Estadao aponta manipulação na pesquisa do Instituto Sensus

Por Daniel Bramatti, de O Estado de S.Paulo

O instituto Sensus deve divulgar hoje pesquisa eleitoral feita com metodologia que distorce resultados e beneficia o pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, Aécio Neves. Em vez de entregar aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos à Presidência dispostos em forma circular, o instituto usou uma lista em ordem alfabética – com Aécio Neves na primeira posição.

 
O disco é usado justamente para evitar que os entrevistados sejam induzidos ao responder, já que, em uma lista, o nome com maior destaque – o primeiro – tende a ser mais citado.
 
O próprio Sensus sempre utilizou discos em seus levantamentos (veja quadro). O Estado entrou em contato ontem com Ricardo Guedes, diretor do instituto, e o questionou sobre detalhes da pesquisa.
 
Primeiro, Guedes afirmou que o levantamento decorre de uma “parceria” entre o Sensus e a revista IstoÉ, que publicará os números. No registro da pesquisa feito na Justiça Eleitoral, é o próprio Sensus que aparece como pagante. O registro foi feito no dia 28 de abril, três dias após o término das entrevistas – o que não é usual.
 
Quando o Estado perguntou sobre a adoção da lista em ordem alfabética em vez do disco, Guedes afirmou que estava em uma reunião e que não se manifestaria antes da publicação dos resultados.
 
Os diretores dos institutos Ibope e Datafolha, respectivamente Márcia Cavallari e Mauro Paulino, não quiseram comentar o caso específico do Sensus, mas explicaram por que seus institutos utilizam o formato do disco. “É para evitar o efeito de ordem, para que os entrevistados não optem sistematicamente pelo primeiro ou pelo último nome da lista”, disse a diretora do Ibope.
 
“Usamos o cartão circular porque é a forma mais neutra de se apresentar os nomes”, afirmou Paulino. “Assim, não há probabilidade maior de o entrevistado ver o nome de um candidato em primeiro lugar”, acrescentou o diretor do Datafolha.
 
Governo. O instituto Sensus também fez perguntas sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff. Antes, porém, interrogou os entrevistados sobre perda do poder de compra de “alimentos e outros produtos” desde o ano passado.
 
“Uma pergunta sobre conjuntura política ou econômica colocada antes da avaliação de governo também pode induzir a resposta”, disse Paulino. “Isso faz com que o entrevistado pense primeiro em problemas relacionados ao governo antes de se manifestar sobre a avaliação”, afirmou.
Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O fato  importante mesmo, que

    O fato  importante mesmo, que está deixando os ptbas a beira de um colapso de nervos, é que,  independente do instituto de pesquisa, a candidatura de Dilma continua crescendo igual a rabo de cavalo. 

    Mas calma gentes petistas, logo logo MC Coimbrinha aparece com uma pesquisa mandrake Vox Populi dando vitória para Dilma em primeiro turno para levantar a moral do bando.

     

     

  2. No meu modesto modo de

    No meu modesto modo de entender as coisas, acho que essas pesquisas eleitorais há tempos deixaram de ser um instrumento útil e CONFIÁVEL para se detectar as tendências do eleitorado, tornando-se mais um meio de burlá-lo. Isso vale para todos os institutos.

    Muitas vezes me pergunto do porquê elas virem sempre precedidas de uma ruma de penduricalhos tipo perguntas “o que você pensa do futuro”, “o país está melhorando”, e por aí vai. Muitas delas, ressalte-se, claramente com o intuito de direcionar a resposta do entrevista.

    Tal expediente tem nome: desonestidade, burla, falta de vergonha. 

    1. Pesquisas

      Concordo plenamente, além de que aIBOPE parece estar comprada pelo PT, e manipulam pesquisas a favor de DilmÁ, e a folha paga para  “notíciar”. Se fossemos nos basear pelas pesquisas no primeiro turno, Aécio nem teria chegado ao segundo turno, ele estaria FORA, seria a Marina com DilmÁ e a atual ganharia “disparado”…inclusive ela “ganharia” do Aéco disparado, mas não é o que estamos vendo. E digo mais, se por acaso DilmÁ ganhar essas URNAS tem de ser todas “Auditadas”, pois há uma forte “sinalização” de que os PTista não querem sair do poder nem “DEMOCRATICAMENTE”. A grande maioria dos brasileiros não aguentam mais tanta corrupção, roubos e outras coisas mais!!!  

  3. Ensina Milor Fernandes em sua

    Ensina Milor Fernandes em sua sabedoria:

    “COMO ENCERRAR UMA DISCUSSÃO:

    AS ESTATÍSTICAS PROVAM TUDO ou AS ESTATÍSTICAS NÃO PROVAM NADA”

  4. Ensina Milor Fernandes em sua

    Ensina Milor Fernandes em sua sabedoria:

    “COMO ENCERRAR UMA DISCUSSÃO:

    AS ESTATÍSTICAS PROVAM TUDO ou AS ESTATÍSTICAS NÃO PROVAM NADA”

  5. Mesmo porque a democracia no

    Mesmo porque a democracia no Brasil é maquiagem. Muda-se o tom do brush, a cor do baton a textura da base e continua tudo a mesma coisa.

    Ou que nem o teatro a peça continua a mesma somente muda os atores.

    E esta pratica irresponsavel de fazer politica substimando com os anseios do povo que possibilita revolta como a ocorrida na Russia com a revolução bolchevique e na França com a revolução francesa.

    No ano passado com as manifestações de junho só não aconteceu um golpe de estado por simples ausencia de interessados.

    Em 1964 por muito menos os militares tomaram o poder.

    1. Conde,
      Será que merecemos

      Conde,

      Será que merecemos iniciar um domingo com um comentário desse? Puxa! Se nossa democracia é maquiada aponta então para nós os porquês disso,

      O povo, marquês, digo, conde, de dois em dois anos se manifesta nas urnas. Além de ter a praça para protestar a hora que quiser. Os três poderes estão aí tinindo: harmônicos e independentes. Temos uma das constituições mais avançados do mundo, Nossa sociedade civil se organiza cada vez mais.

      O que efetivamente destoa desse clima é parte de uma imprensa engajda e manipuladora. Mas, reconheçamos, vai no bico dela quem quer.

      Portanto, barão, digo conde, vira essa tua boca azarada para lá. 

      1. democracia?

        Td bem JB?

        Apontar o Brasil como exemplo de democracia é muito patriotismo.

        Esta é uma conversa sem fim. Comparar os modelos de governo no mundo atual é uma tarefa com inicio sem conclusão racional possivel.

        Deixa pra la. Bom final de semana.

        abraços

         

  6. Criação de tendências

    A manipulação faz parte de um esforço, em comum com a grande mídia, para “criar” uma tendência.

    Assim ocorre também, há quase um ano,  na criação de um clima de negatividade, na imagem de um descontrole do governo, que não encontram amparo na realidade dos dados econômicos e políticos do período.

    O “Lula diz estou por fora” por exemplo, continua circulando como um “fato” na imprensa, nas rádios, e na TV,  apesar do “erramos” que a Folha (fonte da notícia) publicou. A verdade é o que menos importa, para criar o “fato”, é só interpretar a notícia.

    A Globo News, veicula em seus intervalos comerciais um spot onde afirma: “A Globo News INTERPRETA a notícia”

    INTERPRETAR= Dar um significado a; considerar, julgar

    Aos 19 segundos:

    [video:http://youtu.be/BheZwZof4Zg align:right]

      

    1. criação de tendências

      Reporter tem que informar e ponto. Um exemplo, Mirian Leitão formada em jornalismo pela UNB, se mete a opinar na área de Economia. A Dilma está sendo muito paciente com esse povinho da Globo

  7. PESQUISA

    E onde ta a cupula do Pt que nao entra na justiça contra isso, se fosse a oposiçao ja estava com açao contra

    isso acusando o governo e fazendo um verdadeiro estardalhaço, enquanto isso as pessoas do governo que deveriam

    usar esse limao e fazer uma boa limonada, fica inerte quieta,boa chance tem o Pt de mostrar a populaçao o que esta

    fazendo para combater esta nefasta corrupçao que afeta o pais,e nao deixar que oposiçao se venda de santinha, fatos

    como estes devem ser aproveitados pra mostra a face corrupta dos acusadores que se multiplicam em vespera de

    eleiçoes.

     

     

     

     

  8. É engraçado assistir tudo

    É engraçado assistir tudo isso, tudo de novo…

    na verdade, não é engraçado é realmente lastimável ver como as pessoas são esquecidas, ou se fazem de esquecidas:

    alguém se lembra do bobão que acertava na megasena todo fim de semana? quem governava o país? o que virou? bom, eu não vou estender esta lista de corrupção, de vergonhas, de infames vermes que governaram o pais sob a sigla psdb, também não acho nada lindo o que os maníacos da sigla pt tem feito, por outro lado, estão todos enganados, como quando acreditaram na conversa de que não iriam tocar na poupança do povo…

    1. o psdb não vai salvar o país, nem o pt… ninguém quer salvar o país!

    2. é verdade, a crise chegou… e o aécio não conseguiu a aprovação dos seus nativos (isso não te preocupa não)

    3. cuidado com o pt ou com o psdb, ou com qualquer

    Partido da

    União

    Trabalhadora da

    América do

    Sul, todos eles querem seu dinheiro e que o resto exploda!

    4. vote no aécio, mas, não vote nele pq acredita que ele é o salvador da pátria e a dilma é uma louca demoníaca, vote simplesmente pq vc resolveu votar nele, o psdb também tem pacto com o demônio…

    5. vote na dilma, não pq ela tem a solução para impulsionar o país, vote pq simplesmente resolveu votar nela, nem sonhe em achar que ela vai usar o intelecto dela para resolver os seus problemas…

    6. ou não vote, ou justifique, lave suas mãos como eles fazem a toda hora… vc tem medo? se os alemães tivessem lavado as mãos, hitler talvez não tivesse ido longe (sou de descendência alemã, então, posso falar a respeito o quanto desejar)…

    SINTO DIZER, VOCÊS ESTÃO HIPNOTIZADOS

     

  9. Efeito Hipnótico

    É engraçado assistir tudo isso, tudo de novo…

    na verdade, não é engraçado é realmente lastimável ver como as pessoas são esquecidas, ou se fazem de esquecidas:

    alguém se lembra do bobão que acertava na megasena todo fim de semana? quem governava o país? o que virou? bom, eu não vou estender esta lista de corrupção, de vergonhas, de infames vermes que governaram o pais sob a sigla psdb, também não acho nada lindo o que os maníacos da sigla pt tem feito, por outro lado, estão todos enganados, como quando acreditaram na conversa de que não iriam tocar na poupança do povo…

    1. o psdb não vai salvar o país, nem o pt… ninguém quer salvar o país!

    2. é verdade, a crise chegou… e o aécio não conseguiu a aprovação dos seus nativos (isso não te preocupa não)

    3. cuidado com o pt ou com o psdb, ou com qualquer

    Partido da

    União

    Trabalhadora da

    América do

    Sul, todos eles querem seu dinheiro e que o resto exploda!

    4. vote no aécio, mas, não vote nele pq acredita que ele é o salvador da pátria e a dilma é uma louca demoníaca, vote simplesmente pq vc resolveu votar nele, o psdb também tem pacto com o demônio…

    5. vote na dilma, não pq ela tem a solução para impulsionar o país, vote pq simplesmente resolveu votar nela, nem sonhe em achar que ela vai usar o intelecto dela para resolver os seus problemas…

    6. ou não vote, ou justifique, lave suas mãos como eles fazem a toda hora… vc tem medo? se os alemães tivessem lavado as mãos, hitler talvez não tivesse ido longe (sou de descendência alemã, então, posso falar a respeito o quanto desejar)…

    SINTO DIZER, VOCÊS ESTÃO HIPNOTIZADOS

     

    1. Você não é de “DESCENDÊNCIA”

      Você não é de “DESCENDÊNCIA” alemã..  se muito fosse.. seria de “ASCENDÊNCIA” alemã.

      Agora, quanto ao seu comentário sobre o tema, especificamente, por que não vai pesquisar um pouquinho antes de dizer que “a crise chegou’?…. A única coisa que concordo em termos de conteúdo é que o aécio tem um pacto com as forças do mal, uma vez que ele também, como vários e vários ex presidentes do Brasil, é maçon.  Basta pesquisar na rede pra saber.

      Veja o que é a maçonaria:   https://www.youtube.com/watch?v=BC9nthfVk5o

       

      …Duvida que ele seja maçon?.. veja este vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=V5EuGpO6Mgw 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador