Para o MEC, Gabriel Chalita ou Renato Janine Ribeiro?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Consta no Painel da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (24) que “auxiliares de Dilma contrários a ampliar o espaço do PMDB no governo trabalham contra a ida de Gabriel Chalida para o MEC [Ministério da Educação]. Alegam que o secretário de Fernando Haddad é ‘criacionista’ e defendem a nomeação de um reitor para a vaga.”

No dia anterior, petistas vazaram que Renato Janine Ribeiro entrou na lista de cotados para assumir a Pasta deixada por Cid Gomes (PROS) na semana passada. O partida da presidente da República sinalizada que quer um nome da academia. Os intelectuais Mangabeira Unger e Mário Sérgio Cortella também foram aventados.

Caso seja confirmado ministro, Chalita será o primeiro peemedebista a comandar o MEC desde que Dilma tomou posse do Palácio do Planalto. Antes de Cid, a presidente colocou à frente do MEC os correligionários Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Henrique Paim.

Para o PMDB, o interesse pelo MEC é indiscutível. A Pasta concentra a maior fatia do orçamento da União. Logo, a ida de Chalita para o setor ampliaria o poder do partido de Eduardo Cunha. Para analistas, poderia reduzir os atritos entre Dilma e aliados.

Renato Janine, por sua vez, conta com a torcida do PT. Recentemente, o professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) publicou artigos defendendo a estabilização do governo Dilma e questionando as acusações exclusivas ao PT quando o assunto é corrupção. 

O que se sabe é que Dilma já sinalizou que não pretende mover Aloizio Mercadante (PT) da Casa. Ao mesmo tempo, tenta deixar claro que não quer ceder a pressões por uma reforma ministerial. Na semana passada, ela afirmou que a mudança no primeiro escalão será pontual e que se outras alterações forem feitas, isso acontecerá, apenas, após a votação do ajuste fiscal.

Enquanto isso, Luiz Cláudio Costa segue no MEC, interinamente. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chalita não tem nível/experiência para um ministério

    no governo federal. Está na secretaria municipal, e tomara que aprenda algo, por que foi um secretário estadual medíocre, alias como todos os da era tucana em SP (1995-2018?).

    Janine Ribeiro era um uspiano tucano de 4 costados, que tal como Bresser Pereira, Nakano, M. Semler ou J. Kfoury mais recentemente, se afastou devagar do PSDB horrorizado com a ida acelerada em direção á extrema direita promovida pelos “vikings da 3ª idade” (serra, fhc, alkmin, etc etc). Seria um bom nome por abrir o governo a uma parte da opinião pública hoje na oposição, a qual não agrada estar na mesma manifestação que boçais ex-roqueiros decadentes, blogueiros da veja e assimilados.

  2. Tanto o Renam, quanto Eduardo

    Tanto o Renam, quanto Eduardo Cunha abusam do cargo e chantageiam a Presidenta. O Lula erra só fazer lobby para um partido podre, sujo e safado como o PMDB

  3. Coitada da Educação! Ai! Pelos céus, Chalita NAO!!!

    Um criacionista ministro da Educaçao? Onde vamos parar com essa história de entregar a Educaçao a qualquer um? E Janine tb nao é muito melhor (mas do que Chalita é). 

  4. Primeiro, que não seja um

    Primeiro, que não seja um paulista. Os votos de Dilma em SP já estão mais que contemplados com Mercadante e sua empáfia. Segundo, que seja petista da área de educação, mas com gana de enfrentar Dilma e sua atávica visão de guarda-livros e implantar, implementar o PNE e aumentar os gastos percentuais do PIB além dos 10%. Caso, infelizmente, seja paulista, que não seja uspiano com Janine. Cesar Callegari pode ser um nome melhor, mjuito melhor. 

  5. CHALITA JÁ!

    Meus caros, a Dilma precisa governar. Entendam isso! Sem o PMDB ela não consegue. Impossível. Impossível! Como vencer Temer, Renan e Cunha. Vcs estão doidos? Esses caras dão uma piscadela de olho e tem PIG+PSDB+Elite Paneleira para ferrar com o governo. Dilma tem que governar. O PT tem que mostrar suas obras que estão ficando prontas. Tem muita coisa inaugurando esse ano e em 2016… Ou vcs preferem que o Temer inaugure? PqP vejo vocês aqui (e concordo) com o marasmo da Presidenta. Todos cobrando ações, negociações.. Que o Lula era ótimo na costura política e blá blá. A mulher resolve “costurar” vcs são contra o Chalita que é o indicado do PMDB. Que é secretario do Haddad.. Ó, quer saber? vou dormir! abs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador