STF nega, mas Justiça em Curitiba torna pública delação de Fernando Baiano

 
Jornal GGN – Em nota, os advogados de Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, dizem que tomaram conhecimento da decisão de Teori Zavascki, ministro do STF, de negar o acesso à delação do lobista Fernando Soares. Entretando, eles afirmam que “nos inteiramos do conteúdo do referido documento”, já que a delação foi tornada pública pela Justiça Federal em Curitiba. 
 
Agora, a defesa de Lulinha diz que tem os “elementos necessários” para promover ações judiciais contra jornalistas que publicaram a informação falsa de que Fabio foi citado na delação. Eles também ressaltam a “estranheza” de que o sigilo da delação tenha validade para o STF, “mas não para as instâncias inferiores ou para a imprensa”.
 
Nota
 
Na qualidade de advogados de Fábio Luis Lula da Silva tomamos conhecimento da decisão do Ministro Teori Zavascki, que nos negou acesso à delação premiada do lobista Fernando Soares. Todavia, nos inteiramos do conteúdo do referido documento, tornado público pelo juízo de primeiro grau de Curitiba. 
 
Dispomos, assim, dos elementos necessários para promover as ações judiciais contra os jornalistas que publicaram notícia falsa com a citação -inexistente – do nome de Fábio na delação, fato confirmado pelo próprio ministro Zavascki em sua decisão. 
 
Não deixa de causar estranheza, entretanto, que o sigilo legal esteja valendo para a Suprema Corte, mas não para as instâncias inferiores ou para a imprensa.
 
Cristiano Zanin Martins     
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sigilo seletivo

      No caso, haveria não só a invalidação mas tambem a queda do vazador, Protógenes que o diga.

      Como o próprio DD disse: meu problema são os tribunais singulares, nos tribunais superiores tenho facilidades.

      Dito e comprovado, não é GM ?

  1. Quem quiser entender o

    Quem quiser entender o “perfil” dessas pessoas patéticas que vão desfilar (ops, protestar) contra a corrupção precisa olhar isso. A “musa do impeachment” serviu ao seu cão, durante o último carnacoxinha, caviar e champagne. Não é piada, é sério.

    Esses pobres diabos, se não fossem danosos ao país, seriam dignos de pena.

    http://noticias.r7.com/brasil/fotos/musa-da-manifestacao-serve-champanhe-e-caviar-ao-cachorro-quero-uma-vida-como-a-minha-para-todos-22052015#!/foto/1

  2. sigilo delação fernando soares

    recentemente li aqui no ggn matéria sobre a descentralização das ações da pf. ao que tudo indica o judiciário passa por processo semelhante. seria de bem interessante uma matéria sobre o assunto com o depoimento dos juízes das diferentes instâncias. 

  3. Quer dizer, então que o STF

    Quer dizer, então que o STF está desmoralizado.

    Ficarei com a alma lavada se mais uma vez Lulinha conseguir provar que está sendo alvo de mentiras. Ele e todos que se sintam agastados com essa imprensa malévola tem que sair a campo, porque, sem isso, permanecerá no noticiário imundo, como se o próprio tivesse fomentando o noticiário. 

  4. É isso aí. Tem de ir prá cima

    É isso aí. Tem de ir prá cima dessa imprensa calhorda e mentirosa da tucanalha. Não é possível continuar sendo atacado passivamente. Enquanto do lado da esquerda meras menções de doleiros corruptos tornam-se”provas provadas”, quando se trata de indivíduos cujas provas de corrupção existem de fato, a imprensa se refere a eles como “suspeitos”, caso, por exemplo do “ilustre” presidente da câmara, eduardo cunha (minúsculas propositais). E de tucanos em geral!

  5. Definitivamente não somos um

    Definitivamente não somos um país sério. A esperança no Lewandovski foi em vão. Sua atuação no CNJ  foi covarde e medíocre. O Janot e seus janotas devem estar trabalhando de pé tal o números de processos tucanos em que sentam em cima. E Cunha foi acidente de percurso porque ousou desafiá-los.  

    E é bom não depositar esperanças no Teori. Quem manda no Brasil é a imprensa golpista e corrupta. E todos se ajoelham, inclusive a presidente, perante esse imenso elefante branco que se desfaz a olhos vistos. Isso mostra o quanto nossas autoridades são atrasadas. Não chegaram ainda até a era digital.

     

    1. Depois do que o STF fez nu

      Depois do que o STF fez nu julgamento das AP 470 eu não levo e mpínima fé em qualquer um daqueles ministros.

      Se o PT tem alguma esprança de se defender lá, é bom lembrar que o Zé Dirceu também tinha.

      Penso que há um objetivo muito claro a ser alcançado que é prender o Lula e destruir o PT.

      O Moro, MP, PF, MPF, PGR STF, TCU, TSE ou o inferno que seja são apenas marionetes que se dispuseram a fazer o serviço.

      Quem está mandando: http://www.conversaafiada.com.br/politica/obama-esta-na-lava-jato

       

  6. VINGANCINHA

    Há nesse epsódio,uma clara evidência do MORO, MORALISTA SEM MORAL,  em desrespeitar o STF,o que não é a 1ª vez, na figura do ministro TEORI ZAVASCKI.

    Tá parecendo vingancinha devido ao FATIAMENTO da LAVA-JATO, o que desagradou profundamente o MORO e o PIG.

    Será???

  7. Quem mente?

    De acordo com os advogados, não há citação ao nome do filho de Lula. Ora, não havendo, a conclusão possível é que quem divulgou que haveria mentiu. Assim, neste caso, não se pode afirmar que quem divulgou teve acesso à delação ou à sua transcrição. Já os advogados…

  8. Estado aparelhado desde as

    Estado aparelhado desde as capitânias hereditárias deixa somente duas opções aos governantes eleitos, ou aderem ou sucumbem.

  9. estrago

    Justiça nega, injustiça vaza, o objetivo foi atingido!

    O estrago já está feito.

    A rede coxinha não fala outra coisa que não seja: o filho do Lula é o homem mais rico do Brasil.

    Bah!

     

  10. Será?

    Me parece que Zavascki não liberou porque não era de sua alçada, competência, e não porque o pedido de acesso fosse ilegal. Zavascki não é chefe de Moro nem relator para todos os aspectos da Lava Jato e sim para o que diz respeito a quem tem foro privilegiado. E às questões que envolvem a Constituição e não leis ordinárias, claro.

    1. NÃO! Se o STF decretou sigilo

      NÃO! Se o STF decretou sigilo não seria uma instância INFERIOR a determinar o contrário. Trata-se de uma BAGUNÇA mesmo, onde o Ministro Teori está com a faca da mídia no peito e está se borrando todo.

      Não era de sua alçada? De sua competência? Tá de brincadeira?

  11. Leiam isso!

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/lula-e-o-alvo-juiz-de-camisas-negras/

    por Rodrigo Vianna

    O retorno de Henrique Pizzolato ao Brasil, o bloqueio das contas de Eduardo Cunha na Suíça e a nova convocação da seleção de Dunga acabaram por deixar em segundo plano um fato que pode ser decisivo para o desfecho da crise política no Brasil: o STF negou habeas corpus que pedia a liberação de Marcelo Odebrecht, dono de empreiteira preso há quatro meses pelo juiz das camisas negras – Sérgio Moro.

    Advogados que acompanham de perto a Operação Lava-Jato observam a decisão como a senha que Moro esperava: ele agora começará a mover as peças em direção do rei no tabuleiro. Moro quer Lula preso. Sempre quis. Ou, na pior das hipóteses (para Moro), Lula estará solto mas desmoralizado.

    Na narrativa megalomaníaca estabelecida pelo juiz das camisas negras, Lula seria o Bettino Craxi brasileiro. Craxi era o líder do Partido Socialista Italiano, e se tornou o grande alvo da operação Mãos Limpas.

    Moro vai testando as jogadas no tabuleiro. Se o STF o desautorizasse, expedindo habeas corpus para presos de primeira grandeza (como é o caso de Odebrecht), o juiz talvez não se arriscasse agora a chegar até Lula. Mas o STF parece temer Moro. Foi essa a senha emitida.

    “Com a decisão de Teori, aguarde para a semana que vem, ou no mais tardar a outra, a prisão do empresário Bunlai e também do filho de Lula”, diz ao blogueiro um advogado que atua na defesa de empresários atingidos pela fúria de Moro.

    O blogueiro, a princípio, duvida da tese do advogado: “Moro vai prender o filho, você acha?”

    “Sim, vai prender o filho, pois tem medo da reação de prender o pai. A estratégia é maquiavélica: esvazia o argumento de que é uma prisão política, arrasa o Lula e ainda o desmoraliza”, diz o advogado, que em outros momentos trouxe a este blogueiro análises certeiras, sempre baseadas em fatos e não em desejos dele (leia aqui outro texto que teve como fonte o mesmo advogado).

    Moro estaria nesse momento tomando o pulso do STF. Lembremos que, no passado recente, o ministro Gilmar Mendes desautorizou o juiz de primeiro grau Fausto de Sanctis, relaxando por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas. Sanctis, depois, foi triturado pela máquina midiática aliada a Gilmar Mendes.

    Moro sabe que não corre o mesmo risco, mas era preciso saber até onde vai a coragem de Teori e de outros ministros do Supremo. Pelo visto, não vai até o ponto de desautorizar de maneira enfática o poderoso juiz de Curitiba.

    De onde vem o poder de Moro? Certamente, não é apenas o poder comum de que se investe um juiz de primeiro grau. Sobre o julgador das camisas negras, há muitas teorias. Há quem o veja como um ser dotado de mentalidade salvacionista e algo messiânica (“tenho a missão de combater a corrupção”); outros o percebem como emissário de um poder maior, quiçá instalado até fora do país.

    O que não se pode negar é que há uma “operação de inteligência”, procurando casar as decisões judiciais, com a pauta midiática e as manifestações de rua.

    Não é à toa que o boneco inflável de Lula ganhou as ruas nos últimos meses. Trata-se de operação casada, calculada milimetricamente.

    Não foi Moro que inflou os bonecos, dirão alguns. Mas basta seguir a articulação que une a Globo, Moro e estranhos personagens (como o jovem  Chequer, formado nos Estados Unidos) para o centro das articulações golpistas: logo se vislumbrará que o juiz é parte de uma articulação mais ampla.

    Moro sabe que o caminho para chegar a Lula passa pelo empresário Bunlai. Este não leva diretamente ao ex-presidente, mas pode mover as peças – primeiramente – em direção à família do líder petista.

    “Pessoalmente, isso quebraria mais o Lula do que se fosse ele mesmo preso“, diz o advogado, que revela também: “vários [empresários e advogados] me dizem que a pergunta sobre ele [Bunlai] tem surgido para todos que estão negociando delação premiada“. É a forma de se chegar ao filho de Lula. Por enquanto, há apenas manchetes sem substância, mas vai-se estabelecendo a narrativa. AS decisões de Moro dependem dessa narrativa – externa aos autos.

    O cenário se parece muito com 1954, quando Carlos Lacerda tratava o filho de Vargas como “o filho rico do pai dos pobres”. Nem isso mudou na sintaxe dos que se opõem ao trabalhismo e pregam o golpe.

    A UDN ameaçava levar o filho de Vargas preso ao Galeão – onde a Aeronáutica conduzia seus inquéritos, como se fosse um estado paralelo. O presidente reagiu, com o suicídio.

    O Galeão de 2015 fica em Curitiba. O juiz das camisas negras tem como objetivo final um líder que talvez não possua a dimensão trágica de Vargas. Mas que lutará até o último momento.

    O que se percebe é que nos últimos dias o golpe parlamentar parece ter minguado, enquanto o golpe pela via judicial ganha força – de forma discreta. Por isso mesmo, pode ter muito mais impacto.

    Lembremos que foi Lula quem articulou a reação que pôs o governo Dilma de novo em pé. Se Lula for alvejado, ainda que indiretamente, através do filho, todo o campo que se mantem de forma frágil em torno de Dilma, ficará mais vulnerável.

    O jogo não está jogado, mas as peças se movem em direção ao rei.

    1. Luinha não é o filho de

      Luinha não é o filho de Vargas e Lula está e é muito mai forte que o também ex presidente.Moro acha que está “com a bola toda’ mas,temporariamente e acredito,mesmo, que Moro é uma peça que está sendo mais usada pelo Planalto do que qualquer outra coisa.O desgaste do Juiz aumenta a cada dia via seus “aliados’ indiretos ou a que se associa nome e fação política.ainda não é muito claropara a população, os vínculos Moro-PSDB-DEM-Cunha-Globo-Veja-Estadão-Folha mas, a cada dia vai ficando mais visível(haja visto a queda de audiência e vendas dos meios citados).Lembrando o velho axioma: ‘ ..a segunda vez vem como farsa…’

  12. Qual a sequência dos fatos na linha de tempo?

    Creio que, mais do  que manusear as peças no xadrez para atingir o Lula, Moro, com a liberação do sigilo, desmoraliza completamente o ministro Teori e, ao mesno tempo, enquadra outros que ousem desafiar a República Moroniana.

    É um enquadramento dos juízes para as futuras etapas da Lava Jato em instâncias superiores.

    Alguém sabe qual a decisão saiu primeiro? O sigilo ou a liberação do sigilo?

    “Agora podemos processar os jornalistas  irresponsáveis……”

    Tudo bem, e quem vai julgar estes processos serão estes juízes “imparciais” e amedrontados feitos crianças em noite escura……

    É uma pena.

    Chegamos tão perto e, pelo que parece, vamos ter que aguardar mais uns 500 anos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador