CNT/MDA: Bolsonaro 33,9%, Haddad 20,4% e Ciro 7,3%

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), traça cenários de preferências dos eleitores para o primeiro e segundo turnos, bem como o limite de voto dos candidatos. Na intenção de voto espontânea, Jair Bolsonaro tem 33,9%, Fernando Haddad 20,4%, Ciro Gomes 7,3% e Geraldo Alckmin 4,1%. João Amoêdo (1,8%), Henrique Meirelles (1,2%), Marina Silva e Álvaro Dias (ambos com 1,1%) também foram  lembrados. Os outros candidatos representam 1,8% das intenções, Branco e nulo 9,7% e indecisos 17,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de outubro e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-04819/2018.

Ainda em primeiro turno, na intenção de voto estimulada, em votos totais, Jair Bolsonaro tem 36,7% enquanto Fernando Haddad fica com 24%, Ciro Gomes 9,9% e Geraldo Alckmin 5,8%. Brancos e nulos somam 7,8% e indecisos ficam em 6%.

Em votos válidos, a intenção estimulada tráz Jair Bolsonaro com 42,6% e Fernando Haddad com 27,8%. Ciro Gomes vem em seguida com 11,5%. Geraldo Alckmin consegue 6,7%. 

Para 90,2% dos eleitores de Bolsonaro o voto é decisão definitiva, da mesma forma que se declaram os eleitores de Haddad (90,2%). Os eleitores de Ciro Gomes que não mudam voto está na casa de 66,2%, de Geraldo Alckmin em 67,2%, de João Amoêdo em 70,2% e de Marina Silva 63,6%.

SEGUNDO TURNO

No segundo turno, com intenção de voto estimulada, foram levantados seis cenários. No cenário 1 entre Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Bolsonaro fica com 41,9% e Ciro com 41,2%, já brancos e nulos ficam com 13,8% e indecisos 3,1%. No cenário 2, entre Bolsonaro e Haddad, 45,2% ficam com o candidato do PSL e 38,7% com o candidato petista. Nesta hipótese são 13% de brancos e nulos e 3,1% de indecisos.

Caso concorra com Geraldo Alckmin, Bolsonaro ficaria com 43,3% dos entrevistados e o tucano com 33,5%. Os brancos e nulos saltariam para 20% e os indecisos, 3,2%. 

Entre Ciro Gomes e Fernando Haddad no segundo turno, 40,9% ficariam com o pedetista e 31,1% com o petista. Brancos e nulos também saltariam, para 23,8%, enquanto indecisos ficam na casa de 4,2%. Entre Ciro e Alckmin, o primeiro tem 46,1%, e o tucano 34,3%, com 24,7% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

LIMITE DE VOTO

CIRO GOMES: é o único em quem votaria 6,7%; é um candidato em quem poderia votar 54,7%; não votaria nele de jeito nenhum 33,4%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 3,3%.
 
FERNANDO HADDAD: é o único em quem votaria 18,6%; é um candidato em quem poderia votar 24,0%; não votaria nele de jeito nenhum 53,2%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 2,4%.
 
GERALDO ALCKMIN: é o único em quem votaria 3,6%; é um candidato em quem poderia votar 45,4%; não votaria nele de jeito nenhum 46,9%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 1,7%.
 
JAIR BOLSONARO: é o único em quem votaria 30,0%; é um candidato em quem poderia votar 17,5%; não votaria nele de jeito nenhum 50,2%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 0,6%.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

A análise da pesquisa CNT/MDA é de que, caso fosse hoje haveria segundo turno para a eleição presidencial, com disputa entre Jair Bolsonaro, do PSL, citado por 36,7% ((42,6% dos votos válidos), e Fernando Haddad (PT), citado por 24,0% (27,8% dos votos válidos). Como na última pesquisa, Bolsonaro e Haddad são os candidatos com eleitores mais decididos a confirmar o voto, com 90% para ambos nesse levantamento.

Em simulação de segundo turno, Bolsonaro venceria Haddad, caso a eleição fosse hoje, por 45,2% a 38,7%. Da mesma forma, Bolsonaro venceria Alckmin mas estaria em empate técnico com Ciro Gomes. Haddad perderia para Ciro Gomes, em eventual segundo turno e empataria com Geraldo Alckmin.

A pesquisa mostrou uma tendência de crescimento para Bolsonaro na reta final. E a rejeição de Haddad é a maior de todos os candidatos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a esquerda burra e
    É a esquerda burra e ignorante caminhando para perder, talvez no 1 turno, com suas pautas identitarias.

    Como sao burros e incompetentes.

  2. Uma proposta urgente.

    Acho que para todos tem ficado claro que enfrentamos não apenas a direita convencional (minoritária neste caso), mas também a direita comportamental, formada principalmente por categorias populares que inclusive, nos primeiros anos do Governo Lula apoiavam o PT. O trabalho de desconstrução desse antigo apoio popular foi feito gradativamente, pela mídia e pelas redes sociais, identificando o PT não apenas com causas sociais (o que é muito bom), mas também como responsáveis pela “aparente” perda radical de valores sociais e familiares que grande parte da população rejeita. O PT está ficando estigmatizado como caricato, modernoso demais, tolerante com bandido e pervertor de crianças. Isso é o que temos que reverter. No plano estritamente político o nosso programa é melhor, mas, devemos retirar do campo da disputa os aspectos que nos afastam estupidamente da maior parte do eleitorado.

    Para quem acompanha pesquisas irá ver que Bolsonaro deu um salto de popularidade no voto feminino junto com a marcha #Elenão e, ainda, aumentou mais de 10 pontos a rejeição ao Haddad exatamente naquele momento. Observando em detalhe esse aspecto, será visto que o que foi mais significativo nesses números foi o voto feminino, exatamente o voto que se pretendia ganhar com a marcha. Os números não mentem.

    A rejeição a Haddad dispara mais de 10 pontos depois daquela marcha:

    http://fanoticias.com.br/ibope-rejeicao-a-haddad-dispara-e-bolsonaro-melhora-desempenho-com-eleitoras-2/

    O pior é que ainda tem gente querendo repetir a marcha. Pelo amor de Deus! Ai é que elegem Bolsonaro mesmo!

    Eu estive naquela marcha de 29 de setembro com a minha mulher e amigos, mas, a toda hora chegavam pelotões coloridos com figuras caricatas e destoantes. A equipe de Bolsonaro filma essa(o)s manifestantes mais excêntrica(o)s e posta nas redes, dividindo o que chamam as mulheres “de bem” e de família com ele (na perspectiva dos Bolsonaristas), e nós ficamos como patrocinadores daquela fauna caricata e carnavalesca. Essa é a verdade. Com minha mulher nos sentimos “usados” por meia dúzia de “minoritários”, dentro de uma marcha que procurava outra expressão. Acho que saiu o tiro pela culatra por causa da nossa ingenuidade e pela irresponsabilidade e exagero de minorias que pisam nas maiorias apenas para aparecer na TV.

    As minorias que queremos defender nos estão afundando cada vez que saem em campo e levantam bandeiras, em forma inoportuna, atiçando o sentimento conservador de populares que deviam estar votando no nosso programa, o melhor programa para eles mesmos, mas que hoje apoiam Bolsonaro.

    Para ganharmos esta eleição devemos recolocar a campanha nos trilhos da discussão política, da época saudosa do Lula, da melhor convivência e, no plano mais atual e pé no chão, mostrar ações rápidas que resolvam imediatamente a violência, a saúde e o emprego.

    Sei que alguns deste blog vão ficar criticando que sou machista e outras coisas, como há muito tempo estas pessoas o fazem sem dar ouvidos a minhas constantes alertas para estes fatos que hoje são fundamentais para a eleição. Reconheço que pela minha idade e formação sou ainda algo conservador, no plano comportamental, embora tente me policiar e melhorar, mas, em todos esses anos dentro do blog do Nassif, ninguém poderá negar o meu esforço e luta em favor das causas populares e da nação brasileira.

    Deixo mais uma vez o meu recado: Não é hora filosófica de certo ou errado, mas do voto que iremos colher na urna. Tem horas para defender abertamente minorias, mas também tem horas de alguma gente ter a gentileza de aguardar discretamente no seu armário e discutir agora um Brasil de todos, não apenas das suas minorias particulares. Isso é também civismo, inteligência política e respeito pelas outras pessoas.

      1. Grato Luiz

        Durante muito tempo não percevemos como essa turma foi se aproveitando da nossa boa fé em relação a estes temas, importantes para uma sociedade desenvolvida, mas, a nossa sociedade está ainda distante disso e devemos – por agora – priorizar. Depois de tanto apoio recebido dos Governos do PT, bem que as minorias poderiam agora nos ajudar, mesmo que seja apenas com um pouco de discrição, evitando serem usadas pelo Bolsonaro contra nós mesmos.

    1. Eu também concordo

      O Brasil é extremamente conservador. Conheço algumas mulheres que repudiam Bolsonaro, mas relutam em votar no PT, pq além do antipetismo associam o pt a liberalidade de costumes. Pior ainda são as bolsonaristas católi cas, uma verdadeira hipocrisia. Católicas praticantes e que endossam uma licença  para matar, violência, racismo, homofobia.  Dizem que ele vai ser o guardião da moral! Estarrecedor! Onde chegamos!

      1. O Brasil hoje me faz lembrar

        O Brasil hoje me faz lembrar do Brasil nos anos 60 com as marchas da TFP, Tradição, Familia e Propriedade e as marchas das familias cristãs contra o comunismo.

  3. Reflitam, pelamordedeus !

    Temos uma decisão dramática a tomar. O nosso futuro e a nossa liberdade estão em alto risco.

    Por razões diversas, o fato é que o fascista e o PT são os mais rejeitados. Quanto a isso não há mais nenhuma dúvida.

    Somente Ciro Gomes pode derrotar o fascista no segundo turno (se houver).

    Quem é democrata precisa tomar uma decisão racional e não permitir que o fascismo seja legitimado.

    1. Procurando votos de graça?

      Os ciristas deviam tentar tirar votos do seu (nosso) oponente: Bolsonaro. O PT está dando a sua luta, mas, os ciristas querem de graça os nossos votos já consolidados ao invés de ir a lutar contra Bolsonaro.

      Se o Ciro chegar ao segundo turno contra Bolsonaro já conta com todos os nossos votos e isso se prova nas pesquisas. Pode ficar tranquilo. Não precisa vir aqui a tirar votos garantidos contra Bolsonaro. Façam a sua parte, não sejam acomodados e lutem contra Bolsonaro, não contra a gente. Espertoso!

    2. Choque de Realidade…

      Cara, espero que amanhã a noite, estabelecido o risco do Brasil entrar nas trevas do fascismo daqui a três semanas, passe a pensar a política com a realidade posta e não com a ilusão do pretendido, pois o coiso não permite divagações e fogo amigo, como o utilizado a farta até agora, como você aqui no GGN desfilando de mestre sala, porta bandeira, puxador de samba e abre-alas, contra Haddad, de forma burra ao pensar possível obter no atual cenário votos petistas, sem importar-se em ganha-los combatendo de fato e para valer o inimigo real, o fascista Bolsonaro e suas milícias.

      1. A favor da Vontade Geral de Rousseau

        Fr@ncisco: os resultados das últimas pesquisas e também estas de hoje são “realidade posta” ou “ilusão do pretendido”?

        Eu penso que deveríamos ter formado uma frente democrática para enfrentar esses que são inimigos do povo. Isso não foi possível porque o PT boicotou. OK.  Isso é fato passado e imutável. Mas essa frente ainda pode ser constituída ? Penso que sim. Ignorarmos a estratégia que mostrou-se errada e nós, que somos o povo, redirecionarmos a orientação política porque a realidade posta aponta para a derrota do candidato ungido. Pedir reflexão aos petistas não é burrice, é acreditar que a base tem senso crítico e pode reavaliar. Até para dizer “não”.

        Última coisa: se ocorrer o pior e se o fascista se eleger, haverá responsáveis pela derrota ? Ou todos são e ninguém é ?

  4. É o Senhor Jesus que está botando o Bolsonaro na Presidência

    Mandaram-me ir a uma galeteria. Enquanto estava lá, o dono, meu amigo, gritava: “Aqui nós somos todos 13”. Uma cliente, que esperava, disse: “Não vota no 13, vota no Bolsonaro”. O dono da galeteria disse: “De jeito nenhum. Nós aqui votamos no Haddad, pois o Bolsonaro é candidato dos ricos”. A Mulher disse que não, que o Bolsonaro é o melhor candidato e que é o Senhor Jesus quem está botando ele na Presidencia para nos ajudar.

    Sí eu fiz a seguinte pergunta: Se Jesus Cristo amava e perdoava; se Jesus Cristo só falava de paz, de fraternidade, como ele pode estar botando na Presidência um sujeito que só defende violência, que diz que não estupra uma mulher porque ela é feia, que faz menção de atirar no Lula, que elogia publicamente torturadores, que ensina crianças a atirar, que oferece capim para eleitores do PT, que usa o auxílio-moradia para comer gente, etc.?

    Ela respondeu: “Não quero nem saber. Ele é o único que não se aliou com ninguém, portanto, ele vai fazer as coisas. Eu voto é nele e é o Senhor Jesus quem tá botando ele lá. Se ele não prestar, a gente tira ele através de impitman”.

    Eu retruquei: “A gente tira ele e bota o Mourão, né?”

    Ela disse: “Que seja, mas que Deus mandou aquele homem para salvar a família e os valores cristãos, isso ele mandou”.

    O Baixinho entregou a ela um galeto, ela entrou no seu carro e foi embora”.

    Eu fiquei pensando: Hoje não se faz mais Jesus Cristo nem cristão como antigamente. Jesus Cristo empodera um fascistas e o reino de muitos cristãos é deste mundo, não celestial.

    Os argumentos não prevalecem contra a força bruta. Extra, Gilberto Gil

  5. Como estes resultados são de
    Como estes resultados são de ontem e antes de ontem,é quase certo que não haverá segundo turno. A preocupação, neste momento, é que pode afetar,e muito,a formação das bancadas.
    Vamos aguardar,contra o PR tudo pode acontecer.

  6. Acho que o judiciário deveria estar mais preocupado…

    Talvez o judiciário e sua altíssima inteligência ainda não percebeu que um dos aspectos do Bolsonarismo é que a força tem um valor maior que a justiça!

    Se precisar, se tudo ficar um saco, eles dão um auto-golpe!

    E chamam seus amigos para redigir uma nova constituição!

    O PCC já tem sua própria justiça!

    Os milicianos também têm sua própria justiça!

    O judiciário não será a última palavra num governo bolsonarista…

    Decisões da justiça poderão ou não ser cumpridas!

    Há um relativismo do valor do poder judiciário…

    Grande parte do judiciário quer destruir o PT, mas quando uma ação for contra o Bolsonarismo, vão fazer como já fizeram com a grande mídia que dia sim e dia não bate no PT, mas quando a grande mídia foi falar qualquer coisa contra bolsonaro, apontaram um erro, ai os bolsonaristas acusaram a grande mídia sabem do quê?

    De Petistas!

  7. 24 horas para desarmar a bomba: Ciro 12!

    Neste momento, não há saída fora de Ciro Gomes.

    A estratégia do PT colocou a vitória no colo de Bolsonaro.

    A esquerda não é apenas Lula. É muito maior do que ele e do PT.

    Temos apenas 24 horas para desarmar a bomba: Ciro 12!

     

  8. Estou vendo muito
    Estou vendo muito desespero.
    Bolsonaro não vencerá no 1o turno.

    No 2o turno ele vai perder,para o Haddad, se passar, ou outro candidato.

    Acredito nessas pesquisas, mas elas estão mexendo com o emocional da esquerda. Parece que o objetivo é esse.

    O desespero do Bolsonaro e seus seguidores é o mesmo, de matar a eleições em primeiro turno, pois sabem que no 2o turno eles perdem, e perdem feio.

    No 2o turno Bolsonaro vai ter que sair da toca, se expor, mostrar seu programa de goveeno, participar de debates. Bolsonaro é fraco, de oratória e conteúdo.

    Sinceramente, acredito que a Democracia vai passar para o 2o turno, e vencerá eleições.

    Deixo claro que não sou Poliana,não acredito em mula sem cabeça e nem em duende.

    O desespero da direta está maior que na esquerda. Eles vêem de 4 derrotas seguidas, e vão perder a quinta. O grito deles está intalado na garganta. Por isso demonstram ódio, raiva, rancore e alto grau de violência. Imaginem um time grande ficar 20 anos sem título .

    Calma galera, olha o coração !
    Tomem suco de maracujá bem forte que acalma.

    Até o 2o turno !

  9. o fascista inconciente é o mais perigoso.

    Nunca antes na história do mundo, um candidato nazifascista foi eleito com a maioria dos votos. E eu ouço muita gente dizendo – há mas nem todo eleitor do coiso é fascista. Pois esse eleitor ‘que não é fascista’ é politicamente o pior de todos, é o fascista inconsciente. Não é uma questão de valores e preferencias pessoais, o fascismo é uma questão politica. O fascista inconsciente legitima, normaliza e torna aceitável o que é absolutamente inceitável, é maior responsável pela ‘banalização do mal’, mesmo sem saber disso e  pior ainda quando sabe mas acha que ‘qualquer coisa tiramos ele também'(já ouvi isso de algumas pessoas).E provavelmente uma grande parte vai estar incluido entre as suas vitimas e na cadeia, no exilio, na miséria ou no túmulo não vai tirar ninguem de lugar nenhum.

    E ainda tem aquele outro tipo, aquele que não vota no bolsonaro, mas quer silenciar pautas anti-fascista e humanitárias como o feminismo, a luta LGBT, a luta contra o rascismo, em nome não sei de qual pragmatismo ou sectarismo partidário como se isso valesse contra a irracionalidade fascista. E aquele que em nome de sua mentalidade conservadora envergonhada se recusa a abraçar uma pauta anti-fascista abrangente e acaba legitimando certa atitudes fascistas ao diminuir sua importancia. Provavelmente votariam em candidatos abertamente machista, racista, que fosse a favor da pena de morte e da tortura mas que tivessem pautas de ‘esquerda'(sic).Esses tem potencial de adesão envergonhada ou omissão diante de um governo fascista e não conseguem ver que, se não aderirem, serão tão vitimas quanto LGBTs, negros, mulheres.

     

  10. Pesquisas fake news

    Em algumas pesquisas Alckmin tem 6% e em outras 18%…Tanta diferença assim?

    Estão tentando inflar o bonequinho deles e desinflar o dos outros…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador