Recado do Nassif: O julgamento de hoje poderá ser o strip tease final do Supremo

Em toda votação, há suspense na Nação sobre o resultado. Sempre termina em derrota de Lula, mas com a bola raspando a trave no último minuto. Seria o destino conspirando contra a democracia? Ledo engano.

Ontem à noite, advogados de Lula e fontes ligadas ao PT celebravam a reinclusão do julgamento do habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) na pauta da Segunda Turma, que se reunirá hoje.

Baseavam-se, julgo eu, na declaração da Ministra Carmen Lúcia, de que não era responsável pela pauta. Durante todo dia, foi atribuída a ela a intenção de tirar o tema de pauta ou, ao menos, colocá-lo no fim da fila. Na nota distribuída, Carmen Lúcia mostrou que não é a presidente da turma, só assumirá a partir da sessão de hoje. Portanto, não tinha poderes sobre a pauta e, mais do que isso, insistiu que o julgamento tinha prioridade absoluta, por ser habeas corpus de uma pessoa pressa e com mais de 70 anos de idade.

A declaração de Carmen suscitou uma dúvida relevante. Se ela foi capaz de um gesto digno, então o STF não estaria  de todo perdido. Alvíssaras! Ainda ontem, Luis Roberto Barroso barrou a decisão de Bolsonaro, de transferir a Funai para o Ministério da Agricultura.

Ledo engano! Carmen Lúcia apenas jogou a bomba no colo de Gilmar Mendes, incumbido por seus pares de ser o responsável da vez pela manutenção de Lula na prisão.

Vamos decifrar a lógica do STF.

Para fora, passa a impressão de que há um grupo majoritário que atua politicamente, e um grupo minoritário que defende o cumprimento das leis. O primeiro grupo desmoraliza o Supremo, o segundo dignifica, e mostra que nem tudo está perdido.

Em toda votação, há suspense na Nação sobre o resultado. Sempre termina em derrota de Lula, mas com a bola raspando a trave no último minuto. Seria o destino conspirando contra a democracia? Ledo engano.

Se, hoje, Gilmar Mendes efetivamente pedir vistas do processo, impedindo seu julgamento, estará exposta publica e irretorquivelmente o método do Supremo para esconder sua parcialidade/vulnerabilidade: os legalistas votam quando há plena garantia de que seus votos serão meramente simbólicos, continuarão sendo minoritários, e Lula permanecerá fora do jogo.

É o supremo jogo de cena.

Ou seja, a grandeza de Lewandowski, Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello e do próprio Gilmar era garantida pela vilania dos demais, a imbatível Carmen Lúcia à frente. Foi assim desde o começo, nos sorteios suspeitos, no uso do tal algoritmo do Supremo, na seleção das turmas, na mudança de voto de Rosa Weber no julgamento que poderia ter tirado Lula da prisão, citando autores alemães que ela nunca leu.

A declaração de ontem, de Carmen Lúcia, reforçando todos os argumentos a favor do julgamento do HC, aquela que é incapaz de qualquer gesto de grandeza, foi apenas a vingança, com requintes de crueldade, de todas as vezes em que ela foi o bode expiatório. Jogou no colo de Gilmar a bomba do adiamento e reforçou o grau de arbitrariedade da decisão, caso Gilmar leve a tática adiante.

Gilmar tem sido o mais corajoso obstáculo aos abusos da Lava Jato. Portanto, não se atribua ao poder da Lava Jato sua atitude. A vitória foi do antilulismo, do delenda Lula, ao preço da mancha indelével na reputação do Supremo.

Em todo caso, aguardemos o início da sessão.

 

 

Luis Nassif

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo em grande parte com o Nassif….. Não consigo ter muitas esperanças sobre o julgamento de hoje, e o raciocínio sobre a vingança de Carmen Lúcia sobre Gilmar Mendes faz sentido….. Queria estar enganado, mas não consigo ver coragem, grandeza, dignidade na maioria desses ministros……..

    1. É obvio que o STF piscou. Já foi esclarecido que não foi a Carmem Lúcia quem retirou da pauta mas sim Gilmar Mendes.

      Não se trata de se acovardar, mas ser responsável com o país e com as instituições.

      O André Araújo já disse, várias vezes, que tem assuntos que não podem serem expostos e as soluções mais corretas podem na verdade agravar o problema, quando ele disse que a LavaJato deveria ser tratado a 4 paredes para não prejudicar o país como um todo.

      O mesmo com esse episódio do LavaHacker.

      A luz vermelha acendeu na cabeça das pessoas responsáveis ao perceberem que se o STF julgar Moro suspeito iria descambar para a suspeição de toda a LavaJato com consequencias imprevisíveis.

      Até o Lula percebeu isso ao escrever na carta que a anulação do seu julgamento não significa o fim da LavaJato. Embora errado na sua análise ele admite o perigo.

      Mas o STF não pode simplesmente anular o seu julgamento e depois negar a todos os outros réus o mesmo benefício. Seria a desmoralização completa do STF.

      Além do mais o julgamento de Lula teve a atuação do “VA”R em todas as suas fases, com recursos infinitos em cada fase, em cada despacho do Juiz. E depois de Moro mais de uma dezena de desembargadores e ministros de tribunais superiores também julgaram Lula e o condenaram.

      Ainda que o Juiz Moro pudesse ter sido parcial e das mensagem que apareceram ainda não se sacou nada de grave, como explicar a sentença dos desembargadores do TRF4 e dos ministros do STJ? São todos inocentes? Comprados? Incompetentes? Venais? Parciais?

      É uma irresponsabilidade colocar o STF na parede exigindo uma posição deste que pode provocar um caos inimaginável.

      O STF está dando um tempo ao Brasil. A prudencia manda esperar e é o que eles estão fazendo cobertos de razão.

      1. O STF está dando um tempo ao Brasil? Prudência é o nome do jogo? Já combinaram com os pobres, os desvalidos, a turma do salário mínimo?

  2. Só lembrando: a caçada humana que Lula sofreu até ser preso teve como tiro de largada Gilmar Mendes impedindo lula de tomar posse na casa Civil de Dilma – o que não tinha e não base jurídica nenhuma. Posse que representaria a volta na pratica de lun ao poder pois naquele momento dilma tinha estava nas maos do congresso e sem respaldo popular gracas ao plano economico de levy que travou a economia brasileira . Gilmar é leal a quem lhe pós lá no STF – fhc (alias é o unico quesito que fhc nao foi goleado por lula)9- e portanto não permitirá a mínima brecha que possibilite a volta ao poder de Lula. Além do mais os milicos deixaram claro que não querem Lula solto pois se isso acontecer se rasga o último veu que cobre a ação dos militares no jogo político. Eles querem poupar energia pro próximo passo que é Bolsonaro dar a deixa que com esse congresso e o STF ele não tem como governar. E aí estará pronto o terreno prime autogolpe a la fugimori.

  3. O sub-coiso Eduardo Bolsonaro disse que não vai aceitar uma decisão do STF que mande soltar Lula.
    Veremos o que ele fará se o STF mandar soltar Lula. Aposto que esse pintinho não vai fazer nada. Mas se ele mandar 4 terroristas num jipe para fechar o Tribunal será melhor, pois isso permitirá o uso de violência legítima contra violência criminosa. O mais engraçado desta história é que a demonstração de arrogância do sub-coiso pode despertar uma fagulha de dignidade nos ministros dos STF. Eles abdicarão de seu poder/dever em favor de um nóia que foi dispensado pela namorada Patricia Lelis porque tem o pau pequeno?

  4. Difícil prever o que irá acontecer, como irá acontecer, quando irá acontecer e,sobretudo, se irá acontecer.
    A lógica diz que nada irá acontecer.
    Os ministros são os mesmos que permitiram, ou pelo menos não impediram que a barbárie chegasse a esse ponto.
    O beiçola do STF,então, está implicado até a tampa.
    Quem não se lembra, ainda no processo inicial do golpe contra a presidenta Dilma, das inúmeras vezes em que o algoritmo do supremo requisitou seus serviços,sendo o mais famoso(?) aquele que impediu a posse do presidente Lula como ministro da casa Civil?
    Nada mudou desde então. O fantoche que ocupa a presidência da República não é aquele que os incitadores políticos do golpe imaginavam que seria mas é um fantoche até mais palatável a mão não tao invisível do golpe pelo seu servilismo,descaramento e falta de compromisso com o país e sua população.
    Assim, o jogo de hoje, se houver,será somente para esclarecer,uma vez mais,o arbítrio e a perseguição política imposta ao presidente Lula e,conseqüentemente, continuar o processo de acumulação de forças defensoras da democracia para a retomada do poder.
    Qualquer coisa fora disso é lucro.

  5. Nao gosto de comentar sobre esse assunto, tenho ate medo, na verdade. Acho que nao temos outra solucao: Temos que fazer como Fidel fez quando entrou vitorioso em Havana, pos pra correr o presidente americanizado que tava la (o tal Batista) e disse: “”Vamos inaugurar o paredao para fuzilar os inimigos do nosso pais. Pra comecar e inaugurar o paredon vamos fuzilar os ministro da suprema corte, porque se esses caras tivessem feito o seu papael a situacao nao chegaria onde chegou””.Aqui tambem o grande culpado é o supremo sem vergonha.

  6. Recomendo que leiam o artigo “O autoengano das esquerdas” do Prof. Willian Novaki, publicado hoje pelo GGN. É uma ótima argumentação para a reflexão de todos os democratas (não só das esquerdas).
    Aproveitando a oportunidade, faço aquela pergunta que ninguém responde: se é obviamente tão necessária, por que não se constitui uma ampla Frente Ampla ? (a redundância é intencional).

  7. Oras, só se macula o que não tem máculas…….

    A grande piada é dizer que há “garantistas”, sim…..estão “garantindo” que Lula fique bem preso…..estão “garantindo” que o coiso não tenha sua eleição questionada escondendo as investigações sobre as fake news”……estão “garantindo” que o patrimonio publico seja entregue com decisões estapafurdias…….enfim………são “garantistas” do golpe………aí, sim……tendi……

  8. Quando alguém se permite abdicar do pudor, para conceder que toda a sua indecência se revele aos quatro ventos, das duas uma: ainda que de forma inadequada para alguns padrões legais, morais e eticos se fez mostrar possuidora de uma vulgar e duvidosa coragem ou de forma bastante traiçoeira e desavergonhada, se expōem ao destacar sua covarde e perigosa falta de coragem pela dignidade.

  9. mas ela não está errada quanto à barriga jornalistíca: em qualquer regimento, a prioridade é o hc. e o fato dela expor, se for o caso, gilmar, tanto melhor…

  10. Já ouvi que de cabeça de juiz e da bunda de criança nunca se sabe o que vai sair. Entretanto a injustiça que se faz a Lula tem raiz no stf, onde raro de se ver é o que a sigla remete: JUSTIÇA.

  11. NASSIF, o STF, faz muito tempo, já está só de tanga. Aposto todas as fichas que, à partir de hoje, ficará nu. Foram-se as leis…

  12. O STF piscou. Gilmar Mendez tirou da pauta o julgamento do HC.

    Todo o STF sabe que não dá pra anular o julgamento do Lula por suspeição do Juiz sem anular toda a LavaJato.

    Se o fizer, nessa quarta feira será inundado com Habeas pedindo a anulação de todos os réus.

    Provavelmente o próprio STF vai entrar em convulção com consequências inimagináveis.

    Se for pra soltar o Lula o STF tem diversas outras formas de fazê-lo.

    Não se pode ter pressa, o e STF é PhD em prudência.

  13. Não dá pra bancar o idiota e fazer de conta que não entende a realidade que está ai.
    A democracia acabou.
    Não há mais constituição.
    Há milícias normalizadas e legalizadas em toda a parte.
    Os militares dão berros com o supremo e atiram 200 vezes contra um pais de família indefeso
    O povo tem que encarar a real.
    Só o paredon nos libertará.

  14. antes do inicio da sessão de hoje, fiz um comentário e dizia que somente um paredon nos libertará.
    o comentário foi censurado.
    acharam forte a palavra?
    estamos agora com a sessão do supremo encerrada.
    e dai?
    eu tenho razão ou não?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador