Em parcial, Dilma Rousseff vai para o segundo turno com Aécio Neves

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Na apuração parcial das eleições gerais, Dilma Rousseff (PT) vai para o segundo turno com Aécio Neves (PSDB). A candidata petista entra com 40,30% na apuração parcial contra 35,15% do tucano. Já foram apurados 78,66 dos votos. Marina Silva (PSB) aparece com 20,91% dos votos.
 
Em São Paulo, Aécio Neves (PSDB) lidera com 45,57% dos votos contra 25,21% de Dilma Rousseff (PT) e 24,39% de Marina Silva (PSB). Já foram apurados 69,04% da seções.
 
No Paraná, 99,45% da seções já foram apuradas, onde Aécio Neves vence por 49,81% dos votos contra 32,51% de Dilma.
 
No Rio de Janeiro, Dilma lidera com 35,76% dos votos contra 30,75 de Marina Silva. Aécio aparece com 27,11% dos votos. Foram apurados 87,78% dos votos.
 
Em Pernambuco, Marina lidera com 46,39%, ante 45,84 de Dilma e 6,8 de Aécio. Até o momento, 60% das urnas foram apuradas.
No Rio Grande do Sul, 90% das urnas foram apuradas e Dilma lidera com 42,86%, seguida de Aécio (41,79%) e Marina (11,63).
 
Em Minas Gerais, Aécio perde para Dilma por 39,51% a 43,71%, respectivamente. Marina tem 14,01% dos votos, sendo que 85% das urnas foram apuradas.
 
Em Santa Catarina, Aécio está na frente com 53,12%, seguido de Dilma com 30,69%, Marina 12,69%, Já apuraram 91,96%. 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

89 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O Ibope prejudicou muito o

      O Ibope prejudicou muito o Aécio. Muita gente votou na Marina achando que o Aécio estava fora do páreo. Conheço vários antipetistas que fizeram isso.

      Se não fosse por isso, talvez Aécio já estivesse na frente da Dilma neste primeiro turno.

  1. De onde tiraram tantos votos

    De onde tiraram tantos votos para o aócio? A seção onde votei apresentou problemas. Tem cheiro de malanfragem da pior espécie.

    1. A biometria…


      E muitos votos de Dilma devem estar perdidos na biometria. Soube que em alguns lugares , devido a grandes filas, muitos votaram para casa! 

  2. Missão Marina 2014

     

    PT enfrentará o Partido da Mídia no 2º Turno

    Aécio é apenas o candidato, não o adversário de verdade.

    Fernando Brito n’O Tijolaço nos dias  4 de outubro de 2014

    AECIODEPAPEL

    Embora ideológica e organicamente mais próxima da direita em 2014, a expressão eleitoral de Marina Silva terminará em patamar quase idêntico aos 20% que teve em 2010, quando também cumpriu a missão de evitar uma vitória de Dilma no primeiro turno.

    Então, quem será o adversário para valer, forte e poderoso que Dilma Rousseff enfrentará no segundo turno, já que Aécio é um fraco adversário e Marina muito provavelmente se imobilizará num emaranhado de falta de organicidade e as contradições – e até ressentimentos, rancorosa como é – que carrega?

    Está claro que será a mídia e sua já sem limites capacidade de ser partidarizar da pior forma possível: a de construir um noticiário montado sobre intrigas, acusações e, numa palavra, mentiras?

    É por isso que venho insistindo aqui que as pesquisas sobre este possível segundo turno são irrelevantes.

    O adversário, o partido a ser batido é a mídia, não o cambaleante PSDB que sai das urnas, no qual há mesmo grupos que não desejam que seus adversários internos “corram o risco” de ganhar uma eleição presidencial.

    Aécio é apenas o candidato, não o adversário de verdade.

    direita

    “… o alto comando da direita brasileira, sediado em São Paulo, tem boas chances de conseguir recuperar não apenas sua presença no segundo turno das eleições (…) como a de levar

    Marina ao papel que ela tem agora, como teve em 2010: o de viabilizar uma segunda chance para a direita brasileira num segundo turno.

    Aliás, melhor desta vez do que na anterior, porque a necessidade de desmanchar a montagem elitista e midiática que se construiu em torno dela interditou a discussão que é real no Brasil: o que Lula representa versus o significado do tucanato (…) Mas o sucesso da direita pára por aí.

    Consumado (o segundo turno), ele levaria ao segundo turno alguém fraco por uma derrota em seu estado “vitrine”, política e moralmente inconsistente e vazio em idéias.

    Medições feitas para o segundo turno agora refletem apenas o anti-dilmismo que Marina  imprimiu à sua campanha.

    A porção de classe-média de seu eleitorado, sim, talvez se transfira em maior número para o tucano.

    Mas não o povão, onde ela fez o estrago que talvez possa impedir a vitória de Dilma na primeira rodada das eleições, se o conseguir.

    Não haverá transferência em massa dos seus 20% no Nordeste e Norte para Aécio, nem das pequenas “máquinas” estaduais do PSB para ele.

    Os números das pesquisas lhes deixam margem para “ajustar” tudo a uma eventual frustração de suas “ordens” estatísticas.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=21810

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=21797

     

  3. São Paulo, Paraná e Santa

    São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com a vitória folgada para Aécio, foram responsáveis por esse segundo turno tão apertado para Dilma.

  4. Sendo bem sincero, acho

    Sendo bem sincero, acho difícil que as pesquisas tenham errado tanto. Acho que podemos estabelecer algumas hipóteses para o que aconteceu:

    1) Derrame de compra de votos;

    2) Urnas viciadas;

    3) Em estados como São Paulo, com vitória do candidato do PSDB para governador, pode ter havido confusão de eleitores que acabaram digitando 45 também para presidente. 

    É só o que eu imagino.

    Ainda estou assimilando o resultado.

     

  5. A coisa ficou feia para o PT

    Dilma quebrou á cara o PT vai ter que trabalhar muito no 2º turno, se não vai ter que arrumar as malas. Nos próximos dias vãos surgi muitas denuncias e factoides por toda mídia para acabar de vez com o PT.

  6.  
    Que beleza, espero que a

     

    Que beleza, espero que a Dilma tenha gostado do controle remoto da população…

    O PT, típica mulher de bandido, apanhou apanhou apanhou e só fez enriquecer ainda mais a mídia…

    Agora vamos ver a recompensa que a mídia reserva para o PT no segundo turno…

     

    Ia votar no Aécio enquanto a Marina (que considero pior que ele) estava na frente, mas logo que ele recuperou seu segundo lugar, fui de 13…

    Irei novamente no segundo turno, mas caso perca, espero que o PT aprenda a lição e volte às origens e considere discutir sobre a lei dos meios de comunicação… (e se ganhar, espero que suma com o Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman do governo)…

     

    No mais, triste pelo Requião ter perdido para o Beto Richa (também do PSDB) no Paraná… Para não falar da vitório do Álvaro Botox Dias, outra decepção…

  7. O apoio do PSB e Marina deve ter peso!

    O apoio do PSB e Marina deve ter peso! Os eleitores teoricamente da Marina devem ter um perfil mais parecido com o PT, mas, vai saber, dependendo dos índices poderemos constatar que a fórmula do controle remoto não funcionou muito bem.

    Eu preferiria a Marina, pois, sobre a indenpendência do BC iria precisar do congresso, era o fato que mais me impedia de votar nela, além que ela eleita provalvemente iria apanhar da mídia também, ai talvez teríamos uma mídia mais plural, pois, o PT não tem coragem nem de levantar a bandeira.

  8. O  PT tem que partir para

    O  PT tem que partir para briga se quiser continuar governando, e rachar o país.

    POBRE X RICO

    AÇÕES SOCIAIS X ESTADO MÍNIMO

    DINHO DO PRÉ SAL PARA O POVO BRASILEIRO X DINHEIRO NAS MÃOS DAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS.

    O PT tem que ser claro e falar diretamente com os negros deste país, e mostrar todos o benefícos que o partido fez por esse grupo social.

    Eu como negro faço a minha parte, mas é pouco

    Hoje fiquei impressionado com o estrago na imagem do PT que a mídia fez.

    Até entre pessoas que recebem os benefícios do governo, chamam o partido de ladrão.

    Ou o PT parte  para guerra frontal sem medo de mídia, judiciário, e elite ou será derrubado.

    O que se viu hoje não foi uma “vitoria” do Aécio, e sim  uma derrota do PT por sua incapacidade de bater de frente com o PIG para desmentir as mentiras que são ditas do partido.

    Se o PT não bater de frente contra esse grupo reacionário e elitista será derrubado.

    E se isso acontecer, será bem feito para quem sempre disse que o único controle(regulação)  da mídia, é o controle remoto.

  9. Aff! O segundo turno vai dar

    Aff! O segundo turno vai dar trabalho. Muito trabalho.

    Bom, pelo menos, o Pimentel (PT) levou em Minas, o segundo maior colégio eleitoral.

    Ou seja: Quem conhece, NÃO vota no Aécio. 

  10. Vai ser briga de foice no

    Vai ser briga de foice no escuro esse segundo turno, hein…

    Dilma conseguiu a pior votação do PT desde 2002, já que desde aquele ano o partido tinha por volta de 48%…

    A sorte dela é que muitos eleitores de Marina são ex-petistas, e não devem votar no PSDB. Acredito que ela herde uns 40-45% dos votos, Aócio uns 30-35%, e o restante anule ou vote em branco. Mas, posso estar errado…

    Só faltava essa, a incompetenta deixar os tucanos voltarem…!! Se acontecer, vai ser o pior legado de seu errático governo…

    1. A mídia!

      Depois desse sistemático massacre imposto à Dilma há anos, nem sei como conseguiu sair em primeiro lugar. Muito trabalho há de ser feito para tentar reverter a lavagem cerebral que foi imposta, criminosamente ao povo menos informado. Do contrário, FHC e sua trupe colocam as garras em nosso país. SOCORRO!

  11. Se vencer essa batalha o Pt

    Se vencer essa batalha o Pt vai ter que se reconstruir, estava indo embora para casa no metro e me perguntaram em quem ia votar, respondi Dilma e o restante do trem me olhou como se fosse votar num serial killer; o PT tem que melhorar a comunicação, com todos os segimentos da sociedade mas principalemnet com a classe media, cuidar bem de suas novas lideranças para não serem fuziladas pelo massacre midiatico, tem que levar o Haddad no colo, os Jacques Wagner o Tarso por que o proximo nome de peso do PT depois do Lula sai dai, é pensar no futuro e defender a sigla com unhas e dente, senão o PT acaba, vencido pela insana guerra midiatica, que não abateu o partido totalmente, mas deixou varios danos colaterais.

    1. Um dos primeiros danos

      Um dos primeiros danos colaterais foi a derrota do Suplicy e a baixa votação de Padilha pra governador (19%), bem abaixo dos 30% históricos. Acorda PT!

    2. O PT permitiu que a mídia lhe

      O PT permitiu que a mídia lhe colasse a pecha de partido da corrupção. Se não descolar, terá problemas no futuro.

      Além disso, os governos do PT fizeram muito pouco pela classe média, suas políticas foram voltadas para os pobres ou para os muito ricos. A classe média foi esquecida. É pena, pois a classe média intelectualizada e progressista sustentou os votos do PT em seus primeiros 20 anos de história, enquanto os pobres votavam em quem o patrão mandava. Hoje o PT trata a classe média a pontapés, incorporou o discurso Marilena Chauí de demonização desse segmento. Depois não sabe porque perdeu seus votos.

      1. “O PT permitiu que a mídia

        “O PT permitiu que a mídia lhe colasse a pecha de partido da corrupção. Se não descolar, terá problemas no futuro.”

         

        Já está tendo.  Eu não entendo como o partido pôde ser tão incompetente, tão medroso, tão frouxo. Como  a comunicação do governo Dilma pôde ser uma porcaria.  Que pudesse manter o PIG com gordas verbas de publicidade. Acharam que as políticas sociais e o horário eleitoral fossem suficientes para reverter o massacre diário que sofreram calados, sem esboçar a menor reação.   Está aí o resultado.

        Quanto à classe média, o governo cometeu erros crassos, como tratar os servidores públicos (que sempre apoiaram o PT)  a pontapés. Resultado:  grande parte se bandeou para a Marina.  Não adianta chorar sobre o leite derramado.

        1. Adma,
          Acho que o maior

          Adma,

          Acho que o maior problema em SP foi a assimilação mais efetiva do mensalão por parte dos eleitores. O PIG aqui tem um peso enorme. Fico me perguntando se não é possível tentar desconstruir o mensalão em três semanas, abordando-o durante a campanha televisiva. Tem gente muito importante que poderia dar testemunhos em favor dos petistas presos e, ao mesmo tempo, contar o lado deles da história. O tempo é curto. Na verdade, nem sei se seria possível essa desconstrução porque, talvez, deveria ter acontecido anteriormente. E, agora, pareceria descabida. Mas, enfim, Dilma está bastante positiva durante o seu pronunciamento e já enalteceu a relevância da militância. Acho que agora não é o momento para críticas ao partido e, muito menos, desse teor “Eu não entendo como o partido pôde ser tão incompetente, tão medroso, tão frouxo.”

          1. Mas esse esclarecimento

            Mas esse esclarecimento deveria ter sido feito há dois anos atrás, Cafezá. Até entendo que Dilma se fechasse em copas para não a acusarem de tentar interferir em outro poder, mas o partido? O partido se acomodou, se acovardou. Gente como Suplicy e outros poderiam ter tido outra atitude. O povo foi tendo  apenas uma versão da história. E a imagem do PT foi sendo desconstruída lentamente ( já começou em 2005, o que foi revertido com o incrível carisma de Lula).  Mas  Dilma não tem esse carisma. Ficou todo mundo pensando que com a alta popularidade de seu governo, a reeleição viria de barbada.

            Eu acho que cabem sim críticas ao partido. Nenhum tema deve ser tabu em uma discussão.

  12. Resultado surpreendente!

    Aécio não apanha faz 1 mês e meio. Não teve nenhuma campanha negativa contra ele desde que se falava que ele teria 14-15%.  A onda dele foi muito forte e cresceu muito no sudeste e sul. Aliás, houve uma onda claramente conservadora da cintura pra baixo do país. Se o Aécio ganhar a maior  parte de votos de Marina, será muito difícil reverter a onda. Só não cravo que ele tem grandes chances pq o adversário é o PT, que foi muito competente em desconstruir Marina, mas que ao mesmo tempo deixou o Aécio surfar a vontade. Se Dilma ganhar, será dentro da margem de erro. 

  13. Povo é povo…

    Assim comenta sempre meu melhor amigo. Como pode 34% desse povo escolher uma criatura que vive na boemia do Rio, e assim se comportava mesmo quando governador, em detrimento de uma criatura séria, trabalhadora, honesta e que NUNCA construiu  um aeroporto para sua família com dinheiro público?  Como pode o povo paulista eleger uma outra criatura que por incompetência ou ainda, algo pior, dá-lhe a beber água da lama do Cantareira?  É…  povo é povo…

  14. depenaram os institutos de

    depenaram os institutos de pesquisa: nenhum deles – se  decentes – poderão participar de qualquer outra pesquisa eleitoral.

    ou, minha paranóia extrapola qualquer limite: votações totalmente fora de eixo, de rumo; tenho para mim, sempre, que qualquer percentagem menor do que 6% de brancos eou nulos, cheira mal.

    afinal, escuto os “analistas” de sempre a reverberar o novo na política: lasier, dário berger, álvaro dias, serra, romário, por aí.

    ou seriam os brasileiros mentirosos, fingidos e sonsos ao extremo?

     

  15. Cheiro de fraude

    Não estou acreditando nesse resultado. Achava difícil a Dilma levar no primeiro turno, mas nada, nada mesmo, justifica os 40% obtidos.

    Só posso pensar que as urnas foram fraudadas. Aliás, estou praticamente certa disso.

  16. A estrategia da direita foi perfeita.

    Na reta final Aecio cresceu sobre o eleitorado de Dilma. Como?

    Mantendo Marina na dianteira se consolidava o voto anti-PT, mantendo Aecio ileso do chumbo trocado.

    Uma coisa me chamou atencao, na ultima semana a pastora da igreja de meu irmao passou a pedir voto pro Aecio, podem ter certeza que huove acao coordenada das igrejas evangelicas atuando nos segmentos de baixa renda.

     

    Na assembleia de Deus aqui na porta de casa estao euforicos, ouve gritos de alegria e vitoria entre os Aleluias,  o culto parece uma festa.

     

    Dificilmente Dilma vencera, pagara o preco pelo controle remoto e por mater o jose eduardo cardoso no comando na PF.

     

    Operacao lava jato, redes sociais, igrejas e impensa. O pt ja era.

  17. Que decepção! Serra , alvaro

    Que decepção! Serra , alvaro dias, richa, alckmin , aecio! Eo genoino e o dirceu presos! E agente tendo que suportar esses coxinhas ganhando eleição e a globo pregando a pecha de ladrão em nós!!! Falta pouco para jogar a toalhae deixar o povão se ferrar com o psdb tirando garantias e direitos.

    1. pois falta muito pouco para

      pois falta muito pouco para isso acontecer. nós do lado negro perdemos a batalha da comunicação? quero dizer o pessoal dos blogs sujos! tanto se falou, escreveu, comentou? livros foram escritos para algo desse tipo acontecer? estou de luto!

  18. Aqui na minha regiao teve

    Aqui na minha regiao teve candidato comprando voto em peso e se elegendo deputado cidade media de 250 mil habitantes.

     

    Sem falar do coeficiente delta, aquela barrinha de 20% na urna, sei nao olha o proconsult ai….

  19. O PT tem que enfrentar três

    O PT tem que enfrentar três semanas de Veja = leitores despolitizados.

    JN, idem.

    Folha, Estadão, Globo, etc…

    Em SP os tucanos têm peso e  PIG os sustenta e ganha votos.

    Como disse o PHA há 4 anos, a política tem que ser politizada, estava certo.

    Tem que mostrar o que é o PSDB e o que é o PT.

    Quem ganha e quem perde, e não é só o povão, a classe média também.

    Tem que lembrar os engenheiros buscando empregos de faxineiro na época do FHC.

    O Aècio vai ser bilndado até o segundo turno.

    A Dilma sangrada.

    Vão ter que ir té o âmago e tirar leite de pedra em SP.

    Agora é COMBATE, duro, intenso e forte até o fim.

    Se o PT mostrar a verdade no horário eleitoral, ganha.

    Se não, já era.

  20. Alguém disse que o IBOPE

    Alguém disse que o IBOPE perdeu feio. Não acredito no IBOPE e agora acredito menos ainda. Não sei bem o que aconteceu, mas achei o Aécio muito convicto de que não só iria para o 2o. turno como tiraria o PT. Hoje, ouvindo Matarazzo e aquele outro do PSDB indiciados pelo trensalão, processo que depois foi arquivado pelo STF, fiquei pasma quando um deles, em debate com um representante do PT e a Neca Setúbal, disse que a Dilma teve muito tempo na TV e que eles não tiveram tempo para o ataque. Não foi para debater idéias não, ele disse para o ataque. Como já foi constatado pelo Manchetômetro, Dilma foi a que menos atacou, perdendo para Marina e Aécio. E isso depois de toda a desconstrução realizada pela mídia diariamente desde metade do primeiro mandato de Lula. Quando o petista foi falar, Boechato cortou dizendo que ele estava apelando para o ataque e que eles estavam debatendo idéias, isso depois da Neca reclamar que o PT desconstruiu a candidatura da Marina. Vi aí a falta  de clareza, primeiro em face do que Dilma tinha para mostrar e mostrou, depois em não assumir nenhuma culpa pela debilidade e superficialidade dos seus próprios discursos e argumentos. E todo mundo lembra o que foram as entrevistas com Dilma e a diferença de tratamento com os outros, em todos os debates quem era o alvo principal senão dilma? E reclamam dos ataques no final! Eles são coitadnhos, a Dilma é a iincompetente, a gerentona etc etc etc. E vou dizer mais uma coisa, esse recado é para Dilma: talvez a estratégia do IBOPE e da mídia por sorte, pura sorte,  tenha tido um resultado genial. Deram corda para Marina mais uma vez, tiveram tremores durante algum tempo pois ela estava subindo, na reta final quase sem tempo, tiraram o pedestal de Marina. E ela voltou para o mesmo patamar conquistado das eleições passada. Ou ela tinha isso e eles já sabiam.  A discussão aparentemente estéril e repetitiva com foco em Dilma com a corrupção, num primeiro momento fez com que ela confrontasse seus opositores que são campeões em processos se pela graça divina dos espíritos ‘santos’ do STF, do MP e da PF sempre se safaram e se safam,  levaram Dilma a prometer que no seu novo governo, ela faria do Caixa 2 crime grave incluindo os corruptores. Nesse nosso Brasilzão hipócrita e ‘desejoso’ de mudanças para que tudo continue como antes no quartel de Abrantes, conseguiu o maior feito contra Dilma. Os poderosos corruptores ficaram apavorados e deve, mas deve mesmo, ter rolado muuiiiiiito dinheiro do caixa 2 nessa reta final. Tudo para Aécio. Portanto, se ele ganhar, não vão precisar tirar os cadáveres embaixo dos tapétes da oposição. Dilma, agora é uma nova eleição. Ah, e não fomos nós do PT que desconstruímos a Marina, o Feldman com aquele truque de comparar Marina com Lula,a Neca em comparar as aparências femininas e masculinas de uma e outra candidata, foram os verdadeiros desconstrutores da menina pobre que ascendeu aos chiques salões paulistas e sulistas. Isso é muito para concessão da classe ociosa, que depois vai fazer um breve agradecimento e…tchau.

  21. NassifHá algo de muito podre

    Nassif

    Dilma continua com os seus 42% do começo das eleições.

    Onde arrumaram 35% pro Aécio?

    20% do povo não compareceram as urnas…!!!…..quase 30 milhões de votos….!!!….

    Como a Marina que estava em 2º derreteu tanto em 3 dias…???…..

    Cadê o Gunter para explicar este “fenomeno”….!?!?!?…..

    Tenho repetido que desde que o EC “morreu” tem algo de muito podre no ar..

  22. comparando   2010 x

    comparando   2010 x 2014

    dilma precisa conquista 34.4% e aecio 66.4% dos demais candidatos para vencer no 2 turno

    DILMA                    46.9 x 41.5  –  -5.4%

    SERRA/AECIO         32.6 x 33.6 – +1

    MARINA                  19.3 x 21.2 – +1.9

    LUCIANA/PLINIO       0.8  x 1.5 – + 0.7

    SOMA NANICOS      0.28 x 0.64 – +0.36

    PASTOR                  0            0.75 – +.75

    ED JORGE                0            0.6 – +0.6

    analisando, pt perde 5.5% que nao necessariamente foram pra oposicao tradicional, psdb, apenas 1.1%, demais 1.9% marina, basicamente votos de pernambuco com morte do ed campos, luciana +0.7%, nanicos +0.36 e pastor e ed jorge +1.35

    2 turno 2010 em relacao ao 1 turno (20.38% basicamente votos marina x 24.7% 2014)

    DILMA 56% + 9.1

    SERRA 44% +11.4

    dilma precisa de +8.5% ( 34.4% dos 24.7)

    aecio precisa de +16.4 (66.4% dos 24.7)

     

     

  23. Talvez a coisa mais

    Talvez a coisa mais importante hoje seria ENTENDER A DESCONTRUÇÃO FEITA PELO PIG!

    Onde aconteceu o vácuo de informação, ou onde ela foi truncada!

    E os tópicos mais importantes serem EXPOSTOS COM A VERSÃO DO PIG E SUA REALIDADE!

    Não é a verdade que vai vencer a mentira?

    Tem que fazer uma pesquisa com quem não votou no PT com uma simples pergunta!

    Por que não votei no PT!

    Tem que se conhecer O VERDADEIRO MOTIVO pelo qual eleitores que foram BENEFICIADOS pelo Pro-Uni, ganharam bolsas do Ciência Sem Fronteira ou são beneficiários do Bolsa Familia não votaram na Dilma!

    Então, a mentira TEM QUE SER EXPOSTA EM CONTRAPONTO AOS ARGUMENTOS DA DILMA!

    Aqueles que podem pagar por sua saúde e educação, não vêm o beneficio do pré-sal, não possuem a VISÃO DE NAÇÃO PARA O BRASIL E BRASILEIROS – ELES SE VIRAM! São os mesmos quando da libertação dos escravos não viram a necessidade de educação e sustentos para os escravos.

    E o atrazo e a violência que levarão DÉCADAS para serem reduzidas pela educação e cultura.

    É PRECISO DEMONSTRAR A VISÃO PARA AQUELES QUE PODEM PAGAR PELA SUA EDUCAÇÃO E SAÚDE  DE QUE SERÃO BENEFICIADOS POR VIVER EM UMA SOCIEDADE COM MAIORES OPORTUNIDADES, COM MENORES TAXAS DE VIOLÊNCIA, COM MAIORES ESTABILIDADES PARA QUALQUER NEGÓCIO!

    É PRECISO CRIAR UM PROJETO DE NAÇÃO QUE SEJA PARA TODOS BRASILEIROS!

     

    1. É mesmo?

      “Tem que se conhecer O VERDADEIRO MOTIVO pelo qual eleitores que foram BENEFICIADOS pelo Pro-Uni, ganharam bolsas do Ciência Sem Fronteira ou são beneficiários do Bolsa Familia não votaram na Dilma!”

      São programas sociais para que votem no PT? Com fins eleitoreiros? Cuidado que isso é crime!

      Por outro lado, Nassif há horas vem alertando o distanciamento de Dilma em tudo, com um claro comportamento de rainha! Não está sendo diferente agora. As coletivas na pergula do Planalto pegaram muito mal!

      Qual é o projeto de governo da Presidenta para os próximos 4 anos? Uma simples carta de intenções como fez Lula é suficiente!

      Não levem essa eleição de barbada! Mostrem as cartas! Quero ver o jogo! Na eleição passada venderam uma coisa, entregaram outra e criarão situações fora do escrito que irão gerar um monte de problemas!

      Outra coisa: agradeçam aos manifestantes e black blocs do ano passado pelo sufoco que terão agora! Talvez entendam de uma vez por todas que mudar uma cultura de mais de 500 anos leva bem mais que 12 anos!

       

  24. Ao contrário

    Conheço várias pessoas que votaram na Marina para tentar tirar Aécio do segundo turno. Então o contrário também é verdadeiro: muitos antitucanos que poderiam votar na Dilma acabaram votando na Marina.

  25. Resultados das eleições 2006 e 2010

    As eleições de 2014 caminham para o resultado parecido com o que ocorreu em 2006 e 2010, onde o PSDB, que teve 41% dos votos válidos  em 2002, 32% dos votos válidos em 2010,

    Marina Silva vem obtendo apoio de boa parte dos eleitores de Heloísa Helena de 2006 e repete praticamente os resultados de 2010

    anexos

    url:
    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2010/estatisticasurl:

    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2006/resulta

     

     

    1. Nada a ver, querido. 
      Nenhuma

      Nada a ver, querido. 

      Nenhuma dessas eleições que você cita contemplou um segundo turno com o candidato opositor numa curva ascendente como agora. Muito pelo contrário, tanto Serra como Alcmin foram minguando durante o primeiro turno com Lula e Dilma crescendo.

      O quadro hoje é totalmente inverso.

      Com essa curva ascendente do Aécio, e precisando necessariamente de pelo menos metade dos votos da candidata a qual o PT promoveu uma perseguição, um discurso de ódio nos últimos 45 dias, esquece. Pode colocar a viola no saco.

      Bateram tanto na Marina que vão receber o Aécio como prêmio, por pelo menos quatro anos.

      1. Aécio não é aquele candidato

        Aécio não é aquele candidato que não foi votado no estado que mais o conhece, e que teve o candidato a governador apoiado por ele derrotado no primeiro turno?

        1. Bem lembrado, bem lembrado.

          Bem lembrado, bem lembrado. Havia esquecido deste detalhe.

          Tem mais isso ainda.

          Em 2010 a Dilma foi beneficiada pelo fato de ninguém a conhecê-la, senão através da indicação do Lula. Agora, sua incompetência já é conhecida pela grande maioria.

      2. Todas as eleições tem suas particularidades

        Mas no geral temos novamente uma disputa PT e PSDB. com o PT tendo que busca no segundo  cerca de 35% dos votos que foram dos demais candidatos no primeiro turno, difícil mas impossível.

        No mais não teremos nenhuma novidade, uma eleição em segundo turno muito difícil para o PT, que vai enfrentar novamente um candidato do PSDB apoiado pela maior parte da grande mídia.

        Do ponto de vista eleitoral Marina Silva seria uma candidata mais difícil de ser vencida no segundo turno, apesar da estrutura partidária do PSDB.

        Aécio Neves é candidato que mais resgata as heranças de FHC ao se comparar com a candidatura de Geraldo Alckmin em 2006, e de José Serra em 2010.

        Basta lembrar que Aécio Neves já anunciou Armínio Fraga como Ministro de Fazenda em caso de vencer as eleições, este pode ser considerado o maior erro de Aécio Neves na atual disputa eleitoral.

        Além disso precisamos considerar que em caso de vitória de Aécio Neves, José Serra e Geraldo  Alckmin estarão fora da disputa presidencial em 2018, o que não é pouca coisa no ambiente de disputa interna do PSDB.

        Basta lembrar as atitudes de Aécio Neves em 2010.

         

  26. Rio Grande do Sul também decepciona

    Apesar da Dilma vencer no Rio Grande do Sul,  por leve margem,quem ganhou em Porto Alegre: Aécio Neves, por 2%,  e L. Genro fez 6,5 %.

    Olívio Dutra não conseguiu se eleger. Quem foi eleito foi um apresentador da RBS (Globo) Laisier Martins, um neoliberal pelo PDT. Depois o povo quer ser governados pelos mió. Tenha dó.

    Aécio Neves fez na Serra Gaúcha mais de 60% dos votos , região colonizada por italianos que fugiram famintos da Itália,e não tinham aonde cair mortos.

    Para governador pesquisas erraram feio : José Sartori (PMDB) era dado como terceiro ficou em primeira, este cara é anti-PT vai para o segundo turno com Tarso Genro 33%. A candidata que estava em primeiro até setembro ficou em terceiro, também apresentadora da RBS.

    Uma alegria Pedro Simon candidato ao senado pelo PMDB ficou em terceiro.

  27. Urna milagrosa

    Nassif,

    Acreditar que a candidatura tucana possa ter crescido quase 15%  em dois ou tres dias, é tão razoável quanto um assistir um jacacaré discursando no JN. 15% representa um equívoco modesto, de APENAS 15 mlhões de votos.

    Os institutos de pesquisa do patropi não conseguem, como muitos imaginam,  cometer erro tão dramático, tanto que a própria Grobo acreditou neles, ao resolver pagar pouco mais de 1 bilhão de reais ao Fisco na semana passada.

    O milagre que não é milagre tem nome – urna comprovadamente fácil de ser fraudada. Não se trata de “queixa de perdedor”, até porque o blog tem vários posts a respeito da urna que não vale nada, da urna que foi oferecida a mais te trinta países e recusada por todos eles, que a testaram e viram que não presta para nada. 

    Esta urna que está aí tinha data-limite então estipulada por Nelson Jobim e Sandra Cureau, outubro de 2010; se o governo resolveu ficar indiferente a assunto de tamanha relevância, fazer o quê ? Só não vale reclamar depois, aliás, nem isto será posssível, pois não existe o comprovante, o tal do papelzinho do Brizola.  

    Afinal, qual terá sido a razão para esta subida meteórica do mineirim em menos de tres dias ?

      1. Fatos

        Luis,

        Rir, você pode rir até explodir, é problema seu.

        Já apontar falha em todo o histórico que eu citei é um pouco mais difícil. Se for ao google, pim.

        Brigar com os fatos faz as mãos sangrarem.

        ,

         

    1. Gente calma aí, vamos devagar

      Gente calma aí, vamos devagar !

      Esse resultado do Aécio de 33% é perfeitamente normal no primeiro turno.

      São os votos declarados do PSDB nesse período.

      O Alkimin teve 41% e o Serra 32% nesse mesmo período nas eleições anteriores.

      Calma aí, não tem nehuma armação !

      //////////////////////////////

      A Marina tem 20%.

      O Aécio precisa de 17% desse grupo e a Dima apenas 9%.

      A tendência é o partido PSD apoir a Dilma, e a Marina por picuinha, apoir o Aécio.

      Não devemos nos esquecer que a Marina não é um quadro tradicional do PSD, portanto, a sua opinião interna não terá muito peso.

      Se houve alguma armação nessas pesquisa foi em SP com o Padilha,Bahia e no RS com a candidata da elite inflada em 1° lugar, e foi para 3°.

      Analisando de cabeça fria, a disputa para o PT está igual a todas que venceu até aqui.

      Calma que vai dá PT, vai ser duro, mas vai dá PT no 2°

  28.   Ainda bem que não tinha

      Ainda bem que não tinha muitas expectativas qto ao resultado no primeiro turno. Ontem, com a arrancada surpreendente do Aécio, me preparei até para a sua vitória no dia de hoje. Em eleição precedida de tragédis e com interferência da “providência divina”, tudo pode acontecer.

      Foi dito bem no início da peleja que qualquer um (Marina ou Aécio) servia. Quem escuta com atenção e percebe os movimentos, entende o recado. Marina, porém, desconstruiu-se. Exposta como nunca foi,  em razão do inevitável confronto da condição de candidata favorita no pós desastre, exibiu a sua real estatura, muito aquém do mito. Perdeu assim o posto principal, retornando à missão que lhe foi confiada em 2010: levar a eleição presidencial para o segundo turno, pois lhe sobrara votos suficientes para tanto.

      Segundo turno, a meu ver, com vitória já garantida para o senador mineiro. Qualquer coisa diferente disso, será, aí sim, por interferência Divina.

  29. dilma acabou com mais de

    dilma acabou com mais de 43

    milhões de votos – mais de 45 por cento –

    e aécio com 34 milhões e 800 mil mais ou menos,

    33 por cento dos votos.

    isso é parecido mesmo com a votação do lula em 2006 com 7 milhões na frente.

    vamos ver o que vai dar agora.

    essa conversa que o aécio está

    em ascendencia será usada pela mídia

    e pelos adversários, mas a trendencia com o tempo

    é a volta à estabilização de dilma em primeiro.

    afinal, os programas são tão evidentemente

    diferenciados.

    duvido que a população

    aceite o arrocho do aécio assim sem mais nem menos.

     

    1. sem falar que está acontecendo exatamente como em 2010…

      já com a Globo fazendo alarde com os votos da Marina, tipo transferência total para Aécio

      o que certamente não acontecerá em sua totalidade, como em 2010

          1. começaram hoje mesmo, vc viu?

            saca só a do Merval : “somando todos os votos da oposição a Dilma já perdeu o segundo turno” ou algo assim

            aí já considerando Marina 100% Aécio

    2. no primeiro turno marina

      no primeiro turno marina ascendente. no segundo turno aécio? meus deuses me ajudem ai! pelo o jeito são paulo adora! e vem ai arrochodágua!

  30. desanimou geral…

    mas ainda há muitos votos a serem transferidos

    comparando com 2010, até que ainda dá para seguir confiante

    meio cabaleante, mas dá

  31. Repeteco de 2010.
    Cantei essa

    Repeteco de 2010.

    Cantei essa bola com antecedência.

    Ganhamos o primeiro turno, e começamos a chorar por que vamos ter de enfrentar o segundo. Da euforia injustificada, do já ganhou, dos cálculos afobados que viam 50% onde não havia nem 45%, ao desespero igualmente tolo, à busca por culpados de uma derrota que sequer aconteceu. Haja bipolaridade!

    Amanhã começa de novo. E vamos ganhar outra vez.

    Agora, se quisermos resultado melhor em 2018, é preciso mobilizar as pessoas para exigirem mais do governo. E para dar respaldo ao governo para que possa enfrentar as questões que ainda não enfrentou.

    Achar que o palácio vai resolver as coisas sem povo na rua é acreditar em Papai Noel. É coisa de “sonhático”.

    Pé no chão, bola pra frente, estamos ganhando e vamos continuar ganhando. E para ganhar melhor, precisamos lutar todos os dias, durante os quatro anos inteiros.

    1. Ainda dá pro PT

      Só tem que descobrir como vão buscar metade dos votos daquela que vocês transformaram na  “encarnação do capeta” nos últimos trinta dias.

        

  32. Todas as eleições tem suas particularidades

    Mas no geral temos novamente uma disputa PT e PSDB. com o PT tendo que busca no segundo  cerca de 35% dos votos que foram dos demais candidatos no primeiro turno, difícil mas impossível.

    No mais não teremos nenhuma novidade, uma eleição em segundo turno muito difícil para o PT, que vai enfrentar novamente um candidato do PSDB apoiado pela maior parte da grande mídia.

    Do ponto de vista eleitoral Marina Silva seria uma candidata mais difícil de ser vencida no segundo turno, apesar da estrutura partidária do PSDB.

    Aécio Neves é candidato que mais resgata as heranças de FHC ao se comparar com a candidatura de Geraldo Alckmin em 2006, e de José Serra em 2010.

    Basta lembrar que Aécio Neves já anunciou Armínio Fraga como Ministro de Fazenda em caso de vencer as eleições, este pode ser considerado o maior erro de Aécio Neves na atual disputa eleitoral.

    Além disso precisamos considerar que em caso de vitória de Aécio Neves, José Serra e Geraldo  Alckmin estarão fora da disputa presidencial em 2018, o que não é pouca coisa no ambiente de disputa interna do PSDB.

    Basta lembrar as atitudes de Aécio Neves em 2010.

  33. Compare o desempenho de 2014 com 2010
    Dilma vence em 15 estados, Aécio em 9 e no DF, e Marina, em 2; veja mapa

    G1—

    Domingo, 05/10/2014, às 22:44,por Rosanne D’Agostino

    Com 99% das urnas apuradas, Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 estados, Aécio Neves (PSDB) em nove e no Distrito Federal, e Marina Silva (PSB), em dois. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dilma e Aécio disputarão o segundo turno da corrida presidencial. Veja no mapa a seguir o desempenho dos candidato em comparação com 2010 e acesse aqui o mapa com os dados da apuração.

    arte presidente mapa

    URL:

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/post/dilma-vence-em-15-estados-aecio-em-9-e-no-df-e-marina-em-2-veja-mapa.html

  34. Vixe!!!

    Caraca… desembarcou no Nassif uma horda de “imparciais” pra lá de aecistas e marinistas… tem gente já marcando o enterro do PT e da Dilma!!!

  35. resultado de sao paulo nada

    resultado de sao paulo nada tem a ver com gov dilma

    quando 2/3 do estado mais desenvolvido, mais rico do brasil, tem duas opcoes indiscutiveis, um ligado a corrupcao, a privataria, a um gov mediocre, a inauguracao de maquetes, da crise da usp, etc etc etc, e outro simbolo de politico honesto, boa gente, publicamente uma vida dedicada ao social, etc etc etc,,,,

    nao me venha falar em corrupcao, sp votou na corrupcao, votou na imoralidade, votou no retrocesso, votou com diminuicao da desigualdade social, votou contra melhoria de vida das pessoas,,,,,

    é a inversao de todos os valores humanos e morais

  36. Vindo de Aécio, acredito em tudo

    Aécio Falastrão e sua corja são pessoaa maquiavélicas e sem ética. Resultado apontava uma margem de diferença bem maior em Minas. Não sei o que aconteceu por esse interior a fora e mesmo na capital. Sei que essa turma é capaz de tudo. Tem que verificar se mortos não votaram, se não houve compra de votos em lugarejos mais afastados, recolhimento de título de eleitor,… Esse puia cara de pau está contando com a mídia. No sábado, Bobo News exibiu propaganda dele com a irmã cascavel o chamando de aecinho (Pode @TSEjusbr ???). Em relação a Petrobras, passou da hora de Dilma e o PT mostrarem que hoje ela vale 6 vezes mais e é muito mais rentável que nos tempos das trevas de FHC. Além disso, ex-diretor corrupto Paulo Costa é cria demotucana, foi nomeado pela 1ª vez para a direção por FHC.  Aécio, além de uma péssima gestão em Minas, que quebrou o Estado e o rebaixou para 6º na economia, cometeu vários crimes acobertado pela imprensa e por órgãos fiscalizadores como MPE, TCE. Além disso, humilhou professores, arrasou a saúde, a educação, o IPSEMG e por aí vai. CANSAMOS DE SER ENGANADOS! Dilma 13 Presidente para o Brasil avançar mais!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador