“Vai ser curioso ver petistas votarem contra a denúncia de Temer”, diz Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Beto Barata/PR
 
 
Jornal GGN – A jornalista Helena Chagas publicou artigo em Os Divergentes, nesta segunda (26), apontando que parte da bancada do PT deve votar contra a denúncia da Lava Jato contra Michel Temer porque, segundo as últimas pesquisas Datafolha, Lula vem crescendo em cima do desgaste do atual presidente.
 
“Vai ser muito, muito curioso mesmo, ver os petistas, em sessão aberta e televisionada da Câmara, votarem contra a denúncia de Michel Temer”, disse.
 
No Datafolha divulgado nesta segunda (26), Lula lidera os cenários para 2018 contra qualquer adversário. No segundo turno, ele empata ou perde – mas dentro da margem de erro, com Marina Silva e para Sergio Moro, respectivamente.
 
No mesmo artigo, Helena levanta a possibilidade de Temer ser abandonado pelo PSDB em meio à votação da denúncia na Câmara. Assim como um processo de impeachment, os deputados precisam aceitar, por 2/3 dos votos, a acusação que a Procuradoria-Geral da República deve apresentar contra Temer até terça (27), a reboque da delação da JBS.
 
Por Helena Chagas
 
Fantasma Lula pode ajudar zumbi Temer
 
Em Os Divergentes
 
Entre a presidência e a cadeia, poderia ser o título do filme, que em vez de um, teria dois protagonistas. O final ainda está em aberto, mas não restam dúvidas de que a próxima fase do jogo terá 2018 como protagonista. E que, até lá, não haverá espaço para mais nada na agenda política. Já se viu alguma vez o Congresso aprovar reformas em paralelo a um processo contra o presidente da República? Nunca.
 
Haverá condições de governabilidade? Poucas, ainda que Michel leve tempo para perder o apoio que hoje tem no plenário da Câmara, ou até não perca. Mas a ideia do Planalto de fazer um rito meio sumário, encolhendo prazos e votando a toque de caixa a denúncia na Câmara, com o objetivo de enterrá-la e tocar a vida, parece a cada dia mais remota. Em primeiro lugar, porque há prazos constitucionais e, possivelmente, haverá mais de uma denúncia contra o presidente.
 
Em segundo, e principalmente, porque sua base já sofre um processo de erosão, que pode ser mais ou menos rápido mas é quase inevitável nessas horas. Uma terceira notícia desta segunda, um artigo do ex-presidente Fernando Henrique na Folha, pedindo mais uma vez que Temer antecipe as eleições presidenciais e encurte seu próprio mandato, mostra que o indeciso PSDB já colocou um dos pés para fora do muro.
 
O que resta saber é como a variável Lula, com seu patamar de 30 % nas pesquisas, pode influir na sobrevida de Temer. E pode. Ainda que os tucanos saltem logo do barco, há uma chance de que o PT e a base lulista não tenham tanto interesse assim em mexer as coisas agora. Afinal, a sangria do ex-vice de Dilma Rousseff vem se mostrando positiva para o petista que cresce em cima dela. Qualquer mudança nesse cenário, com a substituição de Michel por um presidente indireto – que poderia até se dar bem e representar uma ameaça em 2018 – pode atrapalhar.
 
Vai ser muito, muito curioso mesmo, ver os petistas, em sessão aberta e televisionada da Câmara, votarem contra a denúncia de Michel Temer.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais realista que o rei

    Helena Chagas , novamente, tenta ser mais realista que o Rei…Duvido muito que Lula aceite esta maracutaia. Se não compôs com a Canalha Golpista  lá atrás, quando Cunha precisava dos votos no Conselho de Ética , por que faria agora ?

  2. Não poderia dar certo mesmo

    Com todos os erros do governo Dilma, essa figura Helena Chagas, filha do abobalhado jornalista Carlos Chagas, vejo que foi ministra-chefe da secretaria de comunicação de Dilma de 2010 a 2014.

    Onde estava a cabeça da Dilma para chamá-la para uma pasta de vital importância para o governo?

    Se era para dar sustentação a sua proposta de controle da mídia com o chamdo controle remoto, então tá bom, chamou a pessoa certa.

    Fico sabendo que a balzaquiana colabora no blog do Noblat. Também nenhuma novidade.

    Agora lança esse factóide sobre a votação do PT sobre a cassação do ladrão Temer.

    Essa idiota bebeu santo daime?

  3. como um substituto do

    como um substituto do ilegítimo poderia se dar bem? muda-se o nome, mantém-se a mesma agenda.

    para os que se agarram apenas ao nome do atual ocupante-anão-moral, sugirimos olhar mais além, algo como ver a institucionalidade, conceito que vem sendo vilipendiado ultimamente mas que pode (ainda) ser maior do que os eventuais ocupantes das (confortáveis) cadeiras. ademais, onde está claro que Lula cresce por conta da sangria do atual ocupante- anão-moral na presidência?

    de qualquer forma, que o partido se manifeste diante do texto da jornalista (e que escolha estrategistas de verdade dessa vez, mais além de marqueteiros-mequetrefes-e-suas-ideias-maravilhosas   –   ou vamos creditar as vitórias PT aos vendedores de sabonete?)

  4. Essa Helena Chagas…

    Ela já foi representante dos interesses da GLOBO/Mossack-Fonseca, dentro do governo, quando ocupava a Secretaria de Comunicações e dizia que praticava a chamada mídia técnica para manter os privilégios de sua patroa, em estreita afinação com Paulo Bernardo. O Paulo Bernardo, como premio de sua sabujice, ganhou denúncias e humilhações que abalaram a Gleisi e seus familiares. O que será o prêmio da dona Chagas por ela acrescentar a sua obra de favorecimento aos patrões a produção de ilações de suspeitas sobre os que lhe deram abrigo e destaque a até bem pouco tempo atrás?

  5. Deputados petistas votando

    Deputados petistas votando contra a denúncia, só se forem muito burros. Mesmo que a câmara dê a permissão para Temer ser processado, o desenrolar do processo levará meses. Quer mais desgaste do que um processo criminal se arrastando e com cada passo reportado pela imprensa?

    Duvido que isso aconteça. Mas terei imenso prazer em anotar os nomes dos petistas que por ventura fizerem isso, para uso posterior.

  6. Vai ser tão curioso quanto

    Vai ser tão curioso quanto impossível. Só mesmo na cabeça de jornalista intrigueira que o fato do desgaste do Temer beneficiar o PT fará com que petista vote a favor do usurpador ao vivo e a cores em rede nacional.

    Por mais que eles preferiram deixar o vampiro sangrando, isso fica entre quatro paredes no diretório do partido. A burrice que realmente acometeu parte do PT não chegou a tanto. Acorda dona Chagas!  

  7. É a economia, Estúpidos!

    O crescimento do Lula não tem nada a ver com o fato do Temer ser criminoso e está nos holofotes do PIG. O crescimento do Lula decorre das suas propostas econômicas. Para o Lula crescer ainda mais, basta ele se opor frontal e veementemente contra as reformas trabalhista e previdenciária e levantar a bandeira das diretas já.

    O fato do Lula ser atacado pelo PIG lhe dá uma aura de mártir, contribuindo para o seu crescimento, já que ele é como massa de bolo, quanto mais se bate nele, mais ele cresce.

    Estão equivocados.

  8. Não adianta atacar a mensageira.

    É fato que o PT toma posições dúbias em muitas dessas situações. Já tinha lido alguma coisa nessa linha na BBC dia 23/06:

    Por que parte da esquerda rejeita e parte da direita passou a apoiar saída de Temer?

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-40377213

    E digo mais, caso se concretize a hipótese de petistas votarem contra a denúncia de Temer, ainda vai ter militante aqui e acolá defendendo tais votos. Por vezes, os mesmos que agora se indignam com o post em tela e com sua autora.

     

  9. Golpistas conspirando

    Improvável e impossível que a bancada do PT tome essa posição e pior, que haja dissidentes da posição do partido

    Ela não plantou essa noticia a toa… Golpistas conspirando.

    Helena é mais um dos jornalistas desonestos que infestam a profissão. Frequentei somente uma vez o site Os Divergentes. Nunca mais acessei.

    1. Disse tudo, Tony

      Assim como você, bastou uma zapeada nesse site para saber qual a linha editorial e quais os interesses defendidos. Assim como não dou sequer um clique nos veículos do PIG/PPV, esses divergentes já foram riscados do meu caderninho.

  10. Concordo com Helena Chagas

    Parte conderável do partido deseja, ainda que de forma velada, a permanência de Temer.

    Os resultados do Datafolha ajudarão nessa decisão.

    Lula e PT crescem com Temer no poder. É mais fácil construir um discurso de oposição com Temer no poder.

    Diante do impasse da votação, o partido liberará a base e Temer derrubará a denúncia. 

    Como disse a comentarista Vânia, aparecerá alguns militantes que justificarão o voto em favor do Capiroto. 

     

     

     

  11. Cuidado com os blefes de Helena Chagas!

    Prezados,

    É preciso muita cautela ao ler e analisar o que é publicado nesse site, chamado “Os Divergentes”. Observem que o próprio nome dá pistas sobre o que caracteriza o pensamento dos que lá publicam: diversionismo. 

    O GGN pinçou uma frase-símbolo, que resume o que pensam e desejam esses ‘divergentes’ ou ‘diversionistas’. Com quais parlamentares do PT Helena Chagas ou outros do site conversaram? Se algum parlamentar do PT disse ou sugeriu votar contra uma denúncia incriminando o golpista ‘MT’, por que uma jornalista tarimbada deixaria de publicar tal ‘furo’? Essa jogada de Helena Chagas e de outros da turma que publica matérias ‘divergentes’ já está manjada. Há poucos dias o GGN republicou uma de Andrei Meirelles, recomendando cautela aos leitores. Até hoje o que foi alardeado por Andrei não se confirmou.

  12. Então Tá …

    Nada curioso e muito trágico, foi ver Dilma bancar essa “quiabo esperta” para comandar a Secom com os tais critérios técnicos, que encheram as burras da Globo e co-irmãs golpistas do monopólio da mídia, para ajudarem a dar o golpe na Dilma e no PT.

  13. Curioso

    Curioso ver esta comentarista aqui…. Para este tipo de abordagem, basta acessar o sítio em que ela bate ponto ou acessar qualquer outra da “grande imprensa”….

  14. Erro de avaliação

    Claro, deputados e senadores cometeriam esse erro de avaliação dos mais canhestros, ao defender a aposta de que ele cresceria mais quando já sabem que ele levaria, hoje, no primeiro turno. Ela bebeu o quê? Ou sofre de demência? E porque estão repercutindo essa sandice? Sim, esse texto é uma sandice. 

  15. Sem dúvida, que para o PT e

    Sem dúvida, que para o PT e Lula o vantajoso é mesmo que Temer continue.

    O Governo vai sangrar até o final de 2018 e ficará cada vez melhor para Lula.

    Porém, duvido que algum deputado do PT terá coragem de votar a favor de Temer, ai já é demais.

     

  16. Precisar não precisava

    Pra que esse artigo aqui?

    Nassif, esse tipo de matéria tem os seus lugares próprios, vejaIstoégloboépocabandsbtrevoltadosonlineoantagonista….,………….

    Espaço pra depositrem o seu lixo é o que não falta.

     

     

    1. Clap, clap, clap, clap, clap

      O Blog anda estranho. Já nao bastassem aqueles títulos desvirtuados dados às entrevistas de Dilma e do Haddad. Agora isso. E a multidao de novos trolls nao cadastrados que só entram para pichar o PT.

  17. No creo

    Sera que o PT, caso isso ocorra, pensa que aqui embaixo engolimos o Temer à seco, com farinha? Nem sonhem, que sera a pah de cal em Lula.

  18. Mas qual a estranheza? Um

    Mas qual a estranheza? Um partido politico opera politicamente, em qualquer parlamento do mundo. Politoa é um jogo, as peças se movimentam para atingir um resultado, no momento a classe politica, na qual se inclui o PT, está toda ela sob ataque,

    não é só Temer. È natural, é da lei da vida, que todos se unam contra o agressor que pode atingir a todos.

    Quando o transatlantico afunda morre a 1ª, a 2ª , a 3ª classes e a tripulação, portanto é preciso manter o navio à tona.

    1. Mesmo que o navio não vá a pique, Petistas serão lançados ao mar

      Ainda que o navio se mantenha à tona, os petistas serão lançados ao mar. Portanto, deixa a nau fragar.

  19. Isso não é jornalismo

    Isso não é jornalismo, mas puro exercício de uma propaganda contra um partido.

    Por que a … jornalista (?) … escreveu tal coisa?

    Não é sequer um exercício de reflexão sobre perdas e ganhos políticos de um eventual impeachment sobre a corrida presidencial de 2018.

    É mera porcaria para, talvez, amealhhar alguns cliques para o site dela.

  20. um dos pouco acerto do PT
    um dos pouco acerto do PT nesses dois últimos anos, foi não ter aceitado as chantagens do Cunha. Se tivesse aceitado, teria morrido junto. Perdeu naquele momento, mas vem ganhando por sua posição. Olhe para o Aécio que abraçou o Cunha. Temer é um cadáver. Se abraçar o Temer, vai junto para cova. Aliás, Temer é um problema do PSDB. Adotar a tese seria como querer ver o circo pegar fogo, sem queimar o palhaço. Ou se queimar com ele.

  21. Ora, a POLÍTICA é “curiosa” mesmo

    Não se confunde com moral e ética DO INDIVÍDUO.

    GLOBO NA MIRA DO FBI, BANCOS NA DO DALLAGNOL E BLOGS DE ESQUERDA “PERDIDINHOS”: O “CAOS” DA IRRACIONALIDADE HUMANA

    Por Romulus & Núcleo Duro

    (…) Essa história de “FBI pegar a Globo” está seguindo o esquema normal de política em D.C.: a agência – no caso o DoJ – capturada pelo lobby.

    O Departamento de Estado ainda não deu atenção a isso porque até agora não teve relevância na sua seara.

    Detonar a Globo seria um “game change” no Brasil… de décadas!

    Qual o interesse dos EUA – enquanto ~Estado~ e não enquanto país onde Time Warner/ Disney são sediadas – em implodir a Globo – o maior obstáculo à esquerda e ao nacional-desenvolvimentismo no Brasil?

    Afinal, a direita $EMPRE $E €NT€ND€… £¥NDAM€NT€!

    Mas…

    A Globo é democrata e os EUA tem hegemonia política republicana atualmente.

    A “sorte” da Globo é que o deep-State do Departamento de Estado é democrata.

    O “azar” da Globo é que a operação em que ela está metida é… ~mundial~.

    Assim, a queda da Globo pode acabar como, “apenas”, um efeito colateral. Tolerado! (…)

    *

    O “caos” descabelado… minimamente “penteado”:

    I. Blogs de esquerda fazem demagogia enquanto seus leitores deliram com uma “Revolução de Outubro”.

    II. FHC e Armínio Fraga dão a senha: PSDB é, apenas, a “pinguela” do 1%.

    A “ponte para o futuro” é a… JURISTOCRACIA!

    E, mais uma vez, nós avisamos aqui!

    III. O estilo “caótico” do blog e o seu alcance, necessariamente, restrito.

    IV. “Jeitinhos” e “Jeitões” juristocráticos.

    V. BOMBA! Sim, aquela mesmo: a NUCLEAR – os Bancos!

    Ainda na mão do Dallagnol “candy crush” (!)

    VI. “Lula” – o melhor Presidente que o Brasil ~nunca~ terá novamente??

    – O maior ativo político nacional – e internacional!

    Mas…

    – Esnobado pela “elite” – que, no Brasil, se escreve, necessariamente, entre aspas mesmo.

    VII. Atenção: ~fontes~ confirmam a jornalistas nossas deduções sobre o (não) “julgamento” da delação da JBS no STF!

    VIII. Sucessão na PF – a rapidinha do… “instituições funcionando normalmente” (!)

    IX. Epílogo: a tensão estrutural entre a Juristocracia e a Política no país onde se inventaram os tais dos ~3~ Poderes… hmmm… “independentes” (?) …

    País esse que, inclusive, ~não~ aplica essa ideia!

    Algum motivo haverá de existir…

     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador