Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Armas e torcida, por João Sucata

fotorbolarede_20.jpg

Armas e torcida

por João Sucata 

Mal ou bem as torcidas estão convivendo melhor do que alguns anos atrás. Há muitos anos não se vê mortes nos estádios. Essas propostas de políticos de facilitar o acesso a armas deve preocupar também os amantes do futebol. Afinal, com proliferação de armas, em que mundo estaremos. Noticia recente do governo de São Paulo informa que os marginais roubaram nos últimos cinco anos 875 armas da policia. Como vai ser se o cidadão normal puder ter arma?  Quantas serão roubadas por ano? Quantas estarão em poder dos esquentados?  E como faremos com os mais emotivos dentro das torcidas? Dentro e fora do campo?

POR FALAR EM POLARIZAÇÃO E ESCROTIDÃO

O presidente do ATLÉTICO do PR “pediu” aos jogadores que entrassem com camisa amarela, em campo, no jogo de seu time contra o América MG,  em clara alusão ao candidato Bolsonaro,  conduta criminosa  e  escrota. Evidente que jogadores, tanto como funcionários de uma empresa, têm muita dificuldade em não aceitar a “oferta”.  Trata-se de um desrespeito ao cidadão jogador e aos torcedores que não têm o mesmo candidato do patrão. O mais grave porém, é levar para o futebol  a polarização política explosiva que já existe na sociedade e que todos querem reduzir; há tensão e agressividade no ar e onde têm torcidas pode ser um rastilho de pólvora. É de tal gravidade a conduta anti -esportiva que é proibida pela FIFA, regra que se escreveu por pressão civilizadora vinda de diversos países.  Para atender seus interesses econômicos, o sujeito fez uma opção política e aí tenta usar o futebol para ganhar votos, ficar bem com o escolhido. Esperemos que a FIFA puna o clube e seu dirigente. Dos jogadores apenas o zagueiro Paulo André  teve a ousadia de recusar a ordem do patrão, entrou apenas com o agasalho, temendo certamente por seu emprego mas não mantendo sua dignidade. A maior agressão que há numa ditadura é nos arrancarem o poder de voto, inclusive em nova Constituição, a própria cidadania, a dignidade, a auto estima. Outra punição para esse tipo de patrão pode ser dado pela Justiça do Trabalho, onde o cidadão humilhado pode reclamar, pois evidente que se trata de bárbara coação moral, isso se não couber ação por dano moral coletivo, eis que atinge a comunidade.

INVESTIMENTO DO VERDÃO EM CRAQUES TEM RETORNO

A vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, 2 x 0, fácil, no Morumbi, perante 57 mil pagantes, mostra finalmente, consolidado, o retorno do  investimento em jogadores. O time do Allianz está isolado em primeiro lugar no Brasileirão e na semi-final da Libertadores, têm reservas de primeiro nível, que entram no time principal sem causar nenhum transtorno. Aliás, bem examinado, Felipão tem escalado dois times, o considerado principal na Libertadores. Mas há pouca diferença de qualidade entre um e outro. Também no futebol o poder da grana e boa administração se fazem notar. Se nada acontecer de surpreendente, o Verdão  será o campeão no torneio brasileiro.  No torneio continental terá pela frente fogo puro, a começar pelo próximo jogo com o Boca Junior.

TIMÃO GOLEADO PELO FLAMENGO

O Mengo bateu o Corinthians por 3 x 0 no Itaquerão, placar que não deixa margem a dúvidas sobre a superioridade dos cariocas e o mau momento do time paulista. Os corintianos vão ter que ter paciência. Serve de consolo o fato de que foram muito bem nos últimos anos, apesar do baixo investimento, e da perda de craques para times com mais caixa. O Mengo, por sua vez, demonstrou mais uma vez que está em condições de disputar a taça. O segundo, lugar, porém é do Internacional, que perdeu para o Sport por 3 x 2, em Pernambuco. O Grêmio, o quinto time na disputa foi a Salvador e empatou com  o  Bahia, 2 x 2.  Em sexto está o Atlético MG que perdeu do Chapecoense, lá, por 1 x 0;  com 45 pontos está afastado da disputa; já são  11 pontos distante do Palmeiras. O Santos, em trajetória ascendente, venceu o Vitoria em Salvador, 1 x 0, chegou a 7º lugar. A vaga da Liberadores está distante, mas não impossível.

O TIMÃO ESTÁ 5 PONTOS ACIMA DO 17º, ONDE COMEÇA A LISTA DOS QUE DEVEM CAIR

O Ceará, que era dado como condenado a cair para a divisão B, reagiu, mas não está salvo. O Paraná já era, Sport, Vitoria e Vasco completam os quatro últimos. Mas na zona do agrião, candidatos à degola, ainda estão Bahia, Ceará, Chapecoense , América e Botafogo. O Fluminense esta quatro pontos acima do 17º colocado e o Corinthians a cinco pontos. O risco de cair é pequeno mas existe.

O DESPERDÍCIO DE GOLEIROS NO PALMEIRAS

No Verdão, onde mais se nota a quantidade de craques para uma posição, é no gol. Ele estava muito bem ocupado por Prass, que chegou à seleção, aí veio o Jailson, e se consagrou, afastou o ídolo Prass, e então veio  Weverton, campeão olímpico, que após alguns meses na reserva  tomou o lugar de Jailson. Agora Felipão se dá ao luxo de colocar Jailson e Prass em jogos de campeonato, onde se disputa pontos decisivos, com absoluta tranquilidade. Nem se diga que é para descanso do titular. No entanto,  nos parece um absurdo jogadores de tanto talento no banco, permanentemente. Ter um reserva bom tudo bem, mas dois é esnobação, desperdício, prejudicial a carreira dos jogadores, em especial Jailson, que só se destacou com idade avançada para jogador de futebol e dificilmente voltará a ser titular.

CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS E PROXIMOS JOGOS:

CAMPEONATO BRASILEIRO

1

Palmeiras

56

2

Internacional

53

3

Flamengo

52

4

São Paulo

52

5

Grêmio

51

6

Atlético-MG

45

7

Santos

39

8

Cruzeiro*

37

9

Atlético-PR

36

10

Corinthians

35

11

Fluminense*

34

12

Botafogo*

33

13

América-MG

32

14

Bahia

31

15

Chapecoense

31

16

Ceará*

30

17

Vasco*

30

18

Vitória

29

19

Sport

27

20

Paraná*

17

 

28ª Rodada do Brasileirão

 

Sexta-feira – 05/10/2018

Sport 2×1 Internacional

Corinthians 0x3 Flamengo

Vitória 0x1 Santos

 

Sábado – 06/10/2018

Atlético-PR 4×0 América-MG

Chapecoense 1×0 Atlético-MG

São Paulo 0x2 Palmeiras

Grêmio 2×2 Bahia

 

Segunda-feira – 08/10/2018

Fluminense* x Paraná* (20:00 horas)

 

Terça-feira – 09/10/2018

Botafogo* x Vasco*(21:00 horas)

Cruzeiro* x Ceará*(19:30 horas)

 

29ª Rodada do Brasileirão(Próxima rodada)

 

Sábado – 13/10/2018

Flamengo x  Fluminense(17:00 horas)

Santos x  Corinthians(19:00 horas)

Bahia x  Paraná(21:30 horas)

 

Domingo – 14/10/2018

Chapecoense x  Vitória(11:00 horas)

Vasco x  Cruzeiro(16:00 horas)

Palmeiras x  Grêmio(16:00 horas)

Internacional x  São Paulo(16:00 horas)

Atlético-MG x América-MG(19:00 horas)

Atlético-PR x Sport(19:00 horas)

 

Segunda-feira – 15/10/2018

Ceará x  Botafogo(20:00 horas)

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador