Variação de frequência causa apagão em 10 estados

Jornal GGN – Ontem, segunda-feira (19), um apagão de energia elétrica atingiu dez estados e o Distrito Federal.  O tempo de duração variou de acordo com a região e chegou a quase uma hora em alguns lugares.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal foram atingidos. A energia foi restabelecida, mas o evento levantou dúvidas sobre a segurança energética do país.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) chegou a afirmar, em nota, que o problema foi decorrente de uma “elevação da demanda no horário de pico” e de “restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste”. Por essas razões, teria ocorrido “mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

Ontem à noite, o novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, veio a público, mas endossou apenas a informação sobre restrição no sistema de transmissão.

Ele disse que o corte no fornecimento foi causado por uma falha técnica em um banco de capacitores na Interligação Norte-Sul.  “O pico de consumo houve. No entanto, se não tivesse havido esse problema técnico não teria tido[apagão]. Esse pico de consumo aconteceu na semana passada todos os dias e nós não tivemos nenhum problema”, afirmou.

Também explicou que uma redução da frequência, de 60 para 59 hertz, levou ao desligamento de algumas usinas, até de forma manual, por questões de segurança, para garantir que elas não fossem comprometidas. “Tão logo a frequência com a redução de carga foi solucionada, iniciou-se o religamento das usinas e a informação é de que nesse momento todas as usinas estão ligadas”. 

O desligamento será analisado por técnicos do ministério, do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Estamos pedindo esclarecimentos técnicos porque eles precisam nos explicar por que houve variação de frequência”, disse o ministro.

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Picos e picos…

    Esta história que ocorreram picos de consumo durante toda a semana passada e não ocorreram problemas não explica nada. Picos de consumo sem informação da carga sobre o sistema (%) não dizem nada sobre a qualidade do abastecimento.

    Está cheirando é sobrecarga mesmo: alguém pode ter esquecido que muitas indústrias voltariam de férias coletivas ontem…

    1. É só aguardar. Se acontecer

      É só aguardar. Se acontecer de novo hoje, amanhã, depois de amanhã… Aí você tem razão. Senão, é o ministro.

      1. Períodos…

        Neste caso, comparar ocorrências diárias não dão resultados palpáveis. Resolver um problema de um dia para o outro é fácil. O negócio vai ficar mais claro quando acabar o período das chuvas (fim de abril).

        Hoje as termelétricas respondem por 22% da capacidade de geração (2010=6%).. Temos tempo para equacionar o problema (somando mais termelétricas na matriz). E o baixo crescimento econômico previsto fará o resto.

  2. Este episódio de queda de

    Este episódio de queda de energia em algumas regiões foi bastante didático para deixar ainda mais claro:

    1) A total falta de capacidade de comunicação do Governo, por permitir qe a ONS divulgasse um comunicado desastroso e ambiguo, deixando a possibilidade de entendimento que a queda de ernergia foi por sobrecarga do sistema devido a insuficiência na geração, quando o motivo foi a falha da transmissão de algumas das linhas que fazem a interligação Norte-Sul (causa), que acarretou a sobrecarga no sistema (efeito)  e levou à interrupção da distribuição em algumas regiões, como mais bem explicou o ministro em seguida.  Será que não tem ninguém capaz de fornecer à imprensa um comunicado descente, claro e que não deixa dúvidas do que de fatou aconteceu?

    2) A completa parcialidade e falta de compromisso com a verdade da mídia. Aproveitando o comunicado atrapalhado, desde ontem não se fala outra coisa e, como de costume, são chamado um sem número de “especialistas” para “confirmar” a insuficiência de  geração de energia no país, espalhar o risco de novos “apagões” e praticamente exigir um racionamento imediato. Eu queria saber onde foi parar todo este zelo e interesse da mídia no caso da falta de água em SP?

    1. Frequência de 60 Hz.

      O ONS apenas informou o correto.

      Se houve falha na transmissão causada pela possível rejeição de um banco de capacitores (usados para compensar reativos que baixam a tensão).

      Até aí tudo bem, mas se falta transmissão num ponto crucial de interligação, fica-se sem fonte e a frequência cai.

      A frequência só cai se o consumo for maior que a oferta, por isso o sistema de potência a monitora o tempo todo.

      A rejeição de carga se deu para recuperar a frequência, é automático.

      Os cortes de carga pontuais são para facilitar o restabelecimento.

      Portanto o ONS não poderia vir de imediato, com termos técnicos informar, pois as causas ainda estavam sendo investigadas.

      Faltou geração e o sistema de proteção desligou cargas.

      A pergunta correta é:  Pq faltou geração?

      Pq houve interrupção na transmissão…e por aí vai…

      1. Tecnicamente o comunicado do

        Tecnicamente o comunicado do ONS foi correto, mas politicamente foi desastroso.

        Não havia a menor necessidade de se mencionar pico de consumo, o que só levou a mídia a jogar com as palavras e tomar esta frase como causa da interrupção. Hoje em toda a mídia, ninguém sequer menciona a falha na transmissão ou a explicação posterior do ministro, a versão que ela divulga e que está na boca do povo, é que o pico de consumo foi responsável pela queda, subtendendo-se que a geração foi insuficiente. Os vários “especialistas” entrevistados todos reforçam isso e não há como não culpar o ONS (governo) por isso.

        O comunicado poderia ter sido algo do tipo: Uma falha nas linhas de transmissão Norte-Sul acarretou em dimuição da capacidade disponível no S, SE, CO, o que  ocasionou a sobrecarga do sistema, que por sua vez levou a redução da frequência e o desligamento da diversas usinas e estações … e por ai vai. Continuaria sendo tecnicamente correto e não deixaria dúvidas, nem margens a manipulação, sobre o fato causador da interrupção.

        O comunicado mal feito era tudo que a mídia precisava para iniciar, desta vez amplicado, o seu já costumeiro terror sobre risco de racionamento que vemos todo ano desde 2002.

    2. Falta energia. A culpa só

      Falta energia. A culpa só pode ser da mídia mesmo…

       

      Não se está discutindo a falta de água em SP (por incompetencia do governo mesmo), mas sim a falta de energia.

       

       

  3. O PIG  está em delírio

    O PIG  está em delírio eufórico. As más novas abundam. Míriam ,não tem mãos  a medir. O mesmo  se pode dizer de Merval,que  tem dificuldades  de caminhar e mascar chicletes  ao mesmo tempo,pois,eis que  o imortal , aponta  Lewandowsky como futuro suspeito de qualquer coisa.

    Dr. Eiras, faz falta….

  4. Uma dúvida…

    Pergunto mesmo, pura dúvida: por qual motivo teve interrupção de energia e só a Linha Amarela do metrô ficou na treva material, técnica, competente e desinformada (se fosse lista de discussão, acredito que seria um tópico)?

  5. Apagão ocorreu por falha em Furnas, diz Eduardo Braga

    O prórprio Ministro Eduardo Braga disse que a falha foi por causa de problemas técnicos na transmissão de Furnas e que a falha ocorreu em um momento de pico (fim de tarde). Como o sistem é interligado, se o ONS não derrubasse daquela forma, o páis todo apagaria.

    A seca é parte do problema sim, mas não esqueçam da falta de investimento que o setor passa nos últimos anos, sobretudo depois da MP759, aquela do soco na mesa….

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/apagao-ocorreu-por-falha-em-furnas-diz-eduardo-braga

    E para quem achou 2014 ruim, em janeiro daquele ano o nível dos reservatórios estava em 40%, agora em apenas 20%.

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/consumo-alto-calorao-e-seca-comecou-a-temporada-de-apagoes

     

     

  6. Palavra Empenhada…

    Eu estou muuuuuuuito tranquilo quanto a este assunto. Afinal de contas a “Coração Valente” GARANTIU que não haveria racionamento. Disse mais: “Esse negócio de racionamento é coisa de quem não sabe fazer planejamento”.

    Além disso, quem duvidaria da palavra de um presidente que cumpre de maneira exemplar tudo que disse durante sua campanha eleitoral?????????

    A “Coração Valente” disse olhando em nossos olhos que nos salvaria das MALVADEZAS que os terriveis capitalistas queriam nos impor. E assim fez…eheheheheheheheheh….kkkkkk……kkkkkk…cof-cof-cof….OU NÃO??????????

    1. Pessoas preocupadas

      Pessoas preocupadas antecipadamente por causa de um hipotético racionamento de energia, mas aparentemente nem um pouco preocupados com um real racionamento de água que já está em andamento há meses.

      Ah, claro! “Restrição hídrica”, não racionamento.

      1. Ficar citando o que ocorre em

        Ficar citando o que ocorre em sampa para “justificar” ou “perdoar”o que ocorre no país é triste. É o famoso caso : todo mundo faz, por que não posso fazer.

        1. Mas não foi isso o que ele

          Mas não foi isso o que ele fez… o que acontece em São Paulo é um problema concreto, real (além de catastrófico); quanto à energia elétrica no país, há apenas especulação. Portanto a comparação dele não é entre duas crises, entre dois erros… é entre o tratamento omisso e criminoso da imprensa frente a uma crise grave (água em SP) e a supervaloriazação, dessa mesma imprensa, de um problema técnico pontual (falta de energia de ontem). 

          1. De novo. Não vi ele
            De novo. Não vi ele comparando A e B. Na verdade n curti o que ele escreveu, mas continuo acreditando que ficar citando a merda que o PSDB fez para amenizar a má gerencia do sistema elétrico é bobagem.
            E sinto muito, nosso consumo está colado em nossa geração. São licenças ambientais que não saem, linhas de transmissao atrasadas, sem contar os atrasos normais de conclusão de obras.

    2. Pelo visto você votou no

      Pelo visto você votou no Aécio e mesmo que Dilma tenha nomeado como ministro da fazenda o mesmo que Aécio faria, você  ainda fica com ingrratidão com  Croação Valente e maior lutadora que só faz o que é bom para os brasileros de verdade

    3. torcida de estulto

      A falta d’água, pardon restrição hidrica, cria alucinações. É comun nesta situação ver oasis, acreditar nos noveleiros da globo, ver falta de eletricidade e muitos outros.

      O sarcasmo neste caso é torcida contra o teu País. O racionamento eletrico de fhc, hídrico do alkimin em sp, em ambos os caso tendo psdb como primeira dama são e foram fruto de falta de investimento e gestão.

      Me permito te chamar de babaca tecnicamente, uma nulidade.

      Não existe no mundo nenhum país que tenha em stand-by capacidade de geração para suprir a principal matriz energética a menos que queira te cobrar eventualidades estatísticas.  

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! O imoral merval está acusando o presidente do supremo do que mesmow De não pertencer a máfia da corrupta mídia? kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quanto ao terorismo dos de sempre, ci quem quer.

  8. O automóvel que sobe a ladeira perde potência

    Sugiro aos amigos a leitura deste link, pois é fonte de informação confiável

     

    http://ilumina.org.br/o-apagao-controlado-mas-sem-criterio/

     

    O apagão controlado, mas sem critério.

    20 de janeiro de 2015

    O que ocorreu em 19/01/2015 foi explicado através da seguinte nota do ONS

    No dia 19 de janeiro, a partir das 14p5, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.

    Na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.

    Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema.

    A partir das 15p5, a situação foi totalmente normalizada.

    O que a nota não deixa explícito?

    A capacidade de atendimento à ponta está comprometida pelo deplecionamento dos reservatórios. A diminuição da pressão sobre as turbinas fazem com que os geradores elétricos percam eficiência.Essa situação faz com que a dependência de importação do norte se eleve na hora da ponta.A situação dos reservatórios é função da crise hídrica e da trajetória da reserva adotada nos anos passados.A queda de frequência é um aviso do sistema que não consegue manter a rotação dos geradores. É como um automóvel que não consegue subir uma ladeira e vai reduzindo a velocidade até parar.Não há um plano seletivo de corte de carga. Os cortes realizados foram feitos em serviços essenciais, como o transporte público.

    O Ilumina entende que, na atual situação, há um problema estrutural sério no sistema. Esse problema gera efeitos que parecem conjunturais, mas, na realidade estão conectados ao déficit de suprimento do sistema.

    Não reconhecer as deficiências só piora a situação.

     

  9. Nada além do normal, pois

    Nada além do normal, pois estamos ante uma das miores secas da história. além disso, as mais de 30 usinas que o governo petista queria na Amazônia tem sido esperada por besteira, como gente idiota que acha que índiro pode morrer afogado

  10. Um sistema INTEGRADO como no

    Um sistema INTEGRADO como no Brasil tem a vantagem de usar energia de uma região onde sobra em outra onde falta,

    o que é uma grande vantagem MAS tem a desvantagem de ter muito maiores riscos na transmissão a longa distancia.

    Nos EUA a energia usada em Chicago é produzida em usinas térmicas proximas ou na cidade, a energia não vem de longe, portano é raro problema de transmissão.

    No nosso sistema esse problema tende a ser grande, quanto mais linhas, mais riscos. Porque isso não é explicado ao povo?

    A proposito, porque não se fez um sistema INTEGRADO para agua? Agua de Itaipi para São Paulo?

     

    1. Porque o Governo não sabe se

      Porque o Governo não sabe se comunicar. Os 12 anos de governo do PT não foram suficientes para fazer o governos ter uma estratégia minimamente descente de comunicação. Aí um problema pequeno e localizado, anabolizado por um comunicado capenga do ONS, se transforma num apagão e se coloca o sistema eergético do país a beira do caos.

      Acho que o PT só vai aprender a importância de uma comunicação eficiente quando perder a presidência…

       

  11. Miriam está tendo orgasmos midiáticos

    Hoje, no Bom dia Brasil, enfatizou ao máximo que o que o correu foi RACIONAMENTO… RACIONAMENTO.. Quando não se tem suficiente energia para entregar e corta o fornecimento, isso se chama RACIONAMENTO..

    Oras… conheço eletricidade.. Sei como funcionam sistemas de proteção…

    Me perogunto: será que quando num determinado momento na casa daquela senhora, acontece algum tipo de distúrbio (como um curto circuíto, ou uma sobre carga em algum equipamento, como o chuveiro eletrico, por exemplo) e um disjuntor entra em operação desligando um determinado setor da casa, para proteger o sistema como um todo, ela sai tresloucada e nua do banheiro gritando.. ISSO É RACIONAMENTO… RACIONAMENTO!!!

    E a culpa é DO PT e do governo federal que não fez os investimentos necessários pra que isso não acontecesse!!!

    Ora, faça me o favor…

  12. Miriam está tendo orgasmos midiáticos

    Hoje, no Bom dia Brasil, enfatizou ao máximo que o que o correu foi RACIONAMENTO… RACIONAMENTO.. Quando não se tem suficiente energia para entregar e corta o fornecimento, isso se chama RACIONAMENTO..

    Oras… conheço eletricidade.. Sei como funcionam sistemas de proteção…

    Me perogunto: será que quando num determinado momento na casa daquela senhora, acontece algum tipo de distúrbio (como um curto circuíto, ou uma sobre carga em algum equipamento, como o chuveiro eletrico, por exemplo) e um disjuntor entra em operação desligando um determinado setor da casa, para proteger o sistema como um todo, ela sai tresloucada e nua do banheiro gritando.. ISSO É RACIONAMENTO… RACIONAMENTO!!!

    E a culpa é DO PT e do governo federal que não fez os investimentos necessários pra que isso não acontecesse!!!

    Ora, faça me o favor…

    1. Se falta de energia UMA vez é

      Se falta de energia UMA vez é racionamento, o que podemos dizer da água em São Paulo, que falta todos os dias?

      Ah! Já sei! Restrição Hídrica, hehehe.

  13. Outro dia fui a um

    Outro dia fui a um restaurante e comi o prato mais caro.

    Ao receber a conta, disse ao garçom: “Estou com uma VARIAÇÃO DE FREQUENCIA DE DINHEIRO”…

    Não teve jeito, tive que lavar os pratos…

  14. Desculpe minha chatice

    Mas, novamente, o título não condiz com a matéria. 

    A variação de frequência é consequência, não causa.

    A variação é consequência de um sistema que está trabalhando no pico quando há algum problema em algum ponto do sistema.

    Em condições normais, de um sistema trabalhando com folga, que é o normal, pois problemas sempre poderão ocorrer, quando o sistema, que é totalmente equilibrado e automatizado, “percebe” que algum problema ocorreu em uma das fontes, imediatamente põe em operação outra fonte para que não aconteça a variação de frequência.

    Ontem, ao procurar essa outra fonte, o sistema não encontrou nada, tudo que estava disponível já estava em uso. Ao desligar a fonte de energia que operava abaixo da frequência, o sistema diminui ainda mais a frequência, e o que era 59 passa a ser 58, provocando o desligamente preventivo automático de outras fontes que passam a operar abaixo da frequência, porque na outra ponta o consumo é contínuo.

    Isso é um efeito dómino, onde o sistema iria procurar o equílibrio que nunca encontraria, pois do outro lado o consumo continuava constante.

    Qual a única solução ?

    Cortar o consumo para que o sistema se estabilize novamente, em um ponto bem abaixo do normal, e ir gradualmente liberando novamente o consumo.

    Óbvio que não é racionamento. É a consequência de um não racionamento. Que já deveria estar sendo feito e em breve será inevitável.

    Enquanto isso Geraldo e Dilma continuam rezando para São Pedro.

    1. uma pergunta

      Gostei da sua explicação, porem…

       

      tem ideia do porquê que a frequencia cai quando o consumo ultrapassa limites ?

       

      eu achava que a tensão caia, nao entendi pq a frequencia cai visto que os geradores geralmente sao geradores eletromagneticos gigantes, para cair a frequencia eles nao teriam que rodar mais lentamente ?

       

      obrigado pela atencao

      1. Sim, vc tem razão a máquina

        Sim, vc tem razão a máquina gera com menor velocidade porque ela é “freada” pela carga a ela conectada.

         

  15. Põe ser ignorância minha, mas

    Põe ser ignorância minha, mas trabalho no setor de energia a 30 anos, e nunca ouvi falar em variação de frequência na transmissão. Aí vem o ministro e declara ter sido um problema em capacitores ou seja, era um problema de tensão e voltagem. Aí vem as distribuidoras informando que veio ordem da ons para executar um corte seletivo, ou seja racionamento sem nenhum aviso prévio. Foram poupados setores com hospitais, e as pessoas que precisam de remédios refrigerados ou os homecare? 

    O que de fato houve, foi que o consumo de energia ia ultrapassar a geração e isso derrubaria todo o sistema. E isso ocorre porque o sistema está sem planejamento com o setor arrebentado pela inapetência do governo. 

    Em 2001 o satanizado governo fhc ao menos criou um sistema de racionalização e não foram feitos cortes de fornecimento. 

  16. Insanos

    No governo tucano,ventilador de teto custava o preço de ar condicionado,alias  ventilador so tinha  a venda aqueles do

    paraguai vendidos na Santa Efigenia era tanto apagao que bichinho queimava , o povao agora quer ar Condicionado

    e ta em falta ,12 anos faz a diferença Brasil

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador