
O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu nesta sexta-feira (20) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Beijing.
Xi disse que a China apoia o Brasil na realização da cúpula do G20 no próximo ano, bem como da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em 2025, e está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.
Por sua vez, Lira declarou que a cooperação com a China tem promovido efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e aumentado a capacidade de emprego e produção do Brasil.
Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados assumiu o comando do grupo de presidentes de parlamentos do G20. O parlamentar pediu diálogo para resolver conflitos e prometeu defender aumento da representação feminina na política. O mandato brasileiro do G20 vai até 30 de novembro de 2024.
O sucesso da China, disse Lira, é de grande importância para o mundo, e a China sempre foi uma parceira importante para o desenvolvimento do Brasil. Lira ainda visitou o museu sobre a história do Partido Comunista Chinês.
Como presidente rotativo do G20 no próximo ano, o Brasil está disposto a se comunicar e coordenar estreitamente com a China, e aguarda com expectativa a visita do presidente Xi, disse Lira.
Esteve com Lira em Beijing o presidente do grupo parlamentar Brasil-China, Daniel Almeida (PCdoB-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Zeca Dirceu (PT-PR) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
Países em desenvolvimento
Xi disse que a China e o Brasil são os dois maiores países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, e são grandes países emergentes com influência global. Diante de um mundo tumultuado, os dois países devem se apoiar firmemente.
A Iniciativa do Cinturão e Rota é altamente compatível com a reindustrialização e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil, disse Xi, acrescentando que os dois lados devem “sinergizá-los” para facilitar seu respectivo processo de modernização.
Xi expressou a esperança de que Lira e seus colegas da Câmara promovam ativamente o intercâmbio e a cooperação entre a China e o Brasil e contribuam para o melhor desenvolvimento dos laços bilaterais.
Com informações da Agência Xinhua
LEIA MAIS:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.