Inflação desacelera na zona do euro e preocupa

Jornal GGN – A alta dos preços ao consumidor nos países que compõem a zona do euro desacelerou 0,7% neste primeiro mês de 2013, de acordo com a Eurostat, a agência de estatísticas local. A queda dos custos de energia complicou as ações do Banco Central Europeu (BCE) de sustentar a já frágil economia do bloco.

Em dezembro, a inflação sofreu queda de 0,8%. O índice deste início de 2014 repetiu o mesmo nível de outubro de 2013 – a leitura mais baixa em quase quatro anos.

A desaceleração em janeiro foi provocada por uma queda de 1,2% no volátil preço da energia, que ficou estável no mês anterior. O custo de alimentos, álcool e tabaco avançou 1,7% na comparação anual.
 
O presidente do BCE, Mario Draghi, disse em janeiro que a deflação não ameaça a zona do euro. No entanto, algumas nações já sofrem com ela. O FMI alertou que a deflação é um risco potencial.
 
A Eurostat informou também que a taxa de desemprego permaneceu perto da máxima recorde, em 12%, pelo terceiro mês seguido. A expectativa é que ela diminua apenas muito pouco nos próximos trimestres.
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Quanta tolice e irrelevância! Nao tem nada a dizer s/ o tópico?

      Fazer um comentário só para apontar erros d Português é o fim da picada, mediocridade total. 

  1. Do modo como está formulado, o texto está incompreensível

    O problema é a queda da inflaçao? Ou o risco de deflaçao? Embora relacionadas, as duas coisas nao sao a mesma… Se é realmente a queda da inflaçao, por que é um problema? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador