Livros que toda criança e adolescente deve ler

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Na semana em que tem início a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Centro de Referências em Educação Integral abre espaço para a literatura. Crianças, especialistas, educadores e escritores indicaram os livros que toda criança e adolescente devem ler para contribuir com seu desenvolvimento integral. Afinal, o direito à leitura e à literatura envolve não apenas a língua, mas o significado simbólico, histórico e cultural de cada cultura. Confira a seguir!

O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry, Editora Agir)

“É um livro para todas as idades. Para lembrar que não se deve matar a criança grande que habita em cada um de nós.

No nosso tempo, um dos maiores poetas vivos, o Manoel de Barros diz que continua a ser criança, quase chegando aos cem anos. Já o apóstolo Saulo de Tarso, na sua primeira carta aos Coríntios, escreveu: ‘quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, como criança me comportava. Hoje, depois de homem feito, deixei de lado as coisas de criança…’”.

José Pacheco, educador, um dos fundadores da Escola da Ponte em Portugal e autor do Dicionário de Valores (Edições SM).

Matilda (Roald Dahl, Ed. WMF Martins Fontes)

“Recomendo a obra do autor inglês Roald Dahl, que é fundamental; e deve ser a biblioteca básica das crianças. Ele tem um livro super marcante chamado ‘Matilda’, que posteriormente virou filme. Na história, Matilda é uma garota muito inteligente que vive em uma casa onde se detesta pessoas sábias e os pais querem que ela seja medíocre. É uma obra que não subestima a inteligência das crianças e que tem vínculo direto com as questões da infância, como o sentimento de rejeição ou de abandono e, ao mesmo tempo, mostrando como se pode superar isso. O livro traz a força da imaginação e a coragem da criança pra superar. É um livro maravilhoso e tem humor.

E, pessoalmente, Roald Dahl muito me influenciou como autor de livros infantis. Ele não tem problemas de colocar no texto questões que provoquem as crianças; ele é transgressor e não tem medo de escrever para a infância. É um dos grandes autores ingleses, que escreveu também “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, outra dica importante de leitura.”

Ilan Brenman, escritor e autor de Até as princesas soltam pum (Editora Brinque Book) e O Bico (Editora Moderna)

Veja aqui outras indicações de livros para crianças e adolescentes.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador