A relação entre o otimismo e a queda no número de eleitores indecisos

Da Folha

Candidatos precisam manter em alta orgulho do brasileiro
 
MAURO PAULINO – DIRETOR-GERAL DO DATAFOLHA
ALESSANDRO JANONI – DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA
 
Por enquanto, a Copa reverteu o clima de “Maracanazo Social” que predominava antes do início do torneio. Imagens da multidão que saqueava durante greve de policiais, dos que sofriam diante da rotina de paralisações do transporte público e dos protestos contra o evento cederam espaço às cenas da massa que festeja.
 
E não é tanto pelo desempenho da seleção. A taxa que mais cresceu foi a dos que manifestam mais orgulho do que vergonha quanto à organização do evento.
 
A consequência é um refluxo de otimismo para patamares próximos aos observados há dois meses, em maio. Expectativas menos pessimistas quanto à economia diminuem a tendência do voto de protesto na eleição e os candidatos voltam a crescer.
 
Na intenção de voto espontânea, Dilma ganha seis pontos percentuais e alcança uma taxa de apoio que há um ano não conseguia. Ampla maioria, aliás, condena os xingamentos recebidos pela petista na abertura da Copa. Aécio Neves e Eduardo Campos também são mais citados. Os indecisos caíram sete pontos.

 
Mas, e depois da Copa? Outros times entrarão em campo –o das campanhas. O esclarecimento dos programas de governo e o debate de temas essenciais devem seguir estratégias específicas, mirando alvos diferentes em segmentos distintos do eleitorado, de acordo com as demandas desses estratos. É essencial renovar o discurso político tradicional, rejeitado por amplos setores.
 
Para os candidatos, a responsabilidade assemelha-se à que permeia e pesa sobre os jogadores da seleção –manter em curva ascendente sentimentos da opinião pública que vinham caindo e que agora, com a Copa, arremeteram, à base do insistente e questionado canto dos estádios –o orgulho de ser brasileiro.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os números da pesquisa, Nassif?

    “Na intenção de voto espontânea, Dilma ganha seis pontos percentuais e alcança uma taxa de apoio que há um ano não conseguia.”

    1. Não entendi

      Também não entendi ! De que pesquisa estão falando ? Aquela feita num estado só, em MG, por um jornal meio que envolvido com uma das partes ? Gostaria de saber mais do que a folha está falando. Logo a folha !

  2. Se brasileiro precisa de copa

    Se brasileiro precisa de copa pra desembuchar e saber em quem votar…  os problemas deles transcendem praticamente tudo que eu conheco.  Ta mal…

    Ja pensou alguem relacionando aumento de intencao de votos em Obama ao basebal?!?!

    Comecemos por aqui:  NENHUM presidente e NENHUM partido do mundo tem aas maos o que Dilma/Lula e o PT fizeram para o Brasil e para os brasileiros.

    Se ja existem, contem pra nos porque eu nao vi nenhum.

  3. A Folha?

    A Folha está, como sempre, “acertando” o passo com as pesquisas feitas por outros institutos, depois de haver produzido números absurdos com seu “DataFolha”. E, como sempre, “operando” na margem de erro. E, como sempre, inflando os votos de nanicos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador