Em vídeo, Ciro avisa que não vai declarar apoio neste 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, derrotado no primeiro turno, postou hoje (27) um vídeo de pouco mais de 2 minutos para informar ao eleitorado que não vai apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) na disputa pelo Palácio do Planalto. Segundo ele, “uma razão muito prática”, a qual não revelou o impede de assumir posição na véspera do segundo turno.

“Claro que todo mundo preferiria que eu, com meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha. Mas eu não quero fazer isso agora, por razão muito prática, que não quero dizer agora porque, se eu não posso ajudar, atrapalhar é que eu não quero.”

No vídeo, Ciro aparece de camisa preta, sentado, em um ambiente que parece ser a sala de uma casa. O vídeo foi postado um dia depois de ele ter chegado de uma viagem de quase três semanas à Europa. O candidato derrotado disse que eleitores devem votar de acordo com sua ideologia e não com medo.
 

 

“Nada de medo. Não será com medo que nós vamos enfrentar o que quer que venha por aí. Vocês sabem que estarei na linha de frente para enfrentar o que quer que seja.”
Apoio

Ontem (26), em dois atos políticos distintos, em João Pessoa e Salvador, Haddad afirmou que aguardava um “gesto importante” de apoio de Ciro, que desembarcou na noite de sexta-feira, no aeroporto de Fortaleza.

O candidato do PT fez vários elogios a Ciro Gomes e ao PDT. No último dia 10, o PDT declarou “apoio crítico” a Haddad. Dias depois, o ex-governador Cid Gomes, irmão de Ciro, em um ato político, fez severas críticas ao PT e a Haddad.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Confirmação

    Ciro Gomes, que trafegou por sete partidos na busca do poder, confirma com sua atitude o que sempre esteve evidente para quem prestou atenção na sua campanha deste ano. Era ele ou ninguém. Agora, repete o que disse Louis XV, “après moi, le déluge” , em total descompromisso com o futuro próximo do país. Merecerá, ainda, o voto de alguém?

    1. “Merecerá, ainda, o voto de

      “Merecerá, ainda, o voto de alguém?”

      Sim, o meu. Sabe do que eu lembrei quando você falou: era ele ou ninguém? “É Lula ou nada”. Pois é…

      Não voto e nunca votaria no Bozo, mas o Ciro está sendo coerente com o que ele disse durante toda a campanha: “O PT e o Lula estão chamando o povo para dançar na beira do abismo”. Então… caímos no abismo. E eu nem estou levando em conta tudo o que fizeram e desfizeram para derrubar sua candidatura. Mesmo se o PT ganhasse não conseguiria governar, haja visto o que fizeram com a Dilma sem fake news e com um congresso ainda menos conservador que este que foi eleito agora. Ciro será oposição ganhe quem ganhar. E eu também.

      1. Nill, agora entendi a sua

        Nill, agora entendi a sua posição e a de Ciro. Rapaz, estava difícil, mas finalmente alguém chegou com uma lamparina.

        É assim: resolveu se arriscar na beira do precípio, então vou dexar você cair!

        Putz, que grande sinal de elevação espiritual, que visão política. Tenho certeza absoluta de que muitos Ciros Gomes alemães da década de 1930 pensaram a mesma coisa. Será que poderiam ter impedido Hitler? Ah, mas o que importa, não é mesmo? Quem mandou brincar com fogo? Titio falou.

        Obrigado por deixar claro quem Ciro Gomes é. E você.

  2. Apenas o Ciro sendo Ciro, nada mais

    Aguardei até o último minuto ser surpreendido pelo Ciro Gomes.

    Vã esperança. Ele continua apenas sendo o costumeiro Ciro, nada além disso.

    Preocupado com o próprio umbigo e de feição similar à de FHC no quesito “grandeza pessoal”, ou seja, zero, nota zero.

    Descrevi a natureza, o caráter e a personalidade políticas de Ciro Gomes em texto publicado em 16 de setembro de 2017.

    Para quem lançava sobre Ciro o mesmo olhar que eu, certamente não possuía expectativa alguma de que partisse dele alguma atitude de grandeza nesse momento.

    Corre o risco de se tornar a Marina da próxima eleição (se eleição houver).

    Eis o link, para quem se interessar: Ciro Gomes: o custo da traição

  3. Mostrando mais uma vez quem é…

    Até psdbistas estao apoiando Haddad, mas nao o candidato do eu sozinho. E tinha gente aqui que dizia que ele era de esquerda… Só rindo para nao chorar.

      1. Poderia dizer q ele nao sabe o q quer ser quando crescer MAS

        Isso ele sabe, ele quer ser presidente. OK, tem gente que prefere ser Napoleao. O problema é que ele custa a crescer…

  4. ciro e cid como disse cesar

    como cesar disse ou pensou quando viu brutus:”até tu?

    ciro e cid grandes pessoas públicas,hoje decretaram suas mortes politicas.estao agora do lado de FHC,marina,marta.

    brutus aguardam voces nos livros de historia.”

  5. Votei nesse merda…

    CIRO GOMES LEVOU O MEU VOTO PELA PRIMEIRA E ÚNICA VEZ! NUNCA MAIS! O QUE CUSTAVA APENAS DIZER: EU VOTO NO HADDAD EM NOME DA DEMOCRACIA?! BRIZOLA CARREGOU LULA PELA MÃO DEPOIS DE SER ACHINCALHADO PELO PT NA CAMPANHA DE 89. E DEU A LULA TODOS OS SEUS VOTOS AQUI DO RIO GRANDE DO SUL. CIRO GOMES IRRESPONSÁVEL!!

    Fui, na minha juventude, fundador do PDT, ainda antes de perder a sigla PTB. Tinha 20 anos. Fui da executiva da Juventude Socialista do RS. Conheci Brizola. Sou brizolista até hoje. Saí do PDT quando vi que estava dominado por oportunistas e o velho parecia ter perdido o controle do partido. Mesmo assim continuo achando que o Brasil ainda fará justiça à memória desse grande brasileiro. Por isso sou obrigado a dizer o seguinte:

    BRIZOLA TERIA VERGONHA DE VOCÊ, CIRO GOMES!!

      1. Não importa

        em que partido ele estiver. Não voto mais nele. Nem sou mais de partido nenhum. Meu voto é o mais à esquerda dentro do possível. Aqui no RS votei no PSOL pra deputado estadual e federal. E no PT pra senador, Paim.

        Meu cálculo político não mais se limita a organicidade de partidos. Acredito que o processo político se move mais em movimentos, ondas que ora levam para a direita, ora para a esquerda. Pouquíssima organicidade. As multidões tomaram o lugar das classes no protagonismo político. Inorganicidade. Essa é a carcterística da inserção política das massas no período neoliberal.

  6. Ciro

    Pensando em seu futuro político , Sr. Ciro ?

    Mesmo que o PT acabe, poucos dos atuais petistas votarão em um político do seu naipe, mesmo sabendo que pode ser um bom GESTOR (eta palavrinha que detesto) ainda falta-lhe tato ou sei lá o que , nas relações sociais e  visões estratégicas políticas(   vide Marina , Marta,  FHC e Palloci , dentre outros) ou excesso de vaidade.

    Vc não é e jamais será um Lula , podes crer . Ele é nordestino e vc um Paulista do interior , como Alckmin. Não que esteja falando mal dos paulistas interioranos, apenas analisando suas carreiras.

     Eu me enganei apenas 2 vezes com políticos , você e Eduardo Campos.

    E passe muito bem !

  7. Ciro Gomes ´e apenas coerente

    Ciro Gomes ´e apenas coerente com sua historia. Nunca deixou de ser ARENA e PSDB. Transitou por 7 partidos buscando o que mais almeja: o poder.  N~ao far´a falta na cena politica brasileira. Acabou.

    1. muito bem lembrado…

      7 fases sem nenhum ponto pacífico entre elas tinha que resultar nisso mesmo, acabar

      ou mais exatamente, Ciro tinha que optar por desaparecer da política justamente durante um período histórico da política brasileira

       

      político que vive de escolhas não tem futuro

  8. Ciro foi o candidato, de

    Ciro foi o candidato, de longe, o mais preparado destas eleições. Levou um toco desleal do PT na mesma proporção. Mas, se por estratégia ou por pensar com o fígado, acabou de cometer o maior erro que um político com a sua representatividade poderia praticar a esta altura. Sepultou, com isso, qualquer vislumbre de vitória em eleições futuras.Como dizia minha avó, o inteligente sem ser sábio um dia acaba se cegando com a própria ignorância. Infelizmente, o Brasil acaba de perder um grande nome em seu horizonte político por um desvario do próprio.

    1. Levou um toco do PT? Por quê? O PT tinha obrigaçao de apoiá-lo?

      Cada maluco que aparece. Nao há nenhum “designio divino” dizendo que Ciro Gomes “tem direito” de ser presidente. Partidos apóiam os candidatos do próprio partido, e nao têm obrigaçao, num primeiro turno, de apoiar outros. Agora é uma questao de fascismo X democracia, mas nem assim o candidato de si mesmo é capaz de fazer um gesto pelo país. É um calhorda, e acabou de matar a já pouca possibilidade de receber votos suficientes para ser presidente um dia. Pelo menos os votos de esquerda ele nao terá.

        1. Nao confunda alhos com bugalhos…

          Anarquista Lúcida, de esquerda, com o pseudo Anarquista e pseudo Sério, de direita. Nao me ofenda, pô!

          1. Anarquista Lucida vc acabou de encontrar
            O seu principe encantado. Beija o sapo
            U2, Fergie and Mick Jagger, gimme shelter or i’ll fade away

  9. #

    Ciro, em certos casos a omissão se traduz em um crime. Este é um desses casos.

    A partir de hoje decidi que jamais votarei em você, nem mesmo contra Bolsonaro.

    Prefiro anular e me omitir assim como você se omitiu neste momento tão crucial para o nosso país.

    É em momentos difíceis como este que se revela a grandeza ou a baixeza das pessoas.

    Você é baixo. Não pensa no Brasil, pensa só em si mesmo.

     

  10. No primeiro turno, votei no Ciro
    No primeiro turno votei no Ciro, na esperança dele enfrentar e ganhar do adversário no confronto de segundo turno. Agora com esta decisão de não declarar apoio ao candidato do PT, já me leva a decidir meu voto em 2022, contra o Ciro, mesmo que seu adversário seja um cachorro.

    1. Competindo com um cachorro
       

      KKKKKKKKKKKKKK!!!!!

      Risível até as lágrimas.

      Só que não.

      As pessoas votam em tiriricas e elegem rinocerontes chamados Cacareco.

      Tão extraordinário que ganhou notabilidade internacional.

       
       

      Cacareco the Rhinoceros

       

       

      October 7, 1959: The city council election in Sao Paulo, Brazil had a surprise winner — Cacareco, a five-year-old female rhinoceros at the local zoo. Not only did she win, but she did so by a landslide, garnering 100,000 votes (15% of the total). This was one of the highest totals for a local candidate in Brazil’s history to that date.

      Cacareco

      Cacareco’s candidacy was traced back to a group of students who had printed up 200,000 ballots with her name on them, but the ballots were all legitimately cast by voters, one of whom commented: “Better to elect a rhino than an ass.”

      Cacareco’s election caused an outpouring of concern among Brazil’s intellectual classes. One sociologist described it as “a phenomenon of the greatest sociological importance” and worried that it indicated Brazil was on the threshold of revolt. Others interpreted it as a protest against food shortages, the high cost of living, and political corruption. In fact, many voters in the same election had expressed their disgust with local politics by placing black beans in the ballot envelope instead of a ballot.

      The director of the zoo commented that he would ask Sao Paulo to pay Cacareco’s Councilman’s salary. However, election officials nullified all her ballots and a new election was held the next week.

      Cacareco learns of her victory

      Cacareco died in 1962, but her memory lived on in a number of ways. “Voto Cacareco” became a widely used term signifying a protest vote. She also inspired the formation of the Rhinoceros Party of Canada, whose members appointed the rhinoceros Cornelius the First as their leader.

      Cacareco wasn’t the first animal elected to political office, not even in Brazil. In 1954 a goat named Smelly had been elected to the city council in Jaboatao. But due to the size of her victory, Cacareco remains the most famous animal candidate of all time.
      Links and References”Rhinoceros elected in Brazilian protest.” (Oct 8, 1959). New York Times.”Brazil city elects rhino councilman.” (Oct 9, 1959). Chicago Daily Tribune.”Rhino takes Brazilian election victory with aplomb.” (Oct 9, 1959). New York Times.”Vote-Winning Rhino Dies.” (Dec 5, 1962). New York Times. All text Copyright © 2015 by Alex Boese, except where otherwise indicated. All rights reserved.

       

       

  11. Ô seus tontos, mesmo que o
    Ô seus tontos, mesmo que o Haddad vença, os militares vão virar a mesa. É por isso que ele não apoia o Haddad. O Ciro é uma pessoa racional, ele sabe que o Bolsonaro vai ser presidente que o Brasil vai passar por uma catarse. Isso poderia ter sido evitado se os petistas tivessem votado no Ciro, mas agora é tarde.

    PS. Eu vou votar no Haddad para ter as mãos limpas, mas eu não posso deixar de ser realista.

    PPS. Não tenha dúvida que o Ciro também vai digitar 13 na urna.

  12. Cidadania

    Ciro, no seu inalienável direito ao voto e no exercício máximo de sua cidadania, que é o de eleger e ser eleito, declara o que lhe aconselha a conveniência:

    O voto é secreto!

    Esperto, esse menino.

  13. É um cálculo arriscado. Ciro
    É um cálculo arriscado. Ciro acha que 2022 são favas contadas. O mesmo que pensou agora para 2018. Não quer aparecer grudado ao PT. Confia que Bolsonaro ganhará e governará normalmente, para perder a eleição, sem maiores esperneios, em 2022. O que é um raciocínio perigoso, dada a quantidade de generais que fazem parte do seu círculo. Já vi pessoas que foram suas eleitoras, bem empolgadas no 1.º turno, se dizendo absolutamente decepcionadas com a postura covarde. A ironia dessa história é que, caso o Bozonazi ganhe, fará um governo tão ruim, arrancará tanto o couro da população, que é capaz de que, caso haja 2022, Haddad resolva a coisa no 1.º turno. Com Ciro comendo a merecida poeira da covardia de agora. PS: Ciro Gomes é homem demais (LINK). Eis aí a atitude de Ciro Gomes devidamente destrinchada.

  14. Agenda Econômica
    Se Bolsonaro for eleito, a agenda econômica do chamado golpe será mantida, acrescido do vilipêndio às instituições e valores democráticos.
    Se Haddad for eleito, será eleito um presidente fraco pelas circunstâncias e a agenda econômica do golpe também será mantida, na medida da fraqueza do Haddad.
    O Ciro disse que revogaria a reforma trabalhista e retomaria os campos de petróleo vendidos depois do chamado golpe. E disso isso bem antes da eleição. Quem quer ser eleito, seria mais facilmente eleito se não dissesse isso. O Ciro disse que o impedimento da Dilma era um golpe.
    O Haddad, na época, quando questionado (está no youtube) em uma entrevista, disse que golpe era palavra muito forte. Que ele via uma quebra na normalidade institucional. Deu uma tucanada.
    O PT e o próprio Lula disseram que fariam um referendo confirmatório da reforma trabalhista e da venda dos campos do pré-sal.
    Portanto, para qualquer dos eleitos, a esquerda terá de fazer, já na segunda, um bloco democrático de resistência à agenda econômica do chamado golpe. Porque o Bolsonaro quer essa agenda econômica e o Haddad não terá força para impedi-la.
    Mas se o Ciro disser isso agora, ele acaba queimando o Haddad. É o tal do “se não vou ajudar, também não vou atrapalhar”.
    A esquerda terá de fazer oposição aos acordos (econômicos) de governabilidade que um governo fraco (Haddad) terá de fazer para permanecer no poder.

  15. direita

    Conforme sempre dissemos Çiro é da direitaaaaa!!!!

    Será eleito afinal:

    2038 será a vez de ÇERRA45 vice fegacê…viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

    2042 presidentA Osmarina vice Cristovam Buarque…ui!

    Em 2046 é do Çiro e nobody tasca! vice Aidimim…eita!

  16. Que desperdicio

    A vida lhe colocou uma grande chance de grandeza e Ciro não teve nem amor nem inteligência suficiente para aproveita-la.

    Logo numa hora destas!

    Ciro sai de cena enormemente pequeno.

     

  17. Não sei o que ele acha que

    Não sei o que ele acha que ganhará com isso. Minha filha e seu namorado que votaram nele no primeiro turno estão decepcionados com ele. Acho que deu um tiro no pé.

  18. A flexa preta do ciúme
    FHC também negou apoio a Haddad.
    O mais provável é que ambos chantagearam Haddad exigindo algo absurdo em troca de apoio.
    Pelo jeito a resposta foi negativa.
    Há limites pra tudo.
    Todo fascista é ressentido. Ciro Gomes e FHC também são.

  19. Vamos Que a Virada Está Aí, Basta Botar Pressão Pra Apressá-la.

    Agora não é o momento adequado para perder-se tempo com Ciro Gomes, precisamos é fazer pressão e mostrar que conforme a pesquisa  Ibope e Datafolha (apesar da Vox ser a mais próxima do resultado), basta virar 3% ou 4% de votos, respectivamente, de Bolsonaro, para derrota-lo, sem contar ainda com os 14% de votos nulos/brancos e indecisos, disponíveis, , diminuindo ainda mais a porcentagem necessária de votos a serem ‘virados’.

    Vamos no esforço final, pois está ao nosso alcance a virada.

  20. Ciro pretende ganhar a eleição de 2043, aos 85 anos?
    Nassif, se Ciro Gomes realmente não quisesse tomar lado neste segundo turno, teria desembarcado neste sábado ou na madrugada de domingo para votar em silêncio, discretamente. Ao chegar na sexta-feira e divulgar um pronunciamento nas redes sociais e na TV, ignorando os apelos de Haddad em busca de apoio, Ciro Gomes usou a mesma palavra – “convicções” – que levou os ministros do STF a condenarem Lula sem prova alguma, e ao escamotear o motivo pelo qual não se “posicionou” alegou estar imbuído de “uma razão muito prática”, que só pode ser a de direcionar os 13,3 milhões de eleitores que votaram nele no primeiro turno para o candidato Bolsonaro. Numa eleição que poderá ser decidida por reduzida margem de votos, Ciro Gomes tem a certeza de que seu curral eleitoral em Fortaleza, de 1,9 milhão de votos, pode ser decisivo em um Nordeste que sofreu a cassação da maioria dos 2,5 milhões de títulos de eleitores que não se adequaram à votação eletrônico-biométrica, em sua maioria pobres e lulo-dilmistas. Ali, na capital cearense, graças às declarações e manobras anti-petistas de seu irmão Cid Gomes, Bolsonaro conseguiu 34,3% dos votos no primeiro turno e poderá ampliar esse percentual, precipitando o Brasil no abismo de que tanto falou ao tentar obter o apoio do PT para sua candidatura. O primeiro a despencar, certamente será ele, pois mesmo que ganhe um cargo-consolação em troca dessa traição à cidadania brasileira, será rechaçado pelo eleitorado em 2022 ou em 2043, caso a ditadura de agora dure tanto quanto a de 64… Só que ele terá 85 anos nesse pleito distante, caso sobreviva ao mergulho em queda livre que iniciou neste sábado. RIP, pois, ilustre conterrâneo de Alckmin…

  21. Ciro mostrou quer é igual à

    Ciro mostrou quer é igual à direção do PT.   Ganhar!!! o preço que  vai ser pago pela “socidade”?!!

     

     

  22. Em vídeo, Ciro avisa

    Ciro está sendo preservado como carta na manga para uma provável eventualidade.

    afinal, se o “pacto civilizatório” em torno de Haddad foi fechado, falta combinar com os “russos”.

    assim, se ficar russo, Ciro entrará em campo como mais um messias, tão fake quanto todos os demais.

    .

    1. Mas de fato não houve nenhum

      Mas de fato não houve nenhum pacto civilizatório em torno de Haddad. Algumas personalidades declararam voto nele mas ninguém praticamente se dispôs a fazer campanha por ele, apenas Boulos.

    2. É por aí, Arques
       

      Nem tudo é lisura nessas eleições.

      Muita água rolará por baixo dessa “ponte para o futuro”, e as conveniências ainda estão sendo decididas.

      Ciro pode ser sim, uma poderosa carta na manga.

      1. Em vídeo, Ciro avisa

        -> Ciro pode ser sim, uma poderosa carta na manga.

        para não lhe deixar sem resposta, já que vc tem sido dos raros participantes com quem foi possível conversar aqui neste Blog.

        vendo o por do sol no alto do Morro Pontudo, recebi a terrível informação: o Brasil precisa passar por Bolsonaro.

        houve sim um cenário de aproximação da intenção de votos nas duas candidaturas, mas se dissipou pela insistência nos mesmos e repetidos erros.

        principalmente a negação em aceitar a realidade: por muito tempo não haverá centro político no Brasil e Haddad é nada!

        com isto, o mandato Haddad se moldou como um total desastre futuro, para apenas postergar um inevitável regime BolsoNazi. então, que seja agora.

        frente ao futuro imediato Haddad e Manuela são irrelevantes. assim como também Boulos se tornou.

        já o mesmo não se pode dizer de Ciro, muito embora aqui eu já tenha postado diversas vzs que não o acho confiável.

        contudo, não sou cego e muito menos fanático.

        mas quanto a ser uma carta na manga, resta saber de quem. dele mesmo? com certeza. e de mais quem?

        a Esquerda no Brasil acabou. implodiu. terá que ser reconstruída do ponto zero.

        p.s.: por ora, nenhum espetáculo rio centro.

        .

  23. Mais uma vez Rui Costa

    Mais uma vez Rui Costa Pimenta tava certo: Ciro é um coronel, conservador enrustido, quinta coluna egoísta e ambicioso que só pensa nele e estava nessa eleição só para atrapalhar o PT.

    Se ele tem alguma esperança em 2022 que tire o cavalo da chuva. Jamais terá o voto petista e vai desidratar como a Marina… Isso se tiver eleições em 2022 o que duvido…

    Graças a Deus, com ou sem eleições. é fato de que nunca votei nele e jamais votarei.

  24. O Ciro está corretíssimo

    Depois de tratarem Ciro a pontapés, de dizerem que ele era um ” coronelzinho de direita “, depois de Lula ter bloqueado as alianças de Ciro no Nordeste, para que ele não tivesse chances nenhumas,  ainda querem que ele suba no palanque com Haddad?

    Mas era só o que me faltava.

    ——

    Está na hora do PT se tornar adulto e parar com os vitimismos e assumir os próprios erros e derrotas.

    Se Haddad perder, não é por causa de Ciro, e sim pelos próprios erros que ele e o Pt cometeram, por ter elogiado o Juiz de Curitiba, por ter reafirmado que manterá a independência da Policia Federal, e a lista tríplice, por ter escolhido Dilma como sucessora de Lula, e insistido no erro por duas eleições. Por ter escolhido Temer como vice e pela  imensa lista de traíras como aliados, Cardozo, Martha, MDB Buarque, Barbosa, etc, Lula preso pelos próprios que ele e Dilma nomearam e pelas próprias leis que criaram, delação premiada, etc, a lista de erros é gigantesca, daria pra escrever vários livros. .

    Com tantos e tantos erros, chega até a ser cobardia  culpar o Ciro por alguma derrota que possa advir de hoje, para o PT.

    ————–

    Teve até quem disse que o PT não tinha culpa se Ciro era fraco demais para ir para segundo turno. Então tá. O Ciro não tem culpa também se o PT for fraco demais para vencer o segundo turno.

    O próprio Ciro disse que por ele é a última vez que se candidata a Presidente. Quem queria lançar ele em 2022 a todo custo era o Lupi, presidente do PDT.

    Ciro está certo acima de tudo por que qualquer um que apoiar o PT, a partir de primeiro de janeiro será caçado nas ruas. Caçado pela Lava Jato e caçado pelos bolsonaristas que estarão armados. Não vale a pena, ser saco de pancadas e depois ainda se sacrificar pelos que lhe jogam pedras.

    ————

    Já perceberam que tudo o que o Ciro fizer ( ou deixar de fazer ) será alvo de críticas do PT? Vale a pena apoiar um partido cuja militância o trata assim?

    Ciro faz bem em se declarar neutro, ele é um homem sábio.

     

    ————-

    Eu votei em Ciro e não me arrependo. E votaria de novo. Mas hoje votarei em branco.

    Este post só vai deixar os Ciristas mais convictos ainda de votarem em branco, ou seja, vai tornar mais difícil ainda a eleição para Haddad, pois vai dividir mais ainda as esquerdas, e os 12% de votos de Ciro podem migrar todos para brancos e nulos.

    Não vai ser por exigências, chantagens  e ameaças que o PT vai conseguir o apoio voluntário das pessoas.

    E assim vai, de divisão em divisão a esquerda se arrisca a perder para o capitão.

    1. Imbecilidade
      Deixe de ser marionete.
      Ciro Jeirissati é um Coroné, cujo projeto político não tem suporte partidário.
      Se houver eleições em 2022 ele estará em qual partido mesmo?

    2. PELO AMOR DE DEUS!!!!

       QUE EU ESTOU LENDO?

      ALGUÉM QUE NÃO COMPREENDE O MOMENTO HISTÓRICO OU UM OPORTUNISTA INVADINDO UM BLOG PROGRESSISTA? VOTAR EM BRANCO??!!! LAVAR AS MÃOS DIANTE DO FASCISMO??!! 

      NÃO!!!! DEFINITIVAMENTE NÃO!!!!

      SE DIZ CIRISTA. O CIRISMO NÃO EXISTE!! TAMPOUCO O HADDADISMO. NÃO É ISSO QUE ESTÁ EM JOGO.. EU VOTEI EM CIRO E VEJO AGORA QUE ME ENGANEI E QUE ESTIVE COM MÁS COMPANHIAS, PESSOAS COMO VOCÊ.

      SOU BRIZOLISTA! E VOU CONTINUAR SENDO.

      Eu cheguei a votar em Paulo Brossard do MDB, um latifundiário e jurista de direita, oriundo do PL (integralista) durante a ditadura. Para enfrentar o mal maior. Nos anos 70. Sou velho e já vi muita coisa. O que vem por aí é uma DITADURA!

      Contra a ditadura não há como tergiversar. 

      NO FUNDO VOCÊ TEM MEDO DE SER CAÇADO PELA RUA PELOS BOLSONARISTAS E POR ISSO ESCOLHEU SE OMITIR? VOCÊ CONFESSA SUA COVARDIA!

      Pois saiba que, se o Coiso ganhar todos serão cassados e caçados, independenta de fazer mimimi e dizer que ficou neutro.

      NUMA DITADURA TODOS SÃO INIMIGOS. POR ISSO TODOS TEMOS QUE SER INIMIGOS DA POSSIBILIDADE DE DITADURA!

      NÃO SEJA COVARDE! NÃO SE OMITA! PELOS MEUS FILHOS, E PELOS SEUS, SE OS TEM, E PELOS MEUS NETOS QUE NÃO TEM CULPA DA SUA COVARDIA!

      HADDAD 13!!!!

      BRIZOLA VIVE!!!

       

      1. As urnas já dearm a resposta.

        A tortura viria, quer Bolsonaro ganhe, quer Haddad ganhe.

        Se Haddad ganhasse, seria a tortura do desemprego, de dezenas de milhões de desempregados, jogados na rua pela lista triplice, imbecilidade que o PT teima em continuar. Lista tríplice que empoderou um MP para este destruir a Odebrecht, e outras 200 mil empresas que foram destruidas irresponsavelmente, criminosamente, para dar holofotes a um grupo de pessoas levianas e inconsequentes.

        No caso de Bolsonaro, ” podem ” haver torturas, mas sem a lista tríplice, o MP dificilmente quebrará empresas, intencionamente.

        ———

        As urnas já deram a resposta. O povo prefere morrer de barriga cheia e com emprego, mesmo que numa possível ditadura, à morrer desempregado, num governo imbecilizado por petistas sem noção, que nada mais querem do que teimar em destruir empresas por puro fanatismo, e depois se fazerem de vítimas.

        O PT acabou, quando perdeu a bandeira do emprego, para a lista tríplice. Se a única opção que  houver for PT, prefiro votar em branco.

  25. Muitos continuam enganados ao não perceberem o papel do Ciro

    Na politicagem capitalista, pra tudo tem um pre$$o .

    Quanto custou a trairagem do Amauri Kruel ao ilibado João Goulart ?

    Quanto custou a trairagem do Pinochet ao nacionalista Allende ?

    Quanto custou a trairagem do Temer a nossa querida Dilma ?

    Quanto custou o apoio de Marina ao kanalha Aecim ?

    Quanto custou o apoio tático (nos dois turnos*) de Ciro ao Cap.Facínora ?

    *(O apoio do Ciro ao Facínora no primeiro turno se deu ao cooptar para a neutralidade no segundo turno os possíveis eleitores do Haddad)

    Obs :

    O próprio Ciro, num debate promovido pelo jornal Estadão, confessou que as suas candidaturas a presiência nunca foram pra valer .

  26. Ego acima de tudo
    A atitude de Ciro Jeirissati não causa surpresa alguma.
    Mais uma Marina ou Cristovam Buarque.
    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder

  27. Cade aquele garoto que ia mudar o mundo?
    Ele se tornou um mero espectador em cima do muro, em vez de ser um ator
    The hottests places in hell are for those who keep their neutrality in times of moral crisis – Dante

  28. QUERO SABER

    Ciro insinua que tem razões que não pode revelar para não apoiar Haddad. Que sabe de coisas que não sabemos.

    POIS ACHO MAIS PROVÁVEL QUE QUE EXISTAM  COISAS QUE NÃO SABEMOS DE CIRO, ISSO SIM!

    Será que o Ciro tem rabo preso, como devem ter os ministros do STF, que apoiaram o golpe e facilitaram a vida do Coiso? 

    INFELIZMENTE VEJO QUE VOTEI NUM COVARDE NO PRIMEIRO TURNO! 

    CIRO NUNCA MAIS!!!

     

    HADDAD 13!!!!

    BRIZOLA VIVE!!!

  29. Telegramas do fim do mundo
    Tanta vela para um defunto tão merda…

    Engraçado mesmo e ler as ciretrs aqui cobrando do Lula um desprendimento (para hipotecar esse imenso capital eleitoral que ainda detinha… como ficou provado)para um cara que não é capaz de enxergar nada além de si mesmo…
    Como eu já disse ciro não é sincero nem quando jura estar mentindo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador