Matérias da Rede Globo sobre a Zelotes são criminosas, diz deputado petista

Jornal GGN – Relator de uma subcomissão da Câmara que acompanha a Zelotes desde o início, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) criticou, nesta terça-feira (27), a “manipulação da imprensa” na cobertura da Operação deflagrada em março pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal, para investigar grupos econômicos que teriam pagado propina a agentes públicos para abater dívidas com a Receita Federal. Nesta segunda (26), o GGN apontou que a Zelotes saiu do encalço desses poderosos para investigar uma suposta (e mal explicada) compra de Medidas Provisórias do governo Lula e Dilma (leia mais aqui).

De acordo com Pimenta, a Rede Globo “mentiu descaradamente” ao informar que a Zelotes seja uma operação para investigar compra e venda de Medidas Provisórias para o setor automobilístico. “A edição dos telejornais da Rede Globo foi criminosa”, protestou Pimenta. “Estão forçando a barra para dizer que houve pagamento a uma empresa do filho do Lula, mas se esquecem de um detalhe importante: a MP 471 foi editada em 2009, e empresa do filho do Lula só foi criada em 2011. E não dá para vincular a MP a contrato que só iria ocorrer em 2014 e um pagamento realizado em 2015, seis anos depois. Não faz sentido relacionar o contrato do filho do Lula com a MP”, afirmou.

O esquema criminoso que estava na mira da Zelotes, no início, era de sonegação fiscal que provocou prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 21 bilhões, “um dos mais escandalosos casos de corrupção da história do País”, sustentou o parlamentar. O esquema para reduzir valor de multas envolve conselheiros do Carf, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, e grandes empresas, a maior parte delas anunciantes da mídia brasileira. “E entre as empresas há uma do setor de comunicação, a RBS, afiliada da própria Rede Globo e que é acusada de praticar corrupção”, destacou a liderança do PT na Câmara.

Pimenta lembrou que a Zelotes, desde que foi deflagrada, sempre foi escondida pelos jornais brasileiros, já que é um escândalo que envolve, justamente, o poder econômico que a mídia atua para proteger. Agora, “criaram essa história sem pé nem cabeça para atingir o ex-presidente Lula na véspera do seu aniversário”, observou o
deputado. Ontem (26), a Polícia Federal realizou busca e apreensão no escritório da empresa LFT Marketing Esportivo, de propriedade de Luis Cláudio Lula da Silva, filho de  Lula.

A MP 471 prorrogou incentivos fiscais para a indústria automotiva no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Na época, a medida era uma reivindicação forte dos estados, para gerar empregos, arrecadação e fortalecer o desenvolvimento regional. E não era nenhuma invenção: a MP apenas prorrogava o prazo de vigência de uma Lei de  1999, do governo do PSDB.

O texto teve como relatores parlamentares da oposição na Câmara e no Senado e foi aprovado com voto unânime, por acordo de líderes do governo e da oposição, sem nenhuma emenda ou alteração. “Então
compararam o Congresso inteiro? Governo e oposição?”, questionou Pimenta. “Esse episódio combina ignorância sobre como funciona uma democracia com a má-fé da imprensa que promove uma desleal,
autoritária e vergonhosa perseguição política ao ex-presidente Lula”, disse o deputado petista.

Pimenta ainda criticou o fato de a imprensa ter acesso a documentos vazados sobre a Operação, enquanto a defesa do filho de Lula ainda não tomou conhecimento dos autos.

Nesta terça-feira (27), o Estadão publicou que o MPF desconfia de outras três MPs aprovadas durante o governo Lula e também no governo Dilma Rousseff (PT), todas relacionadas ao setor automobilístico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

13 comentários

  1. Alguns comentários na página do Estadão:

    O objetivo foi cumprido: Ferrar o Lula e melar a Zelotes.

    Isso é o que faz a mídia brasileira corrupta, cínica, demagógica e mercenária.  A pior do mundo!

     

    Uma pequena amostra do que esses seres sem caráter fizeram:

     

    —————————————————————————————————————————————————————–

    michel bernardo papautsky 

     

    Estranho é querer a qualquer custo não enxergar a realidade.

    São tantos e tantos casos e envolvidos em diferentes processos e tem gente ainda falando em perseguição .

    Venhamos e convenhamos a corrupção rolou solta no governo PT como nunca se viu ,sobrou para muitos do partido e aliados no governo como o presidente da câmara que  até serem pegos eram aliados de primeira para assaltar o Brasil

     

     

    —————————————————————————————————————————————————————-

     

     

     

       JOSE LUIZ FERRAZ  

    o filhinho tem que ir preso, já passou da hora, mas ainda falta o outro. Que maravilha ver os dois filhos e o paipai presos na mesma cela. Familía que rouba unida, deve permanecer unida na cadeia

    SinalizarCompartilhar 

     

    • Os sites de comentarios dos

      Os sites de comentarios dos jornais Oglobo, Estadao, Folha se transformaram em antros de aglomeracao de fascistas truculentos inimigos da Democracia.

      Com uma audiencia como essa, como pode um desses veiculos pelo menos insinuar que sao pela liberdade de expressao e pela Democracia, quando na verdade aglomeram em suas paginas os coveiros de ambas?

  2. MENTEM NA CARA DURA,ESSES

    MENTEM NA CARA DURA,ESSES “MENINOS LEVADOS”

    PRECISAM DE CORREÇÃO,ALGUÉM Q LHES IMPÕEM LIMITES

    CADÊ OS PALADINOS DA MORALIDADE DO NOSSO PAÍS?????

    TÔ ACHANDO QUE ” N  à O    V  E  M     A  O     C  A  S  O “!!!!!!!!!!!!!!!!

    KKKKKKKK!!!!!!! É RIR PARA NÃO CHORAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    • RESPOSTA A MINHA PRÓPRIA

      RESPOSTA A MINHA PRÓPRIA PERGUNTA DO POST ANTERIOR

      CADÊ OS PALADINOS DA MORALIDADE DE NOSSO PAÍS????

      RESPOSTA:ESTÁ NOS MENCIONADOS DA REPORTAGEM ACIMA

      E OUTROS POR AÍ DE TOGA PRETA E ETC…

  3. As operações da PF não pegam

    As operações da PF não pegam ricos, só pobres e coitados. Isso é antigo e notório. Se for qualquer coisa diferente disso é politicagem.  

  4. Lula e Lulinha

    A grande imprensa (mídia) é safada por natureza. Adora mentir e enganar seus leitores. É assim que o Brasil vai vivendo: de golpé em golpe, a direita se apodera do poder. É pura podridão. A Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, a Revista VEJA, irmanados com os políticos reacionários e fascistas, como o PSDB. o DEM, o PPS, o PP, o Solidariedade e parte do PMDB são os eternos golpistas desse pobre Brasil. E tem gente que acredita neles, por ignorância e ódio do PT, da Dilma, do Lula. Como é que o Brasil, com essa corja política, vai progredir? Carol Majewski

  5. Isso é o que dá alimentar

    Isso é o que dá alimentar cobras com berbas bilionárias. Agradeça aos SECOM’s da vida, não foi você que os colocou lá Sr. Lula?

  6. O sr. acha que a Globo iria acusar a Gerdau??

    Deputado, a Globo não iria acusar a Gerdau, Bradesco, RBS etc…envolvidos até o pescoço na Zelotes.

    É óbvio que teria que ser alguém ligado ao Lula, nem que fosse ” a vizinha da comadre da enteada do eletricista do Lula”

  7. N verdade, conforme

    N verdade, conforme informação do Correio do Brasil

    Por Redação – do Rio de Janeiro:

    Uma série de documentos relativos à Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF), foi vazada nesta terça-feira e revela o envolvimento de sócios das Organizações Globo, entre outras instituições comerciais do país, em uma roubalheira aos cofres públicos que chega a mais de R$ 600 milhões.

  8. O corajoso e atuante deputado

    O corajoso e atuante deputado Paulo Pimenta disse tudo. Não só a edição da matéria, feta pela Globo e pelo Estadão, mas atambém a atuação da PF e do MP são criminosas.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome