Aécio promete sistema tributário e corte de ministérios como prioridades

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em sabatina promovida pelo portal G1 na manhã desta segunda-feira (4), Aécio Neves, candidato do PSDB à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT), afirmou que dará prioridade, caso eleito, à simplificação do sistema tributário e a uma reforma ministerial com corte de metade das pastas existentes, revisão do Ministério da Justiça e criação do Ministério da Infraestrutura. 

Segundo o postulante, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato ao Senado, trabalha no desenho da nova configuração da máquina pública federal. Hoje, são 39 o número de setores com status de ministério, e Aécio pretende chegar próximo ao “número deixado pelo ex-presidente Fernando Henrique em 2001”, cerca de 20. “Não quero entrar em detalhes, mas [o Ministério da Infraestrutura] trataria de investimentos em rodovias, ferrovias, por exemplo”, resumiu.

Quanto ao Ministério da Justiça, além de afirmar que vai revisar o papel da Polícia Federal e atuar incisivamente no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras, Aécio garantiu que não vai “contingenciar” o orçamento da Pasta e estrangular os investimento do setor, “como acontece há 10 anos”. O Ministério da Pesca, por sua vez, está na lista de cortes, “até porque temos que reforçar o Ministério da Agricultura”, explicou.

Sobre a simplificação do sistema tributário, Aécio prometeu que o projeto será enviado ao Congresso logo nos primeiros dias. “Estamos declarando guerra ao custo Brasil e resgatando os investimentos que podem vir para o País, incluindo os privados, que andam reduzidos”, pontuou.

O GGN elenca, abaixo, os principais pontos da sabatina do G1:

Concursos públicos e corte de comissionados

Confrontado sobre o fato de a gestão FHC ter congelado a promoção de concursos públicos, Aécio afirmou que “o momento agora é outro” e que dará atenção à “profissionalização do setor público”. “Concursos são fundamentais. O que vou reduzir são os cargos comissionados. Dos 24 mil cargos de livre provimento, acho que podemos reduzir um terço”, projetou o candidato.

Redução salarial de cargos eletivos

Sobre a possibilidade de decretar a redução salarial de ocupantes de cargos eletivos, Aécio disse que essa “não será questão central”. “O que parlamentares têm de fazer é trabalhar e manter contato com os eleitores. Por isso defendo reforma política. É preciso conexão maior entre o representado e representante.”

Sarney, Calheiros e o PMDB

Questionado por um leitor do G1 se governar no plano federal é viável sem apoio de figuras como José Sarney, Renan Calheiros e outros caciques do PMDB, Aécio disse que sim. “É possível governar sem o PMDB. Não há mais como manter essa relação de mercantilização. (Mas) Se quadros do PMDB resolverem apoiar o nosso projeto, será algo da democracia. Aqueles que vierem somar, será ótimo. Mas não em troca de nacos de poder”, disse.

Aborto, maconha e casamento gay

Em relação às propostas para descriminalizar o aborto, Aécio disse que segue a legislação atual, que garante o procedimento em caso de má formação do feto, risco de morte à mulher ou estupro. “Acho que a lei já atende as demandas.”

Sobre a legalização das drogas, o tucano se colocou contrário às propostas, afirmando que o Brasil não deve ser “cobaia desse tipo de caso”. “Respeito os países que fazem essa experiência, mas não vi avanços objetivos ainda”, acrescentou.

O candidato afirmou ainda que o casamento gay já é uma “pauta do passado”, no sentido de que a sociedade deveria reconhecer e apoiar a união entre pessoas do mesmo sexo.  “É algo que está colocado.”

Terras indígenas e invasões do MST

Sobre os episódios envolvendo a demarcação de terras indígenas, Aécio disse que temos uma legislação que deve ser cumprida e que fará valer a Constituição. Na visão do tucano, “existe hoje omissão do governo federal, que permite conflito permanente entre órgão públicos que regulam essa matéria.”

Sobre as invasões urbanas ou no campo patrocinadas pelo Movimento Sem Terra, Aécio classificou os atos como criminosos e disse que o correto é promover a “reforma agrária que Dilma não fez”. “Ela fez menos reforma agrária do que Geisel fez no governo ditatorial”, cutucou.

Foro privilegiado, grandes fortunas, cotas e privatização

Nos minutos finais da sabatina, o presidenciável do PSDB foi submetido ao chamado pinga-fogo, um combo de perguntas que deveriam ser respondidas com sim ou não.

Aécio afirmou ser a favor do projeto do senador Aloysio Nunes para reduzir a maioridade penal; disse que poderia rever as discussões sobre taxação de grandes fortunas; afirmou ser “temporariamente” favorável às cotas em universidades; defendeu o financiamento privado de campanha desde que seja limitado; apoiou a unificação das policias e a “reestatização” de empresas estatais, como a Petrobras.

Aécio ainda colocou-se contrário ao foro privilegiado em julgamento de políticos, mesmo que tenha sido beneficiado por esse princípio em ação civil pública ajuizada pela Promotoria da Saúde de Minas Gerais, em função de fraude contábil envolvendo mais de R$ 4 bilhões da saúde.

Aeroporto de Cláudio

Questionado sobre as razões que o levaram a aguardar 10 dias para admitir que fez uso do aeroporto de Cláudio (MG) – contruído em terreno de um tio-avô do tucano por R$ 14 milhões, ainda sem permissão para operar -, Aécio afirmou que a demora se deve à tentativa de esclarecer, primeiro, uma “informação que não está correta”, que seria a acusação de ter feito uma obra pública em terreno privado.

Mensalão

Instigado a rebater uma declaração da presidente Dilma, na qual a petista afirma que o mensalão do PT teve “dois pesos e umas 19 medidas”, Aécio disse que os casos são “distintos” e não cabe comparação.

O senador justificou a posição alegando que a Ação Penal 470 sustentou a existência de caixa dois para campanhas eleitorais, além de compra de votos no Congresso por apoio ao governo Lula (2002-2010). No caso do PSDB, “houve processo sobre campanha eleitoral. Se houve irregularidade, todos precisam ser punidos. (…) O PT tem dificuldade grande de reconhecer equívocos. Seria melhor fazer o ‘mea culpa’”, pontuou.

Novas sabatinas

Candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos será sanatinado no G1 na próxima segunda-feira, 11 de agosto. O portal promoverá entrevistas com 10 postulantes ao Palácio do Planato.

Dilma Rousseff foi sorteada para ser alvo da sabatina no final de julho mas, por problemas de agenda, não pôde participar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

120 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quantos aeroportos Aécio

    Quantos aeroportos Aécio Neves construirá nas terras dos parentes deles com os novos impostos que pretende criar?

    1. que tal……

      Que tal falarmos tbm dos muitos bilhões de reais que foram para ralo da corrupção na gestão do seu adorado PT, esse caso deste aeroporto talvez tenha sido no minimo antiético, mas vamos ao mar de corrupção do seu pt adorador de partido?

      Quantos bilhões o seu amado lula deu para o modelo de empresário do PT eike batista? foram 14 milhoes? foram muitos bilhões não é?

      Quantos bilhoes foram para a refinaria da terra natal do lula pernambuco?  que multiplicou por 10 a custo da obra?

      Quantos bilhões foram desviados da norte sul pelos menbros da quadrilha politica acobertada pelo seu PT:

      http://www.istoe.com.br/reportagens/223186_A+FERROVIA+DA+CORRUPCAO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

      Quantos bilões seu governo mentiroso deu para o JBS, que vai ter o mesmo destino do eike piramide batista?

      SÃO TANTOS CASOS QUE TOMARIA UM DIA INTEIRO PARA RELATAR AQUI APENAS OS CASOS QUE APARECERAM, DEIXANDO DE FORA OS CASOS DOS OUTROS POLÍTICOS DO BALAIO DO PT, RENANS, SARNEYS, MALUFS……

       

      1. Que tal falarmos tbm dos

        Que tal falarmos tbm dos muitos bilhões de reais que foram para ralo da corrupção na gestão do seu adorado PT, esse caso deste aeroporto talvez tenha sido no minimo antiético, mas vamos ao mar de corrupção do seu pt adorador de partido? Antietico aonde cara-palida? Isso é ladroagem pura, in natura,14 milhoes em uma pista que nao vale 400 mil, na fazenda de um parente,o mesmo parente fica com a chave e vc vem falar em etica? E o resto do dinheiro foi parar aonde, quem vai ressarcir os cofres de minas?

      2. No mínimo antiético? Você só

        No mínimo antiético? Você só pode estar de brincadeira… 14 milhões de reais para asfaltar uma pista, já que o “aeroporto” não tem nenhuma outra infraestrutura.

        Se você quiser falar de corrupção, primeiro vai me explicar para onde foi o dinheiro das privatizações a preço de banana. Te dou uma dica…leia o livro Privataria Tucana. Lá tem um monte de documentos sobre o assunto.

        Se você me explicar de onde saiu o dinheiro para a compra de votos da reeleição de FHC, eu posso até conversar com você. Veja que, neste caso, tem prova documental, com um deputado dizendo, CLARAMENTE, que recebeu 200 mil reais para votar pela emenda. Mas, à época, PF e MPF ficaram de mãos atadas pelo esquema tucano. Procure na internet por Ronivon Santiago…você vai se surpreender (brincadeirinha. eu sei que vc conhece muito bem a história)

        Você pode me explicar onde foi para o dinheiro do superfaturamento de ambulâncias, da época da gestão de Serra no MS?

        Gostaria que você também me explicasse como o Estado de SP pagou mais caro pelo conserto de vagões de trens do que o que se cobrava por vagões novos. Ah…aproveita a deixa e explica como funcionava o esquema do ISS na prefeitura de SP quando Kassab era prefeito, auxiliado pelo braço direito do Serra (Mauro Ricardo).

        Podia explicar também, o dinheiro “gerneciado” pelo Paulo Preto quando da construção do Rodoanel em SP.

        Me explica também porque Alstom e Siemens resolveram falar sobre a corrupção no governo de SP. Pode utilizar o espaço também para explicar os 300 mil reais que o Pimenta da Veiga (candidato a governador em MG, apoiado pela Aécio) recebeu do esquma do mensalão tucano.

        Eu posso te listar mais uns dez casos de corrupção de governos (e governantes) tucanos. Todos solenemente ignorados pela mídia. A questão é que aqui, neste espaço, estas tuas baboseiras não colam.

        1. mas….

          Mas meu prezado Ricardo vc ja me viu postando algo defendendo algum governo do PSDB como honesto, eu concordo com vc em gênero, numero e grau que o PSDB é corrupto como corrupto é o  PT tbm, minha crítica vai para esses esquerdopatas que ficam defendendo esse governo corrupto do PT como se honestos fossem e NÃO SÃO!!!

      3. “Que tal falarmos tbm dos

        “Que tal falarmos tbm dos muitos bilhões de reais que foram para ralo da corrupção na gestão do seu adorado PT”:

        Nao.  Que tal falarmos de quantos aecioportos Aecio vai construir pra familia dele em todo o Rio?

        Alias…  ja que estamos no assunto…  Nao ta batendo que a familia dele so tem unzinho “interesse” em Montezuma ainda.

        O que mais ainda ta escondido da familia dele em Montezuma?

  2. “Aécio afirmou que a demora

    “Aécio afirmou que a demora se deve à tentativa de esclarecer, primeiro, uma “informação que não está correta”, que seria a acusação de ter feito uma obra pública em terreno privado”:

    Ja esta mais que esclarecido e se tem uma coisa que NAO foi, foi uma mera “acusacao”.  Ta provado e documentado que Aecio construiu obra publica em terreno de parente dele.

  3. Xii! O Anastasia que se

    Xii! O Anastasia que se prepare. Vai trabalhar muito. O chefe vai para a balada e ele que trate de tocar a máquina. É engraçado: se os titulares desde Sarney tentaram fazer uma reforma tributária como um terceirizado vai conseguir tal proeza? Nem mesmo o FHC com toda lábia conseguiu!

  4. Denorex

    Típico depoimento “denorex”!

    Não acredito nem um tiquinho que num eventual governo seu, ele implantará a maioria das “soluções” que defendeu na entrevista… Se não o fez em Minas, por que o fará no Brasil?

    Em minha opinião não passa de um mistificador hipócrita. 

    Um abraço.

      1. É?

        Não me “garanta” nada, mostre-me números, links e iniciativas político econômicas comprováveis, as quais você considera relevantes… Eu te garanto que estou aberto a novos fatos…

        1.  
          Te sugiro um liro chamado

           

          Te sugiro um liro chamado “Choque de Gestão em MG”, organizado pelo Prof. Falconi (editora UFMG). Lá você vai encontrar detalhes do que o Aécio implantou nas Minas Gerais em gestão pública. 

          1. Vou ver…

            Prometo que vou procurar ainda hoje…

            De antemão lhe digo que li um livro de reengenharia e programas de qualidade do Falconi… Como industriário que pega no batente do dia a dia, já sofri reestruturação e novas técnicas de O&M na veia. De maneira geral achei tudo aquilo mistificador e meio mentiroso. Claro que sempre há o que melhorar, mas na prática toda aquela teoria bonitinha do “xoquidijestão”, vira acúmulo de funções, redução de salários e empregos, e muita mudança de nomes e denominações setoriais, coisa que só impacta a paciência da peãozada, que é obrigada a chamar velhos setores com novos nomes…

            Lembrei que o Nassif gosta do Falconi… O Nassif é um democrata otimista!

      2. Rapaz, as coisas são

        Rapaz, as coisas são complicadas. A sua grantia esbarra na garantia de outros que dizem EXATAMENTE o contrário do que dissestes. Como fica?

        1.  
          92% dos mineiros aprovaram

           

          92% dos mineiros aprovaram o governo Aécio Neves. Ou seja, em 100 mineiros, 92 dizem que o governo dele foi ótimo ou bom. Entendeu agora? 

          1. E se perguntarmos aos

            E se perguntarmos aos professores da rede pública de ensino de MG, quanto será a aprovação do “governador”? E se perguntarmos ao corpo de policiais militares de MG, quanto será a aprovação do “governador”? E s eperguntarmos aos médicos que trabalham na rede estadual, o que será que eles acham do “governador”? Vou só te dizer uma coisa…esse papo de que 92% aprovam o Aécio é uma piada. Todo mundo sabe que em Minas, a imprensa está completamente dominada e não há um só veículo que mostre a realidade do Estado. nesta situação é melhor perguntar a quem, DE FATO, vive apertado e ferrado devido ao famoso choque de gestão!!! Você sabia que a dívida pública do estado de Mg pe a maior do país, contando todos os entes da federação? Então não venha com esta conversinha mole, não. Vou ficar feliz de te ver aqui quando a Dilma for eleita outra vez…

          2. Espetacular!

            Mas o Saddam Hussein já conseguiu mais que isso e tinham os EUA como inimigo.

            E já já o Puttin chega lá!

          3. Afinal, qual é o seu parâmetro?

            Aí fica complicado, né rato? Se o povo aprova Lula, isso é magnífico e demonstra a qualidade do seu governo (pessoalmente, aprovo o governo de Lula e desaprovo o da POSTA). Mas se aprova alguém que VOCÊ não aprova, é resultado de governo ditatorial. Por falar em Sadam e Putin, essa é a turma da sua “tiurma”, não da minha.

        1.  
          Por exemplo, Aécio asfaltou

           

          Por exemplo, Aécio asfaltou 229 estradas em Minas Gerais. No campo social, colocou luz elétrica de canto a canto do estado. 

          1. Cite estas rodovias por favor!

            A maioria das rodoviasem MG são federais e estão em estado bom para regular. A Fernão Dias foi privatizada com pedágios de R$ 1,40 por cada 50 km. A Rodovia Br 040 está duplicada de BH até Curvelo sem pedágio e asfalto excelente! Agora as rodovias estaduais. A MG 050 foi privatizada com pedágios paulistas e rodovias africanas. Nem terceira pista tem. Ficamos amarrados a caminhões esperando por longas curvas alguma possibilidade de ultrapassagem com granbde riscos de acidente. O asfaslto está deformado e o automvel pula como touro em rodeio. A MG 164 Bom Despacho Abaeté está com o asfalto todo esburacado. É dificil descobrir onde é terra ou asfalto. A rodovia MG 176 entre Luz e Bambui perdi um escapamento em final de janeiro, por isto evito pegar esta estrada. A MG 427 entre Uberaba – Conceição das Alagoas – Planura é piada de mau gosto! A MG 255 entre Frutal e Iturama tá cheia de crateras. Aonde você viu o Aécio asfaltar alem de seus aeroportos?

          2.  
            Eu só conseguir ler “A

             

            Eu só conseguir ler “A maioria das rodoviasem MG são federais”. Você está totalmente equivocado meu caro. Procure se informar mais!!!

          3. Minas Gerais possui 10331 km de rodovias federais

            É a maior malha federal do país. Se tu não sabia, demonstra que não sabe muita coisa do Brasil e deveria de declarar incapaz de julgar qualquer coisa a respeito de política e investimentos publicos. Se fugiu da raia sobre meu questionamento sobre as estradas mineiras, eu citei as que eu costumo rodar, demonstra que só vem aqui avacalhar este blog de discussões sérias. Aqui nos argumentamos nossas dicussões. Vir aqui falar besteira sem argumentos só demonstra que você não tem interesses nenhum em discutir seriamente o  país, mas apenas impor seu partidarismo politico cego sem ponderação, incapaz de pensar o melhor para o país, mas apenas para seu partido.

          4. Muito bem,velho Bruce,é isso

            Muito bem,velho Bruce,é isso aí cara,tu esquecestes aquela rodovia de 1,5km,um,quilômetro e meio ao custo de 14 milhões,diz aí bruce pra galera,valeu!

        2.  
          Por exemplo, Aécio asfaltou

           

          Por exemplo, Aécio asfaltou 229 estradas em Minas Gerais. No campo social, colocou luz elétrica de canto a canto do estado. 

        3.  
          Por exemplo, Aécio asfaltou

           

          Por exemplo, Aécio asfaltou 229 estradas em Minas Gerais. No campo social, colocou luz elétrica de canto a canto do estado. 

      3. Dos 14 aeroportos

        Dos 14 aeroportos planejados… só 2 foram construído.. um deles o tio-avô fica com a chave…

        Não foi ele flagrado dirigindo bebado? E ainda deu “carteirada”?

        Grande exemplo de estadista…

        Dizem os mineiros que ele ficava mais tempo no Rio que em Minas… dizem as más línguas… deve ser fofoca!

      4. Os mineiros…

        Não é isso que os mineiros que aqui comparecem, dizem! Como o melhor governador, se à época de seu mandato, vivia aqui na MINHA CIDADE curtindo as noites… Afinal, quem governava Minas?   

      5. Aqui na minha região até hoje

        Aqui na minha região até hoje não vi nenhuma obra do sr. Aécio. Tudo o que aparece na TV é so propaganda mesmo. Desde que voltei p/ MG, aqui na cidade estão prometendo um presídio, um aeroporto, uma estrada vicinal que faz mt falta aos agricultores, mas nada aconteceu em mais de 10 anos. A maioria das estradas mineiras pertencem ao gov erno Federal e é por esta razão que sempre Minas aparece como campeã de acidentes nas rodovias federais. Uma cidade polo como é Poços de Caldas não ter um aeroporto, apenas quase um “campo de aviação” é o fim. Mas em Claudio tem. Coisas de Minas…….

      1. Hã?

        Prezado, não sou dono de partido, e você não sabe nada sobre minha vida, minhas experiências e ideias… Muito menos sobre meus votos…

        Guarde sua grossa ironia para os babacas do seu naipe… Me erre!

        1. leia direito

          Primeiro LEIA O QUE POSTEI ANTERIORMENTE:

          “Caro sergio de hipocrisia e cinismo o seu PT é insuperável meu amigo”

          Eu não te chamei de hipócrita, eu disse que de hipocrisia e cinismo o seu PT é insuperável!!!!!! Agora com sua réplica vc demonstra com muita clareza o quão vcs são grossos e intolerantes aos não rezam na cartilha de vcs, e te devolvo o elogio,  BABACA É VC !!!!

          1. Hã? (de novo)

            Li o que você escreveu, e não vi argumento algum, a não ser palavreado rasteiro, e um mimimi completamente abaixo do nível deste blog!

            Creio que você sofre de analfabetismo funcional e deficiência cognitiva… Então vou desenhar prá ti… Não desejo interagir contigo, não quero saber o que “pensas” e tô cagando e andando para o que você pensa ou “acha” sobre a minha pessoa.

            Então vou repetir SEU BABACA provocador… ME ERRE!

      2. Vamos parar por aí…

        Paremos com essa SUA hipocrisia de mencionar o PT. E para sua informação não sou filiada a quaisquer partidos, mas com lucidez suficiente para diferenciar a dignidade de alguns contra a sapiência daqueles que se consideram importantes e têm a mídia a acobertar-lhes os mal feitos. A essa altura do campeonato meu caro, torna-se ridícula e venal as suas investidas em querer limpar o que já está enlameado. Toma tenência!! 

  5. Minas não há mais!

    MInas em seu período retrocedeu do ponto de vista econômico. Enquanto outros estados se industrializavam, como Goiás, Minas, no período Aécio/Anastásia aumentou a participação do setor mineral em sua economia. Minas voltou praticamente a ser o que foi durante boa parte de sua história, um exportador de recursos minerais, sem qualquer valor agregado. No período tucano, incluindo o período de Azeredo, a única grande indústria a vir para o Estado é a Mercedes, em Juiz de Fora, um investimento que nunca se consolidou. A última grande usina construída pela CEMIG é Irapé, que teve início no governo de Itamar. Nos 12 anos tucanos, a CEMIG nada investiu no próprio estado que lhe dá origem, se tornando uma trader de energia a serviço dos interesses de seus investidores privados e não do povo mineiro. Além disso, teve seu quadro técnico sucateado, com aposentadorias e não contratação de novos funcionários. Há muitos anos não há concursos para a empresa. O período de Itamar foi marcadao pela luta contra a privatização da CEMIG; Aécio/Anastasia só esperaram que ele morresse para refazer os mesmos contratos contra os quais Itamar se bateu, agora entregando a administração da CEMIG à Andrade Gutierez. Fora isso, e ao que parece não foi perguntando, há o grande crime da Lei 100, definida como inconstitucional pelo STF, numa fragorosa e vergonhosa derrota de Antônio Anastasia, professor de direito administrativo da Faculdade de Direito da UFMG , juntamente com seu títere Aécio Neves da Cunha. Só esse fato já justificaria o impedimento dessa dupla em se candidatar para qualquer cargo eletivo.

    1. Vamos por partes

      Sergior,

      olhemos os vários ítens do seu comentário.

      1 – Aécio governou MG por 7 anos, reelegendo-se já no primeiro turno, e deixou o governo com 92% de aprovação dos mineiros. Seu sucessor, Anastasia (se foi poste, certamente feito com madeira de lei!) também se elegeu no primeiro turno e agora deverá se eleger senador com mais votos do que a soma dos seus concorrentes. Ou mineiro é burro, ou essa turma é realmente boa.

      2 – A Cemig não tem construído grandes usinas em MG simplesmente porque o potencial hidroelétrico mineiro está praticamente esgotado. O que resta a ser construído são pequenas usinas, e isso continua sendo feito. MG é exportadora líquida de eletricidade, você deve saber disso. Segundo todas as avalações internacionais, a Cemig é muito bem admnistrada. Hoje já é a maior distribuidora de energia da América Latina. As perdas com gatos são de apenas 6%, o que fica muito abaixo da média brasileira. Todos os beneficiados pelo Luz para Todos são isentos de ICMS, mas pagam quase 20% da conta em tributos e taxas federais. Ela também controla a Light, e no RJ os gatos consomem 40% da energia. Isso porque os gatos são protegidos pelo crime organizado (até em áreas como a Barra) e a polícia não dá proteção aos técnicos encarregados de desfazer os gatos.

      3 – MG tem 95 aeroportos autorizados pela ANAC. Aécio gastou R$330 milhões na melhoria desses aeroportos.

      4 – Aécio investiu R$3,5 bilhões em saneamento básico. Contabilizou os gastos como investimentos em saúde, como é norma da OMS (saneamento é a mais efetiva doas ações de medicina preventiva). Na época, nossa lei permitia essa forma de contabilidade, hoje ela é burra o bastante para proibir. Os opositores de Aécio o acusam de fraude, se não mesmo de roubo. Junto com SP e PR, MG é o estado brasileiro mais bem servido em saneamento.

      5 – Goiás tem se industrializado praticando a mais medonha guerra fiscal. A renúncia fiscal no estado chega a mais de um terço da receita, o que deixa o Estado sem condições de funcionar. Esse é o tipo de ação que Aécio promete combater comsua reforma fiscal. Mas se você é a favor do oportiunismo das empresas e contra os interesses do povo, pode continuar citando Goiás como exemplo.

      6 – Dez anos atrás, MG começava quando as estradas ficavam intransitáveis. Essa situação mudou drasticamente. Aécio construiu ou asfaltou mais de 5 mil km de estradas e Anastasia continuou essa obra. Hoje, temos a maior malha rodoviária asfaltada do país. Estradas de boa qualidade, bem mais da metade delas estaduais. Amigos meus paulistas têm elogiado a qualidade das nossas estradas e a falta de pedágios (quando há, são baratos).

      7 – MG tem o melhor ensino fundamental público do país, como reconhece o MEC. Em 2013, pelo oitavo ano consecutivo, fomos os campeões brasileiros das Olimpíadas Brasileras de Matemática das Escolas Públicas.

      1. 1. 92% de aprovação é um

        1. 92% de aprovação é um índice próximo dos 99% dos ditadores comuns pelo mundo afora. Ele tem feito o possível para isso aqui em Minas. Marco Aurélio Carone que o diga, além de tantos outros, calados, ou das várias tentativas de CPIs apreentadas pela oposição e nunca realizadas.
        2. Não é essa a razão. Há potencial ainda inexplorado, mas tem sido posto para empreedimentos privados. Mesmo os de menor porte, para uma empresa que foi criada para garantir energia de qualidade e de baixo custo e ser o esteio da industrialização do estado,, deveriam ser implementados. Mas não garantem o grau de retorno exigido pelos donos privados da empresa, que, insisto, teve seu corpo técnico destruído durante os anos tucanos. Não há concurso público na CEMIG ou na COPASA há anos. Tudo na empresa gira em torno de terceirização.
        3. Eu não falei em aeroportos. Por quê você os cita??? Eu não gosto de usar argumentos associados às diversas viagens, de todos os tipos e meios, que Aécio fez, faz e fará.
        4. Aécio não investiu nada, pois ele não é dono do dinheiro. O dinheiro é público. Ele pode confundir público com privado, ao que parece. No seu período de governo isso foi feito, sendo fortemente contestado pelo Ministério Público, pelos sindicatos. Ele teve que recorrer aos préstimos de um procurador-geral amigo para garantir o fim do processo, até esse momento. A legislação brasileira nunca permitiu isso, tanto que outros estados e o próprio governo federal nunca fizeram.
        5. Goiás foi apenas um exemplo. Todo o país, praticamente, avançou na industrização nesse período. Minas andou para trás. A guerra fiscal é um dado da realidade, apenas. Culpá-la por isso ou aquilo e nada fazer para alterar o quadro de atraso do estado é pura lamúria e inércia, algo típico dos tucanos. O Rio de Janeiro, a Bahia eo Paraná criaram nesse período fortes parques automotivos. Minas perdeu parte do investimento da FIAT para Pernambuco. O governo Aécio, além disso, pouco ou nada fez para alterar o quadro de atraso econômico de regiões como o Vale do Jequitinhonha.
        6. Quanto ás estradas, o quadro que se vê pode ser resumido na MG-050, privatizada e de péssima qualidade, até hoje esperando o fim da duplicação prevista.
        7. Quanto ao ensino, as seguidas greves dos professores, que recebem abaixo do piso nacional, dizem mais a respeito do que qualquer outro fato. Além disso, deve ser ressaltado que Minas é o estado que tem menor oferta própria de vagas em ensino superior e que possui a maior dependência do governo federal nesse nível de ensino. Isso deveria liberar recursos para os demais níveis de ensino, mas não é o que vemos no cotidiano das salas de aulas. Minas, além disso, não possui rede própria de educação tecnológica, como SP posui a rede Paula Souza. O governo Aécio/Anastasia nada fez nesse tocante.
        8. Você nada disse sobre a Lei 100. Sobre o dívida do estado com a previdência daí decorrente. Sobre a quebra do ipsemg, também daí decorrente. Sobre os 100 mil servidores em estado de desespero. É melhor falar para Aécio deixar de fazer suas viagens de todos os tipos e vir conhecer Minas, ele, senador que sempre preferiu marcar suas passagens aéreas no senado para a cidade do Rio de Janeiro (onde tem casa) e nunca para Belo Horizonte (onde nada conhece).

      2. Correto seu inicio de comentário no item 6

        Dez anos atrás, MG começava quando as estradas ficavam intransitáveis. FHC deixou as rodovias brasileiras simplesmente virarem buracos. Não tinha uma malha rodoviária inteira. Tem de vir o Lula para recuperar as rodovias em pé de miséria por FHC. 

  6. perdoem-me os puros de

    perdoem-me os puros de plantão, mas recuso-me a crer  em algo de construtivo que venha desse pessoal que defende somente um  por cento da populkação – ou mesmo que sseja 30, como na era fhc – falida e,espero, falecida.

    1. vindo algo de construtivo

      vc vai ver no ano que vem o quão foi construtivo esses dois governos corruPTos e mentirosos do seu adorado PT!!!!!

      1. Integrantes dos 9.000?

        Valter, Bruce … andavam cabisbaixos, afinal os Claudios e Montesumas estão bombando. mas agora perderam a vergonha e recomeçam o ataque patrocinado !!!!  Haja paciência para assistir a defesa do indefensável!  

        1. cabisbaixos?

          Quem deveria ficar cabisbaixo com esse mar de corrupção proporcionados pelo seu governo petista são vcs esquerdopatas!!!!!

          1. Vamos conversar?

            Ridículo querer imputar ao PT a corrupção no país. Procure se informar, sobre as corrupções que aconteceram nos governos de seus ídolos, aliás que ainda estão acontecendo…Ou é desinformação ou…fazendo parte dos 9.000… Caso positivo, lamento, pois deve ser muito triste ganhar por serviço sujo… Só consigo defender pessoas em que possa reconhecer trabalho e DIGNIDADE. Mas, dos que se pautam pela Veja e frequetam os Cervantes da vida, não se espera uma atitude honrada. Tenho dito! E pode continuar o seu trabalho, pois para isso você foi contratado. Eu não tenho culpa! Mas é lamentável!!!

             

          2. imputei?

            Vcs ja vem com essa história de corrupções anteriores para justificar a corrupção atual (AMPLIADA E APRIMORADA DIGA-SE DE PASSAGEM), todos os outros foram corruptos e concordo com vc marly, mas me fale uma coisa , o governo do seu pt é honesto?

          3. Escreva direitinho: Marly.

            FYI, nomes próprios escreve-se com maiúscula. Uma coisa eu posso lhe afirmar com a mais nítida e sincera certeza: Talvez sejamos nós os únicos seres desse nosso louco planeta, que estamos tendo o privilégio de sermos administrados por uma mulher dígna, trabalhadora, honesta e que pensa o Brasil e os brasileiros com muito amor e dedicação. Apesar de brasileiros vira-latas como você demonstra ser. É uma pena que, por ignorância ou finalidades obscuras, haja brasileiros que não conhecem o passado recente e se deixam levar pela lavagem cerebral ofertada pela mídia diariamente. Uma pena!!

          4. Garoto, o termo “mar de

            Garoto, o termo “mar de corrupção” não é o correto. Tente “mar de lama”, que a udn usava na década de 50.

          5. Troll

            Essa praga virtual é um TROLL que se originou do Blog do Coronel. Legião paga para tentar desestabilizar as discussões. Na minha ótica deve ser erradicado imediantamente. É um Argolo de segunda linha.

      2. Ei troll! Melhore seus

        Ei troll! Melhore seus argumentos, a parada aqui é dura velho, essas baboseiras que voce escreve aqui tem vida curta. O nivel dos trolls que defende o PSDB ja foi bem melhor, hoje atuam como aquele time de futebol cheio de pernas de pau que parte para o ataque e deixa a zaga desguarnecida ai toma de goleada, esses trolls querendo descutir corrupçao soa como um bando de cara de pau.

  7. Parece que Aécio ficou em coma ou isolado em MG por 12 anos

    Quanto ao Ministério da Justiça, além de afirmar que vai revisar o papel da Polícia Federal e atuar incisivamente no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras, Aécio garantiu que não vai “contingenciar” o orçamento da Pasta e estrangular os investimento do setor, “Como acontece há 10 anos”

    Nunca que eu saiba houve tanto investimentos para a Polícia Federal (Helicopteros, Vant), numeros de agentes contratados por concursos publicos e numeros de operações executadas quando do governo PT. Acho que ele deve estarlembrando do governo anterior do seu partido PSDB e do presidente FHC que não permitia qualquer investigação sobre corrupção em seu governo junto ao engavetador da república!

    1. Brasil Moderno

      Meu Caro JB Costa, ele falou tudo que uma sociedade moderna gostaria de ouvir. Não disse nada de governar com ideologia ultrapassada. 

      1. “Ideologia ultrapassada”,

        “Ideologia ultrapassada”, aquela que quebrou o Brasil, a América Latina e a Europa, mais conhecida como neoliberalismo?E teve como seus expoentes na América do sul FHC, Menem e Fujimore?

        O povo brasileiro não permirá o retorno dos abutres.

    2. mais do mesmo ….

      Mais do mesmo é o seu adorado governo do pt, mais covardia em enfrentar os problemas economicos, mais covardia em enfrentar o cambio, mais corrupção, mais mentiras, mais incompetencia………….

  8. Será que o seu Min. da
    Será que o seu Min. da Infraestrutura será Oswaldinho como lá em MG?
    Fechar ministérios e abrir dezenas de secretarias é muito fácil.

  9. O Minstério da

    O Minstério da Infraestrutura, que ele propõe, vai tratar de aeroportos também? E não teve nem um jornalista para perguntar quais são as “medidas impopulares” e quem vai ser atingido por elas? (embora quase todo mundo saiba as respostas, queria ouvir da boca do candidadto) Ô sabatinazinha fajuta!

  10. Sempre o mesmo nhe nhem nhem

    Sempre o mesmo nhe nhem nhem nhem do xoque de jestão. Mais do mesmo. A velha proposta de desmonte do estado apenas pelo prazer de desmontar o estado, depois dá um problema danado pro sucessor reconstruir o que foi destruído. Aliás, fhc, bússola do neto de Tancredo, logo depois de tomar posse extinguiu o orgão criado por Itamar para combater a corrupção…

    1. PUM?

      Os gases da podridão da política vem principalmente da corrupção e do loteamento do estado brasileiro com o que de pior tem na política brasileira FEITA PELO SEU PT, vamos ser mais honestos carissimo chico?

      1. Vamos ser honestos?


        Os GAZES oriundos há muito tempo, de comentários desde um salão de beleza em S. Conrado e, passando por porteiros do Leblon à Ipanema, podem fazer explodir uma boa parte desses bairros!  Cruz Credo!   

        1. SEU ARGUMENTO É ESSE?

          Poste alguma coisa intelegível que demonstre que estou errado e seu PT é um partido ético, a política patrocinada pelo seu PT não está podre? Argumentos por favor……….

          1. Menino, antes de sair por aí

            Menino, antes de sair por aí escrevendo o que dá na telha recomendo que você estude um pouquínho só de História do Brasil. Para não ficar muito pesado, tente de 1950 até hoje.

          2. Mas não é possible ! Vá

            Mas não é possible ! Vá procurar sua turma, que vc não combina c/ o Blog do Nassif. Mas para te deixar contentinho: Vc acredita que se tivessem encontrado algo de corrupção no governo da presidente Dilma, a Veja iria usar uma farsa tão medíocre, como usou esta semana,  p/ vender revista a tipos como vc?

  11. A política simbólica ainda

    A política simbólica ainda procura seu ideal, Aécio atingio-o, a contemplação presumida nega-lhe importância.

  12. Traduzindo: – Corte dos

    Traduzindo: – Corte dos benefícios previdenciários e do salário mínimo. Desemprego em massa para que a banda pobre financeira volte a ganhar zilhões. Adeus Bolsa Família, adeus Pronatec, adeus cotas, adeus minha casa minha vida, adeus crédito para pobres e remediados…

  13. Pessoal nervoso

    Tem pessoal nervoso no blog….

    Bem, não acredito numa palavra do Aócio Neves. Acho que com especialmente com relação à Polícia Federal a quantidade de denúncias deve-se também ao investimento realizado pelos governos LULA/Dilma no período. Tenho certeza que, caso eles não tivessem sido eleitos, a PF estaria na penúria e os engavetadores gerais da república estariam ai firmes e fortes. O retorno da gestão para as mãos do PSDB, acredito eu, faria a PF voltar à mingua e pouquissimas denúncias apareceriam (provavelmente somente a relacionadas à oposição).

    Já escolhi minhA candidatA a presidente e nenhum plano milagroso irá mudar minha opinião. O Brasil avançou neste período e caminha em direção a algo melhor. Ajustes devem ser feitos, obviamente, e se houve corrupção constatada (e não irresponsávelmente divulgadas) que os responsáveis paguem na forma da lei. Vivi a época FHC e anterior e sei que naquele tempo tudo era mais difícil e esculhambado.

  14. Polarização vazia

    Pra resumir a história: Aécio nada mais é que expressão da polarização política vazia que assola o país. Polarização que ganhou ares de triângulo amoroso com a entrada de Eduardo Campos no jogo. Só não se sabe exatamente quem é o cônjuge traído, pois Campos mantém um pé em cada canoa. Os três candidatos formam os termos de uma dialética sem antítese e síntese. São apenas teses ocas para sabatinas sem graça. 

  15. Há ceerta coisas que acho se

    Há ceerta coisas que acho se de exclusividade do PIG. Quero que ele se acabe mas não se fazendo o mesmo. Depois, se Aécio lesse o que aparece por aqui já saberia que acabar ministério não economiza nada e nem criar mais gasta-se tanto, pois vai apenas desmebrar o que já há, como fazer da sudene três novos ministério: do nordeste,  das águas para salvar SP  e do norte

  16. Aécio seria uma ótima presença na ONU…

    sabe tudo que precisa ser feito a partir do que não se deve fazer como já fez o seu partido que promete repetir

  17. Aécio banqueiro.

    Arrumei uma ocupação para o Dr Aécio ser presidente do Brasil não dá,tem que trabalhar muito eo menino não é chegado a um batente.Pois bem,o banco Espirito Santo foi dividido em dois,ficou,o Espirito Santo do Bem eo Espirito Santo do Diabo.O Dr Aécio vai presidir o Espirito Santo do Diabo com alguns ativos tóxicos sua experiêcia com esses ativos será de muita valia e de lá para presidência do FMI é um pulo.

  18. Propostas bastante coerentes

    Propostas bastante coerentes do candidato. Afinal, o partido dele, quando administra alguma coisa, é aquela “água”.

    Vide privataria, pasta rosa, trensalão, cantareira, aeroporto do titio eoutras menos lembradas. Assim, eles rapidamente dão um jeito de terceirizar as coisas para os amigos de sempre.

  19. Palavras e promessas ao

    Palavras e promessas ao vento.

    Pergunto ao candidato o que fez pela EMENDA CONSTITUCIONAL 233/08 APRESENTADA PELO GOVERNO FEDERAL  ????…

    Entre outras, são propostas pela emenda a:

    1 – SIMPLIFICAÇÃO O SISTEMA TRIBUTÁRIO VIGENTE, ELIMINANDO TRIBUTOS, REDUZINDO E DESBUROCRATIZANDO A LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA;

    2 – ELIMINAÇÃO DA GUERRA FISCAL ENTRE OS ESTADOS (E ENTRE MUNICÍPIOS);

    3 – IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA;

    4 – CORREÇÃO DAS DISTORÇÕES DOS TRIBUTOS SOBRE BENS E SERVIÇOS QUE PREJUDICAM O INVESTIMENTO E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NACIONAIS;

    5 – APERFEIÇOAÇÃO  DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL;

    6 – MELHORAR A QUALIDADE DAS REALAÇÕES FEDERATIVAS, AMPLIANDO A SOLIDARIEDADE FISCAL ENTRE A UNIÃO E OS ENTES FEDERADOS, CORRIGINDO DISTORÇÕES E DANDO INÍCIO A UM PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DO FEDERALISMO FISCAL NO BRASIL;

    7 – A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A REDUÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DE 20% PARA 14%; 8 – UNIFICAÇÃO DAS 27 LEGISLAÇÕES DE ICMS; ETC……  

     

    1. Precisa também de um

      Precisa também de um vencimento maior para os tributos, pos o mercado funciona muito com 30, 60 e 90 dias, e os tributos sempre vencem no mês da operação ou mês subsequente, fazendo com que o contribuinte pague um imposto sobre toda venda (sendo que irá recebê-la parcelada). Acho que deveria ter uma punição maior para os inadiplentes também, porque no meu caso aqui, vejo muitas empresas venderem e não receberem, e ainda terem que arcar com a tributação referente a venda não recebida (E na justiça, todos sabemos que não acontece nada). Isso atrapalha muito também. Já passou da hora do governo criar uma espécie de cartão CNPJ, com a ajuda dos bancos públicos, aí toda venda que a empresa realizar, recebesse pelo cartão já descontado os tributos, sem necessidade das guias dos tributos. Seria uma boa maneira de combater a sonegação e teria um fator ambiental também, menos papel nas ruas. 

  20. Pra esses supersticiosos da

    Pra esses supersticiosos da udn refleltirem sobre os riscos de se colocar um irresponsável como jânio, collor, aécio, na presidência de um país como o Brasil com o surrado discurso da moralidade que nada mais é que um engana trouxa para todo tipo de avanço contra o patrimônio público, contra direitos socias, dos servidores públicos, previdência etc. que vem embalado como “choque de jeitão”.

     

    Texto abaixo de Rudá Ricci (que eu, pessoalmente, relativizo o trecho inicial que menciona que a economia “faz água”, afinal estamos com emprego alto e salário com algum aumento e inflação dentro da meta.).

    Em quem não votar

    04/08/2014

     

    É compreensível que se faça crítica à gestão de Dilma Rousseff. Afinal, a economia faz água e o clima de “Brasil Grande” ou “Gigante que Acordou” parece que se foi. Também é compreensível que não se tenha tanta confiança em Eduardo Campos ou outro candidato não muito conhecido. Afinal, para que apostar no incerto? De qualquer maneira, entre os candidatos de pequenos partidos, há pessoas experientes ao menos como parlamentares, que já comprovaram que rumo tomam na vida pública, como Luciana Genro. Há os que defendem interesses específicos, como pastor Everaldo. Mesmo assim, é compreensível que um eleitor não deseje votar em quem não parece competitivo nesta eleição.

     

    Finalmente, é compreensível que grande parte dos brasileiros tenha abandonado completamente sua esperança e expectativa com o sistema partidário inteiro do país. Mas não é compreensível se espelhar na candidatura de Aécio Neves. Explico. Aécio teve toda a sua vida adulta voltada para a política. Começou como secretário pessoal de Tancredo Neves. Deveria ter um amplo currículo de realizações.

    Enfim, o que se espera de um político? Que nos represente e melhore nossas vidas.

     

    Mas, o que fez Aécio? Seu cartão de visitas é o Choque de Gestão. Algo que foi elaborado por Antonio Anastasia e nada mais é que um remix da Nova Gestão Pública do Reino Unido. Uma proposta de gestão, não de realizações. É como se a maior realização de um time de futebol fosse a manutenção e conservação de seu estádio, não a conquista de campeonatos. Este é o único “legado” de Aécio. Na área social, não avançou em nada. Fiz um levantamento de todos os projetos sociais de seu governo. Muitos programas com baixa cobertura ou abrangência. Escrevi sobre isto.

    Ainda no ano passado, em meio ao tiroteio das manifestações de junho, era de se esperar que falasse algo aos jovens. Ficou calado. Em seguida, propôs a velha cantilena das privatizações. Algo que revela a falta de projeto e perspectiva. Em seu próprio Estado, os manifestantes o rechaçaram, segundo pesquisa realizada pela Innovare.

     

    Como senador, os jornais publicaram que quase 90% de suas viagens de final de semana foram destinadas ao Rio de Janeiro. Um político mineiro que não veio a Minas Gerais.

    Não vou listar as críticas ao seu comportamento pessoal. São muitas, desde quando a polícia barrou o automóvel que dirigia no Rio de Janeiro e que estava registrado na empresa Rádio Arco-Íris (Jovem Pan BH), cuja propriedade é de sua família e que passou a ser investigada pelo MP – leia mais aqui – à atual acusação de construção de aeroportos em cidades muito pequenas do interior mineiro, com dinheiro público, para uso ainda incerto. As acusações são graves e muito importantes para esclarecer como o candidato age quando governa. Mas está em vários jornais e websites. Basta consultar.

     

    O que quero destacar é que Aécio não oferece segurança para o Brasil. E não parece ter experiência para governar a 7ª economia mundial, o segundo país mais poderoso do nosso continente, um país com 200 milhões de habitantes. Erramos uma vez ao tentar algo que se apresentava como novo, embora fosse de uma família de políticos regionais e já tinha sido governador o que, portanto, oferecia um currículo extenso para sabermos com quem estávamos tratando. Errar uma vez é até humano.  Cometer duas vezes o mesmo erro não tem perdão.

     

  21. Ledo engano

    O Aecio ate era um politico promissor, quando do seu surgimento sob a comoçao que foi a morte de Tancredo Neves e, durante algum tempo manteve uma certa aparencia de bom gestor debaixo da complacencia da imprensa mineira, a mascara começou a cair quando ele postulou voos maiores e, trombou com outro tucano de bico maior e mesma pretençoes, na batalha pela hegemonia no partido sobrou tiros para todos os lados,o que estava escondido foi revelado,o que era promessa virou decepçao ou seja mais do mesmo.

  22. LN, conselho: seria

    LN, conselho: seria interessante que o seu blog tivesse mediação, para evitar certos tipos que estão aparecendo por aqui, cuja única contribuição é encher o saco de quem tem alguma para contribuir.

    Pense nisso.

  23. O problema do Aecio chama-se

    O problema do Aecio chama-se credibilidade! Como votar em um político que constrói um aeroporto em terras da família e diz que tudo foi feito dentro da “legalidade”! Se recusa  a fazer um teste do bafometro! Bate na namorada em evento público! Persegue e demite jornalistas que ousam critica-lo! Faz de MG, o seu curral e o pior, circula em alguns blogs uma recente entrevista ao Estadão em que aprece bêbado, chapado….. Infelizmente a oligarquia brasileira ainda produz esse tipo de gente! 

  24. Aécio cara de pau

    Esse Aécio é muito cara de pau quando fala em cortar ministérios. Em Minas ele nao fez isto com as secretarias estaduais e ainda criou mais de trezentas Assessorias(ASPONES) ,inclusive nas várias estatais com salários bem altos,

    Esses ASPONES sao parentes,amigos apaniguados políticos e a maioria sequer comparecem aos locais que sao designados. Um absurdo!

    1. Porque que você acha que a

      Porque que você acha que a divida de Minas Gerais atinge 70 bilhões. Como a Yeda Crusius deixou o RS arrebentado para o Tarso Genro pagar a conta, o PSDB do Aécio / Anastasia deixam a conta para o Pimentel pagar …

  25. Quando é que esse cara vai

    Quando é que esse cara vai internado para tratar de seus “problemas” ? O vídeo do Estadão é vergonhoso…mas tá bom, ruim mesmo é a Dilma, que ri para os empresários, como dizem certos jornalista…

  26. Mais aviões que simpatizantes

    http://blog.noticiasparana.com/2014/em-terra-pouca-gente-no-ar-muitos-avioes/

     

    Pouca gente e muitos “aviões”

    emagosto 2, 2014/0 Comments

    “Aécio, never!, Aécio, never!” . Esses eram os gritos que vinham das janelas dos prédios da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba , na manhã deste sábado (2). A ‘saudação” era dirigida ao presidenciável tucano, Aécio Neves, que caminhou no calçadão, ao lado do governador Beto Richa. Ao mesmo tempo que que gritavam, as pessoas jogavam aviõezinhos de papel pelas janelas.

    Os aviõezinhos eram uma forma bem humorada de crítica ao candidato do PSDB, que mandou construir numa fazenda de um tio, com dinheiro público, uma aeroporto de uso privado. Mas o que chamou mais a atenção mesmo foi o pequeno número de pessoas que participou do ato. Quase todas trazidas em ônibus, que segundo um dos motoristas, foram contratados pela campanha de Beto Richa.

    cats

    No ar, aviõezinhos de papel ‘saúdam’ Aécio; no chão, ‘meia dúzia de gatos pingados’. Foto: Glauco Guimarães.

    O próprio governador admite que o evento foi um fracasso de público. Segundo ele, cinco mil pessoas acompanharam a caminhada. É muito pouco para a quantidade de ônibus que tumultuou o trânsito na região da Praça Santos Andrade. E, principalmente, em se tratando que duas das maiores estrelas dos tucanos: Aécio e Beto.  Para se ter uma ideia da falta de público na manhã deste sábado, é só comparar com um evento realizado na semana  pelo candidato do PMDB, Roberto Requião,  no Oeste do Estado, que reuniu o dobro de pessoas.

    Ou dá para lembrar da eleição de 2010, quando um evento conjunto do então candidato a governador Osmar Dias, com a então candidata a presidente, Dilma Roussef, reuniu ao menos 50 mil pessoas na Boca Maldita. O evento organizado por Beto Richa serviu para mostrar que tanto ele quanto Aécio estão com a bola bem murcha diante da população.

     

  27. Pago 10 contra 1 que o

    Pago 10 contra 1 que o primeiro ministério da lista de extinçao é o Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate à Fome.

    Será que pretende acabar com o Ministério do Emprego também ? 

  28. ????????????????????

    O Jornal Nacional e a Globo News mostraram o dia dos três candidatos à presidencia. 

    Aécio News apareceu para imprensa com o nariz vermelho…

    Ele estaria gripado ou bateu com o nariz na mesa?

  29. Foto à favor 1

    Com cara de sóbrio e bandeira no fundo!  
    Que edição hein. As fotos de Dilma são sempre escolhidas dentre as horríveis.

  30. Alguem aqui foi convencido

    Alguem aqui foi convencido pelos comentarios postados, a mudar seu voto ? 99% dos comentaristas sao petistas , entao a coisa toda fica enfadonha. Para o bem do blog, temos uma infinidade de assuntos para palpitar, esse negocio de  dilmaecio jah encheu o saco.

    1. Jah deu. O pior eh a crenca

      Jah deu. O pior eh a crenca de que Aecio Neves (PSDB) que faz parte da trupe QUE JAH TEVE SUA CHANCE serem incensadas por aqui.

  31. TROLLS

    Ando reparando que muitos PSDBistas que aparecem como verdadeiros carrapatos, tem um discurso igualzinho, sem tirar nem por. Devem receber treinamento de um  mesmo grupo. Reparem, por favor : O R Vidal, o rsrsrs ( vulgo Leônidas), um tal de Bruce repetem sempre: adoradores do PT; Cuba, Venezuela (parecem que diminuiram um pouco); seita de adoradores do PT; fanáticos do PT, mostre um argumento (eles geralmente não possuem nenhum, pois só xingam); todos os partidos roubam, mas o PT é o rei, e finalmente jamais falaram algo a favor de nenhum governo petista. São dígnos de dó, os pobres !

  32. Aécio promete sistema tributário e corte de ministérios como pri

    Se depender do meu voto, ele jamais subirar a rampa do Palácio do Planalto.

  33. Sua missão é uma só: botar o

    Sua missão é uma só: botar o pré-sal nas mãos do mercado.

    Por isso, afirmou não se importar com a baixa popularidade, por causa das impopulares,  e ser a favor de mandato único. Sabe que não será reeleito, mas terá cumprido sua missão. Chega de roubar bilhão, o pré-sal vale mais de trilhão.

    1.  
      Eh engracao como esse

       

      Eh engracao como esse pessoal acha que petista nao tranalha, tem cargo comissionado, etc. Interessante e ver que rentista tbm nao trabalha. Aecio, tbm nao trabalha. Essa babaquice tem  nome, mas o Blog eh “de familia”.

    2. 1- só vai peder emprego

      1- só vai peder emprego petisa que não mudar de lado. Trabalho numa pública e poucos foram os petista que passaram ocupar cargo por causa da eleição do Lula, esses ficaram ocupados pelos que eram de FHC e mudaram de lado logo que viram que iriam perder. Poranto, se Aécio ganhar, esses apenas volto para o lado que sempre foram.

      2 – De novo, só vai falir quem não passar para o lado desses, a grana será a de sempre. E pássaro que não muda de posição conforme os ventos, corre o risco de cagar e sujar o próprio bico com sua titica

  34. No final vai ser eleição plebiscitária

    Claro que o Aécio e o Campos tem problemas, e estão longe da maravilha que algumas pessoas falaram aqui.

    O problema é o governo atual, absurdamente perdido na área econômica.

    Para o pessoal que fica elogiando a Dilma, a escolha é óbvia. O mesmo para os inimigos mais ideológicos do PT.

    Volta a repetir, o governo FHC (especialmente o segundo) foi muito ruim, inclusive o senhor Armínio Fraga.

    A questão (pelo menos é o que eu acho) é a hipótese de aguentar mais quatro anos de uma administração completamente desastrosa. Chega a ser engraçado o ódio de algumas pessoas quando a gente menciona que apoiou o Lula e até votou na DIlma, mas não vai votar na reeleição dela (é o meu caso). Acho que é perturbador para os mais fanáticos descobrir que o Campos ou o Aécio (especialmente o Aécio) terão milhões de votos de ex eleitores da Dilma. Já percebi que isso provoca um acesso de ódio em muita gente. É proibido! Quem votou na Dilma em 2010 não pode mudar de ideia, é tucano ou troll disfarçado. O atual governo é inquestionável.

    Sobre a questão do Aécio, parece que o ponto central é o tal do Anastasia. O Quireza uma vez chegou a elogiá-lo, mas depois não falou mais nada. Então não tenho como saber. Só acho que criticar a administração do Aécio (q eu não conheço) para dizer que a da Dilma é excelente não tem coerência nenhuma. Não adianta apontar que o Aécio será um desastre quando já estamos no meio do desastre. É pregar para os já convertidos. O episódio do Santander foi patético, Presidente da República não pode bater boca com bancário de luxo, só deu munição para os que atacam o governo.

    Palavras o vento leva, mas essas opniões do Aécio de hoje seriam (com algumas exceções) assinadas pelo Lula da Carta aos Brasileiros de 2002. Nisso não mudo de ideia, o Lula que finalmente venceu foi o “Lulinha paz e amor”, o discurso mais a esquerda só aliena o eleitor das camadas médias.

    PS: Hoje mais um estabelecimento cultural perto da minha casa na ZS do Rio fechou porque as pessoas querem um aluguel irrealista, causado indiretamente por um governo federal que não propõe reforma da Lei do Inquilinato e fomenta uma bolha imobiliária irresponsável por maio de alavancagem dos bancos oficiais. Aqui no RJ vejo tudo fechando com exceção de banco e farmácia…

     

    1. Hoje mais um estabelecimento

      Hoje mais um estabelecimento cultural perto da minha casa na ZS do Rio fechou porque as pessoas querem um aluguel irrealista, causado indiretamente por um governo federal que não propõe reforma da Lei do Inquilinato e fomenta uma bolha imobiliária irresponsável por maio de alavancagem dos bancos oficiais. Aqui no RJ vejo tudo fechando com exceção de banco e farmácia…

       

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eh engracado, os liberais querem menos Estado, mas querem que o Estado atue na Lei da oferta e da procura? Eh surpreendente como as coisas sao humanamente contraditoria. Eu jah havia escrito nessas bandas que a coisa pior nesse Brasil estah longe de ser os politicos, a coisa pior tem titulo de eleitor lhe dando alvarah pra descarregar suas falahas pessoais no “eleito”.

      1. Não quero intervenção não, Dona pelega

        P/variar você não refutou a questão da bolha imobiliária fomentada por crédito irresponsável, mas já que você é chegada a rotular as pessoas, faço o mesmo com você, que ilustra exatamente a falta de argumento dos fanáticos do blog. Já é convertida. Pura perda de tempo.

        O Jean Willys (pessoa da qual não comungo nenhuma crença ideológica ou pessoal) tem projeto de lei para mudar a lei do inquilinato. O que a sua patroa fez nesse sentido? Nada, afinal de contas sua turma adora uma empreiteira.

        Mas é claro que você tem razão em uma coisa, tenho sim minhas “falahas pessoais”. Achar-se perfeito é privilégio dos fanáticos.

        PS: Mas criticar esse governo medíocre não é uma delas…

    2. Vou usar o seguinte critério:

      Vou usar o seguinte critério: minha vida melhorou ou piorou com o Governo Dilma? Piorou. Não adianta essa balela de 7ª ou 6ª economia do mundo se isso não reverte para o nosso bolso. Talvez esteja indo para o bolso de alguém, o meu não. Outro motivo pelo qual vou deixar de votar na Dilma para votar no Aécio: o Governo da Dilma está sendo péssimo para o funcionalismo. Não existe diálogo. E os sindicatos foram todos silenciados pelo Governo. Na situação atual prefiro o PSDB, pque sei que ele vai me ferrar, mas pelo menos ele não fica escondendo o fato. E o Governo da Dilma não cumpre acordos com o funcionalismo e fica usando de falsas promessas. 

    3. Não que eu queira dizer que

      Não que eu queira dizer que os economistas não entendem nada de economia, porque preparar o caminho para o país ir abismo abaixo levaram muitos a fazer pós-gradução nos EUA. Mas você está forjando a campanha excelentemente para o Aécio, aproveitando as características quizilentas do PSDB para fazer um biscate.

  35. Prometer sistema tributário e

    Prometer sistema tributário e cortes de ministérios até a netinho da Dilma promete. Quero ver se Aécio vai ser macho prometendo que mantém a Selic em 7% durante todo seu governo.

    1. É só não “criar moeda”, e

      É só não “criar moeda”, e gastar apenas o que arrecada, mesmo que seja necessário um aumento da carga tributária desde que se simplefique a arrecadação e seja transparente o gasto real.

  36. Todos vão para o centro em

    Todos vão para o centro em época de eleição, todo mundo fica “moderado”, abortista se torna católico vai a missa, falcatrua se esconde em pele de cordeiro.

    Todos prometem as mesmas coisas já faz 30 anos e nada muda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador