alienígena teve acesso e as joga no ventilador à espera de confundir a sociedade e beneficiar seus aliados do PSDB, que esperam eleger o presidente da República em 2018.
 
Trata-se de crimes em pleno Estado de Direito e ninguém diz e faz nada, o que leva a jovem democracia brasileira ser sombreada por setores antidemocráticos e de perfis macartistas. Outra questão para a qual chamo também a atenção dos leitores, e por isto a ressalto, é o caso armado para jogar o nome do Lulinha na lama, origem de onde saíram muitos de seus acusadores, porque as acusações contra ele, na verdade, são até este momento ilações levianas, maledicentes e superdimensionadas pela imprensa antinacionalista, que, sabedora do envolvimento de empresas gigantes e de grande capital no escândalo Zelotes, opta por creditar crimes ao filho de Lula, a contar, para isso, com as ações realizadas pela PF dignas dos holofotes de um circo.
 
É inacreditável, inaceitável ao tempo que um absurdo sem tamanho, porque de caráter surreal, a pantomima política do consórcio Imprensa-PF-MP, que nitidamente tem o objetivo de desviar as atenções dos brasileiros quanto aos malfeitos praticados por bilionários que constam na lista da Operação Zelotes, que desfalcaram em bilhões o povo deste País. Empresas, a maioria da iniciativa privada, o que demonstra, sem sombra de dúvida, que o empresariado brasileiro, com a cumplicidade de estrangeiros, assaltam os cofres públicos, além de deixarem muito claro que são destituídos de quaisquer compromissos com o povo brasileiro e com o desenvolvimento da Nação.
 
A resumir para se compreender: são os inquilinos da casa grande, que controlam os partidos de direita, como o PSDB, a imprensa e as mídias cruzadas, bem como o capital financeiro, as indústrias, o comércio e as terras, que chamam o Governo Trabalhista, a Dilma Rousseff, o Lula, o PT, a CUT, os Movimentos Sem Terra e Sem Teto, os sindicatos, os pobres, os negros, os índios, os homossexuais e tudo o que é de origem popular ou os movimentos que lutam por espaço para serem reconhecidos, de ladrões, incompetentes, comunistas, corruptos, burros e, portanto, merecedores de morrer ou serem impedidos de conquistar a ascensão social.
 
Contudo, como se percebe, quem são os autores da corrupção e da roubalheira neste país são os ricos, os privilegiados, os beneficiados, os patrimonialistas e os que tem muito dinheiro para pagar propinas e financiar a corrupção. E quem tem dinheiro para fazer deste País “um mar de lama” (termo historicamente muito apreciado pela direita golpista e corrupta) são os empresários e os políticos ligados a eles e que até há pouco tempo queriam, na maior cara de pau, manter intacto o financiamento privado e empresarial de campanhas políticas. E ainda se dão o direito de cometer moralismos baratos sem ter moral. O problema é que essa gente considera que todo mundo é idiota. Entretanto, não é bem assim… Não é mesmo?
 
O exemplo da patifaria e corrupção, de acordo com a lista da Zelotes, está a ser dado pelos Banco Santander, Bradesco, Ford, Gerdau, Boston, Safra, RBS, Huawei, MMC-Mitsubishi, Copesul, Liderprime, Marcopolo e o Banco Brascan, dentre dezenas de outras empresas citadas e investigadas. Como se vê, roubalheira de banqueiros não falta. Aliás, é uma grandeza. Mas, o culpado e alvo de manchetes tendenciosas e estritamente políticas é o Lulinha – o filho de Lula.
 
Para explicar melhor: as empresas e seus donos indicam conselheiros, geralmente advogados, para o Carf. Os conselheiros, juntamente com seus colegas que são servidores de carreira oriundos do Ministério da Fazenda e de outros órgãos, evidentemente que vão tratar de defender os interesses de seus patrões, os empresários, que pagam propinas e, obviamente, evitarão que os ricaços paguem multas devidas ao Governo, ou seja, ao contribuinte. Todavia, o culpado é o Lulinha, que tem uma empresa, que, na verdade, é ligada a questões do futebol americano.
 
Lulinha fez lobby. Só que é um lobby peculiar, raro e excêntrico, porque se trata de um tráfico de influência com cinco anos de atraso. Explica-se, com a seguinte nota à imprensa familiar escrita pelos os advogados do filho do Lula. Leia abaixo:
 
“A busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na data de hoje (26/10), dirigida à Touchdown Promoção de Eventos Esportivos Ltda., revela-se despropositada na medida em que essa empresa não tem qualquer relação com o objeto da investigação da chamada “Operação Zelotes”.
 
A Touchdown organiza o campeonato brasileiro de futebol americano — torneio que reúne 16 times, incluindo Corinthians, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Santos e Portuguesa —, atividade lícita e fora do âmbito da referida Operação. No caso da LFT Marketing Esportivo, que se viu indevidamente associada à edição da MP 471 – alvo da Operação Zelotes -, a simples observação da data da constituição da empresa é o que basta afastá-la de qualquer envolvimento com as suspeitas levantadas.
 
A citada MP foi editada em 2009 e a LFT constituída em 2011 — dois anos depois. A prestação de serviços da LFT para a Marcondes & Maltone ocorreu entre 2014 e 2015 – mais de 5 anos depois da referida MP e está restrita à atuação no âmbito de marketing esportivo.
 
Dessa prestação resultaram 04 projetos e relatórios que estão de acordo com o objeto da contratação e foram devidamente entregues à contratante. O valor recebido está contabilizado e todos os impostos recolhidos e à disposição das autoridades.
 
Assim que tomaram conhecimento da busca e apreensão os advogados da Touchdown e da LFT pediram à Justiça e à Polícia Federal acesso a todo o material usado para justificar a medida, não tendo sido atendidos até o momento. Tal situação impede que a defesa possa exercer o contraditório e tomar outras medidas cabíveis”.
 
Contudo, Lulinha é taxado de ladrão, porque é assim que ele é tratado na imprensa macartista, assim como nas redes sociais por coxinhas ferozes e despolitizados, mas instintivamente elitistas e preconceituosos, que exasperam suas almas violentas em forma de preconceito de classe, porque, no fundo de seus (maus) sentimentos e pensamentos, não toleram e não se conformam com a ascensão social dos pobres.
 
Nada é pior para um coxinha ver negros e pobres nas universidades federais, nos shoppings, nos eventos e nos aeroportos, que eles frequentam. Nada é pior para um coxinha da classe média tradicional e de origem universitária, mas analfabeto político e desconhecedor da história, ver a empregada, o porteiro, o zelador, o gari, o servente, o jardineiro, o garçom, o cozinheiro, o balconista, o atendente, o eletricista, a manicure, o vendedor, o mecânico, o bombeiro hidráulico, o soldado da PM, ou seja, aqueles que a sociedade burguesa e nostálgica da escravidão convencionou chamar de serviçais.
 
Sim senhor, a pequena burguesia é o aço no lombo dos pobres e, por sua vez, os despreza profundamente… A pequena burguesia representa o ódio e o inconformismo de não ser rica. Por isto a reação de essência patológica dessa classe social extremamente reacionária e conservadora. Enquanto a plutocracia, a verdadeira responsável pelos conflitos sociais no mundo deita e rola em berço esplêndido, porque tem a classe média como sua bucha de canhão, no que diz respeito ao combate contra as esquerdas, os trabalhistas e os políticos progressistas.
 
A casa grande trabalha nos bastidores do poder para dar o golpe e concretizar seus interesses hegemônicos, que visam estritamente a primazia. A classe média a repercute e sai às ruas a vestir, ridiculamente, a camisa da Seleção Brasileira, time que ela passou a odiar depois da Copa do Mundo, como odeia a tudo e a todos que possam lembrá-la que ela é brasileira, apesar de ser colonizada e ser portadora, digo mais uma vez, de um inenarrável e incomensurável complexo de vira-lata.
 
Encerro os comentários, para logo complementá-los: muito antes de qualquer questão política a direita brasileira e quem vota nela quer impedir que haja no Brasil a igualdade de oportunidades e a democratização do Estado nacional, porque o poder público controlado pelas classes dominantes continuará a servir, de forma patrimonialista, a burguesia brasileira, que enriqueceu sob as asas do Estado. Ponto.
 
Agora vamos à pergunta super teimosa, que se recusa a calar: “Leitor, você não considera estranho que nos dias que o filho do presidente do TCU, Tiago Cedraz, e a filha do presidente da Câmara, Danielle Ditz, cujos pais são aliados da oposição contra o Governo, são acusados de cometer malfeitos, com provas, conforme afirma a PGR, e de repente aparecer a PF dos delegados aecistas a fazer piruetas na empresa do Lulinha, e no caso Zelotes? Não é estranho?
 
Vale ressaltar que Danielle, de acordo com as investigações, tem cartão vinculado à conta na Suíça de seu pai, deputado Eduardo Cunha, bem como o Tiago, filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, tornou-se advogado dos interesses de 182 clientes que tinham processos a resolver no Tribunal, que não cassa ninguém, porque é apenas um órgão de apoio à Câmara dos Deputados.
 
Além disso, relembro os casos da filha do senador José Serra (PSDB) e do filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) — o Neoliberal I ou o Príncipe da Privataria —, aquele que vendeu 125 estatais, que ele e os seus não criaram, porque quem industrializou o Brasil foi o grande estadista Getúlio Dornelles Vargas. Um presidente trabalhista, por sinal. 
 
Todavia, volto ao assunto: a filha do Serra, Verônica Serra, foi acusada de realizar negócios milionários com o bilionário Jorge Paulo Lemann. Verônica atuava como se fosse uma ponte dos negócios privados junto ao Estado. A moça anteriormente trabalhava na revista Exame, da Editora Abril e da famiglia Civita. Logo depois, ela ganhou uma bolsa de Lemann para estudar em Harvard,e, com efeito, tornou-se sócia do empresário, cuja sociedade celebrou a concretização de negócios vultosos.
 
Já Fernando Henrique é pai de Paulo Henrique. O pimpolho do político tucano foi acusado de ser testa de ferro do grupo estadunidense The Walt Disney Company. O Ministério das Comunicações ficou a seguir as atividades da companhia estadunidense. Segundo notícias da imprensa seletiva e que pensa que todo mundo é idiota, além das investigações do Governo, o esquema demandava indícios que por meio de ações ilegais a empresa controla a Rádio Itapema FM, de São Paulo, também conhecida como Rádio Disney.
 
Emissoras de televisão e rádio e empresas jornalísticas não podem ter como sócias empresas estrangeiras com capital acima de 30%. É lei. Para enganar a lei, noticiou-se que Paulo Henrique Cardoso, filho de ex-presidente tucano, apresenta-se como sócio majoritário da Rádio Holding Participações Ltda, que tem 71% das ações da Rádio Itapema. O restante pertence à Disney.
 
Dando os trâmites por findos, quero afirmar que o processo draconiano, vampiresco e covarde de imolação do Lulinha, sem ao menos ele ser ouvido e se defender é a praxis no Brasil e dos magnatas bilionários sonegadores de impostos. É inaceitável porque injusto a malhação e a desconstrução da imagem alheia. A imprensa do sistema de capitais deste País se tornou há muito tempo uma máquina moedora de reputações.
 
Enquanto essa gente sem escrúpulo ataca, agride e insulta, por exemplo, o filho de lula de desonesto e ladrão, “esquece”, cinicamente, seletivamente e hipocritamente, dos filhos de seus aliados, FHC, José Serra, Aroldo Cedraz e Eduardo Cunha. É como se todo mundo no Brasil fosse idiota e somente os bate-paus da imprensa comercial e privada (privada nos dois sentidos, tá?!) fossem espertos, inteligentes e descolados. Durma-se com um barulho desses. A imprensa da casa grande é ridícula, mas sua perversidade e vocação para o crime, não. Vamos ver como acabarão os pimpolhos em relação ao macartismo à brasileira. Mega empresas prejudicam seriamente o Brasil e o Lulinha que é o alvo. Durma-se com um barulho desse. É isso aí. 
 
Veja a lista das empresas que estão a ser investigadas pela Operação Zelotes:
 
Banco Santander – R$ 3,34 bilhões
Banco Santander 2 – R$ 3,34 bilhões
Bradesco – R$ 2,75 bilhões
Ford – R$ 1,78 bilhões
Gerdau – R$ 1,22 bilhões
Boston Negócios – R$ 841,26 milhões
Safra – R$ 767,56 milhões
Huawei – R$ 733,18 milhões
RBS – R$ 671,52 milhões
Camargo Correa – R$ 668,77 milhões
MMC-Mitsubishi – R$ 505,33 milhões
Carlos Alberto Mansur – R$ 436,84 milhões
Copesul – R$ 405,69 milhões
Liderprime – R$ 280,43 milhões
Avipal/Granoleo – R$ 272,28 milhões
Marcopolo – R$ 261,19 milhões
Banco Brascan – R$ 220,8 milhões
Pandurata – R$ 162,71 milhões
Coimex/MMC – R$ 131,45 milhões
Via Dragados – R$ 126,53 milhões
Cimento Penha – R$ 109,16 milhões
Newton Cardoso – R$ 106,93 milhões
Bank Boston banco múltiplo – R$ 106,51 milhões
Café Irmãos Júlio – R$ 67,99 milhões
Copersucar – R$ 62,1 milhões
Petrobras – R$ 53,21 milhões
JG Rodrigues – R$ 49,41 milhões
Evora – R$ 48,46 milhões
Boston Comercial e Participações – R$ 43,61 milhões
Boston Admin. e Empreendimentos – R$ 37,46 milhões
Firist – R$ 31,11 milhões
Vicinvest – R$ 22,41 milhões
James Marcos de Oliveira – R$ 16,58 milhões
Mário Augusto Frering – R$ 13,55 milhões
Embraer – R$ 12,07 milhões
Dispet – R$ 10,94 milhões
Partido Progressista – R$ 10,74 milhões
Viação Vale do Ribeira – R$ 10,63 milhões
Nardini Agroindustrial – R$ 9,64 milhões
Eldorado – R$ 9,36 milhões
Carmona – R$ 9,13 milhões
CF Prestadora de Serviços – R$ 9,09 milhões
Via Concessões – R$ 3,72 milhões
Leão e Leão – R$ 3,69 milhões
Copersucar 2 – R$ 2,63 milhões
Construtora Celi – R$ 2,35 milhões
Nicea Canário da Silva – R$ 1,89 milhão
Mundial – Zivi Cutelaria – Hércules – Eberle – Não Disponível
Banco UBS Pactual SA N/D
Bradesco Saúde N/D
BRF N/D
BRF Eleva N/D
Caenge N/D
Cerces N/D
Cervejaria Petrópolis N/D
CMT Engenharia N/D
Dama Participações N/D
Dascan N/D
Frigo  N/D
Hidroservice N/D
Holdenn N/D
Irmãos Júlio N/D
Kanebo Silk N/D
Light N/D
Mineração Rio Novo N/D
Nacional Gás butano N/D
Nova Empreendimentos N/D
Ometo N/D
Refrescos Bandeirantes N/D
Sudestefarma/Comprofar N/D
TIM N/D
Tov N/D
Urubupungá N/D
WEG N/D
 
Total – R$ 19,77 bilhões
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PF nova lona na praça

    Não vamos esquecer que a PF e MPF estão com as fétidas bundas sentados na investigação dos quase oito mil brasileiros com dinheiro sonegado no HSBC da Suíça.

  2. Até quando?

    Até guando vamos ficar à mercê dessa polícia federal?

     

    Do Conversa Afiada

    Quem é o delegado Reinaldo Sobrinho da Zelotes?

    publicado 29/10/2015

    O que ele fazia com os investigados?

     

    O delegado Reinaldo trabalhou com Richa e os delegados grampeadores

    O Conversa Afiada reproduz o item #37 do documento em que a Juíza Bernardes aceitou o jabuti para vasculhar a empresa do filho do Lula:

    DETERMINO que a autoridade policial providencie vista dos autos ao MPF (17.1) para que possa acompanhar as medidas ora deferidas e também (17.2) para que informe o juízo acerca das providências tomadas para esclarecer: (17.2.1) em que circunstâncias ocorreu a visita realizada por Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, Delegado de Polícia Federal que já atuou no Núcleo de Inteligência Policial, ao investigado FERNANDO CESAR DE MOREIRA MESQUITA; (17.2.2) o fato de
    ter sido encontrado, na residência do investigado ALEXANDRE PAES DOS SANTOS, Relatório de Inteligência Policial da Polícia Federal (fls. 541/545);

    A Juíza manda aí o Ministério Público Federal investigar o contato do delegado Reinaldo Sobrinho com investigado na casa de outro investigado.

    Como é que é que?

    Quem é o desatento delegado, que foi convocado para a força tarefa para investigar a Zelotes e que, em vez de vasculhar a Globo (RBS), vai atrás do auxiliar do Vanderlei Luxemburgo?

    E se mete com investigado na casa de investigado?

    Pra tratar de futebol americano?

    Comentar o Super Bowl?

    O desatento delegado foi o primeiro Secretário de Segurança do governador Richa, o patrono dos professores do Paraná.

    Depois foi sucedido por notável delegado da PF, aquele que corre de professor, o impoluto Franceschini.

    O delegado servia na Superintendência da PF do Paraná, onde a turma grampeia mictório de preso!

    Viva a PF republicana do zé da Justiça.

    De lá foi para a Zelotes.

    O desatento delegado Sobrinho aparece também numa gravação da turma do notável empresário Carlinhos Cachoeira.

    A Zelotes não encana empresário.

    Mas se prepara para prender o filho do Lula e destituir a Dilma.

    Com a notável contribuição do delegado Reinaldo Sobrinho.

    O que o MPF fará para cumprir essa determinação da Juíza?

    Provavelmente nada.

    O MPF se afogou nas águas turvas de Furnas!

    Veja os documentos:

    Atualmente o delegado Dobrinho está lotado na Superintendência da PF em Curitiba.

    Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho – De Abr/2010 a Fev/2011

    Reinaldo de Almeida Cesar é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na Policia Federal como delegado, em 1997 e está na ativa, posicionado na Classe Especial. Entre outras atividades, chefiou a Divisão de Cooperação Policial Internacional (Interpol) e foi instrutor de Policia Judiciária, na Academia da PF. Foi chefe da Assessoria Parlamentar da Policia Federal na gestão Agilio Monteiro Filho e atuou como porta-voz da Polícia Federal durante a gestão Armando Possa. Integrou o Gabinete de Crises da Presidência, no primeiro governo Lula e coordenou a missão de segurança prevista pela lei eleitoral, para o candidato do PSDB à presidência da República, nas eleições de 2006. Atuou como presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) de abril de 2010 até abril de 2012.

    Leia na Gazeta do Povo:

    Futuro secretário de segurança responde por desvio de verba

    E na Folha de Maringá:

    Revista Época insinua que Carlinhos Cachoeira indicou o secretário da Segurança do PR

     

  3. Insegurança

    A insegurança jurídica tomou conta do Brasil

    Acabou essa história de presunção de inocência, até que provem o contrário etc…

    Os cunhas da vida livres e os PT’s da vida condenados e masscarados pelo estado midiático de direito coxinha…

    Acabou, a próxima etapa vai ser o quê? 

  4. Não tem nada de

    Não tem nada de estranho.

    Essa bola está sendo cantada aqui há muito tempo já.

    O Governo foi deixando correr solto esses órgãos de Estado como se autonomos fossem.

    Agora, eles estão pautando investigações contra o próprio Governo que os abriga. É um absurdo. Usar a RF e outros órgãoes para investir contra parentes de autoridades quem sinais de riqueza exterior apresentam. Por que não usam a RF contra a CBF, por ex ?

    É uma palhaçada e dão ar de legalidade a isso tudo.

    Mas o Governo está colhendo o que plantou. E a coisa parece que fugiu do controle. Tudo pode acontecer.

  5. Gestapo

    O dispositivo midiático judicial age no sentido de restaurar a República dos Homens Bons e Probos da Casa Grande. Para isso, sob as barbas do suposto Ministro da Justiça, transforma a PF em Gestapo da Casa Grande. 

  6. Os quadrúpedes da mídia, nos

    Os quadrúpedes da mídia, nos últimos dias  vem. sistematicamente,  zurrando em nossos ouvidos, factóides “desvio-de- foco”, com claro propósito de nos ensurdecer para os malfeitos de seus patrões, que a “Operação Zelotes” ameaçava desnudar.

  7. O causo é claro como as águas

    O causo é claro como as águas limpas. Vejamos que não se passa um final de semana sem que alguma manchete anti-petista invada revistas e jornais, indo às televisões, sempre com a mesma puxada: “A PF fez busca não sei em quê; José Dirceu é considerado, pel domínio do Fato o maior criminoso do século; o mesmo Dirceu, coitado, não sai da mídia nem que a vaca tussa; e gasta-se dinheiro público muito para colocarem em aviões pessoas ligadas a Lava Jato – antes ligadas àquele julgamento incrível, quando o visível era Joaquinzinho; e tem Pizzolatto; e tem TCU e TSE contra Dilma,…

    O que não pode, de jeito nenhum, é a gente passar uma semana sem que os petistas estejam em evidência. E o Roda Morta aumenta o grau de maldade, seguindo a métrica do JN, e tantos outros.

    Queria que alguém voltasse no tempo e colocasse um testo aqui sobre as inumeráveis viagens feitas pela oposição, que em nada resultaram. Por exemplo: o caso daquela cubana, aconchegada pelos tucanos e Agripinos; ou de uma mulher que a imprensa quase consegue separar Lula da esposa, e, assim, por diante. 

    Lulinha já foi até dono da Friboy. Esqueceram de falar isso?

    O Governo é democrático, sem dúvida, mas, a depender de Bolsonaro e semelhantes, há uma ditadura servível apenas para os petistas. Não foi na ditadura que advogado e penico eram a mesma coisa? Pois assim prossegue a lei da ditadura, mesmo na democracia, desde que o advogado tente defender um petista. 

    Ao fim e ao cabo, o desejo imenso desse imbecis é o de atingir Lula em cheio. Se não puderam fazê-lo até agora, que façam contra seus filhos. Mas, a luta continua, e ninguém pode dizer que Lula está salvo das algemas. 

  8. Mas quando vaza contra os

    Mas quando vaza contra os adversários, aí não são postados artigos reclamando da mídia,  da polícia dita partidarizada…

    A receita é a fazenda abriram procedimentos contra as empresas do filho do Lula,  o governo foi tomado pela oposição? 

     

    1. E voce acha mesmo que todos

      E voce acha mesmo que todos os funcionários da receita e da fazenda foram nomeados por Governos do PT ?

      Haja inteligencia hein…

  9. O PT (específicamente o Lula)

    O PT (específicamente o Lula) possui enorme prestígio entre intelectuais no mundo inteiro, mas infelizmente ainda não surgiu grandes cineastas para produzirem um documentário denunciando mais esta excrescência promovida pelo consórcio máfio-midiático e judicial .

    Cadê o Silvio Tendler, Jorge Furtado, Barretão, Oliver Stone, Michael Moore etc…para produzirem um longo documentário com depoimentos de grandes jornalistas brasileiros (Nassif, PHA, Azenha…) e políticos brasileiros (Leonel Brizola Neto, Roberto Requião, José Dirceu, e o próprio Lula) sobre as grandes fraudes jornalísticas e conspirações lideradas pelos barões do PIG  ?

    Este documentário deveria ser legendado em inglês, francês e espanhol e lançado mundialmente, e em grande estilo pelo próprio Lula  .

    1. Concordo que seria ótimo, mas

      Concordo que seria ótimo, mas esse filme não chegaria às redes de TV que dominam o imaginário popular e alimentam de veneno a internet e as redes ditas sociais. O grande problema é que os governos de Lula e Dilma acreditaram ingenuamente que o sistema, tornado conluio, de grande mídia-aparatos estatais-oligarquias-oposição política aceitaria regras democráticas e republicanas.

      1. Oi, Jair, não passaria na

        Oi, Jair, não passaria na porca mídia brasileira, mas com o lançamento mundial realizado pelo próprio Lula, a mídia internacional e a web se encarregaríam de escrachar os mafiosos que conspiram contra o Brasil desde a década de 40 .

         

         

        Abração !!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

  10. O judiciário sempre foi o

    O judiciário sempre foi o poder mais corrupto, retrógado, conservador, nepotista, aristocrático e hermético da república. Mais do que a imprensa partidária, o judiciário é hoje o principal responsável por esse clima de intolerância que se espraia pelo país inteiro, ao abdicar de sua função primordial de fazer justiça, nos juizados de primeira instância e de aplicar o direito a quem possui, nas cortes superiores.

    Se o STF tivesse aplicado a constituição no caso mais emblemático que deu início a esse clima de beligerência que hoje impera, falo da ação penal 470, que impede qualquer conversa civilizada se envolver política, mesmo que tal conversa seja com familiares e entes queridos, invariavelmente terminando em agresões verbais e por vezes físicas, não raro chegando as vias de fatos, como aconteceu comigo no fim de semana passado, em uma mesa de bar, com primos queridos que tem como verdadeira a narrativa midiática de que o PT é o partido mais corrupto e inaugurou no Brasil a corrupção sistêmica, não excluindo nem a presidenta Dilma, mulher sabidamente honesta e contra a qual não há nenhuma acusação, senão ódio em estado puro, instilado em seus corações e mentes pela campanha incessante que a mídia faz, confirmada pelo judiciário, havendo ou não provas que incriminem os alvos expostos, mandando prender pessoas denunciadas em delações premiadas, investigar com base em matérias de jornais, expedindo mandatos de buscas e apreensões, quebrando sigilos a torto e a direita, sem que tenham indícios consistentes que justifiquem tais medidas extremas, como acontecem nos dias que correm, sempre em direção a um partido político e a seus integrantes;

    se o STF, quando a oportunidade apareceu, durante o julgamento da ação penal 470, tivesse dado o exemplo claro de julgar segundo a constituição e a jurisprudência consolidada, estabelecendo um marco civilizatório, num caso emblemático em que tantos foram condenados sem provas, com ministros pronunciando voto vomitando ódio e aos berros vociferando que determinado partido era uma organização criminosa, ao vivo e em cores, outro dizendo que não tinha provas mas condenadava porque a literatura jurídica permitia e um outro afirmando que o ônus da prova pertencia aos acusado e não aqueles que acusavam, a lava jato não existiria tal como a conhecemos, a zelotes não daria esse salto tripo de mudança de foco, procuradores partidários não estariam insuflando esse clima de ódio e nem a população estaria tomada de ódio e intolerância.

    Por tudo isso, o judiciário é hoje o maior responsável por esse estado de exceção que se implantou no Brasil como também o maior responsável pelos Kataguiris, Reis, et caterva que surgem aos borbotões para quebrar o clima de harmonia e civilidade que sempre permeou, como regra geral, as discussões em torno da política, mesmo quando haviam profundas divergências e os debatedores não concordavam entre si, continuando a amizade sem nenhum rancor, o que não acontece nesses dias estranhos.

    Da imprensa não esperemos nenhuma outra postura que não seja esta do denuncismo vazio e seletivo que sempre marcou sua cobertura facciosa, começando no governo Lula e ainda assim podia-se falar de política livremente, diferente dos dias de hoje que qualquer menção em defesa do PT é motivo para discussões acaloradas que provavelmente se encaminharão para agressões, sejam físicas ou verbais.

    A partir do momento em que os prejudicados recorreram ao judiciário em busca de reparações morais e tiveremam seguidamente seus direitos desconhecidos, em nome de uma suposta liberdade de imprensa que esse caldo ficou grosso e atingiu seu clímax no julgamento da Ap 470. Daí para o que assistimos agora foi só um passo. Como isso vai terminar, ninguém sabe.

    Vias de fato por causa de discussões políticas, sempre existiram em todo Brasil, mas entre candidatos, políticos profissionais que julgavam ser senhores do voto do povo. Entre militantes partidários de uma forma de se fazer política que já não se aceita mais. O homem do povo, aquele eleitor que só comparecia no dia das eleições para sufragar o candidato de sua escolha, a tudo assistia sem maiores envolvimentos. Agora não, qualquer pessoa tem um discurso pronto e preparado na ponta da língua. Esse discurso intolerante, falso moralista, propagado pela mídia e ancorado em decisões judiciais, contrárias a fumaça do bom direito como se diz no jargão e que não permite, a quem pensa diferente,  apresentar bons argumentos, o contraditório, porque o contraditório deixará o interlocutor com seu discurso vazio, sem as máscaras que encobrem seus rostos e isso eles acham intolerável, lançando mãos do único expediente que resta para quem não tem argumentos, a desconstrução moral do adversário e a violência física ou verbal.

     

  11. Sintonia fina

    É triste constatar mas, o discurso da esquerda caiu na mesma vala comum, Dizia-se que não existia oposição ao atual governo, enquanto o governo vendia a mercadoria considerada de esquerda e usufruía de alta popularidade, caiu na mesma vala comum do descredito. A situação do governo hoje é de defensiva. E os discursos dos simpatizantes, militantes repetem incansavelmente os mesmos métodos ultrapassados, que não convencem mais ninguém, a não ser os próprios militantes.

    Os acontecimentos históricos seguem uma espiral inflexível, inevitável, imutável. Cada volta as mudanças são quase imperceptíveis, são apenas nuances diferentes do mesmo tom. Todos acontecimentos seguem um padrão inevitável de fluxo e refluxo é como uma eterna maré que regula o destino do homem e da sociedade em que vive.

    Até 2013 as auto intituladas forças progressistas, marketeadas pelos discursos que se pretendem social popular, avançaram mantendo acuados os considerados de direita e muita vez alcunhados de forças retrógadas conservadoras. Assim recrudesceram movimentos e se estabeleceram leis travestidas de direitos sociais. Todos que lhes resistiam eram considerados retrógados, aumentando a pressão para que a politica os sustentassem. Em politica os políticos fazem a politica das circunstancia, sempre foi assim e assim cresceram todas as iniciativas que se pretendiam revolucionarias e de mudanças do paradigma social como contraponto daquilo que se considerava atrasado, ultrapassado e nocivo para o aperfeiçoamento do tecido social.

    Paradas-Gays gigantes, políticos se apresentando como paladinos do miserável excluído, pressão sobre a religiosidade na tentativa de estabelecer padrões de laicidade nos projetos de cunho teológicos e dogmáticos. Pressões no intuito de romper com comportamentos considerados conservadores como sinal de modernidade. Todas estas pressões sem considerar que a sociedade, constituída de indivíduos é naturalmente conservadora. Então a pressão forçou uma ruptura naquilo que se pretendeu instalar e que se demonstrou forçado e antinatural, que apenas esperou a reviravolta da roda dos acontecimentos históricos para iniciar o refluxo que se vive atualmente.

    A tal considerada esquerda do espectro politico, chegou ao poder e no poder se manteve nos últimos anos. Por um motivo ou por outro repetiu os mesmos processos de governança de todos outros que a antecederam. Por um motivo ou por outro a considerada esquerda perdeu o poder, hoje a representante desta considerada esquerda encontra-se numa posição extremamente desconfortável para governar e é obrigada a adotar projetos econômico ortodoxo para conseguir sobreviver.

    No mundo politico o discurso considerado progressista, desprestigiado, foi abafado pelo crescimento das forças que até então se encontravam encurraladas e inverteram a balança do poder e as bancadas até então consideradas minorias, unidas conseguem mudar as diretrizes do rumo das lideranças politica. O fiel da balança pendeu mais uma vez. O discurso que se mantem é o mesmo utilizado no passado para se chegar ao poder. Mas… estão no poder, como refutar a oposição com um discurso inconsistente, contraditório que apenas demonstra a fragilidade de que se encontra o governo que tentam defender. O discurso serviu para chegar ao poder, não serve para manter no poder um projeto politico que foi desmontado pelos acontecimentos, o desprestigio de que padece a atual considerada esquerda é uma fato atual, querer desconsiderar isto é como enfiar a cabeça na terra, para não enxergar a realidade.

    O Lula levou 20 anos pra ter sucesso. Com este discurso levarão outros 20 anos pra ressurgirem das cinzas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador