Esposa de Paulo Freire defende biografia de marido e reclama a Temer, por Marcelo Auler

Do blog de Marcelo Auler

Na defesa da biografia do marido, mulher de Paulo Freire reclama a Michel Temer

Marcelo Auler(*)

Após tomar conhecimento que, através de servidores de uso do Serviço de Processamento de Dados do governo Federal – SERPRO -. na tarde de teça-feira (28/06), alguém modificou a biografia de seu marido, Paulo Freire, incluindo trechos do de uma publicação do site do Instituto Liberal  chamando o educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, de “Assassinato do Conhecimento”, sua viúva, Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire, protestou em carta ao vice-presidente no exercício interino da presidência, Michel Temer.

“Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo”, diz ela na carta que jáchergou ao Palácio do Planalto.

Antes de pedir a colaboração do presicdente para o restabelecimento da verdade, Nita Freire alerta-o para a possível repercussão negativa internacional que o caso terá:

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo”.

A também educadora conviveu desde criança com Paulo Freire (1921-1997) e nos últimos dez anos da vida dele tornou-se sua esposa,. Recentemente, conforme divulgamos na reportagem Nita Freire: “não podemos deixar desmoronar as nossas esperanças!”, ao participar de um ato contra o governo Temer, acusou-o de querer acabar com os sonhos dos brasileiros:

“Este governo que está aí não está só acabando com os projetos políticos de igualdade, ele está destroçando os sonhos de nós, brasileiros e brasileiras. Está querendo que esqueçamos tantos anos de luta”.

No verbete editado, consta que Freire participou da última grande reforma da legislação educacional que resultou em um ensino “atrasado, doutrinário e fraco”. As críticas aos ideais de Paulo Freire têm sido comuns nos recentes debates envolvendo o movimento “Escola sem Partido” que questiona as diretrizes curriculares e o debate político dentro das instituições de ensino, acusadas de “ideologizar” os alunos. Para defender a ideia da escola sem partido que o ator Alexandre Frota – um estuprador confesso – esteve reunido com o ministro da Educação do governo interino, Mendonça Filho. O texto do site do Instituto Liberal, faz acusações levianas ao educador reconhecido mundialmente:

Aí está uma das origens da nossa já conhecida doutrinação marxista nas escolas e universidades, que em vez de formar cidadãos e profissionais para o crescimento do país, forma soldados dispostos a defender com unhas e dentes o marxismo no meio acadêmico”, diz o trecho de um dos parágrafos inseridos no artigo.

Nita Freire, em defesa da biografia do marido - Foto Marcelo Auler

Nita Freire, em defesa da biografia do marido – Foto Marcelo Auler

Em nota, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, disse que a alteração não partiu de suas instalações, mas de um órgão público federal que não pode ter o nome divulgado por questões contratuais. O Serpro administra a rede que provê acesso à internet em instituições públicas em todo o país.

Nita Freire cobra providências do presidente Temer de quem, segundo relata, já ouviu elogios ao educador. Abaixo a carta que encaminhou ao Planalto.

Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil

Prof. Dr. Michel Temer

ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipedia e SERPRO

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador Paulo Freire, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V. Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V. Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.

Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia. 

Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.

Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação

É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil __ na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns, etc __ e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política.

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.

 Contando com Vossa compreensão e interferência para que se restabeleça a Justiça e a Verdade.

Cordialmente

São Paulo, 30 de junho de 2016.

ANA MARIA ARAÚJO FREIRE”

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde estão os ovos podres???

    Ninguém ainda ousou a jogar ovos podres neste governo ridiculo que está aí!!!

    Quem serão os primeiros corajosos…

  2. Galileu também foi perseguido

    Galileu também foi perseguido pela Santa Inquisição, mas a História recolocou as coisas nos devidos lugares.

  3. Relaxem. A biografia de Paulo Freire é…

    ….tão preciosa, que não haverá espírito-de-porco neste mundo que consiga abalá-la.  Muito menos dentro deste  lixo de lideranças  golpistas e  seus ícones culturais Frota  e Lobão!    Sewer !!

    Vão ter que comer muita farinha  para  chegar  aos pés do grande mestre que tive  a  honra  de conhecer  e  trabalhar  ao lado por ocasião do governo Erundina  nos anos 90.

    Paulo Freire e sua “Pedagogia do Oprimido”  é um Highlander !  Imortal para  todo sempre !!

     

  4. A esposa de Paulo Freire tem

    A esposa de Paulo Freire tem toda razão.

    A CF/88 impede o estado de praticar censura, de controlar ideologicamente o que as pessoas podem ou não postar na internet.

    Os agentes públicos que picharam o verbete do educador na Wikipédia agiram ilegalmente. O abuso cometido é evidente e deve ser punido com rigor.

    Por fim, a esposa do grande brasileiro pode e deve processar a União por danos morais.

  5. A esposa de Paulo Freire tem

    A esposa de Paulo Freire tem toda razão.

    A CF/88 impede o estado de praticar censura, de controlar ideologicamente o que as pessoas podem ou não postar na internet.

    Os agentes públicos que picharam o verbete do educador na Wikipédia agiram ilegalmente. O abuso cometido é evidente e deve ser punido com rigor.

    Por fim, a esposa do grande brasileiro pode e deve processar a União por danos morais.

  6. Vão colocar o manual do Frota no programa escolar 2017

    Eh que eles preferem o perfeito cidadão idiota. Facil de manipular em qualquer circunstância.

     

  7. vergonha!

    Todos os dias é uma vergonha que ouço ou leio! 

    Agora contra o educador Paulo Freire.

    Já que falaram em educação “atrasada, doutrinária e fraca” o que acham da educação do governo do psdb nos ultimos 20 anos!

    Essa sim, é uma educação fraça atrasada e doutrinária!

    Vinte anos é tempo suficiente para fazer uma verdadeira revolução, mas para isso precisamos ter gente competente no governo, coisa que não vejo lá se vão muitos anos!

    Tristes tempos!

  8. Freire e o estado da educação brasileira

    É um exagero culpar o método Paulo Freire pelo estado atual da educação brasileira, mesmo porque tal método nunca existiu – Paulo Freire jamais foi um pedagogo no sentido estrito do termo, apenas um ativista e escritor que abordava o tema da educação falando de oprimidos e opressores sem dar nome aos bois, bem como de outras terminologias que nada têm a ver com métodos pedagógicos. O problema é que esse arrazoado vem servindo como uma ótima desculpa para justificar a precariedade de nossa educação – sempre pode-se afirmar que o ensino está ruim, mas isso não é tão importante assim porque afinal de contas o “verdadeiro propósito” da educação não é ensinar a matéria, e sim “formar cidadãos”, então basta aprovar todo o mundo que o problema está resolvido.

    Eu pessoalmente duvido muito da eficácia da doutrinação na escola, pois como quem é ou já foi professor sabe muito bem, se os alunos não estão a fim de assimilar uma coisa, pode repetir cem vezes que entra por um ouvido e sai pelo outro. Mas por outro lado, a doutrinação é muito eficaz para emburrecer os alunos, pois trata-se de um conteúdo tosco, ilógico e esquematizado, do qual o aluno fica desobrigado de usar o raciocínio para compreender, mas que frequentemente acha divertido repetir, sobretudo se for dado por um professor “legal”, daqueles que gostam de desancar personagens históricos e figuras de autoridade.

  9. Concordo com o titulo “PAULO FREIRE E O ASSASSINATO DO CONHECIMENTO” e mais: Paulo Freire através de seu método educacional queria revogar um artigo de nossa Constituição e o pior atenta contra um dos símbolos nacionais: A LÍNGUA OFICIAL, portanto seus defensores querem levar o Caos a Nação para terem campo de sovietizar o Brasil. Em minha pg do Face escrevi: No antigo método educacional usado, o Método Paulo Freire, utilizando-se por exemplo do conceito de “palavra geradora”, ou seja, no universo vocabular dos alunos, esquecendo que o Brasil é um País Continental, onde brasileiros não usam o mesmo vocabulário em seu dia a adia, fator que geraria uma bagunça educacional tremenda.
    A LINGUA OFICIAL e NACIONAL, a mesma falada em todo um País, é uma herança étnico-cultural que gera a consciência nacional, que é o ponto fundamental de uma Nação Soberana.
    No Brasil de acordo com o artigo 13 da Constituição Federal Brasileira, no capítulo sobre a nacionalidade, diz: “A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil”.
    E não existe línguas co-oficiais como em Espanha, do galego (na Galiza), do basco (no País Basco e em Navarra), do catalão (na Catalunha, Baleares e Comunidade Valenciana) e do aranês (na Catalunha).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador