Fux põe sigilo no conteúdo das reuniões do TSE sobre fake news

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Enquanto parte da sociedade cobra transparência e diversidade no debate sobre fake news nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral sob Luiz Fux decidiu pegar a via oposta e colocou sigilo sobre as atas de todas as reuniões que ocorreram no Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições. 
 
O Estadão Verifica informou nesta sexta (29) que pediu acesso às atas por meio da Lei de Acesso à Informação, mas o pedido foi vetado porque o material foi classificado como “reservado”.
 
O TSE argumentou que as reuniões expuseram estratégias e assuntos de Estado que não podem vir a público, “mas o tribunal não detalhou que tipo de discussão é feita ou que risco haveria em divulgar as informações.”
 
O jornal ouviu do diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino, que o ideal seria o TSE “tarjar o que for sigiloso, e liberar o resto. Não podem simplesmente negar com essa alegação.”
 
O Estadão ainda indicou qual a preocupação com esta decisão do TSE. No início do mês, revelou que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) chegou a propor o monitoramento de usuário da internet durante a eleição. 
 
Além da Abin, fazem parte do Conselho de Fake News representantes da cúpula do TSE, do Ministério Público Eleitoral, do Ministério da Defesa, da Polícia Federal e outros órgãos, inclusive da sociedade civil, como a ONG SaferNet Brasil.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conselho de lobos. Os cordeiros vão apenas assistir e dar likes?

    Interessante que tem participação de ONG em assunto considerado como “sensível” ao Estado e não há referência na reportagem de representantes legislativos, que teoricamente seriam os porta-vozes oficiais da sociedade civil. Se há, quem são? Quais os documentos referentes ao assunto estão disponíveis para o público? Estaria em curso a edição de novo decreto aos moldes da legislação coagida para a realização das Olimpíadas de 2016, sob alegação de prevenir terrorismo, que deu margem à criminalização de movimentos sociais, protestos e ativistas? Se durante governo progressista não foi possível proteger a sociedade de interesses internacionais espúrios, o que esperar agora? E com representantes de transnacionais estrangeiros como Facebook e Google, que servem ao monitoramento de civis através de suas plataformas de negócios, comprovadamente envolvidos em manipulação política e eleitoral ao redor do mundo, somado à fragilidade de nossas urnas eletrônicas, o conluio no STF para impedir o voto impresso, nossa democracia já foi privatizada no que tinha de mais “sensível”, a participação popular livre, secreta e indisponível. 

    O Fucks já avisou: se o resultado eleitoral não agradar aos golpistas, vai usar as fake news como desculpa para anular as eleições, e quer coisa melhor que se associar aos maiores propagadores delas para montar um “dossiê rosa eletrônico”? 

    Povo nas ruas é só o que nos resta. Vejam nos EUA, a mobilização contra o Pato Donald está surtindo efeitos sensacionais. 

    Povo nas ruas e nas casas legislativas, temos que reivindicar a política como direito social de todos. 

     

    Sampa/SP, 29/06/2018 – 15:44 

     

  2. “Coloca o pedido de acesso lá que a gente nega.”

    Ah, bom… se até a OESP foi impedida de saber o que o TSE faz, veja… até essa firma grandona e cheia de contatos foi impedida, quem somos nós para querermos saber, né? Vai ver nem mesmo a firma Globo vai ter acesso… E olha que essas firmas e o STF são do mesmo “time”, hein? São golpistas…

    Na real, duvido que os diretores dessas firmas não estejam afinadinhos com o TSE.

     

  3. Se for verdade q o Google e
    Se for verdade q o Google e Facebook fechou parceria com este governo autoritário e esse órgão parcia chamado tse,muito me admira eles se prestarem a censura a outras nações !

  4. O TSE submeteu formalmente o

    O TSE submeteu formalmente o Brasil aos censores do mercado, mas Fux invoca a segurança do Estado. Portanto, Estado e mercado se tornaram sinônimos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador