MPF pede servidor de confiança de Weintraub para reunião relacionada a investigação de universidades

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia comemorado e elogiado MPF e ex-juiz e atual ministro Sergio Moro, pela prisão de donos de Universidades

Jornal GGN – A prisão de donos de Universidades brasileiras, no início da semana por operação do Ministério Publico Federal (MPF), gerou comemoração do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Agora, os procuradores pediram dele a indicação de um servidor do MEC, de confiança de Weintraub, para participar de reunião da Procuradoria no próximo 16 de setembro.

O encontro será para discutir os próximos passos e atuações dos procuradores da Republica na investigação de fraudes no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O programa, que sofreu cortes do governo de Jair Bolsonaro, ajuda jovens estudantes a concluir a graduação, com o financiamento.

Mas a apuração do MPF, que mesmo após ter solicitado a prisão de diversos funcionários de universidades, recém entrou na fase de pedido de instauração de inquérito policial. A suspeita dos investigadores é que o esquema tenha gerado um desvio de R$ 500 milhões aos cofres públicos.

E a Universidade Brasil, em Jales, Sao Paulo, é uma das investigadas, por supostas irregularidades na criação e no preenchimento de vagas no curso de medicina em Fernandópolis. De acordo com a apuração, vagas para o curso teriam sido negociadas por cerca de $ 120 mil.

Após o pedido do MPF, a Policia Federal prendeu nesta semana os donos da instituição e outras 20 pessoas, pelas supostas fraudes. A Operação foi intitulada “Vagatomia”, que teria funcionado não somente em Fernandopolis, como em Sao Jose dos Rio Preto e em Sao Paulo.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer se aliar a nós nesse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador