Justiça rejeita pedido para Lula participar de debate na Band

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A juíza federal Bianca Georgia Cruz Arenhart, convocada ao TRF-4 nesta segunda (6), negou o recurso usado pelo PT para viabilizar a participação de Lula no debate entre presidenciáveis que acontece na quinta-feira (9), na TV Bandeirantes. Segundo informações do UOL, a magistrada sequer analisou o mérito do pedido, pois entendeu o tipo do recurso, um agravo de execução penal, inapropriado para a questão. 

Ela ainda afirmou que o PT entrou com o recurso contra decisão “genérica” da juíza Carolina Lebbos, de primeira instância, que vem impedindo Lula de participar de qualquer agenda de campanha (inclui entrevistas exclusivas, sabatinas, debates, gravações de discurso, etc), e alegou que o caso em tela deveria ter sido apreciado pela magistrada primeiro.

Arenhart teria escrito, segundo o UOl, que o que o PT considera “fato novo e urgente a justificar a intervenção excepcional” seria, na verdade, uma “inovação processual, já que tais argumentos sequer foram submetidos ao juízo de origem.”

Além disso, ela entendeu que não cabe ao PT, mas ao próprio Lula buscar na Justiça o direito de participar de entrevistas, debates e outros eventos. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se não tem tú , vai sem tú mesmo ….Plano L em ação ….

    Se  barrarem  a  participação  de Lula  / Haddad no debate,  o PT  poderia  organizar um ” Shadow debate ”  simultaneo  no You tube/ Facebook  com  uma  bancada  de  jornalistas/autoridades  ao  vivo  e  remotas  convida o ” Putin, o Sanders e  o Li Kegiang ”  para  fazerem  perguntas exclusivas  (entrevista participativa ) e daí Lula/Haddad  poderiam  dispor do  tempo  todo para  apresentar  seus  projetos  e  opiniões sobre  a  situação  atual no Brasil/ mundo …

    O problema  seria  ter  mais  audiencia  que  o debate  da Band ( basta  ver  se  há  alguma  restrição legal a  esta ” entrevista ” )   que  já  poderia  começar  a  ser  gravada  amanhã  mesmo, mas  só  publicar,  na  hora  dos  debates do PIG !

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuim

     

  2. Falácias

    Depois do que fizeram com o Favreto, darão todo o tipo de desculpas esfarrapadas para negar qualquer pedido de Lula no TRF4. Mas o FATO é que em se tratando de direito inalienável de Lula como candidato, do princípio da fungibilidade dos recursos que garante o julgamento do mérito mesmo quando o recurso não seja o mais adequado, e o tema  versar essencialmente sobre o direito de dar entrevistas como candidado, a decisão poderia sim ser tomada de OFÍCIO, sem ouvir novamente a juíza de piso, tida como autoridade coatora. Essa chicana vai até o TSE se pronunciar a respeito, obviamente, negando o direito de Lula disputar sub judice.

  3. Justiça pratica o que é

    Justiça pratica o que é justo, isso é fato. O Lula preso é uma injustiça, pois não houve provas e muitos menos crime, logo tudo o que está acontecendo é uma injustiça. 

  4. It’s the economy, Stupid

    O PT/Lula podem pautar os debates se adiantando as emissoras. Basta o Lula escrever sobre as propostas econômicas do seu programa e jogar nas redes sociais, que hoje são vistas nos locais mais recônditos do Brasil, que os repórteres dos debatesse os candidatos vão correr atras dos prejuízos. Lula pode até escrever usa propostas de governo e laçar na internet.

    O povo quer apenas que Lula seja candidato, ao importando que nao tenha foto sua em urna eletrônica ou que participe de debates. Se foe um pouco inteligente, o PT pode dar o tom dos debates, mesmo que Lula esteja ausente fisicamente.

  5. É a nossa “justissa” em tempo real …

    Se funcionasse assim, como funciona com Lula e PT, o Brasil seria a democracia número 1 do planeta

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador