Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Estúpidos e covardes: a agressão a um Ministro do STF e a explosão de violência das torcidas

A violência seguida de conduta covarde de negar atos ou se dizer enganado por outros, se multiplicou após a extrema direita chegar ao poder. 

Reprodução tela do G1

Esporte Bretão 

por Percival Maricato

Estúpidos e covardes: que tem a ver a agressão a um Ministro do STF  com a explosão de violência das torcidas

Três marmanjos que se julgam membro da elite brasileira agrediram no aeroporto de Roma o Ministro Alexandre de Moraes e família.  Como se tornou comum acontecer, levados a polícia, negam seus atos, reconhecem apenas confusão, dizem que seriam outros os agressores   Se aparecer vídeos, testemunhas, o que é muito provável, aparecerão nos tribunais como arrependidos (como no caso da agressão ao então advogado Zanini em wc de aeroporto). A violência seguida de conduta covarde de negar atos ou se dizer enganado por outros, arrependido etc  se multiplicou no país após a extrema direita chegar ao poder.  O ex presidente é o primeiro a tuitar delinquência para depois nega-la. Minorias, índios em especial, foram agredidos, proliferou o assédio à mulheres, estimulou-se a multiplicação de armas,  demonizou-se toda oposição, etc. Não se pode negar que a violência das torcidas já existiam de tempos anteriores  mas sem dúvida a explosão atual tem muito a ver com a evolução política e social do pais. Os extremistas saíram do armário, descobriram que são muitas, se estimulam nas redes sociais, alimentam na sociedade o que o ser humano tem de animal, negam o processo civilizatório.. As torcidas organizadas, que tiveram seu momento mais relevante socialmente na presença nos atos em defesa da democracia,  precisam escapar dessa armadilha.

E agora, como ficam os que acusaram o torcedor do Flamengo de causar a morte da jovem palmeirense?

Bom anotar que em nosso artigo anterior, chamando de delinquentes os torcedores violentos que andam aterrorizando outros torcedores e os jogadores, falando da possibilidade de algum ou alguns deles, durante a invasão de um motel, acabarem assassinando, com ou sem intenção, pouco importa, o jogador Luan do Corinthians, foi escrita antes de saber da morte da jovem torcedora palmeirense.  Tudo pode acontecer nessas brigas de selvagens. Quem as faz assume a culpa do que ocorrer.

E por causa da jovem morta, todos os jornais do país estamparam foto de um jovem torcedor do Flamengo como sendo o assassino. O delgado estadual fez declarações à imprensa acusando-o peremptoriamente, mas o juiz responsável pelo inquérito na Justiça o pôs na rua afirmando que não havia provas sólidas de que fora ele quem atirou a garrafa que teria sido a causa da morte.

Se de fato inexiste as tais provas temos aí outra barbaridade. O jovem torcedor foi exposto à execração pública por todo o país. Se não provada sua culpa ele terá direito de indenização por dano moral, quiçá material, não só contra o Estado de São Paulo, empregador do delegado, portanto contra nós contribuintes, mas também contra cada mídia que pelo país inteiro reproduziu as acusações e sua foto. Ou seja, seu consolo será ficar rico. Talvez nem tanto se pelo menos ficar provado que ele participava do conflito. Nesse caso, pode não ser quem matou a jovem, mas é cúmplice.

O fato é que nessas confusões todas, uma grande aliada da civilidade são as mídias sociais. Muita gente filma as imagens e por elas é possível identificar os agressores. Estes devem ir para a prisão e serem responsabilizados pelos danos que causam, os materiais (carros quebrados, estabelecimentos comerciais depredados) e morais às vítimas (os agredidos, os ofendidos, os parentes). 

Justo também que arquem com os custos sofridos pela sociedade, todos sofremos, temos abalada a confiança, a autoestima, a tranquilidade, a segurança com relação a integridade de nossas famílias. e custos financeiros e materiais (de mobilização da polícia que tem que ser ativada, custos hospitalares etc.). Até os times de futebol poderiam, tivessem mais dignidade, agir contra tais torcedores, pois eles impedem mais adesão ao esporte, maior presença de público nos estádios.

A condenação a pagar indenizações pode ser um fortíssimo motivo para esses ex -torcedores voltarem a ser apenas torcedores.

Botafogo, São Paulo e Santos disparam

O Botafogo e o São Paulo continuam com campanhas brilhantes no Brasileirão, o Fluminense empatou com o Flamengo, mas mostrou sua superioridade,  tem um dos melhores times do país, o Santos, que perdeu do São Paulo por 4 x 1, continua disparando…. para a zona de rebaixamento, próximo da qual também continua o Corinthians.

15ª Rodada

Classificação Brasileirão 2023 – 15ª rodada

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador