Bolsonaro admite que não sabe Economia e é corrigido por Mariana Godoy

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidente da República em 2018, admitiu durante entrevista à jornalista Mariana Godoy que não “entende” de Economia e ainda avaliou que é “exagero” cobrar esse tipo de conhecimento de um presidenciável.

As frases foram disparadas quando um telespectador perguntou a opinião de Bolsonaro sobre o “tripé macroeconômico” (câmbio flutuante, meta de inflação e meta fiscal). Depois de um sorriso amarelo, ele respondeu: “Quem vai falar de economia por mim é minha equipe econômica do futuro.”

Em seguida, justificou a resposta da seguinte maneira: “Quando o pessoal exige de mim entendimento em Economia, tinha que exigir de mim conhecimento em medicina [também]. Eu vou indicar um ministro da Saúde! Entendimento em Forças Armadas? Eu vou indicar o ministro da Defesa! Em agropecuária? Eu vou indicar um ministro da Agricultura! Acho um exagero [cobrar conhecimento] nessa parte aí.”

Na sequência, Bolsonaro emendou que dos “cinco presidentes militares, nenhum era formado em economia”, e ainda assim eles elevaram o Brasil à 8ª economia mundial. A apresentadora ficou espantada e corrigiu o deputado. “Oi?! Não! Eles deixaram o Brasil com muita inflação, fizeram a dívida externa do jeito que ficou.”

Foi quando Bolsonaro, entre uma gaguejada e outra, admitiu também que existia inflação e dívida externa alta para os padrões da época, e decidiu mudar de assunto. “Mas olha a infraestrutura deixada por eles…”  

Assista abaixo:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nesse caso ele tem razão.
    Uma

    Nesse caso ele tem razão.

    Uma boa entrevistadora teria questionado: mas qual linha vai seguir, qual será sua equipe economica ?

    1.  
      Mas ela questionou! Vc não

       

      Mas ela questionou! Vc não prestou atenção? Inclusive quando ela perguntou se ele tinha candidatos pra formar sua equipe, ele desviou o assunto, ficou na ofensiva, e falou um monte de besteiras!

  2. O povo brasileiro não merece

    O povo brasileiro não merece ter este imbecil como presidente.

    Mas a elite do atraso que pariu Jair Bolsonaro realmente deveria ter que sofrer sob o tacão dele.

     

     

    1. Se o parâmetro utilizado for

      Se o parâmetro utilizado for imbecilidade o povo brasileiro merece o bolsoignaro.

      Estamos vivendo um tempo onde a imbecilidade está ganhando de goleada.

       

  3. Outro dia, observei que

    Outro dia, observei que Bolsonaro não aparece com sua fala em uma propaganda de Televisão. Só se via a cara dele. Pensei ser porque ele tem medo de pecar pelas palavras.

    Essa entrevista com Godoy é apenas um aperitivo. 

    Depois ainda há quem diga que Lula é uma analfabeto vergonhoso. 

    Lula jamais sairia de uma entrevista com qualquer um, sem argumentos edificantes,porque é daqueles que aprendeu com a mãe e com a vida o suficiente pra chegar, como chegou, em todos os países do mundo, discursando para milhões de autoridades, e jamais sendo vaiado, ou posto de lado ao contrário: era aplaudido de pé. 

    Bolsonaro, Ruk, Dória, nunca serão páreo pra Lula. Diria até mesmo que Ciro Gomes ficaria em maus lençóis, porque o Cearense é meio Dória: vaidoso, sem humildade, do tipo que não assume o que diz. 

    Dória dizia que jamais aceitaria ser candidato pra competir com Alkmin. E Ciro dizia que jamais competiria com Lula, isso quando ainda mantinha sua postura de homem coerente. De repente, mudou da água pro vinho, ao ponto de admitiri, com todas as letras, que Lula é ladrão: “Veja a situação dos filhos dele. O que isso?” – foi como o vi mexendo com a moral de Lula, e quando eu me disse que se teria um plano B, caso Lula não se candidatasse, meu plano B se escafedeu. 

    Ciro teria tudo pra ser um baita presidente se não fosse do tipo que sabe morrer pela boca.

  4. Um bom administrador (ou um

    Um bom administrador (ou um bom presidente) não precisa ter conhecimentos detalhados em economia ou qualquer outra área é verdade, mas precisa no mínimo ter um bom conhecimento geral sobre as áreas que ele pretende administrar. Você não consegue administrar uma empresa que produz carros sem ter pelo menos uma noção de como são feitos os carros.

    E isso é algo que nenhum dos candidatos da mídia brasileira têm: Nem Bolsonaro, nem Doria, nem Alckmin, nem Marina (Huck então eu nem preciso citar). E além de conhecimento geral é preciso saber ser líder, e isso somente Lula consegue fazer na lista atual de políticos brasileiros.

    1. Voce está esquecendo de Ciro

      Voce está esquecendo de um tal de Ciro Gomes.  Que desde 1995 advoga para o Brasil um projeto nacional desenvolvimentista, foi o motor da transposição do rio são francisco, deixou o seu estado, quando governador do CE, estruturado de tal forma que hoje é um do estados não quebrados entre os 27 e propõe  de forma clara a reforma politica, reforma fiscal, reforma educacional e reforma financeira com idéias e exemplos. Tire um tempinho, assista uma palestra do Ciro e compare seus conceitos.

      Amigo,  primeiro votei no PT pela mudança, depois votei no Lula, votei novamente no Lula e depois votei na Dilma no desespero mas, 2018 será Ciro Gomes, porque eu vejo que Lula continua com a mesma memória política da conciliação em um momento que o Brasil não comporta mais isso, com todos os lados bem definidos.

       

      https://www.brasil247.com/pt/247/poder/325470/Ap%C3%B3s-perdoar-golpistas-Lula-j%C3%A1-costura-alian%C3%A7as.htm

       

       

  5. Sim , foi a época do ” MILAGRE BRASILEIRO “

    Que não teve nada de milagre.  Foi feito à base de um alto endividamento externo , facilitdo pelos americanos que apoiaram o golpe ,e facilitado também pelos petrodolares na época do choque do petróleo – dinheiro dos paises produtores de petroleo que inundou o mercado americano sem ter aplicações financeiras atraentes , então olharam para o terceiro mundo (expressão utilizada à época , hoje é “paises emergentes) como uma opção atraente de investimentos. 

    O resultado foi a entrega de um estado em frangalhos ao governo Sarney , o qual levaria dez anos para equilibrar  a inflação e as contas públicas , passando por todo tipo de experimentação , do congelamento de preços ao confisco das poupanças até a paridade cambial de 1 dólar para 1 real , o que novamente arrebentaria as contas públicas no fim da década de 90. 

    E toda aquela infra estrutura feita com alto endividamento externo durante o regime militar e paga pela população brasileira com planos econômicos malucos na década de 80 , foi na década de 90 entregue a preço de banana na privataria fernandista aos grandes amigos internos (Odebrecht , Bradesco , etc) e ao grande capital externo . 

    É esse o resumo da história que essa besta chamada BOLSONARO desconhece . Talvez porque ao invés de se debruçar sobre os grandes problemas nacionais , estava arrotando bravatas contra passeatas gays e uniões homoafetivas . 

    1. É muita cara de pau dos
      É muita cara de pau dos vermelhos falarem de divida externa, sendo que ela é relativamente menor que o rombo deixado pelo governo petista entre 2003 e 2016. E detalhe, o Lula sozinho privatizou mais do que a Margaret Thatcher se bobar.

      1. Amigo, a dívida externa foi

        Amigo, a dívida externa foi paga no governo petista.Já a dívida pública, que levou 500 anos para chegar a 38%, levou apenas 08 anos em fhc para chegar a 78%, mesmo com as privatzacões, algum palpite ?

  6. O programa do Bolsonaro, seja

    O programa do Bolsonaro, seja na área econômica, saúde, social ou educação é bastante sintético. Se resume a uma frase: “Dar porrada em vagabundo”. 

    PS: Para o “mercado” está bom, pois o sujeito vai terceirizar a gestão econômica para qualquer um dos Armínios da vida. Seu papel será de fato “dar porrada em vagabundo”. Por vagabundo se entende, “viados do movimento LGBT e comunistas do MTST, MST, CUT e UNE.

     

  7. Bolsonagro e a expressão corporal

    Cadeira acima da entrevistadora e pé cruzado, acintosamente voltado para a cara dela com ar de deboche.

    A grosseria ímpar e a demonstração de total desrespeito por uma pessoa.

    E no discurso, a ignorância e o desrespeito confirmados.

    Será esse o retrato do Brasil?

  8. Mariana mitou

    Bolsonaro, além de naif, tem medo de mulher. Por isso gagueja. A competente Mariana Godoy surrando o jumento com um simples “Oi?” mitou total.

    O Brasil de Temer é o máximo que a elite financeira, com seu Roberto Setúbal dando as cartas, consegue chegar em termos de governança e estratégia de país. O Brasil de Bolsonaro é o máximo que a classe média crente coxinha-frita consegue sonhar como futuro da nação.

    Fico como Lula, o retirante que ensinou o proletariado a sonhar com um país bonito, decente, sem miséria, respeitado por outras nações, bom para todos  e onde se pode viver feliz.

    1. O Brasil de temer é o mesmo
      O Brasil de temer é o mesmo Brasil do lula, afinal quem pediu votos pra ele foi o lula, mesmo porque, sem o apoio do Luís Ignácio, a senhora Dilma não teria chegado a presidência e levado consigo o nosso querido Temer, logo, o que está ai é apenas o mesmo do mesmo!

      1. E vai continuar sendo, Umtima

        E vai continuar sendo, Umtima declaração do Lula, “vai perdoar os golpistas!”, até parece que ele não está entendendo que os golpistas querem enfiar ele na cadeia de preferência até morrer.

  9. Perguntar não ofende…

    Talvez não seja exagero algum este conhecimento por parte de algum parlamentar…

    Talvez não tenha necessidade mesmo. Pra lembrar, Dilma, em sua defesa, foi tão didática – inclusive em economia – que criou uma separação entre o obscurantismo e a pedagogia.

    Para Jair, o Ausente (termo que cunhei para a sua assiduidade e pontualidade como patriota parlamentar), deve ser mais fácil dizer aquilo que os seus eleitores querem ouvir.

    Em breve, o termo “mulher de malandro”, figura terrível da mulher que apanha mas continua amando (deve ser algum tipo de derivação do “homem cordial”, não pode ser) será alçado a inconsciente coletivo nacional, talvez com outro termo, mas com o mesmo espírito.

  10. Bolsonara sabe sim o

    Bolsonara sabe sim o significado de tripé macroeconômico, não respondeu porque não quis. Ele certamente diria, para surpresa de todos, que se trata de um tripé de câmera fotográfica super barato e fabricado na China.

  11. Tripé macroeconômico
    O précandidato Jair Bolsonaro, é uma amostra da necessidade de se exigir o mínimo de amplitude de conhecimentos que, quando não acadêmicos, no mínimo de causa em setores primordiais para o bom funcionamento do país a curto e longo prazo. Se ele indicar um ministro da FazendNão a contracionista(clássico entre liberais) ele precisa saber quais são os efeitos dessa política econômica e assim para as outras áreas, senão como confiar na palavra de de um idiota?

    1. Ignorância…
      A únicas coisas que vocês só sabem fazer é ouvir e acreditar nas besteiras que os outros dizem e não vão pesquisar por si próprio. Eu vi ao vivo o programa e o Bolsonaro mesmo sabendo até pouco de economia sabe mais de economia que todos os candidatos à presidência juntos, no programa ele falou em diminuir imposto, desburocratização e diminuir o estado, mas esse site de forma tendenciosa só fala de quando Bolsonaro erra e fala uma meia-verdade (pois no começo do regime militar com os primeiros presidentes, realmente teve um grande crescimento econômico, mas no mundo da economia, é impossível um grande crescimento econômico durar e não haver crise depois), e tenta fazer a Mariana Godoy uma “intelectual” sendo que ela defendeu no seu programa aquela apologia a pedofilia no museu. A verdade é que Bolsonaro evolui constantemente em todos os quesitos desde o seu discurso até o seu conhecimento, já que até o começo do ano o conhecimento de Bolsonaro de economia era mínimo, ele era cheio de positivismo (o que infelizmente, ainda lhe sobra um pouco), mas mesmo com suas falhas (por que além do mais ninguém é perfeito), Bolsonaro é de longe o melhor candidato, e a maioria que é contra ele é porque tem ignorância o suficiente a não pesquisar sobre ele a si próprio e fica apenas querendo ouvir as falácias da mídia que vocês mesmo também criticam por manipular. Aqui nesse site só há hipócritas e ignorantes.

      1.  
        Entrevistadora :

         

        Entrevistadora : Pré-candidato Ciro Gomes, qual vai ser o seu maior rival nessa campanha a presidência da república ?

        Ciro Gomes: A ignorância.

         

  12. Discurso do Buraco Opaco da Razão Ausente

    Em tempo que no Brasil dispensa-se a modéstia para escancarar a mediocridade, sem temor de mostrar-se medíocre, nada faz mais sentido que essa personagem seja a escolhida dessa limitada gente, curtindo seus 15 minutos de glória, às igrejas, às armas e aos bois no pasto, em sentido bovino amplo. 

    Isso posto, segue possíveis perguntas e respostas, elaboradas por seleto grupo de bolsominions selecionados pelo questionário do Bolsa Huck e desempate na roleta russa, para que o dito não seja surpreendido nas próximas entrevistas:

    R –  Deputado, quais os planos para o tripé macroeconômico?

    B – Porrete. Terá que ficar em pé e funcionar, caso contrário o porrete vai cantar e não me perguntem mais nada, pois vou nomear um ministro da fazenda para responder e executar a minha política “Big Stick” na economia, que podem ter certeza e me cobrarem, vai ter que andar na linha e funcionar na marra, senão mando prender o tal de Walter, que dizem por tudo responsável na economia, sobretudo previsões.

    R – Deputado, utilizando a arte para situa-lo, no quadro da Santa Ceia do Senhor onde está sentado?

    B – Podem querer me fazer de bobo, mas nesse negócio de exposição de arte, sou esperto “paca”, não sento, não entro, passo longe, pois sei que começam com a ceia do senhor e terminam com os seios da senhora, e isso não iremos permitir.  Arrebento, fecho e mando prender, com nóis não tem essa pouca vergonha não, tem que ter respeito, coberto e bem família, recatado e do lar. 

    R – E a política das minorias, deputado?

    B- Comigo só maioria, as minorias desaparecem ou descemos o cacete até desaparecerem.

    R – Mas para onde irão?

    B – Pra Cuba, Venezuela, pro diabo ou papa Francisco que as carregue, junto com os tais de direitos humanos. Caiam fora comunistas petistas “currupitos”, onde já se viu, isso não é problema para pai de família resolver.

    R – Deputado e a campanha do desarmamento?

    B – Vou acabar com a palhaçada, com essa coisa de fracotes, mulheres e gays, vou fazer como Jeca-Tatu e botar armas nas mãos de todo mundo para protegerem-se do verme do bandido.            

    R –  Oi?! Não! Deputado, Jeca-Tatu, segundo consta no livro Urupês do Lobato, botou sapatos nos pés de todo mundo, na bicharada inclusive, para ficarem mais saudáveis.

    B – Negativo, operante… Comigo quem conta é o Urutu, sem essa dos, sem sapatos, sem tetos, sem casas, sem terras, sem médicos, sem vergonha na cara… tudo vagabundo do bolsa família que não quer trabalhar. Comigo não frouxão, aqui é arma na mão, coturno no pé e teje preso se não gostar e mais, sem essa de livro do Lobato e sim o uívo do Lobão & Frota na educação e bicharada só se tratada na porrada ou no Cura Gay.  

    R – E a política para as Mulheres?

    B – Missa, Cama & Mesa, Tanque, Forno & Fogão, sem chance de costurar pra fora com risco de enfeitar o maridão.

    R – Como assim, deputado?

    B – Como assim, assado, frito e recheado e se não gostarem do que gosto, que vão pra Cuba arrumar marido frouxo e cortar cana.  

    R – Para encerrar deputado, pretende passar o Brasil à limpo?

    B – De jeito nenhum, vou é passar o Brasil à ferro e fogo, mais ferro nos sem nada e muito mais fogo ainda nos do morro.

    1. Quem tiver mais interessante, ponha rsrsrs

       

      Candidato qual é a sua proposta para economia? Essa parte é com o ministro da economia. Candidato qual é a sua proposta para educação? Essa parte é com o ministro da educação. Candidato qual é a sua proposta para segurança? Essa parte é com o ministro da segurança. quer dizer da justiça? Essa parte é com o juiz. Candidato qual é a sua proposta no combate à pobreza? Essa parte é com o ministro da pobreza. Mas candidato não existe essa pasta! Essa parte é com o ministro da papelaria.  

       

       

  13. Massa de manobra
    É hilário ver pessoas achando lamentável que o Bolsonaro entenda de economia. Tendo em vista que essas pessoas apoiam um corrupto analfabeto. Com certeza ganharam um pão com mortadela pra falar essas asneira… Kkkkkkkk

  14. Politica
    Só quero é ver o debate entre Lula, o candidato analfabeto dos pobres e o candidato dos intelectuais, da burguesia, dos riquinhos de pele branca sulistas. Eu posso adiantar: Lula vai simplesmente demoli-lo, pois é mais competente em todas as áreas do conhecimento seja político, econômico e social. Ele só não se compara ao preconceito que as classes sociais dominantes tem contra ele

  15. Politica
    Só quero é ver o debate entre Lula, o candidato analfabeto dos pobres e Bolsonaro, o candidato dos intelectuais, da burguesia, dos riquinhos de pele branca sulistas. Eu posso adiantar: Lula vai simplesmente demoli-lo, pois é mais competente em todas as áreas do conhecimento seja político, econômico e social. Ele só não se compara ao preconceito que as classes sociais dominantes tem contra ele

    1. Política
      É inacreditável ouvir isso de alguém, mesmo depois de todos os escândalos e a maior corrupção do Brasil promovida pelo PT ( lula) e pmdb (temer e cia).
      Preconceituoso vc disse, defensor de valores humanos eu digo, burguês vc diz, eu chamo de homem do povo, vc sabe o q significa burguês? Eu diria q o lula trabalhou em prol da nobreza, os artistas milionários as custas do dinheiro do povo através dezsa lei de insentivo a cultura, que nada mais é um Meio das empresas sonegarem impostos, sim, vc nao sabia dessa? Eu falo por conhecimento de causa e vc fala o que nao sabe, sou a favor de uma sociedade com valores e ideais, com respeito e valorização da família. Libertinagem, pedofilia, corrupção deve ser o q vc gosta, pois é exatamente isso que seu candidato defende. A propósito, sou nego, empresário, pai de faMília, casado, cristão e a favor de uma política de crescimento econômico, voltado para novas oportunidades no campo energético que está engessado nesse país, aonde o monopólio prevalece com o auxílio desses partidos de esquerda bilionários.

      1. Vomitando Besteiras Sem Medo de Ser Infeliz

        Do crioulo louco, era Samba e não Tango, e seu falar escrito, dito com conhecimento de causa, a propósito, mais que um nego, revela um diplomado analfabeto político formado com pós verdades dessa mídia da desinformação, que as divulga para ajudar no adestramento de figuras desavisadas, à vossa semelhança, via “rola-bostas”, “olavos do baralho”, “globonius”, etc., que ululam em terras tabajaras, em tempo de medíocres sem filtro da modéstia.

        Bolerão, põe a cabeça para só, pensar, e vá se informar para abastece-la, logicamente longe do oco de seu guru “Ponto 50, e depois volte a escrever menos besteiras por aí. 

    2. Uma piada seu comentário, eu
      Uma piada seu comentário, eu apoio Bolsonaro, nao sou branco muito menos riquinho, luto todos os dias para conseguir ter uma vida melhor, não sei em que mundo você vive, mas defender o Lula depois de tudo que ele fez realmente é piada. Lula nunca entendeu de coisa alguma, a única coisa que ele sabe fazer é iludir figindo ser do povo, enquanto os rouba pelas costas…

      1. Bolsonaro não sabe cuidar nem de sua pistola Glock

        Bolsonaro não sabe cuidar nem de sua pistola Glock, vai saber cuidaar do país.

        Imagine quantas pessoas aquela pistola já matou.

        E um cara que está há 30 anos convivendo com a escória politica deve ser um santo, mesmo.

  16. Bolsonaro
    Os possíveis candidatos,Lula e Bolsonaro são os piores!
    Eles são bons de mídia! Dizem absurdos! Espero que Álvaro Dias seja candidato do Bom Senso do Equilíbrio! Chega de ódio de direita e esquerda!

    1. O FHC, na execução do plano
      O FHC, na execução do plano real e demais medidas econômicas, quando foi chamado por Itamar para ser Ministro da Economia disse que só tinha experiência acadêmica, portanto, elegeu equipe de economistas competentes.
      Já o salafrário do luladrão, colocou a DilmAnta junto com o Temer por 2(dois)mandatos consecutivos, institucionalizou a corrupção, quebrou a Petrobrás e, consequentemente, o país inteiro, deixando 14 milhões de desempregados e um país arrasado.

      1. Esse pessoal, que volta no Bolsonazi,

        Esse pessoal, que volta no Bolsonazi, já mostra de longe, o quanto a ignorância campeia no meio deles. Não é preciso falar aqui que já temos 03 anos de investigação envolvendo um aparato judicial que contempla o Brasil e vários países e, até agora, não conseguiram provar uma acusação de corrupção sobre o Lula, apenas convicções. Só algúem com muita má fé ou ignorância para afirmar que:

        . a corrupção no Brasil foi institucionalizada nos governos PT. Igonorando toda a historiografia de escândalos de corrupção que advem desde os governos miltares.

        . A corrupção quebrou a petrobrás, como 3% em propinas sobre os serviços podem quebrar uma empresa? Sem considerar que a mudança nos preços das comodities e a má gestão foram, realmente, os fatores que influenciaram na empresa?

        . O país encontra-se no estado atual, em muito, deve-se a gestão política desastrada da Dilma, uma pessoa sem experiência política, reconheça-se, que nunca deveria ter ido a presidencia.Uma das coisas que o Lula ainda deverá se explicar ao povo brasileiro. Mas, devemos avaliar a conspiração golpista que sabotou o Governo Dilma, até derruba-la.

      2. Esse pessoal, que volta no Bolsonazi,

        Esse pessoal, que volta no Bolsonazi, já mostra de longe, o quanto a ignorância campeia no meio deles. Não é preciso falar aqui que já temos 03 anos de investigação envolvendo um aparato judicial que contempla o Brasil e vários países e, até agora, não conseguiram provar uma acusação de corrupção sobre o Lula, apenas convicções. Só algúem com muita má fé ou ignorância para afirmar que:

        . a corrupção no Brasil foi institucionalizada nos governos PT. Igonorando toda a historiografia de escândalos de corrupção que advem desde os governos miltares.

        . A corrupção quebrou a petrobrás, como 3% em propinas sobre os serviços podem quebrar uma empresa? Sem considerar que a mudança nos preços das comodities e a má gestão foram, realmente, os fatores que influenciaram na empresa?

        . O país encontra-se no estado atual, em muito, deve-se a gestão política desastrada da Dilma, uma pessoa sem experiência política, reconheça-se, que nunca deveria ter ido a presidencia.Uma das coisas que o Lula ainda deverá se explicar ao povo brasileiro. Mas, devemos avaliar a conspiração golpista que sabotou o Governo Dilma, até derruba-la.

  17. Qual a plataforma?

    _ O que?

    _A sua plataforma, o que pretende fazer?

    _Ah, sim. O Kit anti-gay nas escolinhas.

    _E o que mais?

    _Armas para todos.

    _Só?

    _Cadeia pros comunas vermelhos e petralhas bandidos e corruptos.

    É bom jairseacostumando

    1

  18. Lula e Ciro, pelo Brasil
    Este artigo de reflexão discute a hipótese de se juntar os dois principais candidatos presidenciais do campo progressista, da centro-esquerda, em uma única chapa, apontando alguns dos inúmeros argumentos para tal junção. Juntar os 36% de intenções de voto de Lula mais os 5%-10% de Ciro (ou potencialmente até mais, tendo em vista que ainda estamos a cerca de um ano das eleições), dá para selar a definição da eleição presidencial de 2018 já no primeiro turno.

     

     Mas, por que os campos dos dois candidatos deveriam considerar seriamente isso? Primeiramente, porque assim se conseguiria viabilizar a formação efetiva de uma frente progressista, praticamente imbatível frente aos Hucks, Dórias, Alckmins, Bolsonaros e/ou outra invenção qualquer da grande mídia. Segundo, que a capacidade de oratória de Lula e de Ciro Gomes, distribuídas em andanças pelo país, têm potencial realmente de gerar uma onda de mobilização, com base em ideias de futuro, de construção e de nação. É dentre os aspectos específicos, no entanto, que a coisa fica ainda mais interessante. Alguns dos pontos são destacados abaixo. Argumentos para Lula se unir a Ciro: – Ciro tem um projeto de país claro, sobre como retomar a economia, como reconstruir o desenvolvimento produtivo-industrial do país e implementar um modelo macroeconômico livre do rentismo que adoece a economia nacional; – Tem, ainda, grande capacidade de mobilizar os universitários e a inteligência acadêmica nacional, através da discussão de ideias e de um projeto de país – projeto este, por sinal, que em inúmeros aspectos é similar às bandeiras históricas do petismo e da centro-esquerda brasileira (vide as inúmeras palestras e debates que Ciro tem participado);

     

     – Sempre foi muito leal a Lula, mesmo quando fez/faz críticas, que são genuínas, de substância, e não por simples criticismo, e que deveriam de fato ser ouvidas. Vale lembrar que Ciro já abdicou em distintas ocasiões de candidatura própria em nome de candidaturas presidenciais petistas, e foi um dos mais importantes defensores da institucionalidade e da legitimidade dos governos do PT nas ocasiões em que a direita e a mídia tentavam desestabilizar o governo petista (2006, 2014-2016); – Seria um vice respeitabilíssimo, com ampla experiência administrativa, tendo sido governador, prefeito de capital, Ministro da Fazenda, deputado, executivo de empresa, nunca processado por improbidade e deixou os cargos executivos que ocupou com altíssimos níveis de aprovação; – Com Ciro como candidato a vice, na eventual hipótese de a justiça impedir Lula de se candidatar, seria bem mais fácil e imediata a transferência de votos de Lula para o “vice” da sua chapa (Ciro, que já teria consigo o porte necessário de presidenciável, que já é reconhecido, e que neste caso poderia passar a ter o petista Fernando Haddad como seu vice). Este teria, no entanto, que ser um acerto claro e prévio.

     

     Argumentos para Ciro se unir a Lula: – Apesar das críticas que Ciro tem a Lula, que são de substância e não por mero criticismo e sempre destacando e enaltecendo os aspectos positivos que Lula trouxe ao país, Ciro deveria se unir a Lula em nome de um bem maior: seria a chance mais robusta de resgatar o povo brasileiro das trevas que se tornou o Brasil depois de 2016 (um país entristecido, pouco respeitado, com o Estado de Direito em frangalhos, com direitos e avanços que haviam sido historicamente conquistados sendo retirados semana a semana). Este é o momento, portanto, de, deixando as divergências de lado, unir as forças políticas mais robustas que estão comprometidas com um desenvolvimento progressista, calcado na justiça social e no fortalecimento do sistema produtivo nacional, em detrimento do rentismo que tomou conta das esferas mais estratégicas de poder. – Seria mediante um compromisso assumido por Lula de: (i) caso Lula seja eleito presidente, o vice Ciro teria papel relevante no apoio ao desenho da estratégia de desenvolvimento econômico do país (tema sobre o qual Ciro vem se debruçando aprofundadamente e conversando com o melhor da inteligência nacional, em fóruns de debate, universidades, sindicatos, etc, sempre muito ovacionado); seria muito mais que um “vice decorativo”, mas um verdadeiro parceiro para a implementação de um projeto de país; Ciro poderia até mesmo – tal como o fez o então vice de Lula, José de Alencar (que foi também Ministro da Defesa) – ocupar o cargo duplo de vice-presidente e de Ministro de Estado (neste caso, o posto de Ministro da Fazenda ou Casa Civil da Presidência); (ii) caso a justiça impeça Lula, no apagar das luzes, de concorrer ainda durante as eleições de 2018, Ciro (então candidato a vice de Lula) seria então automaticamente alçado à cabeça de chapa (com um quadro como o ex-Ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad, em sua vice); nesta hipótese, vencida a batalha judicial posteriormente às eleições, com sua ulterior absolvição, Lula poderia ainda no futuro até mesmo se unir ao governo na posição de Ministro das Relações Exteriores, ajudando a reconstruir o prestígio do país no cenário internacional (lembrando que será um país em reconstrução, e precisaremos dos “melhores jogadores” em campo).

     

     Recado aos petistas: prestem atenção com carinho no projeto de país que Ciro Gomes vem propondo, o seu diagnóstico sobre os problemas econômicos e sociais do país e especialmente os seus prognósticos de como os enfrentar. À turma do Ciro, e ao Ciro Gomes: observem que, por mais que o avanço eleitoral de Lula traga polarizações, é ainda a força política mais pujante que encarna no país o sentimento de esperança; esperança de que as políticas públicas e mudanças institucionais anti-povo que não foram chanceladas pelas urnas possam ser de fato revertidas e que o Brasil tenha um novo momento em que se possa voltar a pensar o desenvolvimento do país. Uma união de Lula e Ciro não seria uma união de iguais. Será uma união de diferentes, mas que se somam em nome de um bem maior e comum: a sociedade brasileira. Sugiro um início de debate entre os dois grupos, deixando-se o ceticismo mútuo de lado, para se estabelecer um diálogo genuíno. Não é isto, afinal, o que se deve esperar de uma efetiva democracia? 2018 é o ano em que todas as fichas estarão em jogo; e o ganhador ou perdedor, mais do que os partidos políticos, será o querido povo brasileiro. Por Rafael Cedrohttp://www.centralpolitico.com.br/2017/11/lula-e-ciro-pelo-brasil.html?m=1 

     

     

  19. A última pessoa que entendia
    A última pessoa que entendia de econonia, inclusive formada na área, não conseguiu bancar um Ministro decente e nos deixou na pior recessão de todas. Não precisa saber de economia para governar um pais. Precisa ter decência para reconhecer erros e sanar os problemas com rapidez e eficiência.Não estamos lidando com um partido ou um patrimônio político, mas com um país com 200 milhões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador