Anvisa quer regulamentar produtos que usam nanotecnologia

Jornal GGN – A Anvisa quer que os produtos que utilizam nanotecnologia passem a informar de forma clara, no momento do registro, se utilizam esta tecnologia. Este pode ser o primeiro passo para que a Anvisa avalie o cenário da nova tecnologia no país e discuta como este produtos devem ser acompanhados.

Segundo o coordenador do Comitê de Nanotecnologia da Anvisa, Pedro Binsfeld, as consequências do uso desta tecnologia para a saúde ainda não estão clara para nenhum país. “Há uma gama de aplicações promissoras, mas temos que observar quais serão os impactos para a saúde”, afirmou.

A proposta ainda não foi colocada em discussão pública, mas foi levantada durante a apresentação sobre o uso de nanotecnologia na reunião de Diretoria Colegiada da Anvisa. De acordo com o levantamento, 599 produtos cosméticos, dez medicamentos e sete produtos para saúde alegam utilizar nanotecnologia na documentação apresentada à Anvisa para o registro.


Segundo o diretor de Controle e Monitoramento da Anvisa, Jaime Oliveira, isso não significa necessariamente que haverá regulação ou imposição de regras, já que o tema está na fronteira da ciência. “É uma área completamente nova, por isso exige cautela em relação a forma de regulação que poderemos fazer”, explica o diretor.

A nanotecnologia lida com materiais em escala bastante pequena, na casa do milionésimo de milímetro, e é considerada uma área promissora para o desenvolvimento de medicamentos e produtos para saúde. Entre os produtos que a Anvisa identificou com declarações de uso de nanotecnologia estão protetores solares, cremes, tintas, próteses e restaurações dentárias.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poderiam começar

    Poderiam começar a fiscalizar e punir a nanotecnologia empregada na impressão de bulas de medicamentos, principalmente genéricos, que ninguem consegue ler. Ou então obriga-los a fornecer lupas para o usuário.

  2. A nano tecnologia

    A nano tecnologia intra-venosa colocará tratamento médico em outro patamar.. de possibilidades tanto de cura quanto novos problemas. Ambas hipóteses assustadoras

  3. nanotecnologia em cosmético

    me parece que não deve passar de marketing na embalagem. povo que compra essas coisas acredita até em papai noel e coelhinho da páscoa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador