“Que Dilma soubesse de irregularidades, eu nunca ouvi falar”, disse lobista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Em mais de 100 horas de gravação e 288 vídeos obtidos pela Folha de S. Paulo com relatos inéditos de delatores sobre o envolvimento de políticos na Operação Lava Jato, o jornal conseguiu detectar pouco mais de cinco minutos em que operador do PMDB no esquema, Fernando Baiano, cita a presidente Dilma Rousseff. Após uma sequência de induções nas perguntas do investigador, Baiano diz: “Que eu tenha conhecimento, só [o Delcídio de agente político teria envolvimento no caso]. Eu não posso [induzir]… Mas o que todo mundo fala, comentários que eu ouvi, depois da história de que a Dilma disse que ela não sabia de nada, o que todo mundo fala é ‘como é que ela não sabia de nada’?”.

A resposta de Fernando Baiano foi toda embasada no que o operador escutou do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, e não de fatos que ele próprio tenha presenciado. Baiano explicou ao investigador que, “em algumas conversas” que teve com Cerveró, o ex-diretor teria contado que um relatório, juntamente com um resumo, sobre todas as atividades relacionadas à compra da refinaria de Pasadena, assim como ocorre em todos os negócios fechados pela Petrobras, é entregue aos conselheiros do Conselho de Administração da estatal. 
 
“Segundo o que ele [Nestor Cerveró] me falou, esse material foi entregue para todos os conselheiros. Se alguém diz que não teve acesso, é porque não leu o que foi entregue. Ou se deu o trabalho de simplesmente ler o resumo, porque no resumo não tem tudo. Mas, em si, quem se deu ao trabalho de ler [o relatório completo], estaria tudo ali”, disse.
 
Baiano completou a declaração opinando que, se ele fosse um dos conselheiros, “leria tudo”. “Então, eu não sei realmente o que aconteceu com esse caso, mas o que todo mundo fala é que tudo foi disponibilizado”, disse, finalizando em seguida: “Eu não tenho conhecimento realmente de nenhuma tratativa”.
 
Após a afirmação, o investigador insistiu: “Além desse comentário que ele [Nestor Cerveró] fez a você, do que ele viria a saber, ele afirmou alguma coisa mais concreta com relação ao real conhecimento, por parte dela [Dilma Rousseff], que era a presidente do Conselho, do conhecimento de que havia irregularidades na compra, que eventualmente acarretaria prejuízo à Companhia?”.
 

E Baiano respondeu: “Que ela soubesse de irregularidades disso, daquilo, eu nunca ouvi falar”.

Em seguida, o lobista falou sobre outra suspeita do esquema referente a uma proposta, que eles chamavam de “Revamp”, por parte da Diretoria de Serviços da estatal para ampliar e modernizar o negócio de Pasadena, nos Estados Unidos, e que esse projeto “custaria alguma coisa em torno de 3 a 4 bilhões de dólares”, e que “envolveria partidos políticos nesse acerto”, disse Baiano, sem mencionar quais partidos.

Apesar disso, o jornal afirma, na introdução do vídeo que Baiano “ironizou o papel da presidente Dilma no Conselho de Administração da Petrobras”. Ainda, na introdução da reportagem, a Folha afirma que “os relatos implicam políticos do governo e da oposição”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. obediência à lei

    Isso é possível um investigador perguntar por ações do presidente? O presidente não pode ser investigado no cargo, se isso não é ser investigado o que é? Está havendo claro direcionamento para plantar denúncia pra envolver o governo em qualquer irregularidade.

  2. A tragica Lava Jato

    Eles devem ter feito todas as perguntas possiveis para se chegar a Lula e Dilma. Agora, sobre Aécio, FHC, Serra e tutti quanti, niente.

    Outra coisa, comentei no post sobre Collor que essas delações são baseadas no puro achismo, no disse que disse, ainda que contenham verdades, existem muitas mentiras. A Lava Jato é um jogo de cartas, que ao se retirar uma so, cairão todas.

  3. Queria saber como a Folha

    Queria saber como a Folha consegue 100horas, 288 vídeos de uma investigação SIGILOSA feita pela Policia Federal. E o pior. Ela publica que conseguiu isso e as autoridades de Brasília, Procurador Geral, Ministro da Justiça, Presidenta (Acorda Dilma!!!) não fazem absolutamente nada!

    A Folha vai ser imparcial ao publicar as delações deste meliante? Na própria reportagem já diz qual é o foco: localizou apenas 5min com o nome de Dilma. Se ela redistribuir estas informações estará incorrendo em alguma espécie de crime?

    1. Não tem mais sigilo nenhum

      Aliás, foi o pessoal de Brasília que decidiu que essas gravações circulassem por aí. Quando é oferecida a denúncia do delator, o conteúdo das delações se torna público.

      A princípio o Juiz Moro tinha liberado apenas as transcrições, que óbvio, estavam ajuntadas às denúncias. 

      As defesas pediram, om ofício ao Juiz que ele entregasse as gravações na íntegra.

      Moro negou, disse que não havia necessidade.

      As defesas recorreram ao STF para ter as gravações.

      Zavaski negou, mas a segunda turma inverteu a decisão de Zavaski e mandou entregar as fitas.

      Moro reclamou nos autos, mas obedeceu e entregou as gravações.

      As gravações foram disponibilizadas para todos os escritórios de advocacia que fazem a defesa dos réus, delatores ou não, com suas centenas de advogados, bacharéis,estagiários e estudantes de direito.

      Daí para chegar uma cópia dessas gravações a um jornal como a folha é só questão de acertar o preço. E não deve ter sido barato.

       

      1. É isso mesmo.
        Todos advogados tem acesso às delaçoes dos demais réus, todo mundo sabe disso, a estratégia da defesa se baseia justamente no que os outros contaram na Justiça. Outro dia o advogado do Marcelo Odebrecht disse que a prisão do seu cliente era absurda porque um delator havia dito que nunca tratou com o empresário, o detalhe é que a delação tinha acontecido dias antes e não havia sido publicada em jornal nenhum, como ele ficou sabendo? E a cópia do acordo de Cervero que foi parar no escritório do André Esteves? Vai dizer que foi Moro que entregou a ele pra depois ter motivo pra prende-lo? Alguém vai acreditar que o banqueiro é tão estúpido de cair nessa? Todo mundo sabe a fonte de vazamentos, desde a época de Daniel Dantas e seu cúmplice Nelio Machado. Esses advogados não valem um centavo furado. Mas há quem os chame de defensores da democracia e dos direitos humanos, o que deve faze-los quase infartar de gargalhadas.

      2. “A princípio o Juiz Moro

        “A princípio o Juiz Moro tinha liberado apenas as transcrições, que óbvio, estavam ajuntadas às denúncias”:

        Mas ja acharam uma fraude na transcricao, exatamente uma que tira uma declaracao de inocencia alheia pra fora do processo, nao eh, Ofelia?

        O resto do seu comentario eh, como sempre, podre.  E da proxima vez defina “pessoal de Brasilia”, ok?

        1. Que fraude, maluco ?

          Você também caiu nessa chicana dos advogados.

          O colaborador está colaborando com o MP, não é testemunha de defesa,  não inocenta ninguém.

          No máximo ele pode negar o conhecimento da participação de alguém.

          Marcelinho Odebê caiu em depoimentos de outros colaboradores a posteriori.

          O objetivo da delação premiada na Lei 12850/13 é esse mesmo. Fazer escadinha até chegar no cabeça.

          Ou você acha que Marcelinho Odebê iria se expor ao ponto de tratar diretamente com um diretorzinho da Petrobras ???

           

  4. Nunca achei que Dilma fosse culpada

    Nunca achei que Dilma tivesse alguma culpa, porque sempre achei ela demasiado tola. Mas com certeza ela é a presidente mais sem noção que esse país já teve. Estar na Petrobrás esses anos todos e não ver nada daquilo que acontecia bem debaixo do nariz dela foi de lascar. Mas na verdade nem é bem culpa dela, Dilma foi uma criação de Lula para esquentar o lugar dele até ele voltar em 2014, mas a coisa não saiu conforme previsto e ela foi parar no olho desse furacão.

    1. É o tipo de tolo

      Que se acha mais tolo ainda. Acha que sabe tudo, mas não tem ideia de nada. Como em um verso na música de Adoniran Barbosa.

       Vamos armoçar

      Sentados na calçada

      Conversar sobre isso e aquilo Coisas que nóis não entende nada

  5. Ficção

    “O lava jato é um jogo de cartas”.

    Também acho que esta história de corrupção é golpe da mídia e dos americanos. Não há em absoluto nenhum caso de real de corrupção entre os empreiteiros e o Estado. Tudo conspiração. Só há um suspeito que merece ser investigado rigorosamente: Cunha. Todos os outros condenados, indiciados, processados, acusados terão sua inocência comprovada. O tempo é o senhor da razão

  6. Lógico que não sabia
    A melhor defesa é nunca saber de nada.
    No máximo você pode ser acusado de negligente. mas com algum esforço consegue passar só por incompetente mesmo.

    O Brasil teve oito presidentes eleitos pelo voto popular universal antes de Dilma. Dutra, Getúlio, JK, Jânio, Collor, FHC e Lula

    Nenhum deles era, ou é, néscio.

    1. Ora, Bona, todos são iguais?

      O pior de todas as suas assertivas é generalizar.

      Só não conheci Dutra.

      O restante acompanhei os governos todos.

      Pena que você não falou dos generais.

      Ah, teve o cuidado de mencionar o voto popular.

      Por quê?

      Já vi que você gosta de ditadura.

      É ou não é?

  7. novela

    Vejam a incoerencia das coisas: A Dilma e o Lula têm que saber de tudo, no entanto na novela das 9 da rede Globo o José de Abreu, patriarca de uma família, é o capo de uma máfia. Ato contínuo o neto dele é policial que persegue a tal máfia. A filha do capo é enrolada com um participante da máfia. Outro mafioso circula pela casa do capo.

    Ninguém pergunta como os filhos do capo não sabem que o avô é mafioso. Ninguém diz que o neto policial sabe das tramóias do avô.

     

    Apesar desta baita incoerência, a Dilma e o Lula são obrigados a saber que num governo e num país imenso há corrupção, enquanto numa casa da Rede Globo ninguém sabe.

  8. Comentários à Parte

    Nassif: não posso falar mal das edições domingueiras da Folha. São volumosos e de certa serventia. É que, de três a quatro vezes por dia levamos nosso cachorro para as ruas, quando ele, disciplinadamente, faz suas necessidade fisiológicas, marcando terreno, e, com abundância, defeca. Então, usamos o dito noticiário. E quem disse que grande mídia não presta pra nada?

  9. o agente perguntador está

    o agente perguntador está evidentemente direcionando a pergunta

    para que o senhor baiano ache alguma coisa sobre dilma….

    o achismo barato é a banalização do mal, diria a grande filósofa hanna arendt.

    fofocas, coisas de ouvir dizer. o suprassumo da inconsequencia

    funcional dessa gente golpista.

    deplorável….

    mas no fim, acabam absolvendo-a.

    aí ficam os ratos da grande mídia golpista “ironizando”

    os seus próprios  desejos, as suas próprias infamias e invenções

  10. pode ter uma técnica nessa

    pode ter uma técnica nessa operação lava-jato que poderia

    ser chamada de sutil, se não fosse tão evidente, como a maioria

    dos comentaristas daqui  já sacou faz tempo….

    os caras  vazam, a informação falacioosa, a grande mídia repercute,

    e o delator e a população   já ficam devidamente deformados por tudo isso…

    o questionador agente tb.

    mas já sabia dissso de antemão…

    estratégia golpista,com certeza,

    intencionalmente mancomunada…

    direciona a pergunta para atingir sempre os

    que já foram adredemente “condenados”:

    petistas, membros do governo, da coalisão do governo…

    em suma, para atingir a tudo  e a toods que  que representam o governo pppular… 

  11. Essa a qualidade, e a solidez

    Essa a qualidade, e a solidez dessas delações premiadas. Nota-se, claramente, o inquisidor, digo, o procurador pescando qualquer coisa contra a presidente. 

    Quantos repetiram os mesmos bordões: “ouvi falar”, “se comentava pelos corredores”, “EU ACHO, EU SUPONHO, SE FOSSE EU”…..”., talvez, quiçá, quem sabe? Esse mesmo Fernando Baiano, depondo sobre o envolvimento de Palloci, contou uma estória e o Paulo Roberto Costa outra diferente. Pergunta-se: qual a validade de qualquer depoimento de mentirosos? 

    Isso já virou palhaçada. Mais para “Enrolações premiadas” do que delações. 

     

  12. O mesmo delator que disse que
    O mesmo delator que disse que Dilma nunca participou das falcatruas falou em seguida que TODOS membros do Conselho de Administração da Petrobras receberam relatório detalhando as operações desastradas que causaram prejuízo bilionário à empresa e ao patrimônio público, a exemplo de Pasadena. Se leram ou não, ou se deram importância ou não, isso é outra estória, mas dados eles tinham antes de tomar sua decisão. Então cai por terra a desculpa esfarrapada de que a compra dessa e outras refinarias se deu com base em informações inadequadas. Se o delator diz a verdade, os conselheiros – Dilma inclusa – não podem alegar desconhecimento, no máximo negligência que também é passível de punição e exigência de ressarcimento ao Erário. É um erro tolo imaginar que a delação de Baiano isenta Dilma de responsabilidade, quando o que ele fez foi justamente chamar a presidente de negligente ou desqualificada para ocupar cargos elevados na gestão pública. Basta ler a notícia acima.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador